tag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post6351433669620587176..comments2023-11-05T08:13:28.461-03:00Comments on AUTOentusiastas Classic (2008-2014): CHRYSLER HEMI: OS DOHCPaulo Kellerhttp://www.blogger.com/profile/14028613416173341268noreply@blogger.comBlogger19125tag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-12004841516937203362012-11-14T19:42:15.310-02:002012-11-14T19:42:15.310-02:00Quando conheci o Hemi fiquei pensando em como colo...Quando conheci o Hemi fiquei pensando em como colocariam 4 válvulas por cilindro. Hoje como a Fiat é dona da Chrysler, podiam por o Multiair no Hemi..Aquilesnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-78111698680500210462011-06-12T11:23:08.655-03:002011-06-12T11:23:08.655-03:00Muito legal Mao.
Vc poderia emendar e falar do Hem...Muito legal Mao.<br />Vc poderia emendar e falar do Hemi nacional, o nosso Emi Sul V8 da Simca.Achillehttps://www.blogger.com/profile/04660548450684325774noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-1615975640657313702011-06-11T17:11:30.163-03:002011-06-11T17:11:30.163-03:00Com essa tradição todo, só digo uma coisa: vida lo...Com essa tradição todo, só digo uma coisa: vida longa à Chrysler!<br /><br />MAO, uma justa homenagem seria ao Dodge Dakota RT 5.2 litros, o veículo de série mais potente já fabricado no Brasil, entre carros e pick-ups.<br /><br />AbraçoFilipe Pinhatinoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-36225193658806189092011-06-11T17:05:42.932-03:002011-06-11T17:05:42.932-03:00Sobre a limitação que a Nascar impôs, realmente é ...Sobre a limitação que a Nascar impôs, realmente é de se perguntar o quanto isso prejudicou o desenvolvimento dos carros de rua, pois até bem recentemente os americanos se apoiaram bastante em motores OHV.<br />Tudo bem que atualmente, mesmo a maioria dos carros americanos vendidos hoje em dia usa motores OHC ou DOHC, mas mesmo assim só o fizeram por terem levado uma coça daquela dos japoneses.<br /><br />Caso a NASCAR não fosse tão cheia dos limites, é muito possível que pudesse continuar a ser laboratório de novas tecnologias e hoje em dia tivéssemos unidades V8 de rua muito superiores às atuais.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-30597255220689598692011-06-11T12:32:03.011-03:002011-06-11T12:32:03.011-03:00O MAO fica um tempo sem postar, mas quando retorna...O MAO fica um tempo sem postar, mas quando retorna...chega na voadora! rsrsrs<br /><br />Fiquei maluco durante a leitura, strondou mesmo! :D(Rodrigo)noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-11306857545764442112011-06-11T11:56:12.961-03:002011-06-11T11:56:12.961-03:00Certa vez num encontro de Lindóia tive a oportunid...Certa vez num encontro de Lindóia tive a oportunidade de ver de perto um Challenger R/T 426 Hemi 1970. Como todo bom fã de Mopars, quando abri o capô e toquei aquela usina de força me senti um ateu que encontrou Deus. Me dei por satisfeito, apenas aquilo valeu a viagem pavorosa de BH ao encontro (chovendo canivetes). Eis que meses depois chega um reboque na oficina (eu trabalho com antigos) e o bendito Challenger estava lá com um "barulhinho" no motor. Já fechei vários V8, big e small block, mas o prazer de tirar do carro, desmontar (nunca bati tanta foto repetida em minha vida), retirar os cabeçotes fixados por estojos, os mancais fixos com 4 parafusos, observar que o pistão literalmente entra na câmara de combustão, espremendo aquelas válvulas enormes como se cada compressão fosse a última... Nem precisa dizer que praticamente implorei pro meu chefe (Mestre ObiWala) a montagem do motor. Nem precisa dizer também que ele negou ferrenhamente durante toda a espera das novas peças. Felizmente a compaixão bateu na alma daquele sem coração (ou foi a canseira que dei) e me foi permitido colocar as patinhas trêmulas no Elefante. Vos digo com o maior orgulho e