tag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post3361073560268901919..comments2023-11-05T08:13:28.461-03:00Comments on AUTOentusiastas Classic (2008-2014): RENAULT FLUENCE, A BOA SEGUNDA ONDA FRANCESAPaulo Kellerhttp://www.blogger.com/profile/14028613416173341268noreply@blogger.comBlogger50125tag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-10181035193149981592011-05-14T12:39:37.530-03:002011-05-14T12:39:37.530-03:00Caro Anônimo neurótico com as medidas:
Lembre que ...Caro Anônimo neurótico com as medidas:<br />Lembre que carros modernos têm que passar pelo Crivo das NHTSA e das N-CAP da vida, inclusive o latino. E um desses itens que está inchando a dianteira de muitos veículos é a proteção ao pedestre em caso de atropelamento.<br />Lembra porque os quebra-matos foram banidos dos jipes? Porque é responsabilidade social machucar menos o pedreste que entra na frente de seu carro sem aviso, tipo bêbado ou velho distraído.<br />Por isso tem que ter um espaço entre o capô, grade e parachoques e as partes mecânicas para que possam amassar mais e absorver o choque em caso de atropelamento. É isso. Se quiser ver maior eficiência de espaço interno, é só olhar as páginas japonesas das fabricantes locais e olhar os key-jidosha. Se quer maior eficiência em tamanho sem aumentar o tamanho do veículo, o formato "cubinho" é o ideal. E que a aerodinâmica e a economia de combustível que se exploda.1k2https://www.blogger.com/profile/03309646034335729953noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-33900628519348405022010-12-12T18:15:47.442-02:002010-12-12T18:15:47.442-02:00Pedro, no caso do Fit, o aumento de comprimento fo...Pedro, no caso do Fit, o aumento de comprimento foi pequeno. Aliás, a Honda sempre costuma ser comedida nesses aumentos. Vejamos que um Civic sedã de quinta geração (e portanto começo dos anos 1990) não é tão menor que um Civic da atual geração. O único exagero mesmo da marca está no Accord americano/Inspire, que hoje tem 4,93 m de comprimento.<br />Vale lembrar que mesmo no caso do Civic já tem gente o considerando exagerado, apesar de mantido um mínimo de racionalidade. Não surpreende que queiram descontinuar o modelo JDM, até porque um Fit oferece quase o mesmo (e com mais racionalidade e porta-malas) com dimensões mais contidas. Se bem que o Civic vai se revigorar se a nova geração que já foi flagrada quase sem disfarces tiver um porta-malas de no mínimo uns 450 l (só para ficar no normal da classe) e cortar uns 100 kg de peso (a atual geração tem quase 1.300 kg, contra os pouco mais de 1.100 kg do antecessor).<br /><br />Você falou do City e acaba deixando claro um dos problemas dos carros excessivamente grandes para sua classe. Com 4,39 m, ele fica perigosamente perto do Civic e isso pudemos comprovar também nas perdas de vendas do carro-chefe da marca. E quem conhece um City sabe que a única coisa que ele tem melhor que o irmão mais velho é porta-malas, e só.<br />Porém, se a Honda quisesse, conseguiria sossegadamente cortar uns 10 a 15 cm do City, que permitiriam sossegadamente manter a distância necessária do Civic. Espero que já tenha visto o cofre do City. Se o viu, já deve ter notado o quanto de frente que sobra adiante e que poderia perfeitamente ser substituída por uma mais curta. Se isso é possível no Fit, por que não o seria no City? E não é por ter balanço dianteiro mais curto que um Fit seria mais perigoso que o City. Aliás, tenho cá minhas crenças de que, por ser feito para o mundo inteiro, o Fit é mais seguro que o terceiro-mundista City.<br /><br />Em todo caso, já começo a ver que os fabricantes terão de pensar em diminuir seus modelos, mas mantendo valores de espaço interno e segurança, mais ou menos como os fabricantes americanos fizeram há uns 30 anos, justamente por se estar chegando a um ponto perigoso.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-71012379274486514232010-12-11T06:21:34.505-02:002010-12-11T06:21:34.505-02:00Anônimo,
Mas veja que, ao longo das gerações, es...Anônimo, <br /><br />Mas veja que, ao longo das gerações, esses modelos recebem um pequeno reposicionamento para cima, acompanhando o crescimento em tamanho.<br /><br />Por exemplo: em 1993, o modelo de entrada da Opel era o Corsa de segunda geração, com 3,72m. Cresceu, cresceu, até chegar aos atuais 4m. Isso abriu espaço para outro modelo, o Agila, ocupar o lugar que era do Corsa. Ele tem apenas 2cm a mais no comprimento e 7cm na largura em relação ao Corsa de 1993, além de ter melhor aproveitamento de espaço. <br /><br />Outro exemplo: em 1995, o Civic era o modelo de entrada da Honda nos EUA e Europa. O hatchback tinha 4,07m de comprimento e o sedan, 4,39m. A oitava geração tem 4,25m na versão hatchback e 4,5m na versão sedan, mas abriu espaço para o atual modelo de entrada da Honda é o Fit, que tem 3,9m de comprimento na versão hatchback e 4,39m na versão sedan para países emergentes (City) - número menor (caso do hb) e igual (caso do sedan) os do Civic de 1995.P.https://www.blogger.com/profile/13865086851437043815noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-91378790734855924182010-12-11T06:00:24.829-02:002010-12-11T06:00:24.829-02:00Bob,
Aguardo a avaliação!
