tag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post7578718385815228934..comments2023-11-05T08:13:28.461-03:00Comments on AUTOentusiastas Classic (2008-2014): A PRÓXIMA VÍTIMAPaulo Kellerhttp://www.blogger.com/profile/14028613416173341268noreply@blogger.comBlogger47125tag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-72664443295104598612011-08-21T13:09:33.274-03:002011-08-21T13:09:33.274-03:00Tive oportunidade de trabalhar com alguns engenhei...Tive oportunidade de trabalhar com alguns engenheiros da Mazda. Conversamos sobre carros, é obvio, e é incrivel o orgulho que eles tem do motor wankel. <br />Fiz questao absoluta de enfatizar a admiração que tenho pelos RX. É uma solução incrivel de engenharia, e seria uma pena nao existirem mais.<br />Mas ainda creio que a Mazda nao vai matar sua marca registrada no mundo do automovel.Aeromannoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-56091733721984992392011-08-20T23:17:46.117-03:002011-08-20T23:17:46.117-03:00Talvez esse motor não economize tanto peso nas mot...Talvez esse motor não economize tanto peso nas motocicletas, pois ele esquenta demais e isso obriga as motocicletas a serem refrigeradas à água (só motos grandes e pesadas são refrigeradas à água, motos pequenas e scooter são refrigeradas à ar).<br /><br />Uma vez, não sei aonde, vi uma motosserra com motor rotativo, se não me engano foi num vídeo explicativo. A motosserra não tremia, e era leve e fácil de manusear. O carinha cortava um tronco de árvore com essa motosserra igual cortava uma laranja com uma faca, sem resistência, sem tremores, sem nada.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-69744612107048314882011-08-20T20:21:16.560-03:002011-08-20T20:21:16.560-03:00Anônimo 18:48,
A Mazda pode não ter produzido moto...Anônimo 18:48,<br />A Mazda pode não ter produzido motos com motor Wankel, mas a Suzuki o fez: no Salão de Tóquio de 1973, ela lançou o modelo RE5 (monorrotor, 497 cm³, 62 cv), que chegou a ter cerca de sete mil unidades fabricadas. E a alemã Hercules também tentou, com o modelo W2000 sendo produzido de 1974 a 1977. <a href="http://motoroids.com/features/history-the-wanker.html" rel="nofollow">Este artigo</a> (em inglês) conta a estória.Alexandre Zamariollihttps://www.blogger.com/profile/04608087592179104152noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-62778509609377463412011-08-18T20:41:54.907-03:002011-08-18T20:41:54.907-03:00Esse motor nunca se mostrou viável economicamente,...Esse motor nunca se mostrou viável economicamente, sempre se mostrou muito problemático pra uso comum, ntão não tem nada de estranho. Durou até muito.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-35959572629117986812011-08-17T19:01:12.632-03:002011-08-17T19:01:12.632-03:00Pode até ser que, do ponto de vista de economia de...Pode até ser que, do ponto de vista de economia de peso ou algum outro detalhe o motor não seja vantajoso para a Mazda, MAS... imagine em escala global o quanto se economizaria em matéria prima se todos os carros utilizassem esse tipo de tecnologia. Como citei anteriormente, o ganho em emissões seria simplesmente enorme, mesmo que o motor poluísse mais. E o ganho em nosso bolso também, claro. O grande problema dessa tecnologia é ainda ser patenteada. Se liberassem a patente o avanço tecnológico ocorreria em escala meteórica!Kantynhohttps://www.blogger.com/profile/01683475378522049706noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-51792619505653094032011-08-17T18:53:51.178-03:002011-08-17T18:53:51.178-03:00ao Vitor,
Na prática o Wankel é um motor de um te...ao Vitor,<br /><br />Na prática o Wankel é um motor de um tempo só, pois todas as fases de um motor (admissão, compressão, explosão e exaustão) acontecem ao mesmo tempo. Daí o motor ser mais compacto, já que há uma explosão a cada 1/3 do giro, e não a cada 2 giros como no motor tradicional.<br /><br />Se eu estiver errado, me corrijam.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-52490766929689113222011-08-17T18:48:37.635-03:002011-08-17T18:48:37.635-03:00ao Kantynho
