tag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post5247639417058148607..comments2023-11-05T08:13:28.461-03:00Comments on AUTOentusiastas Classic (2008-2014): COM O MITO DURANTE UMA SEMANA NA ITÁLIAPaulo Kellerhttp://www.blogger.com/profile/14028613416173341268noreply@blogger.comBlogger70125tag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-64199524265613616262013-02-19T19:32:22.716-03:002013-02-19T19:32:22.716-03:00Um conhecido meu diz que mistura água na gasolina+...Um conhecido meu diz que mistura água na gasolina+álcool. O álcool migra para a água e a mistura, que é mais leve que a gasolina pura, fica por cima no reservatório. Uma torneira no fundo do reservatório retira a gasolina pura, sem álcool. O único inconveniente é que o preço por litro sobe, mas o seu DKW agradece...Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-30014139601694811482013-02-19T01:18:25.232-03:002013-02-19T01:18:25.232-03:00Mr. Car,
Os dois que tive eram "Ti", co...Mr. Car,<br /><br />Os dois que tive eram "Ti", com direção hidráulica progressiva e ar condicionado. Era uma 'molezinha' neste caso... rs. Uma beleza! Especialmente o último, que era 86 (salvo engano), último ano dos nossos Alfas. Como disse, comprei-os já nos anos 90, quando ninguém os queria e eram baratos.<br /><br />Aqui no Rio era complicado mantê-los. Tinha um bom mecânico ali pelos cantos do Sambódromo e antigo presídio, mas ele resolveu se aposentar. Peças também não era tão fácil.<br /><br />Mas por algum motivo que não sei explicar eu adorova aqueles carros!<br /><br />Abç!<br /><br />Leo-RJ<br />Leo-RJnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-22840306647724533932013-02-17T18:28:46.521-03:002013-02-17T18:28:46.521-03:00Anônimo,
Dá o endereço desse posto, e pedem pra m...Anônimo,<br /><br />Dá o endereço desse posto, e pedem pra montarem uma filial aqui, pois na selva, com alcool custando 2,50 e gasolina a 2,79, nunca vou usar cana no tanque no meu carrinho flex, pois simplesmente não compensa, financeiramente.<br />Tive vários carros a álcool e todos eram melhores que os flex, tanto em consumo, quanto desempenho.Aléssio Marinhonoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-60715981946506154972013-02-17T17:58:25.938-03:002013-02-17T17:58:25.938-03:00O MiTo e a Giulietta já estão em testes. Acho que ...O MiTo e a Giulietta já estão em testes. Acho que chegam no segundo semestre, a julgar pelos flagras dos sites automotivos.<br /><br />Quanto à importação, existe um simulador na Receita Federal. Um ano atrás dava aumento de 120% sobre o preço na origem. Hoje tem a sobretaxa do IPI. Muitos entram com ação judicial pedindo a devolução do IPI total, alegando ser uma importação para Pessoa Física, que estaria em tese isenta do IPI.<br /><br />O problema que eu vejo é que não há garantia de fábrica e o motor não está adaptado para funcionar com nossa alcoolina. Então, deve-se levar a uma oficina competente para fazer os ajustes e, mesmo assim, nada garante que o motor e as linhas de combustível suportem bem nosso álcool. <br /><br />Mineirimnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-1087594911085460812013-02-17T14:38:07.490-03:002013-02-17T14:38:07.490-03:00Colegas, eu prefiro rodar com etanol sempre, tenho...Colegas, eu prefiro rodar com etanol sempre, tenho pago R$ 1,75 no litro, além do que o carro é muita mais "cheiroso" (a gasolina é fedida e muito tóxica), anda bem melhor, e no caso do meu carro faço 13 km/l na estrada (sem ar ligado). Não vejo a hora de termos carros com injeção direta e turbo rodando come etanol, lembrendo que isso já existe no mundo, exemplo os Volvos que rodam com E85 no frio intenso da Suécia. Há muita bobagem falada contra o etanol, e também sobre a nossa gasolina ter etanol. As poucas vezes que rodeu com gasolina no meu carro, fiz 18 km/l rodando em velocidades normais de estrada, e até 20 km/l rodando a 100 km/h constantes. Então, depende do carro que você tem em mãos, o sujeito compra um carro tradicionalmente bebedor, com motor defasado, ou de montadora preguiçosa na evolução tecnológica, e logo vai pondo a culpa no combustível. Carro bom bebe pouco, polui pouco e anda bem, isso vale para o Brasil ou ara qualquer lugar do mundo. Graças a Deus o meu carro está entre esses bons carros.