Ainda faltam três mes...Bob,<br /><br />Aguardo a avaliação! <br /><br />Ainda faltam três meses para o lançamento, né? <br /><br />Se tiver oportunidade, vou fazer um test-drive em fevereiro. O problema é que minha cidade inexplicavelmente não tem concessionária Renault.P.https://www.blogger.com/profile/13865086851437043815noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-49357975117902491032010-12-11T05:57:16.580-02:002010-12-11T05:57:16.580-02:00FCardoso e Anônimo,
Na realidade, Fluence é produ...FCardoso e Anônimo,<br /><br />Na realidade, Fluence é produzido na planta de Santa Isabel, de onde também saem Clio, Kangoo e Symbol. <br /><br />Sobre a questão do controle de qualidade de fábricas argentinas x brasileiras, há cerca de três anos ouvi de um supervisor de uma fornecedora de peças que o controle de qualidade das fábricas nacionais era, em geral, maior que o das argentinas. <br /><br />Não sou da área para afirmar alguma coisa, mas alguns de nossos nacionais decepcionam em matéria de qualidade, enquanto alguns hermanos mandam bem.<br /><br />Eu não percebi diferença na qualidade do Clio hatchback e sedan (agora, Symbol) com a transferência da produção para a Argentina. Por outro lado, o Scénic I nacional aparentava ter nível de qualidade maior que o Mégane I argentino. <br /><br />O Mégane II fabricado em Curitiba realmente foi um deslize. Era comum nas primeiras unidades encontrar portas desalinhadas, pintura disforme e panes elétricas.P.https://www.blogger.com/profile/13865086851437043815noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-87685276541327885302010-12-09T22:22:38.148-02:002010-12-09T22:22:38.148-02:00Ao anônimo, das 15h35, é preciso lembrar que uma c...Ao anônimo, das 15h35, é preciso lembrar que uma coisa é crescer por necessidade, a outra é por qualquer outra razão. Vamos dar um exemplo simples dos dois maiores concorrentes dos segmentos europeus:<br /><br />Golf:<br /><br />I: 3.705 mm a (reestilizado foi para 3.815 mm). EUA: 3.944,6 mm (obviamente os para-choques gigantescos exigidos pela lei)<br />Entre-eixos: 2.400 mm<br />Largura: 1.610 a 1.630 mm (reestilizado)<br />Altura: 1.395 mm<br /><br />II: 3.985 mm a 4.035 mm. EUA: 4.013,2 mm a 4.053,8 mm<br />Entre-eixos: 2.470 mm<br />Largura: 1.665 mm a 1.700 mm<br />Altura: 1.415 mm<br /><br />III: 4.074 mm<br />Entre-eixos: 2.471 mm<br />Largura: 1.694 mm<br />Altura: 1.422 mm<br /><br />IV: 4.148 mm a 4.188 mm<br />Entre-eixos: 2.512 mm<br />Largura: 1.735 mm<br />Altura: 1.440 mm<br /><br />V: 4.204 mm a 4.246 mm<br />Entre-eixos: 2.578 mm<br />Largura: 1.759 mm<br />Altura: 1.465 mm a 1.479 mm<br /><br />VI: 4.199 mm a 4.213 mm<br />Entre-eixos: 2.578 mm<br />Largura: 1.779 mm<br />Altura: 1.469 mm a 1.479 mm<br /><br />Observe-se que os maiores pulos dimensionais foram da primeira para a segunda geração, com as seguintes apenas tendo aumentos discretos. Portanto, um Golf VI não ocupa tanta mais área que um III (por sinal este com dimensões muito parecidas às do II). Mas agora vamos para o arquirrival histórico do Golf em período parecido, mas contando apenas as versões similares construtivamente ao VW para termos comparação próxima:<br /><br />Kadett D: 3.998 mm<br />Entre-eixos: 2.520 mm<br />Largura: 1.636 mm<br />Altura: 1.400 mm<br /><br />Kadett E: 4.000 mm<br />Entre-eixos: 