tag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post3136133910485607546..comments2023-11-05T08:13:28.461-03:00Comments on AUTOentusiastas Classic (2008-2014): BALANCEAMENTO DE RODAPaulo Kellerhttp://www.blogger.com/profile/14028613416173341268noreply@blogger.comBlogger105125tag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-64334769303326283282014-03-20T16:22:22.038-03:002014-03-20T16:22:22.038-03:00Bob Sharp, muito obrigado pelos esclarecimentos. C...Bob Sharp, muito obrigado pelos esclarecimentos. Como andarei com minha familia no veículo prezo sempre pela segurança. Fiz o serviço de restauração da roda na Pronto Rodas no RJ, como tive uma excelente indicação dessa empresa pelo vasto conhecimento que seu dono tem o Sr. Nelson, procurei falar com o próprio, justamente pela temeridade, ele como trabalha com rodas desde os 18 anos de idade, me garantiu que não haveria problema algum, indagando que se tem uma margem para retirada de material neste local que é de 5mm ( zona de contado da roda), na minha foi retirado cerca de 1mm. De qualquer forma, muito obrigado pelos esclarecimentos. Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/16928442959834401072noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-45383678774961857172014-03-20T15:52:18.407-03:002014-03-20T15:52:18.407-03:00Amauri
É temerário tirar material nessa região da ...Amauri<br />É temerário tirar material nessa região da roda, que é crítica. Não posso lhe assegurar que não haja problema de quebra da roda. Não é necessário espaçador a nenhum pretexto.Bob Sharphttps://www.blogger.com/profile/13487828976441284488noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-67107216478810522062014-03-20T11:49:29.758-03:002014-03-20T11:49:29.758-03:00Prezado Bob Sharp, ficaria grato quanto a uma resp...Prezado Bob Sharp, ficaria grato quanto a uma resposta sobre a minha pergunta.<br /><br />P: Comprei umas rodas de liga leve original GM usadas para Astra aro 16, acontece que a zona de contato da roda com o cubo, teve perda de material quando de sua reforma, cerca de 1mm em todas as 4 rodas.<br /><br />1- Teria algum problema em rodar com menos 1 mm em sua zona de contato ??<br />2- Seria interessante inserir um anel espaçado de 1mm para compensar tal perda ???<br /><br />Desde já, ficaria grato quanto a sua resposta. Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/16928442959834401072noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-60331614336617328712014-01-08T12:58:15.360-02:002014-01-08T12:58:15.360-02:00Comprei um Civic 04 a 3 anos, balanceamento perfei...Comprei um Civic 04 a 3 anos, balanceamento perfeito, 140 Km/h e parecia que estava num tapete só... depois de alguns meses fiz um novo balanceamento só por fazer mesmo e me arrependi profundamente, nunca mais consegui um balanceamento perfeito...Federiconoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-35313628595724388582013-10-17T20:06:09.230-03:002013-10-17T20:06:09.230-03:00O único balanceamento bom que eu conheço é o que é...O único balanceamento bom que eu conheço é o que é feito na fábrica do carro. NENHUM outro fica bom.Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/18229274053638452232noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-79563065311754038022013-09-05T09:16:48.027-03:002013-09-05T09:16:48.027-03:00Ou seja, use seus pneus e a luta! Difícil mesmo é ...Ou seja, use seus pneus e a luta! Difícil mesmo é levar o carro na CC e te perguntarem, quer quer faça alinhamento e balanceamento? Mesmo sendo mais caro concordei por ser mais cômodo, resultado o carro que não vibrava voltou da CC vibrando... Olha!!! Muito difícil viu! Vergonhoso Dna. Ford, vergonhoso! Detalhe, mandaram uma cartinha de pesquisa de satisfação, enviei um e-mail de resposta, agora pergunta se me ligaram!Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-4220531271913783512013-09-04T22:41:59.608-03:002013-09-04T22:41:59.608-03:00Roberto Amancio
