tag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post6639102921641753954..comments2023-11-05T08:13:28.461-03:00Comments on AUTOentusiastas Classic (2008-2014): ENTENDENDO A ALAVANCAPaulo Kellerhttp://www.blogger.com/profile/14028613416173341268noreply@blogger.comBlogger66125tag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-27588931920490240152014-05-23T13:39:03.686-03:002014-05-23T13:39:03.686-03:00No câmbio do Polo tem algum tipo de entorpecente, ...No câmbio do Polo tem algum tipo de entorpecente, depois que você começa, já não para mais de querer passar marchas... Eu nem ligo de reduzir de quinta até segunda quando aparece um semáforo fechado.GOTO, Guilhermehttps://www.blogger.com/profile/01496904168776569770noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-24764005880357644542012-11-09T08:34:23.319-02:002012-11-09T08:34:23.319-02:00O câmbio do i30 é bom também, engates um pouco mai...O câmbio do i30 é bom também, engates um pouco mais longos que do Golf. A sensação é parecida com a do Civic. Tive um sentra com 6 velocidades, engates durinhos dava pra sentir que vc estava movendo engrenagens lá por detrás da parede corta-fogo. Bem gostoso também.Inside outhttps://www.blogger.com/profile/04871870091182975654noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-37428685835229126152012-11-09T08:30:46.424-02:002012-11-09T08:30:46.424-02:00Essa sensação do Fit, também se encontra no câmbio...Essa sensação do Fit, também se encontra no câmbio do finado Civic Si. Curso curtinho, alavanca com pomo metálico, seis marchas todas bem juntas. Memorável também. Mas o MQ200, mesmo tendo uma amrcha a menos... é coisa de outro mundo. Você pode trocar com o dedo mindinho se quiser, de tão leve e ajustada. Fora a saudos alavanca dos Fords como comentei acima heheInside outhttps://www.blogger.com/profile/04871870091182975654noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-14024666262311764302012-11-09T08:15:04.259-02:002012-11-09T08:15:04.259-02:00Estou aqui revendo postagens velhas do Blog que há...Estou aqui revendo postagens velhas do Blog que há pouco comecei a acompanahr. As alavancas longas dos Fords são um caso à parte. Aprendi a dirigir num Fiesta Rocam 1.0, de duas gerações atrás (contando a do New Fiesta). Uma delícia, e aquele pomo no estilo do do Escort trazia memórias do XR3 a àlcool '89 da mamãe. A Ford de antigamente tinha fama pelo capricho e cuidado nos interiores. No XR3 da mamma (que não era o absurdamente caro conversível) via-se esmero e detalhes que não havia nem em carros mais caros.Inside outhttps://www.blogger.com/profile/04871870091182975654noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-75408638733403895212012-07-18T17:06:11.411-03:002012-07-18T17:06:11.411-03:00Pena que nao se pode dizer o mesmo da kombi, ja an...Pena que nao se pode dizer o mesmo da kombi, ja andei muito em kombi, e digo, tem que acostumar com o cambio de cada uma... acho que por ser tao antiga, ja mechida varias vezes e cada mecanico tinha um acerto no cambio, é complicado rss. mas depois que aprende é suave as trocas, mas exige tecnica ;P<br />José nunes!Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-66145562315371173122012-06-13T17:40:25.976-03:002012-06-13T17:40:25.976-03:00S-10 98*S-10 98*Filipe_GTSnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-30241810483007520452012-06-13T17:37:52.661-03:002012-06-13T17:37:52.661-03:00Taí um troço que eu adoro: trocar marcha. Impresci...Taí um troço que eu adoro: trocar marcha. Imprescindível é uma boa alavanca, de curso justinho e macio. <br />A do Civic eu adoro, engata as marchas com precisão e fica muito bem posicionada.<br />Dos carros que já dirigi, lembro-me que os Fiat geralmente têm curso da alavanca meio "folgado" e longo. Se não bastasse, o "pomo" (ou manopla, ou "shift knob") não é dos mais agradáveis e anatômicos.