tag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post7525674894662036900..comments2023-11-05T08:13:28.461-03:00Comments on AUTOentusiastas Classic (2008-2014): A RODA-LIVRE ESTÁ DE VOLTA, QUEM DIRIAPaulo Kellerhttp://www.blogger.com/profile/14028613416173341268noreply@blogger.comBlogger56125tag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-4596283132753230322014-02-26T18:54:24.148-03:002014-02-26T18:54:24.148-03:00As Cherokee 99-2004 também tem roda livre (que pod...As Cherokee 99-2004 também tem roda livre (que pode ser desligada com botão na alavanca do cambio).Claudio De Agostohttps://www.blogger.com/profile/15202832748753242124noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-84445723414054392442013-05-21T02:01:18.230-03:002013-05-21T02:01:18.230-03:00Mais um pra turma da roda-livre: BMW Série 5. Como...Mais um pra turma da roda-livre: BMW Série 5. Como medida para reduzir o consumo e a emissão de CO2, a BMW adotou um sistema de roda-livre, que desconecta a transmissão em declives nos quais não se acelera o motor.Oliveirajcnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-15220648676343527542012-10-24T18:14:29.995-02:002012-10-24T18:14:29.995-02:00Este comentário foi removido pelo autor.Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/02313695947962560292noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-67418895980486002692012-07-06T10:35:59.496-03:002012-07-06T10:35:59.496-03:00Alexandre, eu respeito muito a sua bagagem de mecâ...Alexandre, eu respeito muito a sua bagagem de mecânico e motorista. Você tem razão quanto ao cut-off, eu consegui 14,01 km/l abastecido com álcool na CIDADE num Mille Way Economy 2010. Praticamente não usava freios, e sim o cut-off em grandes distâncias. Muito show!<br />Porém na estrada, eu já fiz médias e usei o econometro do Mille como base para comprovar que o que diz o Bob é correto: levantar o pé em 5ª marcha o suficiente para manter a velocidade na descida não zera o econometro. Se tirar o pé, o econometro zera, mas a velocidade cai, devido ao freio motor, e gasta-se mais combustível para retornar à velocidade desejada após o término do declive. Desacoplando o cambio percebe-se também que não zera o econometro, mas ele fica quase encostado no extremo esquerdo, ou seja, consome menos do que manter um levantamento de pé que mantenha a velocidade em 5ª marcha, o que pode resultar em manutenção da velocidade desejada, ou até mesmo o aumento da mesma, sem o uso do propulsor. Daí vem a economia (em estradas é claro!). Uso muito o cut-off em viagens antes de chegar nos pedágios e quebra-molas de vilarejos, frenando só com o motor a partir de 1 km antes desses obstáculos e reduzindo marchas... mas você não está errado não quanto ao uso do cut-off, nem o Bob Sharp quanto ao uso da banguela em estradas, com as ressalvas que ele propõe é claro. Abração ADG e sucesso na sua profissão.Dorval Fagundeshttps://www.blogger.com/profile/05900388899764916647noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-60561169478635395292012-07-06T10:32:50.796-03:002012-07-06T10:32:50.796-03:00Alexandre, eu respeito muito a sua bagagem de mecâ...Alexandre, eu respeito muito a sua bagagem de mecânico e motorista. Você tem razão quanto ao cut-off, eu consegui 14,01 km/l abastecido com álcool na CIDADE num Mille Way Economy 2010. Praticamente não usava freios, e sim o cut-off em grandes distâncias. Muito show!<br />Porém na estrada, eu já fiz médias e usei o econometro do Mille como base para comprovar que o que diz o Bob é correto: levantar o pé em 5ª marcha o suficiente para manter a velocidade na descida não zera o econometro. Se tirar o pé, o econometro zera, mas a velocidade cai, devido ao freio motor, e gasta-se mais combustível para retornar à velocidade desejada após o término do declive. Desacoplando o cambio percebe-se também que não zera o econometro, mas ele fica quase encostado no extremo esquerdo, ou seja, consome menos do que manter um levantamento de pé que mantenha a velocidade em 5ª marcha, o que pode resultar em manutenção da velocidade desejada, ou até mesmo o aumento da mesma, sem o uso do propulsor. Daí vem a economia (em estradas é claro!). Uso muito o cut-off em viagens antes de chegar nos pedágios e quebra-molas de vilarejos, frenando só com o motor a partir de 1 km antes desses obstáculos e reduzindo marchas... mas você não está errado não quanto ao uso do cut-off, nem o Bob Sharp quanto ao uso da banguela em estradas, com as ressalvas que ele propõe é claro. Abração ADG e sucesso na sua profissão.Dorval Fagundeshttps://www.blogger.com/profile/05900388899764916647noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-34430656956072749922012-04-20T23:15:18.913-03:002012-04-20T23:15:18.913-03:00Mande então o cara refazer as contas aí, um carro ...Mande então o cara refazer as contas aí, um carro descendo engatado sob efeito Cut Off nao consome nada naquele momendo até que se pise no acelerador, voce poide desligar a chave enquanto o carro desce e é a mesma coisa.