tag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post6933649824448054278..comments2023-11-05T08:13:28.461-03:00Comments on AUTOentusiastas Classic (2008-2014): CEGUEIRA DE MOVIMENTOPaulo Kellerhttp://www.blogger.com/profile/14028613416173341268noreply@blogger.comBlogger71125tag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-52926391718040976972013-12-20T10:05:38.381-02:002013-12-20T10:05:38.381-02:00Larguei a maioria dos outros sites grandes por aí....Larguei a maioria dos outros sites grandes por aí. Sério mesmo, minha Homepage é o Auto entusiastas...´Aqui não se fala de carros, mas sim de tudo que envolve carros.. Cada dia me gusta mais acessar o Blog... chega bater uma alegria de vez em quando cada vez que vem umas matérias como essa aqui.Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/17770719358619578564noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-68568368217544843902013-06-06T21:45:13.566-03:002013-06-06T21:45:13.566-03:00Nunca notei este efeito, talvez por, mesmo sendo h...Nunca notei este efeito, talvez por, mesmo sendo habilitado há pouco mais de um ano, ter adquirido o hábito de sempre verificar painel e espelhos ao dirigir. Mesmo andando a pé, principalmente em ruas movimentadas, tenho o hábito de sempre olhar em volta, pois nunca se sabe quando um distraído (ou outros nem tão distraídos assim) pode esbarrar em você.Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/03475105714536413064noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-41886926099785243592013-01-11T18:00:22.421-02:002013-01-11T18:00:22.421-02:00Anônimo 11/01/13 16:09
Muito estranho é o seu come...Anônimo 11/01/13 16:09<br />Muito estranho é o seu comentário, prova de que você não entendeu nada do que leu. Triste, você é o próprio espelho do Brasil de hoje. Mas ainda tem jeito, leia-o de novo quantas vezes forem necessárias. Quem sabe você entende depois da 54ª vez...Bob Sharphttps://www.blogger.com/profile/13487828976441284488noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-34994184600568769292013-01-11T16:09:14.912-02:002013-01-11T16:09:14.912-02:00Muito estranho o artigo ensinar como prestar a ate...Muito estranho o artigo ensinar como prestar a atenção em alta velocidade, como enxergar melhor em alta velocidade, ao invés de pedir para as pessoas não andarem em alta velocidade.<br />Estranho também comparar direção de carros com pilotagem de avião.<br />Acho melhor as pessoas respeitarem mais as placas de transito, e respeitar a velociadde máxima da via, isso sim vai ajudar a diminuir os acidentes.<br />Os playboys vão ler esse artigo, pegar o carro do pai deles e pensarem que podem andar em alta velocidade, pq agora eles sabem uma técnica nova, "rodar a cabeça".Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-45089219146497747082013-01-10T15:16:19.843-02:002013-01-10T15:16:19.843-02:00Numa velocidade de 100 km/h um carro pode percorre...Numa velocidade de 100 km/h um carro pode percorrer 135 metros em cinco segundos de cegueira periférica de seu motorista. Se um pedestre tentar atravessar a pista nesse momento, então terá fazer isto em menos de cinco segundos para não ser atingido pelo bólido temporariamente descontrolado.<br /><br />A solução preventiva para o pedestre é calcular a distância segura para atravessar uma via, baseando-se em velocidade máxima permitida. No exemplo acima, acredito que 120 metros é uma distância razoável para prevenir acidentes de pedestres de travessia em rodovias. Esta distância equivale a oito traços de Linha Simples Seccionada (LFO-2), aquelas utilizadas em sinalização horizontal.<br /><br />A regra básica para o pedestre é nunca contar com a sorte. Para o motorista, a regra básica é dirigir com atenção e fazer uso adequado da sinalização de trânsito.Adilson Teixeira da Silvahttps://www.blogger.com/profile/06693462903649286007noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-49762476762799068162013-01-09T00:03:31.670-02:002013-01-09T00:03:31.670-02:00Sergio
Nos EUA varia segundo o Estado. Veja como é...Sergio<br />Nos EUA varia segundo o Estado. Veja como é em cada um em http://www.tri-statewindowtint.com/us-state-tint-laws.html, inclusive especifica a questão de autorização médica.Bob Sharphttps://www.blogger.com/profile/13487828976441284488noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-79559562633616325492013-01-08T23:52:09.938-02:002013-01-08T23:52:09.938-02:00Para mim parece que consultar a hora num relógio a...Para mim parece que consultar a hora num relógio analógico é natural e direto, ja num digital tenho a nítida impressão que ocorre mais um processo mental para fazer a interpretação aquele número. (como uma conversão de digital para analógico)<br />É realmente difícil de explicar.Sergio S.noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-76781124456243052832013-01-08T23:51:28.957-02:002013-01-08T23:51:28.957-02:00Não é para justificar alguma coisa, mas nos EUA, o...Não é para justificar alguma coisa, mas nos EUA, onde surgiram, as películas também são bastante utilizadas. Em alguns estados inclusive são permitidas películas bastante escuras e reflexivas e por indicação médica o motorista ainda pode usar películas mais escuras.<br /><br />então seria também: ha esses EUA... Sergio S.https://www.blogger.com/profile/13442374832524612672noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-43488150716554431342013-01-08T12:37:52.646-02:002013-01-08T12:37:52.646-02:00Bob Sharp,
Bom para vocês paulistas.
