tag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post7645262613653558307..comments2023-11-05T08:13:28.461-03:00Comments on AUTOentusiastas Classic (2008-2014): COISAS ESTRANHASPaulo Kellerhttp://www.blogger.com/profile/14028613416173341268noreply@blogger.comBlogger81125tag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-3111322457284838632013-12-10T11:27:23.227-02:002013-12-10T11:27:23.227-02:00Como condutor de um pequeno caminhão MB Acello 915...Como condutor de um pequeno caminhão MB Acello 915, ratifico a necessidade de amortecimento da cabine e banco a fim de obter um pouco mais de qualidade de vida. O conforto desses pequenos caminhões é praticamente zero. Quando carregado com lotação máxima, até é tolerável, mas vazio até meia carga é insuportável. O estômago vai parar nos testículos. A cabine até conta com amortecimento na parte traseira, por pequenas molas helicoidais com amortecedor, mas é insuficiente em amortecer coisa alguma. Prefiro mil vezes fazer 1.400km num dia na minha velha Explorer do que passar 4h em cima do Acello.Unknownhttps://www.blogger.com/profile/18316779163445067074noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-47836835498812418942011-12-27T14:44:14.577-02:002011-12-27T14:44:14.577-02:00Erik, a posição central do motorista no chassi B-...Erik, a posição central do motorista no chassi B-340M é um item opcional do modelo, conforme ficha técnica no site da Volvo. Além disso, esse opcional só está disponível para a carroceria TopBus da Caio.<br /><br />Assim, qualquer cidade pode adquirir esses opcional e vir tbm com o volante no centro.<br /><br />Na verdade, quem criou isso foi a prefeitura de São Paulo. A esse projeto juntou-se a Volvo e a Caio, encarroçadora do modelo.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-58588635369534633782011-12-27T12:03:28.726-02:002011-12-27T12:03:28.726-02:00Mas Bob, a quantidade de acidentes com caminhões q...Mas Bob, a quantidade de acidentes com caminhões que "simplesmente tombam nas curvas" não tem nada a ver com o conforto da cabine. Tem a ver sim, com a imprudência de motoristas no excesso de velocidade, no consumo de drogas e bebidas alcóolicas, no excesso de horas trabalhadas sem descanso, nas falhas mecãnica e humanas, etc..<br /><br />Sob nenhuma hipótese deve-se culpar os acidentes ao conforto das cabines dos caminhões.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-46706879974813591702011-12-27T11:54:13.502-02:002011-12-27T11:54:13.502-02:00Fernando, os caminhões 6X2 ou 6X4 possuem suspensã...Fernando, os caminhões 6X2 ou 6X4 possuem suspensão traseira tipo balancim com molas trapezoidais e na dianteira feixe de molas parabólicas, com amortecedores telescópicos de dupla ação e barra estabilizadora.<br /><br />Só nos caminhões 4X2 é que a suspensão traseira possuem amortecedores.<br /><br />As molas parabólicas são mais confortáveis que as semielípticas.<br /><br />Além disso, alguns modelos de cavalos-mecânicos, possuem suspensão a ar no eixo traseiro.<br /><br />A suspensão da cabine, alguns modelos possuem molas e outros com bolsas de ar, vieram dar mais conforto ao motorista realmente. Mas isso não com relação à carga, mas com relação às irregularidades das estradas.<br /><br />É dificil imaginar os caminhoneiros viajando durante dias em estradas que nem sempre tem uma pavimentação em caminhões com cabines sem suspensão.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-50836982953456729572011-12-27T11:38:40.451-02:002011-12-27T11:38:40.451-02:00Anônimo, nesse modelo, Volvo B-340M, com motorista...Anônimo, nesse modelo, Volvo B-340M, com motorista central, o motor não é na lateral esquerda, mas posicionado abaixo do piso do primeiro vagão.