<br />Nisso ninguém supera a VW, no Brasil. Infelizmente nunca tive o prazer de dirigir um Porsche... Mas a do Civic já me contenta. Ah, já tive Golf 2001 e os engates eram excelentes também. <br />A do Gol quadrado (GTS, caixa "PV" - relações curtas) é muito agradável. Ainda que os engates já não sejam mais tão precisos pros padrões atuais, principalmente se comparados à MQ200, bem como são um pouco longos, são fáceis e justos. O câmbio "acha" os canais de forma mais fácil que um câmbio Fiat, sem dúvidas. <br />Analiso também os câmbios da GM. Os carros que dirigi foram: Chevette (engates precisos, gostei bastante); S10 89 (parecidos com o do Chevette, alavanca longa); Vectra 1999 (engates horríveis, imprecisos, macios demais, totalmente oposto do MQ200, por exemplo) e Astra GSI, que são um pouco melhores (mais justos). Ah, também tem o Celta. Não gostei, engates parecidos com os Fiat, só que mais macios. Mas achei que falta precisão.<br />Depois de ter Golf 2001 e Civic 2009 fiquei enjoado com engates de câmbio. Têm de ser excelentes. Nisso os carros da Fiat me desagradam, infelizmente. Teria um Fiat hoje só se fosse Dualogic. Lembrando: o Cruze tem engates excepcionais... Geralmente só se dirige o automático, esquece-se da maravilha que é o manual (até hoje gostaria de provar um i30 manual, mas não pude)Filipe_GTSnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-24673646927691354812011-11-14T00:52:04.866-02:002011-11-14T00:52:04.866-02:00ola, falando em outro assunto, tenho uma duvida qu...ola, falando em outro assunto, tenho uma duvida que axo que pode me ajudar. gostaria de saber por que a alavanca do opala gira...? tenhu um ano 74 GRAN LUXO cupê, axei que fosse algum problema, tirei a alavanca e olhei, ela tem um mecanismo pra girar, buchas e travas ...<br />pra que serve isso?!Fabricio Carvalhohttps://www.blogger.com/profile/03530102202411392107noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-64044417489590461052011-01-13T10:40:14.749-02:002011-01-13T10:40:14.749-02:00Realmente da uma confusão em falar na alavanca de ...Realmente da uma confusão em falar na alavanca de cambio com curso curto ou longo com o escalonamento das marchas sendo curta ou longa, existe uma forma correta de falar isso?<br />Eu costumo falar em cambio quando falo da alavanca e marchas quando falo do escalonamento, mas lendo o que postei antes fica um pouco confuso, mas como o assunto aqui é alavanca acho que só não entende quem não quer...Fla3Dhttps://www.blogger.com/profile/15818984032129600731noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-48687475499936630792011-01-12T17:30:54.034-02:002011-01-12T17:30:54.034-02:00Raphael Hagi
O Chevette chegou a sair com câmbio a...Raphael Hagi<br />O Chevette chegou a sair com câmbio alemão realmente, me lembro. A ré tinha lugares diferentes. Inclusive, houve campanha de troca do câmbio devido a endurecimento para passar marchas quando aquecia à temperatura normal. Mas que o câmbio do Chevette era bom de usar, sem dúvida.Bob Sharphttps://www.blogger.com/profile/13487828976441284488noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-10496611088443137962011-01-12T17:23:32.953-02:002011-01-12T17:23:32.953-02:00Vitor Castro
Por isso é que escrevi uma coluna no ...Vitor Castro<br />Por isso é que escrevi uma coluna no Best Cars há muito tempo sugerindo que os comandos dos carros fossem todos iguais em localização, forma e função, como ocorre nos aviões. Que susto, hein, amigo?Bob Sharphttps://www.blogger.com/profile/13487828976441284488noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-65044633279912817092011-01-12T17:04:36.899-02:002011-01-12T17:04:36.899-02:00911 Turbo
No caso do Boxster, a trava de canal de ...911 Turbo<br />No caso do Boxster, a trava de canal de ré é mesmo por mola.Bob Sharphttps://www.blogger.com/profile/13487828976441284488noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-17086864833972733982011-01-12T16:58:02.958-02:002011-01-12T16:58:02.958-02:00Daniel
