tag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post6544101348723705428..comments2023-11-05T08:13:28.461-03:00Comments on AUTOentusiastas Classic (2008-2014): AMOR À PRIMEIRA "JANTADA"Paulo Kellerhttp://www.blogger.com/profile/14028613416173341268noreply@blogger.comBlogger26125tag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-61909978661029103522014-02-15T23:53:27.208-02:002014-02-15T23:53:27.208-02:00Desde que eu era criança, quando olhava um DKW, ac...Desde que eu era criança, quando olhava um DKW, achava o carro mais engraçado que existia. O barulho do motor até hoje me faz rir, é um carro que inspira bom humor pelo barulho diferente, a fumaça e os pequenos estouros no escapamento. Vi recentemente, um DKW no Embu perto de São Paulo muito bem conservado e espero um dia andar nele.Julionoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-53550197331683699802012-10-10T03:50:53.509-03:002012-10-10T03:50:53.509-03:00Tenho um fusca 68, bége,1300,original LICENCIADO.....Tenho um fusca 68, bége,1300,original LICENCIADO... há 6 anos,(2006 quando o comprei)- quando o comprei fazia 14 anos que este fusca ficou parado dentro de uma garagem devido o seu dono ter falecido no começo de 1992.sou o segundo dono,não pósso contar que a filha do dono do fusca seja a segunda dona porque éla precisou de fazer o invetario em 2010 para transferi-lo para mim depois de 4 anos eu ter comprado.só neste ano de outubro de 2012, é que comecei a usa-lo. quero troca-lo por qualquer DKW de qualquer ano,móro em RIBEIRÃO PRETO-SP -NÃO VENDO O FUSCA,SÓ TRÓCO POR PERUA VEMAGUÉTE, BELCAR,CANDANGO,E QUE SEJAM DKW ORIGINAL QUE É MINHA PAIXÃO.DEIXO O MEU FONE PARA O INTERESSADO -claro-16-9136.0161 c/Lorivaldo.Ribeirão Preto SPAnonymoushttps://www.blogger.com/profile/09279051183284873421noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-85578237257008867742012-10-10T03:18:18.741-03:002012-10-10T03:18:18.741-03:00LORIVALDO PINTO -10/10/2012 ...LORIVALDO PINTO -10/10/2012 Comprei meu primeiro DKW,o primeiro foi em 1984 um FISSÔRE azul maritimo 67 dizem que no ano de 1967 saiu só 4 Fissores:2brancos,1vermelho,e o meu ``trovão azul´´ ,tive outros DKWS 3 peruas vemaguétes,2 belcar,1 candango,um``perua camionéte´´ feito com carroceria de madeira, e este unico FISSÔRE azul maritimo 67,por uma irresponsabilidade acabei por vende-lo,levei o maior prejuizo por defaze-lo.sempre viajava com ele,para o sul de Minas Gerais,depois te tanto tempo de saudade descobri o meu amado FISSÔRE em Osasco sp no dia 05 de outubro de 2012 pelo mercado livre ,aaahhh que vontade de chorar,para que eu me consóle,só adquirindo outro DKW.(ssnifff)BUUUÁÁÀÁÁ que saudade do meu azulão querido.............!Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/09279051183284873421noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-85639724659084775522011-05-31T20:25:54.987-03:002011-05-31T20:25:54.987-03:00Bob Sharp,
Obrigado. Nunca ví a transmissão compl...Bob Sharp,<br /><br />Obrigado. Nunca ví a transmissão completa do DKW. Pensava que o mecanismo de roda livre ficava após a caixa de marcha.Rômulo Rostandnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-33164673780710152462011-05-31T14:34:30.835-03:002011-05-31T14:34:30.835-03:00Apesar do DKW não ser do meu tempo, a estrada Tere...Apesar do DKW não ser do meu tempo, a estrada Teresópolis-Itaipava continua uma delícia com aquele asfalto de concreto, apesar dos remendos elevados.<br />Espero contar uma hist[oria parecida no futuro, mas com o Ford Ka como personagem. Que carrinho bom de curva.Gustavohttps://www.blogger.com/profile/17716201528183368889noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-87328038450965796982011-05-31T13:01:05.805-03:002011-05-31T13:01:05.805-03:00DKW, isso sim que é carro, não esses atuais ou imp...DKW, isso sim que é carro, não esses atuais ou importados cheio de botões e outras parafernalhas que não interessa para nada, se pifar algum destes o carro trava e você fica na mão, já o DKW você chega nem se for com um cilindro apenas.