tag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post4601178552920888936..comments2023-11-05T08:13:28.461-03:00Comments on AUTOentusiastas Classic (2008-2014): NÃO TROCAR DE MARCHA: O ATAVISMO QUE VEM DA PRISEPaulo Kellerhttp://www.blogger.com/profile/14028613416173341268noreply@blogger.comBlogger75125tag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-44636758909300664012012-09-20T16:44:54.375-03:002012-09-20T16:44:54.375-03:00O Carro com motor 1.0 corre bem em estradas rodovi...O Carro com motor 1.0 corre bem em estradas rodovias retas <br />quando se diz que motor é fraco é em relação a carregar peso em subidas<br />por exemplo um fiat uno 1.0 com 5 pessoas dentro e o porta mala cheio de compras ao se deparar com uma subida bem enclinada ele chora,,,,<br />Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-16266054626040131912011-08-06T11:58:30.456-03:002011-08-06T11:58:30.456-03:00Por isso que no Brasil, a maioria dos carros está ...Por isso que no Brasil, a maioria dos carros está com o motor cheio de "borra de óleo" e em fim de vida útil ao passo de uns poucos anos. <br />Saindo em segunda marcha e rodando a 1.500 rpm a maior parte do tempo...CSShttps://www.blogger.com/profile/06091133748927798568noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-12654130859040776882011-08-05T21:38:24.159-03:002011-08-05T21:38:24.159-03:00Agora caiu a ficha!!! Eu estava lendo uma matéria ...Agora caiu a ficha!!! Eu estava lendo uma matéria do câmbio Volvo i-Shift para caminhões, que já corresponde a 80% das vendas de caminhões pesados. E para diferenciar a caixa velha da nova eles indicavam a largura do prise, a parte traseira da caixa.<br /><br />Prise também é, se não me engano, o termo gaúcho para árvore-piloto. Certo?<br /><br />Nos caminhões faz sentido, são até 16 marchas para trocar. E em uma simples subida pode-se ter de reduzir uma porção delas. Mesmo com as caixas sincronizadas, um erro na troca e o veículo praticamente pára.<br /><br />Dirigindo o 120d com câmbio de 6 marchas demorou um tanto para eu pegar a mão. O câmbio lembra muito do Chevette, só que mais pesado e mais preciso. Aliás, ele é muito pesado e muito preciso. Ao arranhar o sincronizador dá para sentir os dentes grandes, e que quando cospem a marcha fora quase arrancam o braço junto. Mas o problema é que a faixa de trabalho do Diesel é bem mais estreita que do Otto. No Diesel para baixo de 1400 rpm não existe motor, com carga ele pipoca feito um Diesel de caminhão velho. O painel do veículo recomendava para a condição de pedal que eu andava a troca a 2000 rpm. Quando cravava o pé ele só iria pedir a próxima marcha no corte. Eu gosto de andar com o motor em rotação baixa, detesto o ruído de motor girando alto sem carga. Então era natural para mim trocar a 2000 rpm. Mas que foi muito trabalho manter a rotação entre 1400 e 2000 rpm, foi! No final eu já estava mais rápido que o recomendador de marcha do painel.<br /><br />Além de tudo, a ré era sem trava, sincronizada e para o mesmo lado da primeira. Eu cheguei a engatar ré em uma quase parada em semáforo. O carro tinha start-stop. Abaixo de uns 4 ou 5 km/h o motor apagava. Para partir era só pisar no pedal da embreagem. Mas o ato deixa de ser automático, tem que segurar a embreagem um décimo de segundo a mais até o motor pegar e estabilizar rotação. Quando eu tentei sair naturalmente o carro morreu. E numa dessas, quase parado o semáforo abriu e eu fui espetar a primeira rápido antes do motor apagar. Entrou a ré...Cabralhttps://www.blogger.com/profile/17160510432579530050noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-60279961155912913262011-08-03T14:32:19.348-03:002011-08-03T14:32:19.348-03:00JT
Leia o post inteiro que entenderá...JT<br /><br />Leia o post inteiro que entenderá...Uniblabnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-11787876403259560912011-08-03T10:16:02.702-03:002011-08-03T10:16:02.702-03:00"Prise" no título do post não seria na v..."Prise" no título do post não seria na verdade "crise"?JThttp://www.jeantosetto.comnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-43240808720629960512011-08-02T21:09:20.125-03:002011-08-02T21:09:20.125-03:00Acho que ficou faltando um ponto no texto para jus...Acho que ficou faltando um ponto no texto para justificar o porquê os motoristas realmente deveriam aprender a usar o câmbio decentemente: consumo de combustível. Não é à toa que muita gente tem reclamado do consumo dos carros, mesmo usando carros econômicos. Motor esgoelando está jogando o consumo nas alturas, assim como rotações baixas.