2.520 mm<br />Largura: 1.663 mm<br />Altura: 1.400 mm<br /><br />Astra A: 4.050 mm<br />Entre-eixos: 2.520 mm<br />Largura: 1.688 mm<br />Altura: 1.422 mm<br /><br />Astra B: 4.110 mm<br />Entre-eixos: 2.610 mm<br />Largura: 1.710 mm<br />Altura: 1.420 mm<br /><br />Astra C: 4.249 mm<br />Entre-eixos: 2.614 mm<br />Largura: 1.753 mm<br />Altura: 1.460 mm<br /><br />Astra D: 4.419 mm<br />Entre-eixos: 2.685 mm<br />Largura: 1.814 mm<br />Altura: 1.510 mm<br /><br />Observe-se que são dois carros que passaram pelas mesmas legislações europeias e ambos com iguais períodos evolucionistas (um Astra A é basicamente um Kadett E com outra casca). E se formos analisar o período de Golf III a VI e de Astra A a D, períodos esses mais ou menos próximos, como explicar o VW com apenas 13 cm a mais e o Opel/Vauxhall ficando simplesmente 37 cm maior? Alguns falarão de entre-eixos, mas não esqueçamos que Kadett e Astra sempre tiveram entre-eixos maiores que os do Golf, mas sempre mantiveram tônica de ter o resto das dimensões bem próximos ao do concorrente. E qualquer um aqui sabe que seria possível ter 2.685 mm de entre-eixos em comprimento mais contido e ainda assim atendendo a todos os requisitos do EuroNCAP. Por que o Golf se manteve na história recente mais contido que o Astra, que simplesmente disparou em dimensões? Tudo bem que há exemplos de VWs que embanheiraram com o passar das gerações (Jetta e Passat), mas ainda assim a balança está pior para a Opel/Vauxhall se pensarmos nos aumentos de tamanho de Corsa (vide a disparada na passagem da geração C para a D) e na sucessão de Vectra (historicamente com dimensões adequadas) pelo Insignia (que é gigantesco). E por que resolveram tornar o Astra mais difícil de estacionar com o passar dos anos que o Golf? Em que pese as boas vendas do Astra (provavelmente com grande presença de ex-donos de Astras de gerações passadas, imaginando bom grau de fidelidade para esse modelo), europeus não compram carro a metro e provavelmente devem ter odiado ver que o Astra hatch de hoje é tão comprido quanto um Vectra A sedã, enquanto o Golf manteve-se mais ou menos na mesma e jogando com o regulamento nas mãos, com aumentos apenas para atender a certos requisitos. E em ambos os carros, também foram vítimas do modismo das rodas gigantescas com pneus ultrabaixos, que demandaram caixas de roda maiores e mais invasivas. Mas por que raios o Golf manteve-se racional e o Astra fanfarroneou?Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-51118579532823373992010-12-09T15:35:48.632-02:002010-12-09T15:35:48.632-02:00Os carros cresceram por estratégia de Marketing e ...Os carros cresceram por estratégia de Marketing e também para atenderem aos requisitos de segurança em colisões. As estruturas são mais encorpadas atualmente.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-33313783107786228972010-12-09T10:10:47.902-02:002010-12-09T10:10:47.902-02:00FCardoso, observe-se que a fábrica argentina de qu...FCardoso, observe-se que a fábrica argentina de que se falou foi a de El Palomar, na qual a PSA fabrica C4 em versões normal e Pallas, bem como 307 (em breve 308) e 408.