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-85764931385614913382013-02-17T13:54:55.748-03:002013-02-17T13:54:55.748-03:00Daniel, não tenho grandes referências do T-Jet em ...Daniel, não tenho grandes referências do T-Jet em consumo, uma pena. Nos anos 2000 os Fires 8 e 16V eram campeões em economia. Desde que a Fiat passou a espremer os Fires para potência eles tornaram-se medianos, o Turbo e os e-Torq também são medíocres, sendo que este último ainda apresenta desempenho ruim em baixas rotações. <br /><br />A Fiat brasileira está claramente focada em atender a mercado com visuais aventureiros e esportivos e a engenharia de motor e câmbio parece ficar apenas com o "troco do pão" para trabalhar. Caio F.noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-59089104775794664372013-02-17T13:51:04.177-03:002013-02-17T13:51:04.177-03:00O meu não era da safra "Ti", não tinha a...O meu não era da safra "Ti", não tinha ar nem direção hidráulica, he, he! Na rua tudo bem, mas com pneus 195, manobrar aquele bicho em uma garagem apertada no verão carioca... eu saia do carro parecendo que tinha dado um mergulho em uma piscina, he, he! Mesmo assim, era um carrão!Mr. Carhttps://www.blogger.com/profile/04824678035770458506noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-18222659592558554392013-02-17T13:42:12.787-03:002013-02-17T13:42:12.787-03:00Aeroman
Certamente é possível alterar a pressão de...Aeroman<br />Certamente é possível alterar a pressão de superalimentação em função do combustível no tanque, mas isso exigiria um processador de alta capacidade e portanto caro. Lembre-se que num flex a mistura de gasolina e álcool é em qualquer proporção, e teria que haver um mapa para cada situação de pressão. A propria Honda Titan Flex só tem mapa para quatro misturas gasolina-álcool básicas, para simpificar na questão de capacidade de procecessamento. Para piorar, até o momento não se conseguiu motor flex com injeção direta funcionar com E100, só com E85. Não dá tempo de atomizar as partículas de álcool. E justamente turbo e injeção direta, que casam tão bem. Mais uma mancada do Brasil, adotar o E100 vez do universal E85. Mas gostam de dizer que <br />que o Brasil "é um país diferente", não gostam? Tá aí mais um resultado.Bob Sharphttps://www.blogger.com/profile/13487828976441284488noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-84038874363485593042013-02-17T13:17:55.106-03:002013-02-17T13:17:55.106-03:00KzR
Sem dúvida, mas parta da gasolina premium pelo...KzR<br />Sem dúvida, mas parta da gasolina premium pelo menos, que é de 95 octanas RON sem o álcool. Mas nessa operação de "desalcoolizar" a gasolina, todo cuidado, hein! Manipular combustível sempre é perigoso.Bob Sharphttps://www.blogger.com/profile/13487828976441284488noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-36015380539201888722013-02-17T12:55:30.450-03:002013-02-17T12:55:30.450-03:00Pergunta para o Bob:
O turbo não seria a peça que...Pergunta para o Bob: <br />O turbo não seria a peça que falta para o bom funcionamento do Flex? Quero dizer, controlando a pressão, nao seria possivel mudar dinamicamente a taxa de compressão, de forma a aproveitar melhor os dois combustiveis? Ou existem mais variaveis que saem do controle?Aeromannoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-61775858446816957452013-02-17T11:42:25.523-03:002013-02-17T11:42:25.523-03:00Eu também gostaria de obter essas informações.