<br />Quando for andar de DKW sorria porque será isto que receberá de quem tiver olhar ndo o DKW.<br />Bob nos veremos no Blue Cloud e parabéns pelas matérias.<br /><br />Carlos ChagasAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-13945807483504775192011-05-31T12:49:36.344-03:002011-05-31T12:49:36.344-03:00Foi o meu primeiro carro,uma Vemaguete 1962 em 197...Foi o meu primeiro carro,uma Vemaguete 1962 em 1979,eu ia todos os dias para a Escola Técnica Visconde de Mauá em Marechal Hermes, dá uns 60km ida e volta,gastava 5 litros de gasolina com óleo na tocada mansa....quase nunca acontecia isso,hehehehe, tem uma curva na saída da Ilha do Governador que acessa a ponte antiga,chamada curva da Panair(aonde ficava o escritorio deles nos anos 60) que é um 180 graus de alta,eu vinha embalando a peidorreira e tomava a curva a uns 110 ,no meio dela tinha que espetar a terceira pois perdia velocidade , 28 libras na dianteira e 35 na traseira em pneu Spalla di Sicurezza da Pirelli,como eles reclamavam,hahahahaa, estou doido atrás de um carro desses bom para brincar de novo, vc vai ficando velho e quer reviver as coisas boas do passado,esse carrinho é realmente um show.....maluhyhttp://www.portalmercedes.comnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-48861068688924123112011-05-31T11:39:32.986-03:002011-05-31T11:39:32.986-03:00O radiador tinha que ser colocado atrás do motor p...O radiador tinha que ser colocado atrás do motor porque precisava estar mais alto que o boco senão a agua não subiria por efeito do aquecimento, os puma DKW tinham radiador mais baixo e por causa disso tinham que ter bomba dagua , eu sempre fui fã dos DKW , mas meu pai infelizmente nunca comprou um por causa da falta de freio motor,DKW também pode ser traduzido de diversas formas:"Das Kleine Wunder" = " A Pequena Maravilha" ou "Des Knaben Wunsch"= o desejo dos meninos.João Ferrazhttps://www.blogger.com/profile/16844190805027659271noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-73150720792946338002011-05-31T09:01:29.950-03:002011-05-31T09:01:29.950-03:00Aléssio Marinho
Sim, chegava ar suficiente ao radi...Aléssio Marinho<br />Sim, chegava ar suficiente ao radiador, sem problema.Bob Sharphttps://www.blogger.com/profile/13487828976441284488noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-29313907452738816572011-05-31T08:59:23.159-03:002011-05-31T08:59:23.159-03:00Rômulo Rostand
Não ficava sem ré, pois a inversão ...Rômulo Rostand<br />Não ficava sem ré, pois a inversão ocorre depois do tambor da roda-livre.Bob Sharphttps://www.blogger.com/profile/13487828976441284488noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-36492076848484550682011-05-30T22:47:24.489-03:002011-05-30T22:47:24.489-03:00Sou bem mais novo que o DKW(nasci em 1993),já diri...Sou bem mais novo que o DKW(nasci em 1993),já dirigi Fusca e Brasilia,experiencia muito legal.Os motoristas de hoje em dia(principalmente os jovens como eu)não sabem a diferença de um tração dianteira para um traseira,não sabem dirigir um carro realmente "mecânico" ,sem ajuda de nada.<br /><br />E depois de um texto desse,não tenho dúvidas que logo vou arrumar um DKW pra dar uma volta.Meu pai sempre fala do carrinho,dou boas recordações a ele,e uma nova experiencia pra mim..<br /><br />Abraços..Pedro Henriquehttps://www.blogger.com/profile/00498694151674895216noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-10123715618450875112011-05-30T22:44:26.002-03:002011-05-30T22:44:26.002-03:00Ah, que vontade de ter um DKW... e - fiquem à vont...Ah, que vontade de ter um DKW... e - fiquem à vontade para me chamar de louco - também um Citroën 2CV.FCardosonoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-59353695631456797422011-05-30T22:39:14.980-03:002011-05-30T22:39:14.980-03:00Bob Sharp,
