tag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post6725185254579443466..comments2023-11-05T08:13:28.461-03:00Comments on AUTOentusiastas Classic (2008-2014): FIAT MILLE ETERNO?Paulo Kellerhttp://www.blogger.com/profile/14028613416173341268noreply@blogger.comBlogger65125tag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-30367792675223424512014-04-07T16:26:10.066-03:002014-04-07T16:26:10.066-03:00Este comentário foi removido pelo autor.Eliashttps://www.blogger.com/profile/16533566097707558266noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-55235899614905995962013-09-28T18:14:52.582-03:002013-09-28T18:14:52.582-03:00Caro Bob,antes de mais nada parabens pelas analise...Caro Bob,antes de mais nada parabens pelas analises,as mais corretas que ja li,e isso sem Jaba,vc realmente e um guerreiro.Olha to com uma verdadeira dor de corno,acabei de comprar uma Uno Way,4 portas com ar e direçao.Tive lendo suas analises do Clio 2013,e ia compra-lo,mas fui na concessionaria com minha mulher ,e ela por ser tradiçional,preferiu a Uno,com vamos pagar em conjunto ,açeitei.Me diga com urgençia minha dor de corno vai passar.kkkkk.Um abraçoCarlos Viannanoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-59170795360823345012013-06-29T12:09:17.242-03:002013-06-29T12:09:17.242-03:00Ney Jr.
Realmente houve uma mudança no sentido de ...Ney Jr.<br />Realmente houve uma mudança no sentido de reduzir a convergência dianteira e traseira, que na minha opinião pode ser aplicada, sem problema. Só não tenho os valores, isso não é informado no material de imprensa, é coisa de concessionária. Mas acho que a mudança veio antes, no Economy, em 2009 (leia em http://autoentusiastas.blogspot.com.br/2009/02/mille-eterno.html).<br />Qualquer concessionária tem esses valores, mas acredito que a diferença seja muito pequena. O pacote Economy envolveu vários pontos, até mudança para óleo 5W30. Está tudo no post citado.<br />Bob Sharphttps://www.blogger.com/profile/13487828976441284488noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-57446418038788320602013-06-18T23:53:44.551-03:002013-06-18T23:53:44.551-03:00Prezado Bob:
Li os manuais do Mille Way Economy 2...Prezado Bob:<br /><br />Li os manuais do Mille Way Economy 2013 e do Mille Way 2007 e descobri que houve uma pequena mudança na convergência das suspensões dianteira e traseira da versão mais recente. Em 2007, os valores da convergência eram -2 +/- 1 mm (dianteira) e 5 +/- 2 mm (traseira). Em 2013, os valores mudaram para 0 +/- 1 mm (dianteira) e 2 +/- 2 mm (traseira). Se utilizar as medidas antigas na versão atual do Mille Way Economy, quais efeitos podem ser esperados (estabilidade, consumo, etc.)?<br /><br />Abraço,<br /><br />Ney Jr.Ney Jr.noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-31200970234165483952013-06-03T11:49:49.790-03:002013-06-03T11:49:49.790-03:00Ney,
Pode usar, pode, mas o ganho não é nada expre...Ney,<br />Pode usar, pode, mas o ganho não é nada expressivo. É que as fábricas espremem ao máximo o consumo, para fins de marketing. E são pneus um pouco mais caros.Bob Sharphttps://www.blogger.com/profile/13487828976441284488noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-14112424457331257902013-06-03T10:31:44.170-03:002013-06-03T10:31:44.170-03:00Prezado Bob:
Voltei para indagá-lo sobre o uso de...Prezado Bob:<br /><br />Voltei para indagá-lo sobre o uso de pneus de baixa resistência ao rolamento. O Mille Way usa o Pirelli Cinturato P4, que não tem essa tecnologia. Vale à pena investir na instalação desse tipo de pneu para reduzir o consumo de combustível?<br /><br />Abraço!Ney Jr.noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-30536896838207113382013-05-19T21:10:40.198-03:002013-05-19T21:10:40.198-03:00Ney