A...Eu também gostaria de obter essas informações. <br /><br />Adiantando, a Alfa voltará ao Brasil neste ou ano que vem. Mito e Giulietta virão, mas não sei as versões.<br /><br />Importação independente é possível. O porém é o ajuste do motor à nossa gasolina, mesmo a Podium pode não trabalhar perfeitamente devido ao maior teor de álcool. Jettas e Passats TSI já tiveram problemas de injeção segundo já li.<br /><br />Parabenizo o Roberto Agresti e o AE pela matéria. KzRhttps://www.blogger.com/profile/10452118750440984330noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-59207080229665991692013-02-17T11:38:35.483-03:002013-02-17T11:38:35.483-03:00Que bela matéria e relato, teste e viagem! Que TES...Que bela matéria e relato, teste e viagem! Que TESTE e VAGEM, hein?<br /><br />Achei esse MiTo QV maravilhoso! Anda muito bem (Três níveis de regulagem!) e é bastante econômico. É compacto e além de tudo é belíssimo. Uma bela carroceria hatch coupé. Para mim seria uma macchina quase perfeita para uso diário, viagens e passeios, tanto autoentusiasta como os agradáveis. Só não é perfeita porque a eletrônica é tão ou mais severa que a do Bravo T-jet: não deixa desligar TCS e ESP. Mas eu deixo isso passar rsrs =).<br /><br />Ainda assim, espero com ansiedade a volta da Alfa para o Brasil e torço muito que além dos Mito e Giulietta normais, venham os mais apimentados. Se o Mito QV vier será perfeito. Mais um carro para competir no badalado nicho dos compactos esportivos de imagem.<br /><br />O nosso Punto T-jet não deixa de ser um bom carro, mas compará-lo como Mito que tem mais conforto e dirigibilidade mais afiada é uma covardia. Além do mais, a presença do MultiAir no 1.4 Turbo gera uma diferença considerável em potência, torque, e economia. Câmbio de 6 marchas, Cuore Sportivo... hum hum hum - que sonho!<br /> KzRhttps://www.blogger.com/profile/10452118750440984330noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-57786324916021269832013-02-17T11:28:27.920-03:002013-02-17T11:28:27.920-03:00Acho que colocar essa caixa no Punto não deva ser ...Acho que colocar essa caixa no Punto não deva ser complicado já que lá fora o Punto Abarth usa a mesma caixa no motor T-jet. Se eu adquirir um Punto, com certeza testarei essa hipótese.KzRhttps://www.blogger.com/profile/10452118750440984330noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-33938235766770905112013-02-17T11:25:17.698-03:002013-02-17T11:25:17.698-03:00Tomara que venha com essa motorização, Turbo Benzi...Tomara que venha com essa motorização, Turbo Benzina 1.4 de 170cv. Tanto para o MiTo quanto para o Giulietta. Sim, eu sei que esse deveria ser o MiTo QV, mas o que custa sonhar? O Giulietta QV vendido na argentina só gera 235cv... =) KzRhttps://www.blogger.com/profile/10452118750440984330noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-38463083586468166942013-02-17T11:23:33.161-03:002013-02-17T11:23:33.161-03:00Cara, segundo uma revista automotiva de lá essa ve...Cara, segundo uma revista automotiva de lá essa versão Turbo Benzina lá só está disponível para o Giullieta. Para o MiTo, a versão mais potente tem 150cv, ou seja, é praticamente o mesmo motor de nosso Punto. Não lembro o número de marchas, mas deve ser 6. KzRhttps://www.blogger.com/profile/10452118750440984330noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-42096859271661316252013-02-17T11:21:10.236-03:002013-02-17T11:21:10.236-03:00Bela resposta Bob. Eu já desconfiava que o álcool ...Bela resposta Bob. Eu já desconfiava que o álcool não melhorava tanto assim a octanagem da gasolina, embora tenha participação nisso. Já tinha lido que o projeto dessa gasolina premium da Petrobras teve que ser retrabalhada e aí tivemos a Podium. <br /><br />Seria uma boa poder rodar com gasolina com menor teor de álcool. Bob, será que se fazendo a retirada de álcool em excesso na mistura de gasolina (de 25% para 10%) de forma mais caseira poderia resultar numa boa gasolina?KzRhttps://www.blogger.com/profile/10452118750440984330noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-38762518139203104622013-02-16T23:58:41.332-03:002013-02-16T23:58:41.332-03:00Quando esse carro estará disponível para venda no ...Quando esse carro estará disponível para venda no Brasil??? Ou, vocês têm ideia de quanto custaria uma importação independente dele? Quero-o na minha garagem! Obrigado por compartilhar essa experiênca conosco!Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-43002304354094281472013-02-16T23:13:29.116-03:002013-02-16T23:13:29.116-03:00Caro Roberto Agresti,