<br /><br />Manter o motor nas rotações adequadas para cada marcha melhora bastante. O bolso e o planeta agradecem.<br /><br />Dicas para economizar combustível também daria uma boa matéria aqui, da mesma maneira que as dicas para dirigir. Quem sabe assim os mautoristas aprendam a dirigir um dia?Pedro Martinsnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-68316962781731411902011-08-02T19:53:17.187-03:002011-08-02T19:53:17.187-03:00ODEIO carros com câmbio curto! Tive um Celta VHC e...ODEIO carros com câmbio curto! Tive um Celta VHC e simplesmente não usava a primeira marcha, somente em subidas. Hoje adoro meu Astra 2.0 torcudo e seus 8-9 km/litro na cidade com 2.000 rpm... Concordo com o que o Guilherme dise no primeiro comentário: autoentusiasmo ZERO do motorista médio, que não gosta de trocar marcha e não sabe usar o câmbio. Aqui deveria ser como nos USA, 90% dos carros com câmbio automático e o resto para os entusiastas. Vi um programa onde cinco participantes de um reality tinham como tarefa dirigir um carro da Nascar. TODOS eles (não-entusiastas) não sabiam como trocar de marcha e ao parar iam reduzindo a velocidade até o carro morrer... E as fábricas nos enfiando câmbios ridiculamente curtos em carros que consumiriam bem menos combustível se mantivessem seus câmbios do país de origem. O primeiro Corsa tinha um excelente câmbio longo, e apesar dos 60cv andava bem sem berrar na estrada. Dos carros que tive os que gostei mais foram o Escort Zetec 98 e o Astra atual, com câmbios perfeitos na minha opinião.Mauronoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-73370249390141136102011-08-02T19:18:53.272-03:002011-08-02T19:18:53.272-03:00Pedro de Albuquerque:
Qual a graça de "dar p...Pedro de Albuquerque:<br /><br />Qual a graça de "dar pau" em alguém com um carro de câmbio automático? Em linha reta substituindo você por um tijolo no acelerador o carro andaria mais.<br /><br />Daqui a pouco aparece alguém dizendo que foi campeão de arrancada com um Passat CC automático...Freddynoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-73114598522056521332011-08-02T18:55:37.582-03:002011-08-02T18:55:37.582-03:00Enquanto tratarem os testes de retomada em última ...Enquanto tratarem os testes de retomada em última marcha como "segurança para ultrapassagem" vamos ter essas caixas excessivamente curtas por aqui. Retomada, para mim, serve para ver a curva de torque do motor. Para segurança em ultrapassagem eu reduzo a marcha.<br /><br />Eu gosto de sair de lombada em 3ª, e odeio caixas muito curtas. Quando eu digo que gosto de sair de lombadas em 3ª na verdade eu quero dizer que prefiro carros "torcudos" em baixa. Só isso. Não era pra reduzir as relações.<br />Engatar a 2ª depois de uma lombada no Celta VHC-E da minha namorada dá até raiva, aquele giro lá nas alturas.<br /><br />Ah, e eu noralmente ando mais rápido (por opção minha) dentro da cidade com um 1.0 do que com um carro potente. Elevar o giro pra extrair mais potencia, reduzir a cada pouco, acelerador grudado no assoalho. Com certeza eu me divirto bem mais com um motorzinho assim.<br />Carro potente não tem tanta graça dentro da cidade, em 2ª você já passou todos os limites de velocidade. Então eu prefiro um torcudo pra andar no estilo "tiozão".Freddynoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-74708063711773797982011-08-02T16:33:26.664-03:002011-08-02T16:33:26.664-03:00Pedro de Albuquerque
"Lá até piloto campeão ...Pedro de Albuquerque <br />"Lá até piloto campeão da Nascar vira esquina ordenhando vaca. Gostar de carros sem saber dirigir não convence. E quem diz gostar de carros, mas não procura se aperfeiçoar na arte-técnica de dirigir, não gosta de carros."<br />Putz, que exemplo mais esdrúxulo, hein. Falou nada de nada, só besteira. Se o brasileiro fosse tão bom motorista, não se matava tanto no trânsito. <br />Pode-se saber muito bem utilizar o câmbio mas não gostar de cansar a perna esquerda e o braço direito. Dirija um bom carro automático e verá que dá pra curtir automóvel sem a neceesidade de passar marcha.<br />Aprenda essa se não sabe. (direitos autorais pendentes)Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-64458890522116324502011-08-02T14:11:26.380-03:002011-08-02T14:11:26.380-03:00O Omega 4.1 tem torque pra caramba, mas ninguém qu...O Omega 4.1 tem torque pra caramba, mas ninguém quer porque "bebe" muito. Então querem economia e sair de lombadas em terceira marcha. É dose. ehhehe.Raphael Hagihttps://www.blogger.com/profile/14076581340674476830noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-90966509732455684232011-08-02T12:18:37.140-03:002011-08-02T12:18:37.140-03:00Obrigado, Bob!