Um questionamento que me ocorreu lendo...Bob Sharp,<br /><br />Um questionamento que me ocorreu lendo o post; Com a roda livre acionada o carro perdia a marcha a ré?Rõmulo Rostandnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-37383063208796920722011-05-30T22:27:57.265-03:002011-05-30T22:27:57.265-03:00Sempre achei esse carrinho fascinante, e me agrada...Sempre achei esse carrinho fascinante, e me agrada muito o design do Fissore, mesmo sendo uma cópia do Nissan 1500, ambos trabalhos de Giugiaro.<br />Dos motores 2 tempos lembro do inquietante som de uma RD 135 de um amigo, dava até vergonha de ver a atenção que aquela motinho despertava por onde passava hehehe.Roberto Dallabarbanoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-31906541645250849982011-05-30T18:08:07.971-03:002011-05-30T18:08:07.971-03:00Bob
Não iniciei nessa vida com Fusca, mas com Bras...Bob<br />Não iniciei nessa vida com Fusca, mas com Brasilia, que dá quase no mesmo. É bem como você fala, tremenda escola. Todo mundo, pelo menos um dia na vida, deveria conduzir um carro como esse.<br />Meu pai teve um Belcar 1000 ano 1963, pintura "saia e blusa" - teto branco, restante verde-musgo. E com as famosas portas dianteiras de abertura da frente para trás, chamadas de "suicida".<br />Diz meu pai que era na serra da Anchieta que ele aproveitava o que o carro tinha de melhor, a estabilidade, e nem os Simca Chambord conseguiam acompanhar.<br />Daniel San<br />Você faz menção à engenhosidade daqueles tempos. O sistema "Saxomat", que o Bob já falou por aqui dele, põe no chinelo esses sistemas "imotion", "dualogic" e "easytronic" da vida.FVGnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-80914305834965225622011-05-30T15:43:53.559-03:002011-05-30T15:43:53.559-03:00Uma coisa que ninguem soube me explicar sobre os D...Uma coisa que ninguem soube me explicar sobre os DKW é o fato do radiador ser montado atrás do motor. Como naquela posição havia uma troca de calor eficiente?<br />Só o Bob pra me esclarecer esse mistério!Aléssio Marinhonoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-26373781395644189552011-05-30T15:32:59.721-03:002011-05-30T15:32:59.721-03:00Comecei a me apaixonar por automóveis exatamente c...Comecei a me apaixonar por automóveis exatamente com uma Vemaguete 1963 que meu pai possuiu. Aliás, foi o carro que eu aprendi a dirigir. Câmbio na coluna de direção, marchas entravam bem fáceis, uma delícia o carro. E ainda tinha algumas características interessantes, como partida por botão (ligava-se a chave e apertava um botão independente, pelo menos na do meu pai era assim...), e luz reserva de combustível. Certa vez o meu tio pegou a Vemaguete emprestada e ficou na estrada sem combustível. Esqueceu de colocar e não deu bola para a luz de reserva acesa a tempos... Bons tempos!Antonio Pacheconoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-44182906864785400792011-05-30T15:28:08.360-03:002011-05-30T15:28:08.360-03:00Quando criança, um vizinho de nome Romano comprou ...Quando criança, um vizinho de nome Romano comprou um Fissore em 1987. Vermelho com o teto branco, me causou muita curiosidade com aquele motorzinho fumacento e seu barulho característico, que lembra uma bexiga sendo esvaziada. O enigmático 3=6 era um mistério pra mim, até que o "Seo" Albertino, antigo chofer de ônibus no Rio, me explicou o significado de tal emblema fixado no meio do quadro de instrumentos, uma grande novidade para um menino de 8 anos.Aléssio Marinhonoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-50132104979341126772011-05-30T13:57:55.626-03:002011-05-30T13:57:55.626-03:00Ai, ai, comigo foi assim também...
