tag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post4711171947638663079..comments2023-11-05T08:13:28.461-03:00Comments on AUTOentusiastas Classic (2008-2014): BOLA DA VEZPaulo Kellerhttp://www.blogger.com/profile/14028613416173341268noreply@blogger.comBlogger314125tag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-13935397915100949912014-01-29T04:45:26.834-02:002014-01-29T04:45:26.834-02:00Vixi... coloquei a minha opinião sem antes ler tod...Vixi... coloquei a minha opinião sem antes ler todos os 300 e poucos posts, já me arrependi!Leo Ianzehttps://www.blogger.com/profile/11713154380171605491noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-53386718199428982882014-01-29T03:41:55.901-02:002014-01-29T03:41:55.901-02:00Meu ponto de vista, gastar com mão de obra para su...Meu ponto de vista, gastar com mão de obra para substituir uma correia e não substituir um componente que trabalha diretamente ligado à mesma e que se der algum problema (desgastes nos dentes do tensionador, travamento do rolamento entre outros) ainda pode te causar o mesmo prejuízo que você teria se não tivesse substituído a correia, é economia burra!<br /><br />Vai trocar, troca-se correia, tensionadores e bomba d'agua, são componentes que trabalham juntos e sofrem desgastes juntos, portanto, o melhor a fazer é troca-los juntos e manter o conjunto sempre confiável.<br /><br />Outra coisa, comparar um rolamento tencionador ao rolamento de um alternador é sacanagem! Se um tensionador travar é cabeçote na retifica quase que com certeza, já um rolamento de alternador, bom, o preju normalmente é só ele mesmo!<br /><br />Neste caso, ao meu ver, picaretagem é o mecânico substituir a correia dentada, sem substituir o tensionador, ou ao menos explicar a situação e as possíveis consequências da não substituição ao proprietário do veículo! Se o proprietário assumir o risco, bom... aí é outro papo, eu não assumiria jamais!<br /><br /><br /><br /><br />Leo Ianzehttps://www.blogger.com/profile/11713154380171605491noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-328834867775099592014-01-16T18:22:56.620-02:002014-01-16T18:22:56.620-02:00não colega...o motor fiasa...não tem..não colega...o motor fiasa...não tem..betynhahttps://www.blogger.com/profile/01633559099674506921noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-74635770445028472282014-01-16T18:16:24.800-02:002014-01-16T18:16:24.800-02:00correto...correto...betynhahttps://www.blogger.com/profile/01633559099674506921noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-4514855993260705542013-02-05T09:40:12.555-02:002013-02-05T09:40:12.555-02:00ADG, então vc que defende a norma da ABNT segue a ...ADG, então vc que defende a norma da ABNT segue a mesma à risca? NÃO existe "meio concordar", concorda ou discorda.<br /><br />Se concorda, então troca todos os acessórios relacionados a correia incluindo polias sem ao menos aferir o desgaste.<br /><br />Se não faz isso, então não segue a norma à risca. Como disse, concorda ou não concorda. Se vc defende a norma, então deve trocar as polias obrigatoriamente independente se estiverem em estado de 0km.Marcio Gregolinhttps://www.blogger.com/profile/01796772171965022970noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-16428363320010772872013-01-29T00:12:07.490-02:002013-01-29T00:12:07.490-02:00boa noite. eu comprei um Peugeot motor 1.8 16v mas...boa noite. eu comprei um Peugeot motor 1.8 16v mas coloquei o cabeçote na retifica pelo mecânico mas por falta de interesse do mecânico perdi o cabeçote, tive que comprar outro, comprei mas não comprei o cabeçote certo. comprei um cabeçote do motor 1.6 16v. como não estou conseguindo vender, gostaria de trocar com um amigo, ele tem hum do motor 2.0 16v. minha duvida é se o cabeçote do motor 2.0 16v cabe no lugar do cabeçote do Peugeot 1.8 16v? thiagohttps://www.blogger.com/profile/09073014915527870196noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-52523534574360125692012-11-10T18:18:42.964-02:002012-11-10T18:18:42.964-02:00lamark