Continuarei dirigindo com cuidado e...Obrigado, Bob!<br />Continuarei dirigindo com cuidado e sem dúvida agora.Ubernoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-59829188497236527782011-08-02T11:10:59.526-03:002011-08-02T11:10:59.526-03:00CCN1410
Sim, o câmbio 5-marchas opcional do Voyage...CCN1410<br />Sim, o câmbio 5-marchas opcional do Voyage 85 era 4+E. Até à quarta era tudo igual ao 4-marchas, a quinta 0,73:1 era claramente uma marcha adicional, de economia.Bob Sharphttps://www.blogger.com/profile/13487828976441284488noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-6243614160264353512011-08-02T11:02:52.552-03:002011-08-02T11:02:52.552-03:00Jackie Chan
Queimar embreagem? Você quis dizer pat...Jackie Chan<br />Queimar embreagem? Você quis dizer patinar embreagem um pouco, acredito, o que não estraga nada. E patinar embreagem em primeira é situaçào rara.Bob Sharphttps://www.blogger.com/profile/13487828976441284488noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-13804121308681983602011-08-02T10:48:38.220-03:002011-08-02T10:48:38.220-03:00Marcos Fontana
Na Europa ainda predomina o câmbio ...Marcos Fontana<br />Na Europa ainda predomina o câmbio manual, Alemanha inclusive. É claro que no anda e para um automático é mais conveniente, mas o escopo do post foi a preguiça de trocar marchas, como querer pôr a última marcha na estrada e nào tocar mais na alavanca, daí a maior não gostar de marcha de economia e levar os fabricantes a oferecer carros de câmbio desnecessariamente curto. Já os ônibus urbanos e os caminhões que andam e param, como os de lixo, só deveriam ter câmbio automático.Bob Sharphttps://www.blogger.com/profile/13487828976441284488noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-12058815881316017172011-08-02T10:29:44.947-03:002011-08-02T10:29:44.947-03:00Ai!
Que susto!
Pedro Albuquerque...menino!
Quero...Ai!<br />Que susto!<br /><br />Pedro Albuquerque...menino!<br /><br />Quero te conhecer...Ronaldo Nazárionoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-67590382038023260902011-08-02T10:04:45.764-03:002011-08-02T10:04:45.764-03:00Uber
Pode e deve perguntar, não precisa ter vergon...Uber<br />Pode e deve perguntar, não precisa ter vergonha nenhuma. Seu carro não é 4+E. A rotação de potência máxima (50 cv) é 5.800 rpm. A esse giro o carro alcança 33 km/h em 1a, 62 em 2a, 91 em 3a., 124 em 4a. e 150 km/h em 5a. (teórico, acho que a máxima dele é 145 km/h). Você deve ficar atento nas reduções para não provocar excesso de rotação. Passar uma terceira a 110 km/h, por exemplo, elevaria a rotação para 7.000 rpm, certamente ocasionando danos ao motor. Portanto, cuidado.Bob Sharphttps://www.blogger.com/profile/13487828976441284488noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-29342915740021579962011-08-02T08:56:45.381-03:002011-08-02T08:56:45.381-03:00Mr Car
Exatamente o que você disse.Mr Car<br />Exatamente o que você disse.Bob Sharphttps://www.blogger.com/profile/13487828976441284488noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-38360588466789539222011-08-02T08:17:35.469-03:002011-08-02T08:17:35.469-03:00Off topic: Bob, já viu isto!?