Toda suspensão independente, dianteira e trase...Ney<br />Toda suspensão independente, dianteira e traseira, requer verificação dos ângulos em intervalos de quilometragem e, se necessário, alinhamento. No caso da suspensão traseira do Mille, mesma coisa. A suspensão traseira do Mille é ótima, mas não apresenta vantagem sobre outras independentes. Tem, sim, vantagem sobre os eixos rígidos e os eixos de torção – esses a maioria nos carros hoje – no que tange comportamento, especialmente sobre caminhos irregulares.Bob Sharphttps://www.blogger.com/profile/13487828976441284488noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-31548142155409234922013-05-19T18:43:57.317-03:002013-05-19T18:43:57.317-03:00Prezado Bob:
Esqueci de perguntar, mas li em algu...Prezado Bob:<br /><br />Esqueci de perguntar, mas li em alguns sites que é necessário fazer alinhamento periódico da suspensão traseira do Mille. Isso é verdade? E ainda: essa suspensão traseira independente é boa? Qual a vantagem sobre as demais?<br /><br />Grande abraço,<br /><br />NeyNey Jr.noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-35724536784906423632013-05-18T23:43:45.760-03:002013-05-18T23:43:45.760-03:00Muito obrigado pelos esclarecimentos, Bob. Pode de...Muito obrigado pelos esclarecimentos, Bob. Pode deixar, vou correr para comprar um Mille Way. Além de ser um bom carro, sem dúvida é um clássico da indústria automobilística mundial!<br /><br />Grande abraço,<br /><br />NeyNey Jr.noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-51176844164501823612013-05-18T21:27:36.116-03:002013-05-18T21:27:36.116-03:00Ney
Quem manda no consumo é o motorista. Não exist...Ney<br />Quem manda no consumo é o motorista. Não existe nada mais variável, por isso é que existem normas de medição. O Mille Way não é nem mais nem menos gastador que carros da categoria e de motores de mesma cilindrada. Vai muito bem na terra e no asfalto. Prefiro o Palio, mais moderno, mas o Mille não fica atrás em desempenho e tem espaço interno um pouco melhor que o Palio. E se você escolher o Mille, corra, porque deixará de ser produzido este ano.Bob Sharphttps://www.blogger.com/profile/13487828976441284488noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-32164689280939905962013-05-18T20:29:34.700-03:002013-05-18T20:29:34.700-03:00Prezado Bob:
Parabéns pela avaliação. Tenho muito...Prezado Bob:<br /><br />Parabéns pela avaliação. Tenho muito interesse na versão Way, pois pretendo usar o carro para passeios em estradas de terra, mas poucos sites ou revistas a testaram. Em fóruns da Internet, observei que diversos usuários do Mille Way Economy 0 km reclamam que o veículo não tem nada de econômico, fazendo médias com álcool e gasolina muito inferiores àquelas divulgadas pelo Inmetro para esse modelo, por exemplo. Na sua opinião, quais fatores podem ser responsáveis pelo consumo alto - condução inadequada, uso excessivo do ar-condicionado, etc.?<br /><br />Também gostaria de saber sua opinião sobre o uso do Mille Way em estradas de terra. Vale à pena o investimento? E o seu comportamento no asfalto, não é relativamente instável pela maior altura do solo (curvas, etc)?<br /><br />Por fim, estou em dúvida entre comprar o Mille Way Economy ou o Palio Economy. Sei que a suspensão do Palio é relativamente alta (150 mm, contra 166 mm do Mille Way, segundo o site da Fiat), porém é mais macia, visando proporcionar maior conforto. Para usar ocasionalmente em estradas de terra, qual dos dois é o mais indicado? E, independentemente do uso (terra ou asfalto), qual a sua escolha?<br /><br />Saudações cordiais,<br /><br />NeyNey Jr.noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-38320449065951766122013-03-10T13:11:16.595-03:002013-03-10T13:11:16.595-03:00Bob, agradeço muito sua atenção!