recomendo a experiência à todos (AG deve saber bem do que estou falando), fechei o malvado, funcionei e tive o maior orgasmo sonoro da minha vida quando escancarei aquelas 8 borboletas a plena carga. Fica aqui minha experiência, a mais feliz de todas, melhor que a primeira transa, melhor que tutu com couve, melhor que um powerslide a 120Km/h... <br /><br />Forte abraço a todos! E MAO, vc se supera.Adlei Brexhttps://www.blogger.com/profile/08007455007674467623noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-6797935856321803882011-06-11T10:23:13.230-03:002011-06-11T10:23:13.230-03:00Fla3D, Eduardo Zanetti, GiovanniF,
Quem é vivo se...Fla3D, Eduardo Zanetti, GiovanniF,<br /><br />Quem é vivo sempre aparece.<br /><br />Tempo anda curto, mas acompanhem este espaço que de vez em quando a gente consegue...<br /><br />Grato pelos comentários!<br /><br />MAOMarco Antônio Oliveirahttps://www.blogger.com/profile/04891894974132729908noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-18982678830502747582011-06-11T10:20:48.846-03:002011-06-11T10:20:48.846-03:00Gabola,
O cabeçote Ardun de Zora veio realmente a...Gabola,<br /><br />O cabeçote Ardun de Zora veio realmente antes do Hemi, e não dá para imaginar que não houve alguma influência dele no desenho do Chrysler, principalmente no lay-out de comando no bloco.<br /><br />Mas o desenvolvimento já andava dentro da Chrysler quando o Ardun apareceu. No livro que indico (escrito por um engenheiro da Chrysler que presenciou tudo), não há menção do Ardun. <br /><br />MAOMarco Antônio Oliveirahttps://www.blogger.com/profile/04891894974132729908noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-83744167495705487932011-06-11T09:24:08.887-03:002011-06-11T09:24:08.887-03:00nao se esqueçam que a ford ta produzindo motores o...nao se esqueçam que a ford ta produzindo motores ohc e dohc atualmente . . .Veoitaohttps://www.blogger.com/profile/05532103986042106424noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-84370580391393138452011-06-11T02:21:00.603-03:002011-06-11T02:21:00.603-03:00Só tem tamanho e safadeza. Mas que americano é bom...Só tem tamanho e safadeza. Mas que americano é bom de marketing é inegável.Antonio Carlosnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-47307022311785261482011-06-10T22:06:25.798-03:002011-06-10T22:06:25.798-03:00que pena que com essa onda ecológica o brasil não ...que pena que com essa onda ecológica o brasil não vai passar por essa fase de motores enormes, na atualidade, em seus carros, mas eu ainda acredito na engenharia e na indústria brasileira pra desenvolver algo no país na faixa dos 3 litros e mais de 300 cvAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-13501909915310367132011-06-10T17:03:38.050-03:002011-06-10T17:03:38.050-03:00As pontas dos dedos ficam geladas com os posts do ...As pontas dos dedos ficam geladas com os posts do MAO.<br /><br />Acho que todo muita gente aqui sabe o quando eu estudo, gosto e vivo com a cabeça nos motores V8 da Chrysler. Só dela.<br /><br />MAO, um grande abraço,<br /><br /><br />Eduardo ZanettiEduardo Zanettihttps://www.blogger.com/profile/09134658140721906011noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-37743675582613643502011-06-10T16:18:55.778-03:002011-06-10T16:18:55.778-03:00Eu tava com saudade de mais um post épico do MAO.....Eu tava com saudade de mais um post épico do MAO... esse foi mais um de tirar o folego!<br />Espero que não demore para vir os próximos! :DFla3Dhttps://www.blogger.com/profile/15818984032129600731noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-7719937030723714632011-06-10T15:34:24.066-03:002011-06-10T15:34:24.066-03:00"Quem viveu esta época diz que não há nada pr..."Quem viveu esta época diz que não há nada próximo ao momento em que um Hemi abre as borboletas de seu segundo carburador quádruplo."<br /><br />MAO, sensacional post!!!