http://g1.globo.co...Off topic: Bob, já viu isto!? <br /><br />http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2011/08/ele-estava-no-lugar-do-motorista-diz-testemunha-de-atropelamento-em-sp.html<br /><br /><br />Testemunha AFIRMA que era o proprietário quem dirigia o Land Rover blindado na hora do atropelamtno.Victor GV.https://www.blogger.com/profile/01851442656962425507noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-62971608497988575942011-08-02T04:14:52.351-03:002011-08-02T04:14:52.351-03:00O melhor de dois mundos é um carro com marchas lon...O melhor de dois mundos é um carro com marchas longas e motor com curva de torque suficientemente plana para que se sustente bem com poucas reduções.<br />O pior dos mundos é carro com marchas curtas (e com pouca amplitude de gama de relações) e curva de torque em pico, pico esse em baixa rotação.<br /><br />Enquanto o carro de marcha longa e curva de torque plana chega a ganhar velocidade na subida sem você precisar reduzir marcha (uma vez que você pega a parte plana da curva ou mesmo está na ascendente), o carro de marcha curta e curva em pico sofre na serra. Você está na última marcha (que é marcha real) e logo sente a rotação despencando. Reduz uma marcha e segue sentindo falta de fôlego. É aí que reduz mais uma e vai vendo o carro subir em velocidade razoavelmente compatível, mas com um berro daqueles vindo do motor e o martírio da perda de velocidade imediatamente após o pico da curva de torque. Com isso, fica restrito a uma velocidade bem baixa, enquanto carros de curva plana que consegue sustentar marcha longa alta te ultrapassam sumariamente, enquanto você fica um estorvo ao trânsito.<br /><br />Porém, marchas próximas entre si não são exatamente problema se elas forem muitas (mais de 5) e compondo uma gama de relações bem ampla. Ao mesmo tempo que se evita buraco entre a última marcha e a imediatamente abaixo, pode-se ter uma primeira marcha quase jipeira e que te tira rapidinho da imobilidade para logo te jogar sem buracos para a seguinte.<br />Com isso, ganha-se a vantagem de uma última marcha bem desmultiplicada sem a desvantagem de a marcha imediatamente abaixo ser muito mais curta a ponto de gerar buraco perceptível. E, claro, bem escalonada, essa transmissão não tem marchas se sobrepondo, que gera situação desagradável oposta à do buraco entre marchas que tanto prejudica a condução.<br /><br />Una-se isso a um motor que tenha a tal curva plana de torque e é muito capaz de se ficar a maior parte do tempo na última marcha bem alongada. Faltou fôlego? Reduz-se uma marcha, não para se sentir buraco no escalonamento, mas para se ter uma marcha pouca coisa menos alongada e seguir aproveitando a rotação do motor em ponto que a curva ascende ou planifica, ponto esse muito melhor do que ficar refém da curva em pico e seus episódios desagradáveis em subidas.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-5920759027556407062011-08-02T03:53:22.851-03:002011-08-02T03:53:22.851-03:00Eu dou pau de Neon automático de 3 marchas em qual...Eu dou pau de Neon automático de 3 marchas em qualquer cabaço daqui de caixa manual.<br /><br />Os carras fala muito, fala muito fala muito, mas também não sabem merda nenhuma, só estão na rebeta do Bob!<br /><br />Aprendam a ter personalidade!Pedro de Albuquerquenoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-3843361635676168732011-08-01T23:08:38.176-03:002011-08-01T23:08:38.176-03:00Sempre utilizei muito a alavanca de câmbio. Ajudou...Sempre utilizei muito a alavanca de câmbio. Ajudou eu ter crescido vendo meu pai extrair toda a potência do motor dos carros em viagens. Na Zafira 8v (116 cv e câmbio longo) ele sempre reduzia da 5ª pra 3ª, com extrema rapidez e suavidade, quando queria ultrapassar.<br /><br />Mas o cara que não é entusiasta e só quer um meio de transporte não tá nem aí pra câmbio. Certa vez um amigo me disse que um carro (Clio 1,6 16v) era muito ruim, pois não passava quebra-molas em terceira... Daí surgem os câmbios curtos. <br /><br />Conheço várias pessoas que logo que pegaram a PPD "não sabiam engatar a quinta marcha", daí não a usavam. As pessoas saem do CFC extremamente despreparadas, não sabem dirigir plenamente um carro com câmbio manual tampouco um automático.