Não resolverá. Uma vez deformado o...Roberto Amancio<br />Não resolverá. Uma vez deformado o pneu, ele não volta mais ao normal, infelizmente. De qualquer maneira, com essa quilometragem eles já devem estar com meia-vida restando. Recomendo que vocês troque os quatro se não quiser o barulho ao rodar.Bob Sharphttps://www.blogger.com/profile/13487828976441284488noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-30154685586249517582013-09-04T22:39:03.043-03:002013-09-04T22:39:03.043-03:00Fiz o balanceamento na revisão dos 10 000 km, esqu...Fiz o balanceamento na revisão dos 10 000 km, esqueci de fazer nos 20 000 km, agora fui balancear com os 30.000 km e os pneus estão deformados, e se balancear ficará com o ruído de ressonância. Se a partir de agora fizer rodízio a cada 3 000 km os pneus poderão voltar a ter desgaste uniforme? <br /><br />Roberto Amancionoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-82356468508663194572013-08-14T16:59:11.463-03:002013-08-14T16:59:11.463-03:00Justamente!!!Justamente!!!Juvenal Antenanoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-75937762618932226592013-08-14T16:31:08.761-03:002013-08-14T16:31:08.761-03:00a resposta esta no próprio comportamento do seu ca...a resposta esta no próprio comportamento do seu carro...Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-26051306563765287132013-07-28T11:00:04.450-03:002013-07-28T11:00:04.450-03:00Amigo, troquei as rodas do meu carro, um punto 201...Amigo, troquei as rodas do meu carro, um punto 2013, de 16 para 18 colocando pneu 225/40. Como sou leigo no assunto não questionei nada. Peguei meu carro e da loja já viajei. O problema é que mal chego a 70km/h e o carro já começa a pular com a direção trepidando. Minha pergunta é: ao ser feito essa troca, se faz necessário o alinhamento e balanceamento? Obrigado desde já.GrupoABShttps://www.blogger.com/profile/09984725680418262787noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-79775106736266420542013-05-24T08:39:31.717-03:002013-05-24T08:39:31.717-03:00Estou para comprar a máquina para balanceamento do...Estou para comprar a máquina para balanceamento do Centro automotivo focado em pneus que estou montando. Após ler todos os comentários e já ter tirado proveito de várias dicas, gostaria de uma indicação de compra dessa máquina. Coluna, local ou tem que se ter as 2 e tem alguma máquina pra indicar? Me aconselharam a manual, baixa manutenção e sem risco de acidente com o chumbo que ainda não tenha sido fixado definitivamente. Desde já, grato a quem possa ajudar.Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/03587176644036606304noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-37567978206766120332013-05-15T03:55:51.858-03:002013-05-15T03:55:51.858-03:00Precisamos de alguém que conheça tanto do assunto ...Precisamos de alguém que conheça tanto do assunto aqui em Florianópolis, todas as vezes que balanceei rodas de liga leve, sempre originais, foi um suplício. Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-65714266611470613572013-05-14T18:19:17.001-03:002013-05-14T18:19:17.001-03:00Depois de contatar um técnico da Bridgestone e rel...Depois de contatar um técnico da Bridgestone e relatar o caso dos 9kg que é o máximo que a hunter considera admissível de road force , ele disse me que os engenheiros da hunter nunca contactaram a Bridgestone quando desenvolveram a máquina , e no que toca a força radial os 9 kg estão muito abaixo dos padrões da bridgestone , sei quais os padrões deles mas da maneira que me falou parecia que estava a falar do dobro ou seja os 9kg é muito pouco, e não causará nenhuma vibração .<br />Atenção que as Hunter quando avaliam o road force é no conjunto e esse road force poderá também ser causado por excentricidades em jantes , que até mesmo novas as vezes ultrapassam o limite de 0,08......