Parabéns pelo excelente tex...Caro Roberto Agresti,<br /><br />Parabéns pelo excelente texto e fotos. Como é bom ver uma matéria sobre um Alfa Romeo. Especialmente escrita com tanto entusiasmo.<br /><br />Abç!<br /><br />Leo-RJLeo-RJnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-35923799485094299872013-02-16T23:08:46.838-03:002013-02-16T23:08:46.838-03:00Mr. Car,
Ahhh... os Alfa Romeu Ti 2300... que gra...Mr. Car,<br /><br />Ahhh... os Alfa Romeu Ti 2300... que grandes carros. Especialmente para a época. Também tive usadinhos, mas excelentes!<br /><br />Sou eterno fã da Alfa.<br /><br />Abç.<br /><br />Leo-RJLeo-RJnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-15815468420881635232013-02-16T23:06:42.808-03:002013-02-16T23:06:42.808-03:00Caro Hugo,
Na Argentina (e também no Uruguai, em ...Caro Hugo,<br /><br />Na Argentina (e também no Uruguai, em menor proporção) a varidade de carros por lá é muito melhor. Os fabricantes não precisam ficar adaptando os motores para rodar com nosso 'caldo combustível' e nem alterações nos pneus/amortecedores e altura do carro para rodar por lá, uma vez que as estradas são infinitamente melhores que as nossas.<br /><br />Por isso a Alfa Romeo vende bem seus carros por lá. Aliás, não só a Alfa, como muitos outros fabricantes Europeus (SEAT, por exemplo) e até Americanos (a GM vende por lá pick ups americanas que nem sonham em rodar aqui).<br /><br />Abç.<br /><br />Leo-RJLeo-RJnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-5811536402328321422013-02-16T23:00:18.051-03:002013-02-16T23:00:18.051-03:00Mais um para o clube dos odiadores de tecnologia f...Mais um para o clube dos odiadores de tecnologia flex. <br /><br />Aliás, foi por esse motivo que peguei um Focus usado de um ano anterior ao pretendido: não tinha ainda modelo Flex...<br /><br />Leo-RJLeo-RJnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-68751325183203737252013-02-16T18:02:54.666-02:002013-02-16T18:02:54.666-02:00Eis meu carro ideal!Eis meu carro ideal!CCN 1410https://www.blogger.com/profile/14085462709093958526noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-92014641471102750722013-02-16T18:01:42.030-02:002013-02-16T18:01:42.030-02:00Não tem jeito, pessoal: eu venero interiores claro...Não tem jeito, pessoal: eu venero interiores claros. Tive Alfa-Romeo 2300 1977 (interior preto), mas queria mesmo que fosse com o interior bege disponível para as 1974, he, he!Mr. Carhttps://www.blogger.com/profile/04824678035770458506noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-66304507133113463532013-02-16T15:06:58.077-02:002013-02-16T15:06:58.077-02:00Sou um Alfista e também já tive o prazer de possui...Sou um Alfista e também já tive o prazer de possuir 2 delas. O que mais me incomoda nas Alfas de hoje, é a tração que deixou de ser trazeira. Acabou com boa parte da diversão e prazer de dirigir que uma Alfa trazia.Marco Britonoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-86866273336703497392013-02-16T12:59:47.941-02:002013-02-16T12:59:47.941-02:00Mr. Car,
Ao vivo tenho certeza que mudas de opini...Mr. Car,<br /><br />Ao vivo tenho certeza que mudas de opinião. O MiTo que conheci era com interior preto, mas mesmo assim, lindo. O banco abraça verdadeiramente, mas pena que os paineis de porta roubam um pouco de espaço das pernas.<br />Mas andar "socado" nos bancos de uma Alfa compensa qualquer desconforto...rsrsrsAléssio Marinhonoreply@blogger.com