Por si vê como se troca peças sem necessida...lamark<br />Por si vê como se troca peças sem necessidade, impondo um custo desnecessário ao proprietário. Esse seu exemplo mostra isso muito bem.Bob Sharphttps://www.blogger.com/profile/13487828976441284488noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-77972189764172352872012-11-10T18:00:40.088-02:002012-11-10T18:00:40.088-02:00Olá.
Somente HOJE pude ler este artigo e seus inúm...Olá.<br />Somente HOJE pude ler este artigo e seus inúmeros postulantes.<br />Mas devo deixar meu registro.<br />Possuí um Chevette SL 1,6 1985 (álcool). Um belo dia em Botucatu-SP um barulho horrível soava quando embreava. Veredicto do mecânico onde me socorri: Troca do conjunto platô, disco e rolamento.<br />Mas, como não tinha verba, 'consegui' chegar até o mecânico que conhecia. Primeiro alívio dele provindo: "Sim, o barulho tem relação com o conjunto embreagem, mas sem abrir e examinar, não posso dizer o que é."<br />Noutro dia, o veredicto: "Rolamento engraxado e resolvido".<br />Possuí o carro desde os 127.000 km e vendi com 174.000, já morando em Campos de Júlio-MT, sem nunca mais ouvir 'ruídos' ou ter problemas com embreagem!Lamark dos Reishttps://www.blogger.com/profile/03023447145280979488noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-31394335941150824792012-10-29T20:24:33.087-02:002012-10-29T20:24:33.087-02:00e mico mareae mico mareaAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-76919691229784913552012-10-17T12:38:21.640-03:002012-10-17T12:38:21.640-03:00Senai e sindirepa não fazem normas técnicas.... A ...Senai e sindirepa não fazem normas técnicas.... A coisa está acima da capacidade deles.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-32162724487929155252012-10-17T02:17:28.829-03:002012-10-17T02:17:28.829-03:00e bem assim que avioes caem carros faltam freios...e bem assim que avioes caem carros faltam freios e acidentes ocorrem..<br /><br />cada projeto e peça tem sua vida útil e estimada <br /><br />vejamos diferenças em duração entre peças tidas como paralelas e originais...<br /><br />interferências como tipo de uso..<br /><br /><br />região e condições interferem no fator manutenção Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/17305389117156000731noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-59485220114805065612012-09-08T22:48:46.699-03:002012-09-08T22:48:46.699-03:00Troquei o tensor de meu kadett com 190.000 km porq...Troquei o tensor de meu kadett com 190.000 km porque apresentava pequena folga nas esferas. Acredito que, se nas várias trocas de correia do comando, tivesse tirado a capa protetora do rolamento do tensor e colocado um pouquinho de graxa, o tensor ainda estaria em perfeitas condições.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-50032592319576934092012-08-30T16:39:01.268-03:002012-08-30T16:39:01.268-03:00Picaretagem? Life-Time? Amigo, não quero criar uma...Picaretagem? Life-Time? Amigo, não quero criar uma polêmica tola, mas EU NÃO DEIXO DE TROCAR os tensionadores completos ou seus rolamentos quando encontro avulso porque é MUITO PERIGOSO contar com a sorte. Pode durar 1mil km como 100mil km um tensor. Quem sabe a hora que ele vai quebrar? Já vi amigos mecânicos dos bons terem problema com isso em seus próprios carros, imagine a maioria 99% das pessoas que são leigas em mecânica e manutenções preventivas e corretivas. Eu prefiro gastar 10/20% do valor de uma retífica trocando os tensores e correias por novos(as) (fixo, móvel, polia, correia dentada e polly-V) do que prejudicar de forma imbecil e burra o motor do meu carro. Mas cada um é cada um... não é verdade? Cansei de ver carro zero e semi novo em subidas de serra com estas peças quebradas, não vamos abusar pessoal. Andréhttp://www.qualitysupreme.com.brnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-5926477403935581022012-05-25T19:36:42.324-03:002012-05-25T19:36:42.324-03:00e