Levei a Bianca...Ai, ai, comigo foi assim também...<br /><br />Levei a Bianca para uma "jantada" e...<br /><br />Pena que ela já se foi...Ronaldo Nazárionoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-72859008298929588412011-05-30T12:38:33.699-03:002011-05-30T12:38:33.699-03:00Não sou ligado em carros antigos, mas depois de um...Não sou ligado em carros antigos, mas depois de uma introdução como essa, não posso negar que eu fiquei morrendo de vontade de dirigir esse carro.<br /><br />Abraços.Pernetanoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-39702400018996123352011-05-30T12:02:01.035-03:002011-05-30T12:02:01.035-03:00Acho que o ano foi 1967, a VW botava propaganda na...Acho que o ano foi 1967, a VW botava propaganda nas revistas exaltando as qualidades do DKW e as do Fusca. Fique tranquilo, proprietário de DKW, continuaremos a produzí-lo, dizia a propaganda. Foi o último ano, foi a maior enganação em matéria de merchandising, mataram o nosso DKW. Creio que o objetivo foi desovar as unidades ainda em estoque e também honrar os programas de entrega com fornecedores. Onde foi parar o ferramental, pois grande parte da produção era verticalizada? A propósito da foto da matéria, o DKW com frisos longitudinais na tampa traseira (1959) indicava os raros modelos de caixa longa, diziam os entendidos. Mais tarde, caixa longa coisital, esse aqui anda mesmo, a rapaziada procurava muito o tal modelo.<br />Muito bacana os detalhes da matéria, parabéns.<br />luiz borgmannluizborgmannnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-89359927249169497162011-05-30T11:38:33.711-03:002011-05-30T11:38:33.711-03:00Se não me engano,a sigla DKW significa "Carro...Se não me engano,a sigla DKW significa "Carro Movido a Força-Vapor",não? <br />O dispositivo que misturava automaticamente a gasolina com o óleo não era o Lubrimat?<br />É curioso como a gente se deslumbra com os avanços dos carros de hoje e não percebe as soluções de engenharia dos carros antigos,especialmente este. Coisa de alemão,mesmo...Daniel Sannoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-67956245633553634132011-05-30T10:39:33.762-03:002011-05-30T10:39:33.762-03:00Tenho um mecânico de confiança que têm na parede d...Tenho um mecânico de confiança que têm na parede da oficina, o primeiro registro profissional dele emoldurado, com os dados da Autorizada DKW da época.<br /><br />Ele fala com grande orgulho daquela época e do carrinho.<br /><br />Bacana o post Bob;<br /><br />Mister Fórmula Finesse<br /><br />P.s: sim, o velho fusca ensinou muita coisa aos futuros motoristas não?Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-59571829841326374342011-05-30T10:06:09.451-03:002011-05-30T10:06:09.451-03:00Das Kleine Wunderbar...
Bela lembrança Bob.
Que ca...Das Kleine Wunderbar...<br />Bela lembrança Bob.<br />Que carrinho legal, sou e sempre fui fan dele. Meu primo tinha um e lembro uma ocasiao: indo para Imbituba, praia de Santa Catarina, debaixo de cuva torrencial a estrada de chao cheia de poças, lugar pra 4X4, e o DKW foi perdendo a potencia... ficamos em dois cilindros e mais adiante em um cilindro so. Ia estourando aos solavancos mas chegamos ao destino. Um cilindro e o carrinho nao parava. Nunca vou esquecer disso. Bravo DKW.<br />Como tu bem falaste, deixou saudade.Robertonoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-69573130682488827242011-05-30T09:47:20.321-03:002011-05-30T09:47:20.321-03:00Os primos do meu pai tiveram uma "Pracinha&qu...Os primos do meu pai tiveram uma "Pracinha", adquirida via financiamento da CEF. Até onde eu sei, o carro lhes serviu muito bem por anos e nunca foi "incrementado" na Av. Duque de Caxias, como era costume à época. Texto do AE a gente não lê, saboreia!Eurico Jr.noreply@blogger.com