<br />Banguela aliás nunca foi sinonimo de economia nem em carburado, isso e mera ilusão pois nao ha como correr combustivel extra com a borboleta do acelerador fechada, só corre combustivel de marcha lenta de qualquer modo, exeto os carburadores mais modernos que já tinham o Cut Off.CΘNĐE ŦEЯRANΘVAhttps://www.blogger.com/profile/10912075219982401894noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-24301078510005413122012-02-16T18:07:39.674-02:002012-02-16T18:07:39.674-02:00leia um pouco mais a materia do bob que vc vera qu...leia um pouco mais a materia do bob que vc vera que o que ele diz tem logica. O efeito da manutencaao da energia cinetica eh muito superior a economia feita pelo cutoff apesar de o sistema consumir energia durante a banguela.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-79235085220421488722012-02-16T17:52:40.351-02:002012-02-16T17:52:40.351-02:00desligar o motor era utilizado pois nesse sistema ...desligar o motor era utilizado pois nesse sistema de roda livre o cut-off nao iria funcionar, por isso desligar o motor ate segunda ordem.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-37325883448988624922012-01-17T17:20:12.438-02:002012-01-17T17:20:12.438-02:00Neste caso da nova roda livre o motor não desliga....Neste caso da nova roda livre o motor não desliga. Em carros com stop-start, vc ativa esse modo, se a demanda da temperatura do sistema de ventilação/ar pelo usuário não for possível manter com motor desligado, o sistema simplesmente não opera. É assim que ocorreu num C3 que dirigi lá fora, é o que diz o manual do fabricante (ou montadora, se quiser falar escrever errado...).Cajurúnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-24761186090162034152012-01-17T15:51:25.210-02:002012-01-17T15:51:25.210-02:00Freddy, acho que o compressor deve ser elétrico as...Freddy, acho que o compressor deve ser elétrico assim como nos carros híbridos, será?Douglashttps://www.blogger.com/profile/01585790881281523066noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-27812517393494568402012-01-17T15:48:56.159-02:002012-01-17T15:48:56.159-02:00Bob, o navegador Chrome do Google já vem com corre...Bob, o navegador Chrome do Google já vem com corretor ortográfico, funciona melhor até mesmo que o do Word, recomendo ele, só tem a chatice de já estar com o novo acordo ortográfico que eu tanto critico, se você escrever algo como "eqüidistante" ele vai dizer que tá errado por causa do trema, mas ai é só você clicar com o botão direito e clicar em incorporar aquela palavra ao dicionário.<br /><br />Quanto a essa roda-livre, sou contra, a menos que ela seja desligada automaticamente ao pisar no freio e/ou reduzir a marcha e também tenha um botãozinho para desliga-la para todas as situações.Douglashttps://www.blogger.com/profile/01585790881281523066noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-24097623944263830542012-01-17T12:41:18.122-02:002012-01-17T12:41:18.122-02:00Nos meus carros, mesmo os carburados, a marcha len...Nos meus carros, mesmo os carburados, a marcha lenta sempre deu conta do servo freio e da direção hidráulica.<br /><br />Ainda não passei por uma descida EM PONTO MORTO que ocorresse fading nos freios. Caso ocorresse, duvido que com a 5ª marcha engatada fosse resolver o problema.<br /><br />Já ocorreu fading em ocasiões em que eu estava com pressa:aceleração forte após cada curva e frenagem forte antes da próxima curva. Obviamente não estava em ponto morto.<br /><br />Bob, como fica o ar condicionado nesses casos em que o motor desliga automaticamente?Freddynoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-73423975584717308742012-01-17T01:05:29.937-02:002012-01-17T01:05:29.937-02:00"eficiente e seguro"
Vc sabe o que é de..."eficiente e seguro"<br /><br />Vc sabe o que é descer a Imigrantes no freio e não dar fading? Onde está a insegurança? Vc já sentiu um fading? Vc sabe frear? Vc acha que 500 metros de descida acaba os freios? Vc guia automáoveis ou só fica debaixo deles?Cajurúnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-91077982042278473552012-01-16T20:50:32.452-02:002012-01-16T20:50:32.452-02:00Me lembro de qdo eu era criança, que meu cunhado d...Me lembro de qdo eu era criança, que meu cunhado desligava o fusca dele quando entrava na rua de sua casa, que era uma bela ladeira, e ele estacionava o carro no meio fio com o carro desligado. E as vezes eu via ele descendo com o carro desligado, ele desligava a chave. Se era seguro, não sei. Mas isto faz muiiiito tempo. Sei la, uns 20 anos ou mais.Promoções na Internethttps://www.blogger.com/profile/09146368647190768968noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-48170828581980582342012-01-16T20:09:58.530-02:002012-01-16T20:09:58.530-02:00Bob,