a bomba d'agua? já que é pra ser preventivo,...e a bomba d'agua? já que é pra ser preventivo, tem que trocar a correia, o rolamento, e a bomba d'agua, nos carros que são acionados pela correia dentada... já imaginou ter um cabeçote danificado por uma bomba d'agua??? e já que trocou a bomba d'agua, é melhor trocar a termostatica... já imaginou um carro aquecer com uma bomba d'agua novinha? pois bem, vai empenar o cabeçote... e já que trocou a termostática, é melhor trocar as "espoletas" e todos os "mongotes"... já imaginou se estourar? vai empenar o cabeçote... e se uma abraçadeira de um mongote partir? troque todaa! já imaginou ter o sistema de arrefecimento novo sem trocar o sensor de temperatura da agua? e sem trocar o relé do eletroventilador? e se o eletroventilador pifar? e o fusivel? <br /><br />é disso que o Bob está falando. uma coisa é a manutenção preventiva, a outra é a sêde das oficinas em faturarem em cima do leigo cliente.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-90014833597342875902012-02-28T16:49:08.693-03:002012-02-28T16:49:08.693-03:00Parabéns, você matou Sandro Pacheco, muito conheci...Parabéns, você matou Sandro Pacheco, muito conhecimento da sua parte... realmente nosso amigo Bob...vai levar anos para se reciclar, acredito que nesta vida não consiga......vamos acompanhar a evolução, quanto mais se aprende menos sabemos.....esta é par você caro Bob...........<br />Valeu Sandro, dê umas aulinhas ai para nosso amigo de como evoluir...Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-30667411924982587002012-02-28T16:37:32.225-03:002012-02-28T16:37:32.225-03:00Raphael Hoji, concordo com vc plenamente, o Bob ai...Raphael Hoji, concordo com vc plenamente, o Bob ai nosso amigo está precisando se reciclar, a uns dez anos atrás ...( Kombi, Corcel, Fusca....."), não tinha muita necessidade da troca, o maior problema hoje é não acompanhar tecnologia, evolução,.....<br />Eu mesmo tive problema com meu carro, fire/2007.. fiz a primeira revisão troquei correia e os tensores, na seguda fiz em um mecânico de confiança, me garantiu que não precisava trocar os tensores pois os mesmos não apresentava ruidos, trocar somente a correia....alguns kms rodados, começou ruidos etranhos, voltei no mecânico, sem dúvidas os rolamentos não aguentaram a tensão da correia nova, proprio mecânico trocou a correia novamente e os complementos sem me cobrar nada pois me garantu o serviço... e ai seu Bob.. rolamento é para vida toda do motor!!!!!!!!......<br />Tenho um filho de 14 anos, comento sempre com ele, "" quanto mais nós aprendemos, menos sabemos....""<br />Parabéns para vc Raphael Hoji, percebe-e que é uma pessoa atualizada...NMB - Gerente Comercialnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-53848562526099617182012-02-28T16:06:49.929-03:002012-02-28T16:06:49.929-03:00É melhor ser a seta do que o alvo, concordo plenam...É melhor ser a seta do que o alvo, concordo plenamente com você, ( ADG HIGH TORQUE),melhor prevenir, e essa desse caríssimo BOB..... Rolamentos é life-time...para vida toda do motor, acredito que neste fato o proprietário não use o veículo, comprou o mesmo para colecionar.<br />Quanto mais nós aprendemos, menos sabemos.....<br />Parabéns para você ADG.NMB.... Gerente Comercialnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-27472164615512592522011-10-12T03:05:09.936-03:002011-10-12T03:05:09.936-03:007 - Até algumas concessionárias "desobedecem&...7 - Até algumas concessionárias "desobedecem" alguns prazos recomendados pelo fabricante, mas muitas vezes é para proteção do próprio cliente. Quando trabalhei em concessionária Mercedes-Benz, reprogramávamos o contador regressivo (Assyst) de alguns modelos para troca de óleo, pois a experiência nos ensinara que não adiantava insistir com os 15.000 km que a fábrica instruía no manual do proprietário: formava-se borra de óleo. Por isso, reduzíamos a recomendação de troca de óleo e garantíamos a vida útil do carro do cliente;<br /><br />8 - Entendo o lado do ADG, pois se o cliente troca só a correia, e algum tensionador faz a correia quebrar após algum tempo, será difícil fazer o cliente entender a razão da quebra, será dificílimo não ficar com imagem de incompetente, e será impossível obter o perdão do cliente. Entretando, ADG, é difícil acreditar que caso ele não queira trocar o tensionador você mande o cliente embora, retirar o carro rebocado...