<br />Os veículos que saem dessa fábrica tendem a ser bem sofríveis em qualidade construtiva. Já vi um Pallas, com apenas 3 mil km, que havia saído da fábrica com uma das portas desalinhadas e um dos defletores ao lado do vidro traseiro soltando do nada. E isso porque estamos falando de um carro médio-pequeno esticado para artificialmente tentar concorrer com coisa grande de raiz e tão caro quanto carros grandes de raiz mais bem feitos.<br /><br />Sobre dobradiças pescoço-de-ganso, soluções boas para que elas não encham o saco são as que vi no Marea e em alguns sedãs da Mercedes (em que há uma peça de forração sobre elas) ou a que vejo no Passat da atual geração (em que elas correm para dentro de um buraco. De minha parte, prefiro as pantográficas com amortecedor, também por permitirem ângulo maior de abertura da tampa. A única coisa que os fabricantes deveriam evitar são aquelas tampas curtinhas em que o vidro traseiro fica excessivamente avançado para trás e gera uma boca de embarque ridiculamente pequena, a ponto de você saber que o porta-malas comporta sossegadamente um determinado objeto volumoso, mas você não tem como embarcá-lo por simplesmente não passar pela tal boca estreita.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-60279537313773538192010-12-08T21:37:59.335-02:002010-12-08T21:37:59.335-02:00É curioso observar que o Golf nasceu razoavelmente...É curioso observar que o Golf nasceu razoavelmente menor do que um Ka.<br /><br />Com relação às dobradiças tipo pescoço-de-ganso, não vejo problema nenhum (pessoalmente, até prefiro) contanto que haja espaço dedicado a elas dentro do acabamento do porta-malas, de modo a impedir que a bagagem seja amassada (cuidado que poucos fabricantes têm ao projetar um sedã). O que se perde de espaço é pouco e elas ficam numa área do porta-malas que dificilmente é usada. Além disso, o acabamento fica melhor e não há tanto acúmulo sujeira.<br /><br />Quanto ao motor Renault/Volvo, eu fiz confusão porque pensava que o motor 2 litros do Laguna fosse o mesmo utilizado nos Renaults nacionais.<br /><br />Por fim, com relação ao comentário do anônimo das 14:50 a respeito da qualidade dos carros feitos em El Palomar, no Autoblog há alguns comentários exatamente no sentido contrário, de pessoas satisfeitas com o fato da produção do Fluence ser na Argentina porque a planta brasileira da Renault andava deixando a desejar justamente quanto à qualidade dos Méganes...<br />Ou seja, essa história de que carro brasileiro é melhor que argentino e vice-versa me parece mais bairrismo do que qualquer outra coisa - até porque a matriz é a mesma, e é de se supor que sejam os franceses quem impõe o padrão mínimo de qualidade. Eu, particularmente, tenho um nacional e um argentino na garagem (Polo e Focus) e nesse aspecto o portenho se sai beeem melhor...FCardosonoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-84018470716762518672010-12-07T08:38:57.390-02:002010-12-07T08:38:57.390-02:00Pedro
Certamente que vou avaliar o manual e o X-Tr...Pedro<br />Certamente que vou avaliar o manual e o X-Tronic CVT e falar dos detalhes. Temos de esperar um pouco, pois os carros ainda estão em processo de chegada. Tanto que no dia da apresentação e teste inicial foi necessário haver três jornalistas por veículo, quando o normal é dois.Bob Sharphttps://www.blogger.com/profile/13487828976441284488noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-70194104325658850992010-12-07T00:38:43.736-02:002010-12-07T00:38:43.736-02:00Parabéns pela postagem.