Com o sistema de roda livre nestes carro...Bob,<br /><br /> Com o sistema de roda livre nestes carros modernos mantendo a embreagem desacoplada, nao existe um desgaste maior dela (molas e rolamentos) Imagino que estes sistemas tenham sido projetados para suportar isso, mas isso nao exigiria molas e rolamentos mais robustos que o normal?Aeromannoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-38195889393112326222012-01-16T13:53:23.247-02:002012-01-16T13:53:23.247-02:00Lucas, pode ir por mim, o Cut-Off é muito mais efi...Lucas, pode ir por mim, o Cut-Off é muito mais eficiente e seguro.Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/18304399404908864247noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-14051806164285118082012-01-16T11:20:38.521-02:002012-01-16T11:20:38.521-02:00Caro Bob,
Com as baterias extras nos motores mode...Caro Bob,<br /><br />Com as baterias extras nos motores modernos, sem contar os híbridos, a assistência de direção elétrica pode suprir a falta que uma hidráulica faria, sem problemas e sem precisar modificar a bomba, que deixa de existir.1k2https://www.blogger.com/profile/03309646034335729953noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-25586623560226194992012-01-16T07:49:08.459-02:002012-01-16T07:49:08.459-02:00Eu acho o cut-off uma estratégia melhor. Quando pa...Eu acho o cut-off uma estratégia melhor. Quando passo pela ponte Rio-Niterói, a partir do vão central, uso o cutt-off. Me faz andar dentro do limite de velocidade com consumo zero. Por outro lado, segundo o computador de bordo do meu carro, em marcha lenta com ar condicionado ligado, ele consome 1,1 l/h, e assumindo que se percorre uma distância maior em "roda livre" do que em cut-off, talvez a economia compense, mas acho complicado. Só um teste de campo para provar.Lucas Francohttps://www.blogger.com/profile/09839991965800224845noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-74487726241855983472012-01-15T22:35:06.724-02:002012-01-15T22:35:06.724-02:00Lembrei até de um video do Arnaldo comentando que ...Lembrei até de um video do Arnaldo comentando que desceu a imigrantes no freio, em um JAC, e nada de faltar freio; e lembro do Bob no lançamento do Mégane que os freios até fumaram e nada de fading.<br /><br />O pessoal acha que vai ter fading descendo a Rua Augusta a 50 km/h!!<br /><br />E o outro ainda vem falar na palavra que não sai da boca da molecada SEGURANÇA para um simples aproveitamento de inércia!! E será essas fábricas (ou montadora se quiser falar errado) não sabem que existe cut-off e não o compararam com o consumo usando a inércia da "roda-livre moderna"?<br /><br />Socorrooooooooooo!Cabo Brunonoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-9974590368017431872012-01-15T22:29:25.353-02:002012-01-15T22:29:25.353-02:00Imagino esse pessoal dirigindo, forçando reduzir p...Imagino esse pessoal dirigindo, forçando reduzir pra conter freio; forçar cutt-off; e outras bobagens.<br /><br />Esse pessoal entende tanto de carros, que mal sabem quando é que um freio acaba por caloria... <br /><br />Meu Deus do céu socorro Bob!Cajurúnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-32332143675737568752012-01-15T22:25:20.661-02:002012-01-15T22:25:20.661-02:00Esse Alexandre pode entender de carro parado na of...Esse Alexandre pode entender de carro parado na oficina, saiu disso pode parar...Cajurúnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-7318965894459116072012-01-15T14:41:59.730-02:002012-01-15T14:41:59.730-02:00Sr.Sharp
Pode até ser caso únicp,mas foi o q. suc...Sr.Sharp<br /><br />Pode até ser caso únicp,mas foi o q. sucedeu com a minha(saudosa) Vemaguet,ao descer a Via Anchieta com cinco marmanjos e um murundum de bagagem a bordo.Mesmo antes de começar a descida,achei q. os freios não iam dar conta; por isso, parei em frente á fábrica da VW para 'prender a roda'.E deu no q. deu...O mecânico q. abriu a jaca diagnosticou lubrificação insuficiente.Sorte q. era (relativamente...)barato para consertar.<br /><br />Bom domingo p/ todosgaboolahttps://www.blogger.com/profile/17740585665663381862noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-31884311872710705262012-01-15T13:48:09.924-02:002012-01-15T13:48:09.924-02:00Bob, carro com direção elétrica também precisa de ...Bob, carro com direção elétrica também precisa de contar com o motor ligado, pois abaixo dos 13 volts a mesma não funciona.<br /><br />Afinal, tensão acima de 13v só com o alternador em funcionamento.<br />Pelo menos é assim no Fiat Stilo, Bravo e nos Citroen C3Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/18304399404908864247noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-42289951679524842592012-01-15T13:45:11.801-02:002012-01-15T13:45:11.801-02:00A estrategia de Cut-off é uma das mas eficientes q...A estrategia de Cut-off é uma das mas eficientes quando tratamos de economia de combustível.<br /><br />Usem e abuse dessa estrategia, banguela não esta com nada, nem em economia nem em segurança.Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/18304399404908864247noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-55359061430003956852012-01-15T11:39:02.829-02:002012-01-15T11:39:02.829-02:00É ISSO AÍ BOB, PAU NELES!É ISSO AÍ BOB, PAU NELES!Plutônionoreply@blogger.com