Abraços,
LucasBob, agradeço muito sua atenção!<br />Abraços,<br />LucasAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-26127672831572043182013-03-10T07:37:18.195-03:002013-03-10T07:37:18.195-03:00Lucas,
É sem nenhuma abertura de motor. Lembre-se,...Lucas,<br />É sem nenhuma abertura de motor. Lembre-se, o que se desgasta na embreagem é o material de atrito do disco e que este desgaste é diretamente relacionado com o quanto e de que forma a embreagem é levada a patinar. Tal qual o freio, quanto mais se usa, mais desgastam-se pastilhas e lonas de freio. Retentores de válvulas devem durar o que dura o motor. Se não duram, é problema de qualidade deles, pois seu esforço é muito baixo.Bob Sharphttps://www.blogger.com/profile/13487828976441284488noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-33141217167415867722013-03-09T23:10:19.509-03:002013-03-09T23:10:19.509-03:00Bob, estive vendo o pessoal falar de quilometragem...Bob, estive vendo o pessoal falar de quilometragem e me bateu uma dúvida. A quatro rodas desmonta várias modelos com 60.000Km no teste de longa duração e sempre alega que a embreagem duraria mais uns 10.000 ou 20.000km e que os retentores de válvulas já estão muito gastos e logo precisariam serem trocados. Fiquei um pouco confuso. Essa quilometragem elevada que vocês citam é sem nenhuma abertura do motor ou vocês consideram troca de retentores de válvulas e ajuste de sede de válvulas?<br />Abraços,<br />LucasAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-2998229797955700162012-12-21T13:57:21.549-02:002012-12-21T13:57:21.549-02:00Anônimo 21/12/12 13:42
O que você diz corrobora co...Anônimo 21/12/12 13:42<br />O que você diz corrobora com a experiência do meu irmão, que teve um Mille 1993 que foi vendido com 246.000 km com a embreagem, amortecedores e molas originais, só revisou ao carburador aos 100.000 km e fazia a troca de óleo a cada 10.000 km, nunca tendo sido necessário completar o nível entre trocas.Bob Sharphttps://www.blogger.com/profile/13487828976441284488noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-56098794415937810032012-12-21T13:42:21.899-02:002012-12-21T13:42:21.899-02:00Sr Bob Sharp, parabéns pela excelente matéria, per...Sr Bob Sharp, parabéns pela excelente matéria, perfeita para que "usa" o carro, e não apenas divaga sobre números. Tenho um Mille 05/06 hoje com 201.000. De todos comentários vistos concordo com muitos deles, principalmente quanto ao acabamento (???!!!). Quanto ao conjunto mecânico, é impecável para as péssimas condições de São Paulo. Tenho dó de por um carro mais caro nesses buracos. Nesses 6 anos, a manutenção foi a seguinte: freios completos e troca de correia e tensor por duas vezes sendo que correia trocarei agora pela terceira vez e a bagatela de R$ 150,00 com mão de obra.; troca de velas 3 vezes, 1 troca de embreagem com 167.000 KM ( e 5 anos de uso) e troca do feixe de molas com 192.000 HM. Um cabo de acelerador, uma mangueira de arrefecimento (danificada numa lavagem do sistema), e mais recentemente, 1 terminal de direção e as buchas; dois jogos de pneus e algumas lâmpadas. Considero isso pouco para um uso constante de 7 dias na semana e uma média de 3.000 km´s por mês. Como meu uso é misto, a botinha dificilmente baixa do 11 km com àlcool, sendo o normal em torno de 11,5, isso tanque após tanque. Da minha parte, trocas de óleo (mobil 10w40), e os 3 filtros a cada 10.000 km. Ah, em tempo, nunca fiz limpeza de bicos e os amortecedores são originais. Os peneus trocados logo após 90.000 km. Ainda assim, o carro mantém-se com suas características habituais de rodagem e dirigibilidade.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-78950625440286748822012-10-29T18:01:51.489-02:002012-10-29T18:01:51.489-02:00Estava lendo este texto (http://autoentusiastas.bl...Estava lendo este texto (http://autoentusiastas.blogspot.com.br/2011/02/caminhos-sem-volta.html) e de alguma forma vim parar aqui. Duas ótimas surpresas! <br />Parabéns ao Bob pela matéria, a quantidade e conteúdo dos comentários dizem por si.<br />Há tempos tenho pensado no Mille como opção para viajar pelo interior, estradas vicinais e terra, só caminhos secundários e estou me convencendo que pode ser uma boa opção. Muito prazer com baixo custo. Abraço a todos.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-75869463891346648582012-09-18T19:48:10.001-03:002012-09-18T19:48:10.001-03:00Bruno
Agradeço suas palavras. Sobre vida útil de u...Bruno<br />Agradeço suas palavras. Sobre vida útil de um motor, hoje todos duram muito, passam de 200.000 km facilmente. O Celta 1,0 2002 da minha filha está com 140.000 km e perfeito. Meu irmão teve um Mille 1993 que foi vendido com 245.000 km, motor todo original e saudável, isto é, ainda tinha toda a potência e não precisava de adição de óleo entre trocas – a cada 10.000 km, como o Celta da filha. Tudo bem, você gosta de trocar óleo a cada 5.000 km, continue, mas o fato é que você está apenas jogando dinheiro fora, não melhora a lubrificação do motor por isso. Enfim, a quilometragem do seu Corsa pode ser considerada baixa ainda. E pode esgoelar o motor sem receio, como o meu irmão fazia no Mille dele quando era preciso potência.Bob Sharphttps://www.blogger.com/profile/13487828976441284488noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-3423568585456265292012-09-18T19:07:08.023-03:002012-09-18T19:07:08.023-03:00Olá Bob!