<br /><br />9 - Raphael Hagi,<br />O Chevette pode atropelar válvula sim. E empenar válvulas, dependendo da versão do motor. Já vi acontecer. Vai por mim;<br /><br />10 - Embora eu tenha discordado de todo mundo (menos do Alexandre Garcia) em um ou outro ponto, não estou condenando a opinião de ninguém. É a primeira vez que participo deste Blog, embora eu o acompanhe há algum tempo. Mister Bob Sharp foi um dos meus ídolos da adolescência, pois eu deixava de lanchar na escola para comprar revistas especializadas, mesmo usadas. As referências eram Bob Sharp, José Luiz Vieira, Luis Bartolomais Junior, Heymar Lopes Nunes, Douglas Mendonça, Paulo Celso Facin, Claudio Carsughi, entre outros. Que saudade desse tempo! E que bom poder participar disso! Abraços!Rodrigo MGhttps://www.blogger.com/profile/10415157435869180552noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-1602457259457605742011-10-12T03:04:15.333-03:002011-10-12T03:04:15.333-03:00Algumas observações:
1 - O que determina é o bom ...Algumas observações:<br /><br />1 - O que determina é o bom senso. Não resta dúvidas. Na minha casa tem um Marea Turbo. Uma das poucas unidades fabricadas em 2006 (o último ano). Troca-se correia e tensor, pelos motivos já citados. Não vou colocar em risco o preciosismo daquele carro por causa do valor do tensor, e pelas dificuldades em se efetuar a troca. Troca o tensor e fica tranquilo;<br /><br />2 - De forma inversa, não compreendo, por outro lado, a repentina mudança na recomendação para substituição dos tensionadores, sobretudo em motores "antigos", como os GM Família II ou os VW EA 827 (famoso AP). Nesse caso, acho sim, que deve-se trocar somente se apresentar defeitos (sim, os defeitos visíveis, palpáveis, mensuráveis com instrumentos básicos, etc). Já questionei a um técnico da Gates a necessidade de se trocar os tensionadores, mesmo quando se apresentam em bom estado. A resposta que ele me deu recai na realidade da reparação automotiva: mesmo o componente se apresentando em bom estado, foi constatado que muitos não suportariam a utilização até a outra troca de correia, vindo a apresentar defeito precocemente, sobretudo com o aumento nos prazos para substituição de correia dentada (lembrem-se que há alguns anos nenhum carro tinha como prazo para troca os 60.000 km da maioria atual). Portanto seria uma medida preventiva. Grosseiramente preventiva;<br /><br />3 - Obviamente existe um interesse do setor de autopeças em comercializar/divulgar/vender e lutar por posições no mercado. Basta ver que agora os fabricantes de correia estão vendendo tensionadores e alguns tradicionais fabricantes de rolamentos agora vendem rolamentos de correias;<br /><br />4 - O prazo de vida de um rolamento é algo difícil de determinar. Muitos rolamentos sobrevivem ao carro sem a necessidade de troca. Claro que toda peça sofre desgaste, mas e daí? A gente troca uma peça quando seu desgaste se torna algo comprometedor (ou quando possa vir a tornar-se comprometedor), não por sofrer desgaste. Então, no caso do tensionador da correia, na minha opinião, vai do bom senso, que leva em conta o motor em questão, o custo do tensor, a dificuldade em trocá-lo futuramente caso comece a fazer barulho antes da próxima troca programada de correia, o risco que causaria ao motor, e mais algumas coisas. Pões tudo na balança e vê se é razoável trocá-lo;<br /><br />5 - Sou meio resistente à troca, sobretudo em motores