<br />agora haver um técnico que saiba tirar partido da máquina , pois a máquina identifica se o problema é da jante ou do pneu , mas como informática por vezes é chinês para o mero leigo por vezes os chamados técnicos não o sabem identificar .....Josénoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-82328552651262844922013-05-11T13:34:27.301-03:002013-05-11T13:34:27.301-03:00Marcelo Bonadio "" A primeira coisa a se...Marcelo Bonadio "" A primeira coisa a se fazer é o balanceamento. Os erros vem de centralização da roda na máquina, cone da máquina gasto ou com folga no eixo, manípulo que prende a roda na máquina muito desbalanceado, defeitos eletrônicos, etc. Estando á máquina em ordem e entrando com os parâmetros corretos, a roda montada na máquina estará balanceada. Se tirar a roda da máquina e voltar e der diferença, é porque houve alteração na centragem da roda e isso é impossível de não ocorrer, em maior ou menor grau. Aliás, não existe balanceamento perfeito como nenhuma medição perfeita, por isso se estuda teoria dos erros em engenharia. Prefiro colocar o cone da máquina por dentro da roda, principalmente em roda velha, pois no carro ela não será centrada pelo furo do lado de fora e estará em outra centragem. Então um problema é a correta centragem da roda na máquina e no carro, para evitar um balanceamento não errado, mas diferente do que se usará.<br /><br />Então como eu pensava e aconteceu comigo afinal é muito normal uma roda que foi zerada , ou ser colocada outra vez ou noutra posição na máquina etc devido ao relatar em cima é perfeitamente normal já não dar zerada , bem me parecia que isto era normal acontecer , muito mais em maquinas que não estiverem devidamente aquecidas e não forem calibradas há imenso tempo como acontece aqui em Portugal ..<br />Isto de balancear rodas tem muito que se lhe diga e era um assunto que antes de ter problemas passava mesmo ao lado...mas é um tema interessante Josénoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-33354064239563402342013-05-11T13:27:54.097-03:002013-05-11T13:27:54.097-03:00Marcelo bonadio tocou num ponto muito importante e...Marcelo bonadio tocou num ponto muito importante e não dúvido que anda para aí muita gente com rodas mal centradas sem aneis centralizadores etc etc com parafusos cónicos em jantes com furação em forma de bola (cone arredondado ) , no meu caso tudo está direito mas acho que vou trocar os aneis de plástico pelos de aluminio mesmo por aquilo que o sr falou , da pobreza em geral dos aneis de plástico , vou trocá los .....<br />Concordo plenamente com aquilo que disse da centralização da jante na máquina de balancear e foi mesmo por isso que tive resultados diferentes , pois a roda montada outra vez pode já não estar no mesmo grau ,mas vou contradizer o que disse sobre o uso centralizadores na p´ropria furação da jante , pois as Hunter usam esse sistema , e desde que o usei já não tenho tido diferenças nas jantes , por isso acho que esse sistema juntamente com o centralizador central será a melhor maneira pois fica exactamente como no carro , eu quando vi que as Hunter usavam esse sistema fiquei muito mais convencido que desta vez ia ficar bem , 3 pneus deram um road force de 4,5 kg o que é metade do admissivel , outro deu 9 kg o que estava muito no limite mas está dentro dos padrões da máquina , eles rodaram o ppneu indicado pelo computador da máquina e conseguiram reduzir para 7 kg , mas gostava de melhor resultados pois já li em fóruns Ingleses (onde se poderá encontrar informação desta máquina pois ela aqui em Portugal e mesmo aí no Brasil penso que poucos conhecem este sistema )que se consegue road force de 3Kg ou mesmo 2kg o que deixa o carro super suave como a rolar em vidro .<br />È óbvio que podem pensr , então antigamente como era , nem havia essas máquinas e as coisas rolavam direitas .Sim é verdade , mas com a introdução dos pneus de baixo perfil as coisas são muito mais notórias e mais acentuadas pois a leitura do asfalto é muito acentuada ,o road force também não faz milagres , mas com um técnico com conhecimento , o que é muito importante , pois se não perceber não vai tirar partido da máquina , esta máquina consegue eliminar vibrações ou mesmo tornar a condução mais suave , saber onde colocar os pneus com menos road force á frente claro etc etc , consegue avaliar se é a jante ou o pneu que tem problema .....A mim não me intressa nada publicitar esta máquina mas como uma boa amiga que foi lol gostava que outros quando comprasse pneus etc fossem a uma loja com esta máquina que vos vai dizer logo se o pneu tem pouco road force ou não , e os técnicos se trabalham com esta máquina vão prontificar a trocar o pneu , no reino unido as coisas andam assim , e vejo muitas pessoas contentes com este sistema , o skyline gtr sai de fábrica obrigatoriamente com road force balance , a gm usa estas máquinas assim como muitas marcas de carro ........