Não quis dizer que o fim dos motores ...ao Kantynho<br /><br />Não quis dizer que o fim dos motores refrigerados a ar é a mesma coisa que o fim dos motores Wankel.<br /><br />O que quis dizer é que as vantagens dos motores Wankel praticamente desapareceram, devido ao aumento de peso e de tamanho dos carros.<br /><br />Como a própria Mazda descobriu, os motores Wankel só são vantajosos em carros pequenos, onde o peso do motor é o principal contribuinte para o peso total do veículo. Mas isso não acontece mais, os carros estão obesos, pesados demais. Logo, não há vantagem em economizar peso e tamanho no motor.<br /><br />Pena que a Mazda nunca produziu motocicletas. Eu creio que em uma motocicleta reduzir tamanho e peso ainda seja vantajoso, daí usar o motor Wankel.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-49137573452631442362011-08-17T09:54:13.550-03:002011-08-17T09:54:13.550-03:00Anônimo das 09:33, uma coisa é comparar motores da...Anônimo das 09:33, uma coisa é comparar motores da mesma "família", tecnologicamente diferentes. Um motor a ar tem tantas peças quanto um a água, excetuando a parte de refrigeração. Mas tem cilindros, camisas, bielas.. enfim... O "assassinato" do Wankel é diferente.. é um motor com apenas 3 partes móveis! Imagina fazer a manutenção num motor desses? Infinitamente mais simples que em um motor de pistão. Mas aí como ficariam as empresas de autopeças não é mesmo? Para mim existe é um grande interesse em que essa tecnologia morra. Como já citei nos comentários lá em cima, o motor é usado até em aeronave! Creio que investimentos na evolução desse motor seria muito mais vantajoso do que simplesmente aposentá-lo. <br />E, fazendo-se uma análise de ciclo de vida de produção de um motor convencional X motor rotativo, tenho certeza de que as emissões economizadas na cadeia produtiva de um motor Wankel compensaria, e muito, o aumento das emissões do próprio motor. A análise de ciclo de vida de um produto, principalmente em termos de emissão de gases, conta o que é emitido durante toda a produção e transporte. Agora imaginem: Produzir dezenas de partes móveis de um motor de 6 cilindros X produzir um motor com 2 ou 3 rotores, ou até mesmo 1 rotor. Quem será que sairia ganhando nessa conta de emissão de gases?? <br /><br />Enfim, vida longa em quem ainda acredita nessa tecnologia!Kantynhohttps://www.blogger.com/profile/01683475378522049706noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-42863648291837121262011-08-17T09:33:02.918-03:002011-08-17T09:33:02.918-03:00É como os motores refrigerados a ar, eram uma gran...É como os motores refrigerados a ar, eram uma grande vantagem na década de 1930 devido à robustez e ao fato de não congelarem no inverno europeu. Porém, com o surgimento de uma melhor infra-estrutura e de anticongelantes para o radiador, essas vantagens tornaram-se irrelevantes.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-45004407473710455222011-08-17T09:21:34.737-03:002011-08-17T09:21:34.737-03:00Uma das vantagens principais do motor Wankel era a...Uma das vantagens principais do motor Wankel era a economia de peso e de espaço. Com os carros cada vez maiores e mais pesados, economizar peso e tamanho do motor deixa de ser uma virtude...Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-25818323495262617212011-08-17T01:25:22.180-03:002011-08-17T01:25:22.180-03:00Isso me fez lembrar o motor Elko, o tal "mul...Isso me fez lembrar o motor Elko, o tal "multicombustível"<br /><br />Nunca mais ouvi falar sobre esse motor, e seria interessante ele surgir nesse momento.<br /><br />Quanto ao Wankel, espero que venha com melhorias pois ele ainda é usado em competições como o GrandAm, endurance norte americano.