Também lamento pela ausên...Parabéns pela postagem.<br /><br />Também lamento pela ausência das dobradiças pantográficas, mas essa parece ser uma economia cada vez mais comum na Europa. Diversos modelos a perderam em suas novas gerações. <br /><br />O custo-benefício parece ser matador nessa categoria. Por 60 mil, não existe nenhum outro sedan médio que entregue tanto em equipamentos. <br /><br />E aqui vai um parabéns para a Renault, por não elitizar todas bolsas infláveis e só as disponibilizar na versão topo (embora faça isso com o ESP). Esse é um item básico de segurança em qualquer país desenvolvido e é uma pena que o consumidor brasileiro não o enxergue como essencial. <br /><br />Embora o melhor seja não enfrentar uma batida, nunca se sabe quando isso pode acontecer. <br /><br />O motor e câmbio são fantásticos.<br /><br />Vi várias pessoas questionando o fato de ser um 2.0 pouco potente (já que essa cilindrada já superou a barreira dos 150cv), mas isso é explicado em sua concepção: a Nissan preferiu privilegiar o torque em baixas rotações. <br /><br />Só p/ fazer uma comparação, o Fluence/Sentra tem mais torque do que um Civic Si e entrega mais torque em regime mais baixo. <br /><br />Quem já dirigiu um Sentra manual, diz que é uma delícia. Só peca pelo acerto de suspensão, especialmente no eixo traseiro. <br /><br />O CVT que deve gerar muita polêmica, pois muitos ainda tem resistência a esse tipo de câmbio. Mas não vejo nada melhor para quem busca conforto (nesse caso, o público alvo do Fluence). <br /><br />Bob, se conseguir, faça uma avaliação do Fluence CVT e depois do manual.<br /><br />Tenho muita curiosidade de saber como é a alma deste carro com os dois tipos de transmissão. <br /><br />Dependendo do veredicto, fica mais uma boa opção para quem quer um meio-termo entre racional e emocional.P.https://www.blogger.com/profile/13865086851437043815noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-16042428771848799862010-12-06T15:05:20.307-02:002010-12-06T15:05:20.307-02:00Bob, excelente post! muito bem detalhado!
Gostei b...Bob, excelente post! muito bem detalhado!<br />Gostei bastante do carro, o interior nas fotos parece bem requintado, falaram sobre ter um visual mais conservador... <br />Ainda BEM!!! <br />Este visual "moderhorroroso" (típico made in korea) de muitos lançamentos não fazem a minha cabeça.<br /><br />Agora, uma pergunta... Onde vai parar a altura destes porta-malas? Usando como exemplo o porta-malas do novo fiesta sedan... Vc não acha que ficou alto demais? <br />No Fluence apesar de parecer bem alto, ainda está mais proporcional em relação à largura.Fabio Toledohttps://www.blogger.com/profile/17976150098592366759noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-86594135224567435652010-12-06T14:50:28.846-02:002010-12-06T14:50:28.846-02:00Franklin, sobre o que acontecerá nos sedãs médios-...Franklin, sobre o que acontecerá nos sedãs médios-pequenos, ainda acho cedo para decretar qualquer coisa. Não esqueçamos que o Civic está para ser sucedido (vamos ver se o sucessor resolve problemas do atual modelo, como alto consumo, suspensão traseira frágil, porta-malas ridículo e freios não tão bons quanto os da concorrência), a Ford já começa a preparar o terreno para o Focus Mk3 e outros detalhes e a GMB pode balançar a roseira com o Cruze. O Fluence acho que pode se dar bem, pois parece bem elaborado em seu geral. O 408 padece de alguns problemas (caixa automática de apenas quatro marchas extremamente dada a kickdowns e consequente aumento de consumo, motor flex não tão bom quanto os da concorrência e a fábrica argentina de El Palomar não ser assim tão atenta à qualidade construtiva do que dela sai), por isso acho que não irá feder nem cheirar. O Jetta tem o problema de ser trazido do México, o que impede maior escala de vendas para o segmento (algo de que não sofrem os que optaram pelo caminho nacional/Mercosul). O Sentra padece do mesmo problema que aflige o Jetta e é simplório mesmo na versão topo de linha, isso sem falar que o Fluence oferece praticamente o mesmo conjunto. O Corolla vai seguir na mesma até a próxima geração, mas está sendo ideia de agrado geral, em que pese alguns problemas de execução de projeto (vide caixa automática de só quatro marchas, possibilidade não aproveitada de usar multilink atrás e que a plataforma oferecia desde sempre e por aí vai).