<br />http://www.gsp9700.com/how/index.htm<br />Fiquem a conhecer um pouco a máquina<br />http://www.gsp9700.com/how/index.htm<br />Josénoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-81360861624357096432013-05-09T16:49:02.924-03:002013-05-09T16:49:02.924-03:00Marcelo, também agradeço pelos esclarecimentos. O ...Marcelo, também agradeço pelos esclarecimentos. O termo que utilizei foi "cidadão" e não "coitado", desculpe-me se passei esta impressão, mas eu me referia à pessoa que riu do nosso colega autoentusiasta, quando o mesmo comentou sobre a questão do aquecimento da máquina. Natural do ser humano, nota-se a soberba em algumas ocasiões independente da profissão, assim como o contrário.Fabio Toledohttps://www.blogger.com/profile/17976150098592366759noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-44761437170561629822013-05-09T10:02:32.860-03:002013-05-09T10:02:32.860-03:00Marcelo Bonadio
Em nome do AUTOentusiastas e dos l...Marcelo Bonadio<br />Em nome do AUTOentusiastas e dos leitores, agradeço os seus úteis e esclarecedores comentários.Bob Sharphttps://www.blogger.com/profile/13487828976441284488noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-57464498318817589612013-05-09T01:35:37.902-03:002013-05-09T01:35:37.902-03:00Aproveitando a rotação mais alta pra visualizar se...Aproveitando a rotação mais alta pra visualizar se há excentricidade da roda ou do pneu. Se houver da roda, verifique o furo de centro da roda, se está irregular ou o anel centralizador, se houver, caso esteja com folga no cubo ou na roda e se está uniforme. Se houver, substitua por um de aplicação correta e de boa qualidade. Caso a roda centralize e o pneu esteja oscilando, tente descolar o pneu da roda, lubrificar com pasta de montagem (de preferencia as de base de sabão, que não atacam a borracha como a vaselina e perdem o efeito de lubrificação mais rápido), girar o pneu na roda, inflar com pressão mais alta (verifique o máximo permitido escrito no pneu) para acomodar melhor o pneu na roda e uniformizar melhor a estrutura do pneu e tente de novo. Caso o pneu ainda oscile pra cima e pra baixo, coloque pra rodar na máquina local, pegue um giz de marcar pneus e apoie em um ponto fixo como o para-lamas e toque de leve na banda do pneu que está girando, marcando o ponto alto do conjunto. Coloque este ponto pra cima, solte um pouco os parafusos e chacoalhe a roda. Reaperte e veja se melhorou a centralização. Dá pra eliminar grandes desbalanceamentos assim sem acrescentar contrapesos. Agora o terceiro maior vilão da vibração e de fazer o carro puxar é o próprio pneu. E de qualquer marca. Não venham com essa de pneu Chinês ser pior pois tenho pego pneus chineses excelentes em oscilação e pneus das melhores marcas nacionais péssimos! Pneus são imperfeitos por natureza do processo de fabricação e deviam ter um limite pra oscilação radial e lateral. As montadoras com certeza exigem limites e é um dos fatores dos carros novos vibrarem menos. Aí entra o mencionado sistema Road Force da Hunter. Ele comprime um rolo no pneu e mede além do desbalanceamento pelos sensores piezo-elétricos as oscilações da roda, do pneu, forças geradas pelo pneu que fazem o carro puxar e oscilações dimensionais do pneu e de dureza. Pneus novos oscilam mais ou menos, variando de pneu pra pneu. Realmente existem carros mais sensíveis ao desbalanceamento e oscilações de pneu e roda. Carros sem sub-chassis agregados, onde os braços de suspensão vão fixados diretamente na carroceria, costumam passar mais vibração pro volante, como é o caso do Corsa, Celta, Uno, Prisma, etc. A inércia do agregado