<br /><br />Abs<br />Kiko Molinari - Carros Raros BR*Kiko Molinari* Originals® (Carros Raros BR)https://www.blogger.com/profile/04820098714231892385noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-12171491159733667672011-08-16T21:38:32.593-03:002011-08-16T21:38:32.593-03:00Muito estranho..! O motor é tão confiável que uma ...Muito estranho..! O motor é tão confiável que uma empresa na suiça os vende para montagem em pequenos aviões. Se ele é tão "gastão" assim, como usam em aviões??<br /><br />http://www.mistral-engines.com/Company/About-usKantynhohttps://www.blogger.com/profile/01683475378522049706noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-61800483158603647792011-08-16T17:08:42.269-03:002011-08-16T17:08:42.269-03:00Uma pena, o carro ganhou a categoria gt da grand a...Uma pena, o carro ganhou a categoria gt da grand am americana em 2010, batendo porsche, corvette, bmw, camaro.<br />Em 1991 a Mazda com motor rotativo venceu as 24 Horas de Le Mans, debaixo de chuva. foi a única vitória de fabricante japonês e de motor rotativo na prova. No ano seguinte proibiram motores rotativos na provaMefistófelesnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-10229289523362521542011-08-16T14:19:43.929-03:002011-08-16T14:19:43.929-03:00Alexandre VmL, não esqueça que no caso da Mazda, e...Alexandre VmL, não esqueça que no caso da Mazda, eles tem bom motores e muita tecnologia também nos seus ciclo otto de 3 a 6 cilindros, seus wankel são só para a linhagem dos RXs atualmente. Já no caso da VW o boxer deixou de existir pela dinâmica que os carros estavam tendo e mantiveram até hoje e pela posição antiquada dos boxer agarrado atras do eixo traseiro que não ajudava em outras situações corriqueiras que em que as pessoas simples podiam passar, sobre o consumo do boxer é bem baixo, já a poluição, é fácil de contornar e evoluir, como acontece com o fabuloso Porsche 911 e as lindas Harley Davidson em que o Porsche "ajudaram" a tirar do buraco.<br /><br />Até logo.Antonio Filhohttps://www.blogger.com/profile/16870026395870596128noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-3007544980263350272011-08-16T12:20:32.729-03:002011-08-16T12:20:32.729-03:00Infelizmente já era esperada essa atitude da Mazda...Infelizmente já era esperada essa atitude da Mazda, pois como disseram, é a seleção natural aplicada ao ramo automobilístico, assim como a VW fez com os saudosos boxer refrigerados a ar em 2005 por não atenderem as normas de controle da poluição, ou consumo de combustível.Alexandre VmLhttps://www.blogger.com/profile/01325317820617136325noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-36780851711825613552011-08-16T12:19:04.233-03:002011-08-16T12:19:04.233-03:00Lembro de ter lido uma vez uma reportagem sobre um...Lembro de ter lido uma vez uma reportagem sobre uma motocicleta Norton com motor Wankel. Era da polícia inglesa, e o piloto colocou uma moeda em pé sobre o tanque de combustível, acelerando a 12.000 rpm na sequência, e a moedinha nem se mexeu... O fato de somente girar sem o sobe-e-desce das bielas o torna extremamente suave. Belo motor, tomara que volte algum dia.Mauronoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-49127481586698200262011-08-16T09:32:36.764-03:002011-08-16T09:32:36.764-03:00O motor Elko ainda existe, na forma de um kit de c...O motor Elko ainda existe, na forma de um kit de conversão, e inclusive a empresa tem representantes no Brasil: http://www.elsbett.com/br/quem-somos/introducao.html<br />A questão é que hoje ela vende um kit para conversão de motores diesel para rodar com qualquer óleo. E, como sabemos, motores diesel no Brasil não são permitidos para carros pequenos, pois não somos autossuficientes em petróleo. Portanto o mercado fica restrito a grandes máquinas de mineração ou agronegócio.Diogonoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-23831203904973897102011-08-16T01:27:25.780-03:002011-08-16T01:27:25.780-03:00A questão da durabilidade já havia sido resolvida ...A questão da durabilidade já havia sido resolvida na década de 80. Os atuais podem até durar mais que os motores a pistão, já que o rotor gira três vezes mais lento que o eixo do motor. Por exemplo, quando se está a 6000rpm, o rotor está girando a apenas 2000rpm.