<br /><br />Quando minha irmã tirou a carteira eu tinha uns 15 anos. Ela se virava bem ao volante, mas não tinha noção de como funcionava um carro. Uma vez estávamos (eu e ela) na Zafira a uns 80km/h em quinta marcha (~2000 rpm) numa pista dupla. Num aclive ela foi pra esquerda pra ultrapassar um Golf e apenas pisou fundo, encorpando o ronco do motor sem crescer velocidade. Disse pra ela reduzir, mas não adiantou, pois ela pensava que o carro iria andar menos. Aí lhe expliquei como que funcionava a coisa... Se ela não ficasse dormindo nas viagens, teria aprendido isso só de olhar o pai dirigir! <br /><br />Como carro 1,0 pra "andar" tem que fazer girar, é preciso reduzir. Ao andar comigo, um amigo perguntou se meu Celta VHCE é "1.4" ao mesmo tempo em que ele e outro me perguntavam por que eu usava tanta rotação. Diziam que ia estragar o motor... Claro que desmenti esse mito.<br /><br />É muito melhor um carro com câmbio longo. Até pra quem não gosta de trocar de marcha, pois não são necessárias tantas mudanças dentro da cidade. Como era bom andar com a Zafira dentro da cidade sem passar de 2000~2200 rpm, onde o Celta tá sempre com o motor berrando sem sair do lugar. E dá-lhe troca de marcha pra crescer velocidade.Diego Maciel Debesaityshttps://www.blogger.com/profile/11864702185171477480noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-56237672727100010622011-08-01T21:40:32.917-03:002011-08-01T21:40:32.917-03:00Nunca entendi esse gosto estranho do Brasileiro po...Nunca entendi esse gosto estranho do Brasileiro por transmissões curtas. Meu pai teve 2 Vectras: Um 1994 de trnamissão longa e o outro um 1999 2.2L de cambio ridiculamente curto.<br /><br />O 1994 requeria MUITO menos trocas de marcha pois a velocidade que este estava numa segunda marcha em uma rotação aceitável, o 2.2 (com muito mais motor) já estava em terceira, na mesmissima rotação do primeiro.<br /><br />Brasileiro e cambio curto, uma relação estranha: Um finge que agrada o motorista, o outro finge que sente mais conforto ao dirigir....Daniel S. de Araujohttps://www.blogger.com/profile/15085964748934833814noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-70114973130935982102011-08-01T21:36:41.610-03:002011-08-01T21:36:41.610-03:00A maioria das pessoas que conheço não sabem sequer...A maioria das pessoas que conheço não sabem sequer operar um câmbio direito, e quem diria entender um pouco sobre como funciona.<br />Não conheço quase ninguém, a não ser entusiasta, que saiba reduzir marchas com aceleração interina ou punta tacco.<br /><br />E como minha mãe diz, não é que vc não gosta de fazer algo, é que vc não sabe (ou não entende) como fazer!Guilherme J.https://www.blogger.com/profile/02776396494463685019noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-35674104635580971522011-08-01T21:31:10.158-03:002011-08-01T21:31:10.158-03:00Acredito que quem realmente gosta de dirigir adora...Acredito que quem realmente gosta de dirigir adora trocar marchas e procura fazê-lo da melhor forma possível. Para mim é muito divertido trocar marchas, tanto em carros modernos como no meu Fusquinha de mais de 40 anos de idade (neste é especialmente divertido).<br />Mas esse não é o perfil do consumidor médio, que busca "conforto" e isso talvez explique o relativo sucesso atual dos câmbios robotizados.<br />A "preguiça" em trocar marchas é mais um exemplo da má condução dos automóveis que se vê nas ruas. O motorista médio parece não ter noção alguma do funcionamento mecânico básico do carro e o opera de forma incorreta, causando danos a um equipamento pelo qual pagou caro. Um exemplo comum que vejo quase todos os dias é o do motorista que "segura" o carro em ladeira "controlando" a embreagem (embreia/desembreia). Outro exemplo é o do abuso dos freios. E por aí vai.<br />Sem demagogia, acho que todo motorista deveria ter o "Dicionário do Carro" (Bob Sharp, Ed. Abril, 2007; 1318 verbetes) no porta-luvas — e dar uma boa lida de vez em quando.<br /><br />PS: vendedores de carros também deveriam ser autoentusiastas, mas poucos realmente o são. Outro dia eu recomendei este blog a um vendedor da Chevrolet. Ele não o conhecia.Sandro Cunhanoreply@blogger.com