O Brasília era mesmo sensacional no seu tem...Daniel<br />O Brasília era mesmo sensacional no seu tempo. A facilidade de troca de marchas era notável. E o motor menos girador facilita as ttocas no tempo.Bob Sharphttps://www.blogger.com/profile/13487828976441284488noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-88289240951463329612011-01-12T12:43:55.219-02:002011-01-12T12:43:55.219-02:00kkkkk... ae JJ, foi só vc falar!kkkkk... ae JJ, foi só vc falar!Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-24416158585837320812011-01-12T12:40:30.906-02:002011-01-12T12:40:30.906-02:00Nada como uma boa alavanca de cambio. Dos carros q...Nada como uma boa alavanca de cambio. Dos carros que eu tive eu sempre adorei o cambio curto e certo da VW, tanto de um Voyage 92 como de um Polo 2003.<br />Agora descobri um novo cambio delicioso em um fit 2007, diferente dos VW mas muito bom de trocar as marchas, parece que da pra sentir as engrenagens se encaixando.<br />Também tive um Fiesta 2000 com um bom cambio, só um pouco longo demais, não era ruim mas também não era no nivel VW ou Honda.<br />Mas como sempre concordo com o Bob, todos os cambios foi só se entender o seu funcionamento e se acostumar.<br />Aprendi a dirigir em um Monza e lembro sempre de como era longe a 5a dele, parece que tinha que fazer um longo movimento.Fla3Dhttps://www.blogger.com/profile/15818984032129600731noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-20119434758808858002011-01-12T12:39:13.667-02:002011-01-12T12:39:13.667-02:00Lembrei agora, e estou rindo sozinho aqui. Tem gen...Lembrei agora, e estou rindo sozinho aqui. Tem gente que chama a alavanca de marcha. Quando se fala de marchas curtas, o cara pensa que a alavanca é pequena. Hahahahahahahahaha !!!!!Juvenal Jorgehttps://www.blogger.com/profile/13915215978208329442noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-27969957094904989312011-01-12T12:37:17.066-02:002011-01-12T12:37:17.066-02:00Bob,
essa trava redundante dos VW foi matéria da r...Bob,<br />essa trava redundante dos VW foi matéria da revista Oficina Mecânica há tempos, ensinando como removê-la. Foi você quem escreveu , ou deu a dica ?Juvenal Jorgehttps://www.blogger.com/profile/13915215978208329442noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-2634784821234304972011-01-12T01:32:00.844-02:002011-01-12T01:32:00.844-02:00Eu tenho dois Passats, um 75 e um 86. No 86, fiz j...Eu tenho dois Passats, um 75 e um 86. No 86, fiz justamente o que Bob Sharp nos indica, removi a trava na capelinha só que a alavanca de cambio ficou com aquele movimento de pressionar. Então removi a mola na alavanca e onde tinha um canal nela, coloquei um anel de pressão, aí a alavanca ficou sem esse movimento e não arranha marcha.<br />E no 75, fui buscar a 300 km de casa e para variar, o trambulador estava todo bagunçado (é o cambio alemão, o complicado). No primeiro semáforo, já mandei uma primeira e entrou a marcha ré, rs... Tensa a situação... rs... vim para casa parando só nos pedágios e torcendo para não pegar transito. Comprei uma nova alavanca, caixa rótula, coifa, buchinhas, e eu montei em casa, ficou muito bom! Mas tenho lá minhas dúvidas quanto a sua durabilidade... mas vai indo bem, 10 mil km trabalhando certinho desde 2009. Mas uma coisa tenho que falar: bem ajustadinho, tem os engates e o curso semelhante aos dos Fiesta, até mesmo no comprimento da alavanca. :)Unknownhttps://www.blogger.com/profile/05218996050584199641noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-74668927160760938982011-01-12T00:30:00.742-02:002011-01-12T00:30:00.742-02:00Muito legal ler isso, dirijo o MQ200 apenas a 2 se...Muito legal ler isso, dirijo o MQ200 apenas a 2 semanas então aprendi tudo aqui...<br /><br />Tanto a ré(que eu fazia primeiro levando pra baixo e depois para a esquerda)<br /><br />Quanto a quinta, que tmb volta em neutro e só depois ia para quinta...<br /><br />Agora não "erro" mais...Rafaelnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-42954427235486840242011-01-11T19:53:20.275-02:002011-01-11T19:53:20.275-02:00Bob,