de concepção mais antiga. Por dois motivos: primeiro, que se eu tenho um carro dos anos 80, e ele nunca deu problema de tensor, por que agora deveria mudar seu plano de manutenção? Segundo, que tirar uma peça original do carro, que sempre funcionou perfeitamente (e não tinha prazo para troca) para colocar outra (mesmo que genuína) pode não ser boa idéia (quando não incorre em risco), pois existem peças que vêm com defeito de fabricação;<br /><br />6 - Ninguém tem a verdade absoluta: nem o reparador, nem a ABNT (que, concordo, parece ter sido meio arbitrária na criação dessa norma), nem o fabricante. Se o fabricante soubesse tão bem assim a respeito da manutenção de seu próprio produto, não precisariam dos serviços de engenharia de pós-vendas. Existem defeitos que só aparecem com o tempo, por mais bem feitos que sejam os testes e simulações pré-lançamentos. E tem procedimentos que o fabricante aprende com a rede assistencial ou com o mercado de reparação. Dois exemplos: havia a recomendação da Fiat para se remover o motor do Marea na época do lançamento. Hoje ela não recomenda mais, pois os mecânicos criaram um procedimento mais fácil. Outro exemplo, para instalação dos retentores (nome correto: vedadores) de válvulas, somente hoje os fabricantes recomendam a utilização do protetor (camisinha) na haste da válvula, para não danificar a parte interna dos vedadores. Isso a gente já fazia há décadas. E os fabricantes aprenderam com os profissionais de fora;Rodrigo MGhttps://www.blogger.com/profile/10415157435869180552noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-28278782101043756612011-05-04T09:29:26.474-03:002011-05-04T09:29:26.474-03:00Apenas para colaborar, meu celta 2004 está com mai...Apenas para colaborar, meu celta 2004 está com mais de 130mil km e o tensionador é o original SKF made in canadá. Já troquei diversas vezes a correia dentada. Uma vez peguei um rolamento paralelo prevendo uma possível troca e o "rodar" do rolamento era mais aspero que o meu original, portanto, deixei ele lá no seu devido lugar. Lembro-me de um versailles royale 92 2.0 carburada a álcool que tínhamos, chegou aos 320mil km com o rolamento original. Após isso foi roubada =((((, deve estar cruzando os 500mil km em algum gol a essas alturas.Maxcwbnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-85703366967925927412011-04-19T13:21:57.897-03:002011-04-19T13:21:57.897-03:00Amigos estou com algumas duvidas sobre esse assunt...Amigos estou com algumas duvidas sobre esse assunto de troca se tensores, tenho um clio 2002 meu mecanico pediu para trocar a correia dentada com tensor, mais preciso saber quais o tensor?IGREJA PAZ COM CRISTOhttps://www.blogger.com/profile/01171162597829677373noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-34509545192049695922011-03-18T12:33:22.250-03:002011-03-18T12:33:22.250-03:00ADG, Bob, apzeiro, tudo filho da puta!ADG, Bob, apzeiro, tudo filho da puta!Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-24302321188106908002010-10-20T00:09:19.502-02:002010-10-20T00:09:19.502-02:00Não, obrigado. Não me acrescentam nada. E sinto mu...Não, obrigado. Não me acrescentam nada. E sinto muito lhe informar, mas jamais seria seu fã.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-82951114793832684722010-10-19T23:40:09.148-02:002010-10-19T23:40:09.148-02:00Vai lá meu fã, tem mais vídeos para vc.Vai lá meu fã, tem mais vídeos para vc.Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/18304399404908864247noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-25035763366148443612010-10-19T12:19:14.190-02:002010-10-19T12:19:14.190-02:00Não é inveja, é só crítica à sua falta de caráter....Não é inveja, é só crítica à sua falta de caráter. Jamais teria inveja de alguém como você. E os comentários do seu canal são dos puxa-sacos costumeiros de internet, essa gente desesperada por aceitação dos quais figuras como você gostam de se cercar.Anonymousnoreply@blogger.com