<br /><br />Por ora, está também em suspense a história de a fábrica da Mitsubishi em Catalão fabricar o Lancer. Também seria interessante ver se teremos o Elantra, ainda mais que a Hyundai parece querer ampliar sua linha de sedãs para baixo (vide lançamento do Sonata).Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-65415485420981113992010-12-06T14:32:52.084-02:002010-12-06T14:32:52.084-02:00Bob, tudo bem que o Fluence cresceu, assim como se...Bob, tudo bem que o Fluence cresceu, assim como seus concorrentes. Porém, o que critico é um fenômeno que transcende fabricantes, ainda que certas ondas possam ser iniciadas por este ou aquele fabricante.<br />Quem perde com esses crescimentos é o consumidor, que passa a ter um carro mais difícil de estacionar e manobrar (e muitas vezes, com diâmetro de giro enorme para piorar e fazer parecer ainda maior), penalizado no consumo por causa do maior peso e não obrigatoriamente mais espaçoso que o modelo sucedido. Muitas são as vezes em que fica aquela impressão de que daria para fazer o mesmo em tamanho mais racional. Será mesmo que a Citroën e Fiat são tão incapazes de fazer algo como o Pallas e o Linea, respectivamente, cortando uns 20 cm?<br /><br />Parte desse problema reside em cederem a certas ondas, como as das rodonas com pneus de perfil ultrabaixo, que obviamente necessitam de caixas maiores e que ocupam mais espaço. Claro que parte disso é por causa de discos de freio maiores, mas também outra parte é por causa dos fabricantes que cedem a supostos anseios de uma suposta maioria de consumidores que desejaria rodas de aro 18 para cima. E, claro, essas caixas mais invasivas obviamente são parte do problema de carros crescerem e não se tornarem mais espaçosos que seus sucedidos.<br />O Golf VI que você citou teve inclusive uma ligeiríssima redução de comprimento quando o comparamos com o V. Porém, em outros casos o esculacho foi forte, como se pode ver nos 4,40 m de um Astra D (apenas 3 cm a menos que um Vectra A sedã). A que ponto chegaremos? Ao de um hatch médio ter 5 m de comprimento?<br /><br />Talvez esteja na hora de uma redução de dimensões tão radical quanto a promovida pelos fabricantes americanos nos anos 1970. Vide a passagem de geração do Impala/Caprice, cujo modelo 1977 era 300 kg mais leve e menor em todas as dimensões externas, mas mesmo assim mais espaçoso que seu enorme antecessor. Quem ganhou com isso? Obviamente o consumidor, que recebeu um carro mais bem elaborado e racional que seus antecessores.<br />Aliás, nem precisamos ir tão longe no tempo e na geografia para pensar em carro racional e com dimensões adequadas à sua classe. Por aqui, tivemos o Omega A, com seus 4,73 m de comprimento, 1,73 m de largura, 2,73 m de entre-eixos, um salão de visitas para os passageiros e um galpão para as bagagens (com direito a banco traseiro rebatível 40-20-40) e excelentes 10,1 m de diâmetro de giro. O único erro maior da GMB foi lançá-lo em 1992, quando poderia ter decidido pelo B e lançá-lo com pouca ou nenhuma defasagem em relação ao europeu.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-24266194946509192492010-12-06T11:02:13.879-02:002010-12-06T11:02:13.879-02:00Ah, e sendo o MR o motor que no Sentra é casado co...Ah, e sendo o MR o motor que no Sentra é casado com a caixa manual de 6 marchas e CVT, é um dos melhores conjuntos que já dirigi.<br />Fiz uma viagem com o Sentra CVT e foram 650 km de silêncio absoluto, suavidade e uma economia excelente para um motor de 138 cv com caixa automática (com o ar-condicionado ligado): 15,8km/l.Leonardohttps://www.blogger.com/profile/15534304255369995564noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-8707150775324422312010-12-06T10:56:07.697-02:002010-12-06T10:56:07.697-02:00Bob