Os primeiros Chevettes de 1973, diz-se, tem ...Bob,<br /><br />Os primeiros Chevettes de 1973, diz-se, tem caixa de quatro marchas, Opel, diferente dos modelos seguintes equipados com caixa Clark, também de quatro marchas. Isso é verdade?<br /><br />Rodei diariamente por mais de um ano em um Tubarão que tive, 1977, ainda com quatro marchas. O problema talvez seja mesmo as quatro marchas onde nenhuma fica ao centro do H. Mas os engates eram precisos demais, e muito macios.<br /><br />Me parece que a tal caixa alemã dos Chevettes de 1973 tinham a marcha-ré diferente do modelo Clark, onde o engate fica pressionando a alavanca para baixo e encaixando a mesma ainda mais a esquerda que a primeira marcha.<br /><br />Já o Chevette de cinco marchas, como é o nosso DL aqui de casa, tem os engates super precisos, terceira e quarta só precisa empurrar ou puxar, o mesmo vale para as reduções de quinta para quarta. Já andei em muitos VW, mas ainda prefiro o câmbio de cinco marchas do Chevette. Mas, como disse antes, tem um saudosismo aí que pode contaminar minha opinião... mas o câmbio é muito bom sim.<br /><br />Prefiro por exemplo as cambiadas do Chevette que as do Omega. Mas, como nos dois o trambulador já está ali sob o assoalho, é mais fácil né...<br /><br />Bob, o Marcelo Ramos do Jornal Hoje em Dia fez aniversário ontem, falamos de você pra caramba, inclusive assistimos ao vídeo da F430.Raphael Hagihttps://www.blogger.com/profile/14076581340674476830noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-39651919487720343692011-01-11T19:40:12.783-02:002011-01-11T19:40:12.783-02:00Cada carro com a ré em um lugar é um problema quan...Cada carro com a ré em um lugar é um problema quando a gente acostuma com um jeito...<br /><br />Quando comprei meu Maverick, fiquei andando direto com ele nos primeiros dias... a ré fica para esquerda à frente, o mesmo lugar onde fica a primeira do Gol do meu pai...<br />Fui manobrar o Gol que estava atrás do Maverick na ladeira aqui de casa, e coloquei a alavanca para esquerda à frente, acelerei pensando em dar ré, mas fui direto na traseira do Maverick! PQP... o parachoque rachou no meio.<br /><br />Depois disso, nunca mais errei as marchas!Vitor Castronoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-34449184106609947862011-01-11T19:23:05.746-02:002011-01-11T19:23:05.746-02:00Como o Bob disse, o do Boxster é mesmo sensacional...Como o Bob disse, o do Boxster é mesmo sensacional...e o legal é que a ré fica do lado da primeira e não é necessário apertar puxar ou o raio que seja.<br />Basta colocar na guia como se fosse empurrar a primeira mas com uma forcinha a mais ela corre mais para a esquerda e engata.<br />Genial.<br /><br />Dos nacionais, o do Uno Turbo e do Polo são imbatíveis.911 Turbonoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-10082679767955086542011-01-11T19:23:03.363-02:002011-01-11T19:23:03.363-02:00Como o Bob disse, o do Boxster é mesmo sensacional...Como o Bob disse, o do Boxster é mesmo sensacional...e o legal é que a ré fica do lado da primeira e não é necessário apertar puxar ou o raio que seja.<br />Basta colocar na guia como se fosse empurrar a primeira mas com uma forcinha a mais ela corre mais para a esquerda e engata.<br />Genial.<br /><br />Dos nacionais, o do Uno Turbo e do Polo são imbatíveis.911 Turbonoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-33508732064869997502011-01-11T18:47:45.382-02:002011-01-11T18:47:45.382-02:00Bob,tenho um Clio da Renault e um VW Brasília,relí...Bob,tenho um Clio da Renault e um VW Brasília,relíquia do meu velho pai. É impressionante a facilidade com que se troca as marchas da Brasília "no tempo",tanto pra subir como para reduzir as marchas,infinitamente mais suave e mais fácil do que no Renault,haja vista ser este um excelente carro. Mas confesso que,de vez em quando,dou uma escapada na velha Brasa,curtindo o torque em baixa do bom e velho motor boxer e a maciez do câmbio. Valeu pelo post!Danielnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-37831882692385537272011-01-11T18:12:00.895-02:002011-01-11T18:12:00.895-02:00Raphael Hagi
O que mais gostei até hoje foi o do P...Raphael Hagi<br />O que mais gostei até hoje foi o do Porsche Boxster. Parece extensão da mente. O do Chevette era bom, andei bastante no lançamento em 1973.Bob Sharphttps://www.blogger.com/profile/13487828976441284488noreply@blogger.com