Sou grande admirador do seu trabalho, des...Olá Bob!<br />Sou grande admirador do seu trabalho, desde avaliações antigas, matérias em outro site, e "agora" no autoentusiastas.<br />Não querendo "ressucitar" o tópico, porém li em um comentário seu acima que você vendeu um escort zetec com 150.000km rodados. Gostaria de tirar uma dúvida com você a respeito de quilometragem:<br />Possuo um corsa 1.4 econoflex, dirijo por cerca de 150km por dia. Eu considero o rendimento desse propulsor excelente (falando em termos de Brasil), consigo médias de cerca de 12Km/h com etanol no ciclo rodoviário e desempenho digno de motor 1.6l. Sou fiél à manutenção preventiva, por exemplo, embora o manual determine a troca de óleo a cada 10000km, mesmo percorrendo apenas trechos rodoviários eu troco o óleo e o filtro do motor a cada 5000km. Como ando em trechos de serra, utilizo faixas de rotação entre 2800rpm a 4500rpm, pois não gosto de "esguelar" o motor com marchas altas em rotações baixas. Meu carro está com 46.000km, como dirijo em estradas isoladas e em horários não muito aconselháveis, procuro sempre ter um carro em boas condições para não ficar na estrada. Segue então minha pergunta, finalmente: qual a vida útil média de um motor? Sei que alguns carros chegam a "rodar" mais de 200.000km e ainda possuem um motor inteiro, isso é possível? Considerando o uso com bom, a quilometragem do meu carro é considerada alta?<br />Abraços,<br />Bruno<br />Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-5501039259521258062012-07-12T10:53:57.615-03:002012-07-12T10:53:57.615-03:00Paulo
Essas coisas têm que ser resolvidas logo. Se...Paulo<br />Essas coisas têm que ser resolvidas logo. Se a concessionária não resolveu de imediato, o dono do carro tem que pressionar a fábrica, que nunca deixa um prolema por resolver. No caso da Sinal, se ela não deu resposta, você tinha que ter cobrado dela, e não ficar esperando. Só funciona assim, reclamando pesado com a fábrica. Agora, passado um ano, dificilmente a fábrica resolve, mas é você que tem que agir, entrar em contato novamente. Eu poderia ajudá-lo no começo, agora não tenho como.Bob Sharphttps://www.blogger.com/profile/13487828976441284488noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-86157007658092054422012-07-12T09:20:20.637-03:002012-07-12T09:20:20.637-03:00Sr. Bob bom dia.