e a isolação das buchas dele ajudam a isolar a vibração das imperfeições e desbalanceamentos. Pra terminar esse complexo assunto, ainda existem vibrações confundidas com desbalancementos de origem diversas e que acontecem com freqüência, como vibração ao frear em velocidade que vem de disco de freio empenado, vibração forte da carroceria de um lado pra outro quando se acelera em velocidade que é provocada por problemas em semi-eixos como trizetas, tulipas, semi-eixo torto, etc. entre outras. Há também problemas de cubos empenados por impacto ou durante o processo de correção de cambagem com ferramenta parafusada no cubo, que tem que ser verificados com relógio comparador. Bom, me desculpem pelo longo texto, mas acho que descrevi a maioria dos problemas e pode ajudar a resolver o problema de alguém. Portanto, nem toda vibração provém do balanceamento mal feito e esse é o problema que torna o processo artesanal e muito técnico. Sobre o comentário de não sei quem, o coitado que vai fazer balanceamento pelo resto da vida pode ganhar mais dinheiro que alguns advogados, médicos, etc. Toda profissão merece o devido respeito. Trata-se simplesmente de uma questão de humildade.Marcelo Bonadiohttps://www.blogger.com/profile/08604824594625894525noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-45727298371664834782013-05-09T01:35:03.674-03:002013-05-09T01:35:03.674-03:00Resta assim pouco material na roda entre o furo do...Resta assim pouco material na roda entre o furo do parafuso e o furo de centro e com o tempo os parafusos vão amassando o alumínio no sentido do centro e a roda perde a centralização. Vejo também a variedade de rodas importadas que não se acha anéis específicos para entrar justos na roda e no cubo do carro. Vejo muitas Hilux, Triton, Pajero, com rodas aro 20 sem adaptação de furo central adequada e que vibram por toda vida, ficando a culpa com o pobre do balanceamento. Aí entra toda a fama do balanceamento "local". Ele simplesmente fica melhor nesse caso pois corrige um pouco o desbalanceamento do erro de centragem. Não é portanto por corrigir desbalanceamento de discos, etc, que realmente são muito mais precisos na distribuição de peso que o conjunto roda+pneu. Recapitulando: Precisamos balancear e centrar o conjunto na máquina e no carro. Centrar com perfeição, pois um pequeno erro de centragem de meio milímetro gera um bom desbalanceamento! Esse é o principal erro que gera vibração depois do balanceamento. Colocar roda de Vw em Gm? Péssimo! Apesar da mesma furação 4x100, a diferença de meio milímetro no diâmetro do furo central causa descentralização capaz de fazer vibrar bastante. E abrir centro de roda de Gm com lima ou retífica para entrar em Vw então! Essa prática comum condena a roda, não ficará centrada nem em Vw nem em Gm mais! Quer fazer direito abra no torno, e na medida exata pra entrar justo no cubo VW. Ainda assim restará a diferença de offset, que é assunto pra outro post também. A pior e mais perigosa de todas é a colocação de rodas Vw, Gm ou esportivas, com furação 4x100 ou multifuros em carros Fiat. A Fiat usa a furação 4x98 e essa adaptação com os parafusos normais deixa a roda fora de centro no cubo, faz com que o parafuso fique torcido e com perigo de estragar a rosca do cubo facilitando a soltura da roda, apesar de á olho parecer a mesma furação. O inverso também é péssimo, roda Fiat em carros VW ou GM. As multifuros de quatro furos vêm com furação 4x100 e 4x108 geralmente, nenhuma adequada a Fiat!) Infelizmente isso acontece muito. Existe o parafuso deslizante para adaptação, mas é caro e pouco usado. Outra péssima é a fabricação de rodas paralelas com furação 4x99mm, que ficam mais ou menos em VW e mais ou menos em Fiat! Agora, a outra grande questão, qual é melhor, balanceamento na máquina de coluna ou no local? Uma completa a outra e o correto é sempre fazer na de coluna pra se eliminar o desbalanceamento "lateral" (dinâmico) que só a de coluna faz adequadamente e se persistir a vibração completar o peso com a "local", sem retirar os contrapesos colocados no processo anterior