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-20147865163924745422011-08-16T00:01:38.469-03:002011-08-16T00:01:38.469-03:00Vai ser uma pena mesmo se o motor Wankel passar pa...Vai ser uma pena mesmo se o motor Wankel passar para história. Principalmente porque foi a Mazda quem ralou um bocado para desenvolver um bom material para os vedadores das pontas do rotor, o maior problema de durabilidade dos Wankel. Não tenho informações precisas, mas pelo que li, atualmente esses motores têm durabilidade razoável.<br /><br />E outra: quem compra um RX-8 não está preocupado com consumo. O mesmo serve para os supercarros V12, que bebem gasolina aos borbotões. Essa mania ecobesta já deu o que tinha que dar. Passou da hora do pessoal acordar para os poluidores em potencial e parar de sacrificar os automóveis.Road Runnerhttps://www.blogger.com/profile/03978421272125991574noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-55881019447843491262011-08-15T19:46:08.559-03:002011-08-15T19:46:08.559-03:00Dr. Elio Filho
Também pensei no André Dantas para ...Dr. Elio Filho<br />Também pensei no André Dantas para escrever a respeito do motor Wankel. Do grupo é quem mais tem condições para um belo post a respeito.Bob Sharphttps://www.blogger.com/profile/13487828976441284488noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-51703379177216509452011-08-15T19:39:06.128-03:002011-08-15T19:39:06.128-03:00Motor Wankel me lembra de uma das muitas aulas do ...Motor Wankel me lembra de uma das muitas aulas do mestre ANDRE DANTAS e sua bíblia de motores, carregada debaixo do braço, num dos NewsBeachContros que fazíamos aqui na praia. Sem desmerecer o Bob, sugiro que o André participe ou seja autor de um bom post dedicado ao Wankel, com detallhes técnicos e muitas curiosidades dos bastidores da engenharia pois o tema merece.Dr. Elio Filhohttps://www.blogger.com/profile/01609820943157178782noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-29172085665408453872011-08-15T18:53:22.741-03:002011-08-15T18:53:22.741-03:00O único problema dos wankel modernos não é o consu...O único problema dos wankel modernos não é o consumo é sim a poluição que a Mazda ainda não resolveu e não consegui se adequar as normas mundiais, e se não me engano o prazo de adequação é em 2012/2014.<br /><br />Mas creio eu isso é mole hoje em dia.Antonio Filhohttps://www.blogger.com/profile/16870026395870596128noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-32757145363757566712011-08-15T18:04:09.147-03:002011-08-15T18:04:09.147-03:00É verdade. Lembro que o Piquet falou: Eu tenho uma...É verdade. Lembro que o Piquet falou: Eu tenho uma BMW 325i, um Mazda RX7 e um Fusca aspirado 3.0 que depois virou 2,65 turbo.Fabio Alexandrehttps://www.blogger.com/profile/11590216669560794135noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-38588709492197035912011-08-15T16:54:41.881-03:002011-08-15T16:54:41.881-03:00Nunca vi reclamarem realmente do consumo de um car...Nunca vi reclamarem realmente do consumo de um carro esportivo. Tá certo que um 911 Turbo atual tem uma autonomia praticamente igual ao do RX-8 e entrega 500 HP, mas aí já é outra história... Há relatos de Gol 1.0 gastando mais que Ferrari, hehe.Guilherme J.https://www.blogger.com/profile/02776396494463685019noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-23335724779370345932011-08-15T15:56:06.678-03:002011-08-15T15:56:06.678-03:00Conheci um sujeito que corria de fusca "pinic...Conheci um sujeito que corria de fusca "pinico atômico" e tinha um Rx "alguma coisa" com esse motor.<br /><br />Ele comentava que era um carro incrível!<br /><br />Mister Fórmula FinesseAnonymousnoreply@blogger.com