Foi sim reclamado na mesma seman...Sr. Bob bom dia.<br /><br />Foi sim reclamado na mesma semana que retirei o veiculo, pois a mesma me disse que eu teria que ter visto na hora que retirei o veiculo, mais no dia que retirei o fiat, estava chovendo muito, por isso que não tinha reparado os respingos de tinta. Me ligaram da concessionária para responder um questionário para dar opinião sobre o vendedor e concessionária, e reclamei novamente mais não resolveram.<br />Tive uma ligação da fiat eu acho que era, pois me falaram que entrava em contato para tentar resolver, e dariam um polimento grátis, falei com a Sinal veiculos, pois a mesma me disse que na revisão resolveriam, levei o veiculo para a revisão de um ano, pois o carro tinha 6.000km e não 15.000km. O consultor técnico me disse que resolveria na revisão dos 15.000km, mais eu falei para ele que não estaria mais na garantia.Pois a Sinal ficou de dar resposta, e estou no aguardo até hoje.<br />Pesso desculpas por escrever muito, e agradeço sua atenção.<br />Boa tarde.paulonoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-70094882307371446542012-07-11T21:50:22.096-03:002012-07-11T21:50:22.096-03:00Paulo
Você reclamou na fábrica ou apenas na conces...Paulo<br />Você reclamou na fábrica ou apenas na concessionária? E por que não voltou à concessionária assim que viu os respingos de tinta e sentiu a direção trepidando em velocidade? Reclamrar isso um ano depois fica difícil atender, principalmente agora que a garantia acabou. Responda, por favor, se esses problemas foram passados à Fiat.Bob Sharphttps://www.blogger.com/profile/13487828976441284488noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-78647849490913227892012-07-11T16:17:34.297-03:002012-07-11T16:17:34.297-03:00Caro Sr.BOB SHARP.Só leia se interesar. Tenho um u...Caro Sr.BOB SHARP.Só leia se interesar. Tenho um uno mile economy 2 portas<br />2010,na cor azul, tirado zero KM pela Sinal veiculos butantâ, pois estou esperando uma resposta da fiat até hoje mais não tive nenhum contato, o veiculo está com 18.000KM, veiculo na 1º revisão de um ano pois o mesmo não roda muito, estava com a capa do banco trazeiro soltando, veiculo trepidando o volante a 100km/h, saiu da concessionaria todo respingado de tinta prata, pois a mesma estava de reforma na semana que eu retirei o veiculo, ficou na revisão e só fizeram a troca de oleo.estou desepicionado pela concessionaria, pois não fizeram nada ate hoje, estou no aguardo da mesma, pois o veiculo continua do mesmo jeito.<br />Pela fiat estou contente pois não e o primeiro fiat que eu tenho.<br />Mais se eu tivesse comprado um fiat no valor mais caro, a concessionaria me daria mais assistencia ok.<br />Por favor já que o SR. conhece muito o uno mile economy muito bem, por favor se puder me ajudar eu agradeço ok.Paulonoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-35091203934328465132012-03-20T15:02:44.237-03:002012-03-20T15:02:44.237-03:00tenho um palio economy fire 2011/12 e desde quando...tenho um palio economy fire 2011/12 e desde quando veio as vezes demora a ligar e percebi agora que trepida demais a embreagem qdo der ré numa subida, e só tem 11ookm rodados...acho que dei azar porque tive um 97 desde zero e nunca deu problema s o queimou uma bobina,,,Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-9599719281542115812012-03-02T00:12:17.491-03:002012-03-02T00:12:17.491-03:00Meu primeiro carro foi um Uno CS ano 1987, marrom ...Meu primeiro carro foi um Uno CS ano 1987, marrom por fora e por dentro, motor 1,3 álcool q apesar d beberrão era muito bom, pegava na primeira até nas geadas de -2°C do Paraná, é um carro q nasceu bem resolvido seja pelo espaço como pela modernidade do capô e para-brisa em ângulo ou pelo belo modelo 2 portas com aquela maçanetinha embutida, e a posição do estepe bem prático, comandos satélite no painel e até o limpador d palheta única, tudo nele foi pensado....lembro q a propaganda de lançamento o mostrava como um grande marco...comparado ao fogo e à roda imaginem só hehehe, vejam o vídeo no youtube.<br /><br />Mas como sou saudosista só gosto dos primeiros modelos aquele com farol quadrado, e fico absurdamente triste quando vejo alguns trocarem a frente. E o Prêmio e a Elba ahhh q saudades, são tão bons q quem tem um em perfeito estado dificilmente vende.<br /><br />Pena que a Fiat só fez aquela tralha do Uno Way, parece um carroção, sinceramente não consigo entender como alguém pode querer comprar aquilo, ao meu ver seria bem mais interessante tirar o Uno 1,5R ou 1,6R do sarcófago. Mas o pessoal tá com mania de offroad, só dá SUV e estes cross sei lá o quê.Cide F.https://www.blogger.com/profile/12487836947517035415noreply@blogger.com