e tentando centrar os contrapesos no meio da roda ou dividí-los metade pra fora metade pra dentro, pra não alterar o balanceamento dinamico. Marcelo Bonadiohttps://www.blogger.com/profile/08604824594625894525noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-35306368406870780552013-05-09T01:33:54.792-03:002013-05-09T01:33:54.792-03:00Tenha em mente que tão importante quanto o balance...Tenha em mente que tão importante quanto o balanceamento é a perfeita centralização da roda, que se faz pelo furo central e não pelos furos dos parafusos (só em carros mais antigos que não se exigia velocidades elevadas como fusca, etc). Um problema recorrente é a utilização de rodas "esportivas universais", que usam os anéis centralizadores para servirem em vários veículos diferentes. Esses anéis são de plástico e feito em várias medidas que exigem aplicação correta quanto a cor que se refere ao diametro do furo interno (laranja pra Vw, azul pra Gm, amarelo pra Fiat, etc) e a medida do diâmetro externo que é pra cada marca de roda, como 71,9mm, 72,5mm, 73mm, etc. Esses anéis já são mais um problema, pois fabricados a maioria em fundo de quintal são muito mal feitos, com materiais impróprios, moles e que repuxam quando solidificam, com qualidade dimensional péssima, que ao invés de centrar a roda descentram. já peguei anéis com diferenças de espessura de 1mm! O ideal seria que fossem de alumínio, houvesse um padrão de tamanho externo e houvesse um encaixe firme ou rosqueado, pois há motoristas que tiram a roda e colocam o estepe de aço por cima do anel ou mudando rodas de lugar acaba ficando um anel em cima do outro, podendo até cair a roda! Outro problema é que esse furo central de rodas universais são grandes demais pra encaixar os anéis adaptadores e ficam próximos aos furos dos parafusos, principalmente nas multifuros. Marcelo Bonadiohttps://www.blogger.com/profile/08604824594625894525noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-23296616228891699052013-05-09T01:32:52.133-03:002013-05-09T01:32:52.133-03:00Clientes perguntam (falando brevemente em porcaria...Clientes perguntam (falando brevemente em porcaria como vcs dizem, se bem que tem toda a parte ambiental e tal, mas é assunto pra outro post!): pneu remould dá balanceamento? é claro que dá, até um quadrado dá, agora se vai gerar vibração? mais provável que com um novo pela sua pior distribuição de massa e oscilação de dureza. A primeira coisa a se fazer é o balanceamento. Os erros vem de centralização da roda na máquina, cone da máquina gasto ou com folga no eixo, manípulo que prende a roda na máquina muito desbalanceado, defeitos eletrônicos, etc. Estando á máquina em ordem e entrando com os parâmetros corretos, a roda montada na máquina estará balanceada. Se tirar a roda da máquina e voltar e der diferença, é porque houve alteração na centragem da roda e isso é impossível de não ocorrer, em maior ou menor grau. Aliás, não existe balanceamento perfeito como nenhuma medição perfeita, por isso se estuda teoria dos erros em engenharia. Prefiro colocar o cone da máquina por dentro da roda, principalmente em roda velha, pois no carro ela não será centrada pelo furo do lado de fora e estará em outra centragem. Então um problema é a correta centragem da roda na máquina e no carro, para evitar um balanceamento não errado, mas diferente do que se usará. Marcelo Bonadiohttps://www.blogger.com/profile/08604824594625894525noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-91375742651082131712013-05-09T01:30:34.849-03:002013-05-09T01:30:34.849-03:00Olá pessoal. Sou engenheiro mecânico formado pela ... Olá pessoal. Sou engenheiro mecânico formado pela Unesp e dono de centro automotivo desde 94. Vou tentar ajudar com o que tive de experiência até agora, já que estamos sempre aprendendo. Essa de andar com os pneus sem balancear por um tempo pra balancear depois não faz sentido algum. Como o Bob disse, se houver algum desbalanceamento excessivo só prejudicará o desgaste regular do pneu. Ligar a máquina antes pra aquecer, pode ser, seria bom ver com o fabricante, mas