<br /><br />Suas postagens fazem muita falta!<br /><br />GiovanniF.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-57630641762042419082011-06-10T14:48:11.871-03:002011-06-10T14:48:11.871-03:00Não sou fã da "escola americana" de auto...Não sou fã da "escola americana" de automóveis, mas como eu gostaria de ter 2 chargers 68 (440 sixpack e 426 hemi) e um plymouth aar cuda small block!!!!<br /><br />Pena que estes carros hoje custam uma fábula, bem mais do que eu sonho poder pagar. Guiar qualquer um dos três já seria um sonho realizado.<br /><br />Das 3 americanas (pensando na era dos detroit muscle), só consigo achar graça na Chrysler e seu modo nada racional de agir.Carlos Eduardohttps://www.blogger.com/profile/10247461724418398305noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-31551534343645294342011-06-10T13:05:51.132-03:002011-06-10T13:05:51.132-03:00MAO
Não sei até q. ponto é lenda-ouço há muito tem...MAO<br />Não sei até q. ponto é lenda-ouço há muito tempo q. as origens do Chrysler Hemi são as idéias e trabalhos do "mago"do Corvette Zora Arkus-Duntov,q.,mesmo antes de emigrar para os EUA,já era conhecido como projetista/construtor de componentes para preparação de motores(cabeçotes Ardun).Consta q. o projeto seu,de um cabeçote de câmaras hemisféricas,imaginado para os flathead Ford,percorreu um caminho tortuoso e nebuloso para chegar à Chrysler.A ideia foi acolhida e desenvolvida com imenso sucesso,como se viu então.<br />Não consigo recordar do lançamento do motor Emi-Sul da Simca do Brasil/Chrysler, sem um sentimento de justiça kármica- o cabeça-chata Ford TINHA q. ter cabeçotes Hemi...gaboolahttps://www.blogger.com/profile/17740585665663381862noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-30664304875245571952011-06-10T12:39:38.542-03:002011-06-10T12:39:38.542-03:00Interessante essa história de como os americanos t...Interessante essa história de como os americanos trataram a ideía de comando no cabeçote. Mais interessante ainda é pensar que até hoje ainda produzem motores de grande desempenho com comando no bloco. Em minha humilde e leiga opinião, nada se equipara aos pequenos e "giradores" motores alemães. Muito mais entusiáticos do que os enormes e preguiçosos americanos. Tenho carros com as duas configurações, inclusive o clássico 302 da Ford e o 250 GM. Particularmente prefiro os 6 em linha, mesmo com configurações "preguiçosas" como o 250 do meu Opala ou o 261 da minha Veraneio do que os V8 OHC. <br />Confesso que sou paixonado pela história evolutiva da engenharia automobilística, principalmente em relação a motores. <br />Cada propulsor tem a sua magia, respeito todos eles e gosto de poder desfrutar de cada um, com seus defeitos e qualidades. Os mágicos 6 em linha da GM são meus favoritos, mesmo menos agressivos do que os V8, em especial o 3.0 que saiu no Omega até 94, esse motor é uma delícia.<br />Ótimo post, são de leitura muito agradável.<br />Um abraço,<br />André MalzoniAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-81774055254994998462011-06-10T11:35:13.375-03:002011-06-10T11:35:13.375-03:00V8 é V8...Lembro que na minha juventude, o primeir...V8 é V8...Lembro que na minha juventude, o primeiro V8 que abri para ver como era por dentro, foi um 8BA flathead, de tão simples foram fabricados milhões. Carreteras, cabeçotes aletados, coletores para dois, três, quatro carburadores, Edelbrocks e outros, taller argentino, que época...<br />luiz borgmannluizborgmannnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-19298538148288564322011-06-10T11:25:40.873-03:002011-06-10T11:25:40.873-03:00Show DEMAIS o post!
Muita coisa nova ai, pra eu qu...Show DEMAIS o post!<br />Muita coisa nova ai, pra eu que sou leigo a respeito dessa txurma de Muscles, apesar de curtir muito os V8!<br /><br />PQP imagina se esse V8 32 válvulas sai do papel?! OMG!Edu Novellettonoreply@blogger.com