O motor 2.0 16v dos Laguna 95-98 eram feitos p...Bob<br />O motor 2.0 16v dos Laguna 95-98 eram feitos pela Volvo, os mesmos usados nos modelos S40 e V40. Na Renault eram conhecidos pelo código N7Q. <br />Havia um de oito válvulas de 1998 cm³ de deslocamento. O 16v tinha 1948 cm³. <br />Em 2001 com a nova geração do Laguna ele foi substituído pelo F5R com injeção direta e 1998 cm³, projeto próprio da Renault. <br />Em 2003, a terceira geração do Laguna passou a usar o MR da Nissan.Leonardohttps://www.blogger.com/profile/15534304255369995564noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-55838895929945853272010-12-06T09:41:00.475-02:002010-12-06T09:41:00.475-02:00Ouçam minha previsão: o carro será uma decepção de...Ouçam minha previsão: o carro será uma decepção de vendas. <br /><br />Motivo: desenho conservador e algo datado (semelhante ao primeiro Megane).<br /><br />É uma pena, o carro aprece bom, mas o brasileiro valoriza mais o visual que o funcional (vejam a profusão de rodas 17" em carros sem ABS e airbag).Franklinnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-68633808144666716002010-12-05T23:10:34.062-02:002010-12-05T23:10:34.062-02:00Antonio
Alianças entre fabricantes, como a Renault...Antonio<br />Alianças entre fabricantes, como a Renault-Nissan, que já completou 10 anos. objetivam sinergia, união de esforços. Só há mérito no uso de motor Nissan, nada há de vergonhoso nisso e quem comprar um Fluence não trouxa nada. E a Nissan de desfavorecida não tem nada, quem disse? Em 2009 a Nissan produziu 2.744.762 veículos, sétimo maior produtor mundial, contra 2.296.009 da Renault, o 11°.Bob Sharphttps://www.blogger.com/profile/13487828976441284488noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-71567709922447492202010-12-05T22:48:47.342-02:002010-12-05T22:48:47.342-02:00Anônimo 5/12 04:06
Nem eu, quanto mais sendo o mot...Anônimo 5/12 04:06<br />Nem eu, quanto mais sendo o motor Nissan excelente. Esse troca-troca é normal nas alianças. Opel Corsa não passou a usar motor Fiat? Fiats usaram motor GM no Brasil?Bob Sharphttps://www.blogger.com/profile/13487828976441284488noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-37394703442227804992010-12-05T22:43:52.746-02:002010-12-05T22:43:52.746-02:00Anônimo 5/12 03:46
Carros crescem com o tempo. Já ...Anônimo 5/12 03:46<br />Carros crescem com o tempo. Já pensou no Golf, que em 1974 tinha 3.708 mm de comprimento com 2.400 mm de entre-eixos e hoje tem 4.199 mm e 2.575 mm, respectivamente? Não vejo nada criticável no Fluence a esse respeito.Bob Sharphttps://www.blogger.com/profile/13487828976441284488noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-55081077164400166392010-12-05T22:29:48.139-02:002010-12-05T22:29:48.139-02:00Anônimo 5/12 13:58
O projeto é francês para se cha...Anônimo 5/12 13:58<br />O projeto é francês para se chamar Samsung SM3 no mercado sul-coreano, uma estratégia tão normal quanto chamar o Palio sedã de Siena ou um Clio de Symbol. O fato é que o desenho é atraente e o carro é muito bom de andar.Bob Sharphttps://www.blogger.com/profile/13487828976441284488noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-37471780464792153062010-12-05T18:30:56.140-02:002010-12-05T18:30:56.140-02:00João Gabriel Porto Bernardes
Pode ser, mas é boa d...João Gabriel Porto Bernardes<br />Pode ser, mas é boa de pega.Bob Sharphttps://www.blogger.com/profile/13487828976441284488noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-51188182998760135862010-12-05T18:28:52.232-02:002010-12-05T18:28:52.232-02:00McQuenn
O projeto é francês, embora tenha sido fei...McQuenn<br />O projeto é francês, embora tenha sido feito um modelo três-volumes para o mercado sul-coreano com o nome de Samsung.Bob Sharphttps://www.blogger.com/profile/13487828976441284488noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-1941223322482210872010-12-05T18:26:26.720-02:002010-12-05T18:26:26.720-02:00nrporto
Até concorre, mas o Focus é segmento M1, d...nrporto<br />Até concorre, mas o Focus é segmento M1, daí não ter o Ford sido citado.Bob Sharphttps://www.blogger.com/profile/13487828976441284488noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-38884368245012619922010-12-05T18:23:42.969-02:002010-12-05T18:23:42.969-02:00FCardoso,
Não é o motor da aliança Peugeot-Renault...FCardoso,<br />Não é o motor da aliança Peugeot-Renault-Volvo, que era um V-6.Bob Sharphttps://www.blogger.com/profile/13487828976441284488noreply@blogger.com