Na rua onde...Bob Sharp,<br /><br />Bom para vocês paulistas.<br /><br />Na rua onde moro, único carro sem engate é o meu. <br /><br />E não resolve nada argumentar. Eles dizem que os engates protegem o carro e pronto! <br /><br />CCN 1410https://www.blogger.com/profile/14085462709093958526noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-91445909570424393522013-01-08T12:33:45.772-02:002013-01-08T12:33:45.772-02:00CCN
Eu nunca soube de fiscalzação de engates aqui ...CCN<br />Eu nunca soube de fiscalzação de engates aqui em São Paulo e mesmo assim praticamente desapareceram. Hoje estimo que menos de 10% dos carros têm engate, contra pelo menos metada antes.Bob Sharphttps://www.blogger.com/profile/13487828976441284488noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-25322912787058047452013-01-08T12:19:04.553-02:002013-01-08T12:19:04.553-02:00Bob Sharp,
Sinto dizer, mas na região onde moro o...Bob Sharp,<br /><br />Sinto dizer, mas na região onde moro os engates ainda proliferam.<br /><br />É aquela historinha da fiscalização. Quando inexiste... "Os cara domina".<br />CCN 1410https://www.blogger.com/profile/14085462709093958526noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-10264957085316809762013-01-08T11:53:39.634-02:002013-01-08T11:53:39.634-02:00Cide F.
Como venho dizendo, escurecer vidros se to...Cide F.<br />Como venho dizendo, escurecer vidros se tornou endêmico, mania nacional. Mas posso dizer que já começo a ver mudanças nesse sentido e não tenho receio de parecer presunçoso ao dizer que sou um dos (poucos) responsáveis por isso. Como também foi pressão minha e de jornalistas como Fernando Calmon, Boris Feldmann e Luís Felipe Figueiredo junto ao Contran que acabou resultando em resolução regulamentando os engates, hoje praticamente desaparecidos.Bob Sharphttps://www.blogger.com/profile/13487828976441284488noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-26698605772430134932013-01-08T11:46:55.490-02:002013-01-08T11:46:55.490-02:00Anônimo 08/01/13 10:35
Nunca notei isso. Vou alter...Anônimo 08/01/13 10:35<br />Nunca notei isso. Vou altertá-os da ilegalidade. Obrigado por avisar.Bob Sharphttps://www.blogger.com/profile/13487828976441284488noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-58823502716767381102013-01-08T10:35:42.933-02:002013-01-08T10:35:42.933-02:00Se ficares na portaria da Volkswagen, verá que exe...Se ficares na portaria da Volkswagen, verá que executivos deste fabricante também se utilizam das ditas películas em graduações bastante escuras.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-80448316746548040692013-01-08T08:09:39.047-02:002013-01-08T08:09:39.047-02:00Sergio S,
Pois é Sergio, muitas vezes ao olhar ao...Sergio S,<br /><br />Pois é Sergio, muitas vezes ao olhar ao relógio, eu tenho a noção exata do tempo, mas quando me perguntam imediatamente às horas, eu preciso olhar novamente no relógio, porque não sei que horas são.<br /><br />Deve ser o "efeito escala".<br /><br />É difícil explicar...<br /><br /><br /><br />CCN 1410https://www.blogger.com/profile/14085462709093958526noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-31154096087554896632013-01-08T00:52:11.645-02:002013-01-08T00:52:11.645-02:00por isso gosto das postagens do BS
queria lembrar...por isso gosto das postagens do BS<br /><br />queria lembrar que me preocupa bastante o fato de ter visto algumas viaturas da polícia rodoviária federal terem películas, inclusive no párabrisas.<br /><br />ao sairem das montadoras todos os carros tem os vidros limpos, no máximo tê vidros verdes com 70% de transparência, essa porcaria de películas só é colocada fora das fábricas, tem até concessionárias que instalam o "acessório" como cortesia na compra dum 0 km, e o incauto ainda acha que se deu bem.<br /><br />ah este Brasil !!!Cide F.https://www.blogger.com/profile/12487836947517035415noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-13807945706097258962013-01-07T23:22:45.150-02:002013-01-07T23:22:45.150-02:00Bob,
Obrigado pelo post, bem interessante.