<br /><br />O modelo com motor na lateral esquerda, dentro do primeiro vagão, é o Volvo B-360S. Esse modelo não possui a opção do motorista central. além disso, o motor fica bem afastado do motorista.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-80148377381255963572011-12-27T11:33:55.356-02:002011-12-27T11:33:55.356-02:00Depende do modelo Gulherme J.. Esse sacolejo em ex...Depende do modelo Gulherme J.. Esse sacolejo em excesso aocntece nos chassis VW de motor traseiro. <br /><br />Os modelos da Mercedes, Scania e Volvo, são macios porém, mais firmes e não chacoalham em excesso.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-57876523027883547582011-12-27T11:31:25.864-02:002011-12-27T11:31:25.864-02:00Aléssio, no segmento rodoviário também são usados ...Aléssio, no segmento rodoviário também são usados chassis com motgor dianteiro, porém com carrocerias rodoviárias, para linhas curtas e/ou médias.<br /><br />Algumas empresas os colcoam em linhas como S.Paulo-Irecê na Bahia, por exemplo, o que é um verdadeiro absurdo.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-48270655552603999512011-12-27T11:25:37.943-02:002011-12-27T11:25:37.943-02:00CSS, esses Sênior que vc vê aí com alavanca de câm...CSS, esses Sênior que vc vê aí com alavanca de câmbio, muito provavelmente é Allison, que ainda usa a alavanca. Os câmbios automáticos da ZF são operados por botões no painel.<br /><br />Os câmbios são projetados pra cada tipo de motor e seu respectivo torque, ou seja, um câmbio automático de um carro como o Opala que você citou, não aguentaria o alto torque de um motor de ônibus, mesmo sendo um micro. Nesse caso, apenas a lavanca assemelha-se a de um carro de passeio.<br /><br />Outro detalhe citado, é que todos os biarticulados são de motor central. Os articulados são com motor central ou traseiro, porém, as empresas aqui no Brasil, criaram uma bizarrice que são os ônibus com motor dianteiro que passam por um processo de adaptação feita por terceiros e recebem um segundo vagão. Inclusive essa transformação nos chassis da Mercedes, perdem a garantia de fábrica.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-53029888690444117292011-12-27T10:09:30.410-02:002011-12-27T10:09:30.410-02:00Bob, o posicionamento central do motorista nesses ...Bob, o posicionamento central do motorista nesses biarticulados é opcional, sendo assim, ele pode vir a esquerda também.<br /><br />O fato é que, essa posição foi criada pra dar "cara de metrô" a esse ônibus e ao novo modelo da carroceria Caio, quando foi lançado esse chassi biarticulado. Além disso, permite que o motorista tenha uma melhor visibilidade do terceiro vagão nas manobras, devido ao comprimento do veículo.<br /><br />Ao contrário do que o colega comentou aí acima, os ônibus exportados para países de mão inglesa, já saemm daqui com a coluna de direção do lado direito.<br /><br />Quanto aos ônibus com motor dianteiro, eles podem ter câmbio automático ou automatizado, opcionalmente. Como é um opcional e não muito barato, as empresas optam pela versão básica com câmbio manual mesmo. Sem falar no maior consumo de diesel e no mai custo de manutenção.<br /><br />Antes de proibir os ônibus de motor dianteiro, os governantes devriam melhorar as vias, melhorar o escoamento de água nas ruas quando em épocas de chuva, evitando assim os alagamentos e criar regras para que esse tipo de veículo não seja usado de forma indiscriminada como acontece atualmente.