creio que mal não faz. Já testei as minhas logo que liguei, coloco 5g e a máquina acusa esse exato peso. A calibração da máquina sem dúvida é importante. Essa máquina Hunter com Road Force teoricamente é o mais perfeito sistema não só pra balancear, como pra eliminar a vibração ao rodar, que pode não parecer mas são coisas diferentes! Balancear se balanceia qualquer sólido que gire em torno de um eixo como pás de ventilador, turbinas de hidrelétricas, uma placa quadrada... mas coloque um quadrado balanceado como roda no seu carro e perceberá a vibração. Uma coisa é girar "no ar", outra é com contato no chão. Marcelo Bonadiohttps://www.blogger.com/profile/08604824594625894525noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-82086478767718064252013-04-24T18:21:42.870-03:002013-04-24T18:21:42.870-03:00Sim Sr. Bob Sharp mas já fui a várias máquinas ...Sim Sr. Bob Sharp mas já fui a várias máquinas e esta que fui é uma hunter dessas com rolo a gsp 9700 , a máquina está aquecida pois tem sempre clientes e trabalho seguido é coisa que estou atento e é como digo na leitura a jante nunca está zerada só uma delas se apresenta zerada como se as outras perdessem o equilibrio rapidamente por isso fico um bocado obsessivo com isto pois também percebo que a única coisa que pode mudar a massa do pneu seria desgaste da borracha com alguns bons kilómetros e não numa pequena volta de 5 kilómetros , logo eu também penso que a máquina esteja a fazer a leitura errada , nesta da hunter não cheguei a confirmar se a máquina dá leitura mas como o carro até ficou bem desta vez não quis chatear , o que acontece é que em estradas perfeitas não tenho tremideira no volante por isso deve estar bem , é como digo talvez seja a leitura em asfalto mais lombado do pneu de baixo perfil dá um pequeno tremer .......mais uma pergunta ...se as rodas forem balaceadas fora do carro e depois ao fazer balanceamento com as rodas no carro se uma dessas rodas pedir peso quer dizer que já é no carro o desbalanceamento, ou seja nos rotores ou tambores???? eu sou de portugal , o que voces querem dizer com rotores e tambores??? são os discos de travão ??? Tenho razão nisto que digo ??, se o carro só for bem balanceado com as rodas no carro é porque o problema já é no carro ,ou seja, no que referi acima????Tambores ou rotores desbalanceados ??<br />ObrigadoJosénoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-4829697420438575012013-04-23T20:06:11.986-03:002013-04-23T20:06:11.986-03:00José e todos
O anônimo de 09:01 disse certo, o off...José e todos<br />O anônimo de 09:01 disse certo, o off-set diferente não interfere com o balanceamento, apenas muda a geometria de direção, o que, aliás, não é nada desejável. Quanto à máquina não repetir a leitura 0-0, nada nesse mundo causa isso a não ser a própria máquina. É como pesar alguma coisa numa balança qualquer, o peso indicado tem de ser o mesmo quantas vezes repetirmos a operação. Se não for, é porque a balança tem problema. O anônimo de 11:02 disse uma coisa possível, peso ter-se desprendido. É difícil mas pode. Para tirar dúvidas, é fazer com giz indicando onde foram colocados os pesos. Aí fica fácil sabe se algum caiu ou não. O anônimo de 17:10 falou em pneus não serem de primeira linha ser impossível balancear. Em termos, sim, mas se numa balanceadora que tem rolo para impor carga no pneu fizer a verificação e nada de anormal aparecer, o conjunto pode ser balanceado sem problema. De novo, como eu disse no texto, a máquina tem de estar "quente", ligada permanentemente ou a leitura sempre será errática. A tendência é as oficinas as desligarem para poupar energia elétrica e reduzir despesas, mas se máquina ficar ligada permanentemente, as chances de leitura errada serão zero. Quando trabalhei na Volkswagen e tinha acesso à engenharia, vi lá uma balanca de precisão para pesar veículos e na parede um aviso: "Esta máquina nunca deve ser desligada". Acho que você, José, deve insistir com a oficina e, não resolvendo, procurar outra.Bob Sharphttps://www.blogger.com/profile/13487828976441284488noreply@blogger.com