Não l...Bob,<br /><br />Obrigado pelo post, bem interessante. <br />Não lembro de ter lido ou recebido alguma informação sobre isso antes, mas intuitivamente, dirigindo ou pilotando, eu sempre faço rápidas varreduras que alternam painel, retrovisores, pista à frente (em curta, media e longa distância) e as laterais da estrada. Talvez seja por isso que em todos estes anos de estrada sempre tive como forte aliada ótima visão periférica. Sergio S.https://www.blogger.com/profile/13442374832524612672noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-57279916841395344772013-01-07T22:25:30.633-02:002013-01-07T22:25:30.633-02:00É que o nosso cérebro é essencialmente analógico. ...É que o nosso cérebro é essencialmente analógico. Um instrumento com mostradoe digital tem leitura mais facilitada e mais precisa. Porém um mostrador analógico nos passa, natural e instantaneamente, a noção do quanto aquele valor indicado representa em relação ao todo, ou à faixa de medição. Ao olhar para um mostrador com uma escala e um ponteiro vemos, além do valor indicado, o quanto o ponteiro já percorreu e quanto ainda tem a percorrer. Capiche? Tipo assim: ao mesmo tempo que vemos o valor indicado temos a noção de quanto isso representa percentualmente.<br />Sergio S.https://www.blogger.com/profile/13442374832524612672noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-59889349342097746812013-01-07T21:24:19.232-02:002013-01-07T21:24:19.232-02:00Olá Bob,
Não sei como é aí em São Paulo, mas ao m...Olá Bob,<br /><br />Não sei como é aí em São Paulo, mas ao menos aqui no Paraná as auto-escolas orientam que os alunos parem na na placa PARE e até mesmo nas placas de "Dê a preferência", pois o Detran cobra isso no teste.<br /><br />Certa vez, durante uma aula, me aproximei de um cruzamento onde eu precisava dar a preferência. Reduzi gradativamente a velocidade do carro - sem usar os freios - até quase parar, vi que não vinha nenhum veículo pela via transversal e avancei. Quando fiz isso, a minha instrutora parou o carro utilizando o pedal de freio da parte dela. Então ela me explicou que eu deveria SEMPRE parar o carro totalmente o carro nas preferenciais e mesmo que não estivesse vindo nenhum veículo na transversal. Disse que se eu não fizesse isso no exame do Detran eu perderia pontos, pois o examinador consideraria que eu estaria "furando a preferencial".<br /><br />Quanto ao sinal amarelo, a minha instrutora também explicou que eu só deveria avançar se eu já tivesse transposto a linha transversal que antecede a faixa de pedestres (linha de retenção). Caso o semáforo "amarelasse" antes de eu alcançar a linha de retenção eu deveria parar.<br /><br />Mas concordo que, na prática, eu não vejo ninguém parando na placa PARE ou no sinal amarelo. Aliás, aqui na minha cidade parece que as placas de "PARE" (R-1) e "dê a preferência" (R-2) são sinônimas. Não raro se vê cruzamentos com a placa R-2 como sinalização vertical juntamente com a palavra "PARE" escrita no pavimento como sinalização horizontal. Isso quando não vemos uma placa de "PARE" (R-1) e, logo abaixo dela, uma placa auxiliar que diz "Preferencial" (assim, por extenso).<br /><br />Enfim, pelo menos aqui, parece que no que depender dos centros de formação de condutores está tudo OK com as paradas. O problema é que parece que os motoristas terminam a auto-escola e acabam se "contaminando" com os maus-hábitos dos demais.Lucas dos Santosnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-86161790743265068272013-01-07T20:37:37.707-02:002013-01-07T20:37:37.707-02:00Bob,
Agradeço imensamente pela informação!
Eu, c...Bob,<br /><br />Agradeço imensamente pela informação!<br /><br />Eu, como motorista recém-habilitado, já levei alguns "sustos" enquanto dirigia, por me focar demais somente no que vinha à frente.<br /><br />Agora sei o que fazer para evitar esse curioso - e perigoso - efeito.Lucas dos Santosnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-40233059731185553282013-01-07T20:34:47.776-02:002013-01-07T20:34:47.776-02:00Excelente texto, nunca havia me dado conta dessa &...Excelente texto, nunca havia me dado conta dessa "cegueira periférica" que ocorre ao não movermos os olhos por muito tempo. Fiz o teste e o resultado foi surpreendente: para mim, os 3 pontos amarelos somem simultaneamente, sempre, em menos de 5 segundos!<br /><br />Eu sempre tive por hábito ficar consultando os retrovisores e painel do carro de tempos em tempos, justamente para não ter surpresas e poder agir prontamente em situações de risco. Agora, mais do que nunca, vou tornar isso uma regra primordial.Road Runnerhttps://www.blogger.com/profile/03978421272125991574noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-7064837624123914302013-01-07T16:32:03.328-02:002013-01-07T16:32:03.328-02:00Anônimo 06/01/13 22:36
Esse assunto é mesmo comple...Anônimo 06/01/13 22:36<br />Esse assunto é mesmo complexo. Para ínício de conversa, polícia não tem nada que recomendar atitudes de segurança, mas DAR segurança. Isso me lembra um conversa há mais de 20 anos com um coronel dos Carabineros, do Chile, em que contou ter ido em visita oficial ao Rio de Janeiro, com as esposas, e ao desembarcaram um oficial PM fez uma pequena preleção sobre segurança, não sair do hotel com dinheiro, com câmeras fotográficas, relógio, essas coisas. "Señor Sharp, no entendemos nada. Como puede um policial decir a otro para cuidarse com respecto a los bandidos?".<br />Outro aspecto é subjetivo. "Puliça" gosta de sentir importante e esconder-se no automóvel lhes dá essa sensação, de poder, de importância (o mesmo com muitos que gostam de vidros escurecidos, "eu sou importante").<br />Você tem razão quanto às fotos de divulgação das fábricas. Imagino que isso tenha começado quando o pessoal do marketing achou bonito os vidros escuros dos mockups em clay, assim feito para não mostrar o interior inexistente, e começaram a pedir às agências de publicidade que produzissem fotos assim. Não tem uma apresentação de carro novo à imprensa, cujas fotos mostrem vidros escurecidos, que eu e o Fernando Calmon não chamemos a atenção das pessoas do marketing para o absurdo. E paulada também sempre que mostram um comercial com o ou a motorista com os braços retesados, ensinando como não dirigir.Bob Sharphttps://www.blogger.com/profile/13487828976441284488noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-91407936187200372202013-01-07T16:04:51.744-02:002013-01-07T16:04:51.744-02:00Chinaski
Curioso, o anúncio da Eurobike BMW. É poé...Chinaski<br />Curioso, o anúncio da Eurobike BMW. É poético mas não correto. / Muito interessante o blackhole. Agora me lembro, meu instrutor me disse que se tinha falsa impressão de altitude à noite, parecendo mais alto do que a realidade, isso nas instruções para vôo VFR Especial, noturno, no Rio. Mas ele não citou essa diferença que você mencionou e, sim, você tem razão quanto à diferença de transparência entre vidros laterais e pára-brisa. Mais uma razão para não ser bom negócio.Bob Sharphttps://www.blogger.com/profile/13487828976441284488noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-64344064773374380282013-01-07T15:54:13.574-02:002013-01-07T15:54:13.574-02:00MOTOS ANTIGAS
Claro, e para o motociclista a visão...MOTOS ANTIGAS<br />Claro, e para o motociclista a visão periférica é vital.Bob Sharphttps://www.blogger.com/profile/13487828976441284488noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-52736735743031643452013-01-07T14:31:18.516-02:002013-01-07T14:31:18.516-02:00BOB, mto bom e me permita compartilhar com os moto...BOB, mto bom e me permita compartilhar com os motociclistas.- AMC - https://www.blogger.com/profile/13410083183778595857noreply@blogger.com