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-15776542727856549832011-12-27T02:39:06.738-02:002011-12-27T02:39:06.738-02:00Esse Bobo Sharp é um MALA mesmo. Agora quer implic...Esse Bobo Sharp é um MALA mesmo. Agora quer implicar até com o conforto dos caminhoneros!!!Ewser-Xhttps://www.blogger.com/profile/05537943839741155932noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-54693623988676961732011-12-26T22:13:42.409-02:002011-12-26T22:13:42.409-02:00Bob, esta questão do ônibus automático vai bem alé...Bob, esta questão do ônibus automático vai bem além da visão com foco no empregado. Não querendo fazer terrorismo contra os barões do transporte, mas é fato que a compra é sempre feita com o máximo de economia possível, pois já estão pensando na venda do veículo. Exemplo: Um "ônibus" com motor dianteiro, suspensão de molas de aço semi-elípticas, banco de fibra e piso de alumínio lavrado (com aquelas "ruguinhas") é mais "barato" na compra e tem um valor de revenda bom, com uns 10 anos de uso. Um ônibus com motor traseiro, suspensão a ar e mais alguns itens de conforto, além de serem bem mais caros na compra, são mais custosos para manter/operar e tem um valor de revanda baixíssimo. Compare: Procure um ônibus a venda, ano 2001, com motor dianteiro e outro traseiro. Verás que o segundo custará entre 30 e 40 mil reais. O primeiro de 50 a 60 mil. É uma diferença considerável, principalmente porque que nunca é apenas uma única unidade a venda...Guilherme Rafaelhttps://www.blogger.com/profile/17824874913869905495noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-64670075775435586872011-12-26T15:20:10.415-02:002011-12-26T15:20:10.415-02:00Realmente lá pelos idos de 1998 a linha que eu usa...Realmente lá pelos idos de 1998 a linha que eu usava em BH (8002 na época) contava com veículos Volvo se não me engano com piso baixo e câmbio automático- cuja presença vinha avisada em adesivo. Eram muito mais ágeis e suaves. Hoje é um sacolejo dos diabos.Thiagonoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-46824160249499370232011-12-26T12:16:01.329-02:002011-12-26T12:16:01.329-02:00Em Tempo:
Isso que escrevi mostra como o passagei...Em Tempo:<br /><br />Isso que escrevi mostra como o passageiro de transporte coletivo é tratado, apesar da relação prestador de serviço/consumidor, no qual o último paga a passagem, mas nem sempre recebe um serviço à altura. E depois declaram guerra ao "transporte individual", sendo que se houvesse uma boa melhora no sistema, tornando-o mais rápido, flexível e confortável, muito gol bola prata permaneceria na garagem durante a semana.1k2https://www.blogger.com/profile/03309646034335729953noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-26314608492708975072011-12-26T12:11:33.999-02:002011-12-26T12:11:33.999-02:00Caros Evandro e Rafael,
Em relação aos ônibus com...Caros Evandro e Rafael,<br /><br />Em relação aos ônibus com motor traseiro, câmbio automático e ar condicionado que circularam em Ribeirão Preto o que posso dizer é que o fantasminha chamado Custo tirou eles de circulação.<br />Em 1.999 a administração Roberto Jábali promoveu uma reforma no sistema de transporte coletivo, extinguindo a operadora Transerp e distribuindo suas linhas para as três concessionárias (Rápido D´oeste, Transcorp e Turb (ex-Andorinha). A Transerp trabalhava inicialmente com Trólebus desde 1982 mas aos poucos introduziu os ônibus a diesel à medida que expandia as suas linhas, até a extinção da operadora de transporte coletivo. Hoje a empresa somente cuida (mal) do trânsito da cidade. Após 1.999 foram introduzidos ônibus com motor traseiro, câmbio automático e ar condicionado nas linhas que eram gerenciadas pela Transerp como uma "compensação" pelo fim da mesma. Duraram uns 5 ou seis anos, e foram tirados de circulação por causa dos custos com a caixa automática e do ar condicionado, e também por causa de uma suposta polêmica regulamentação em que se exigiam ônibus modelos "padron". A alegação é que ônibus com ar condicionado só podem ter duas portas, e a terceira inviabilizaria o funcionamento do sistema de climatização.<br />Acontece que a Transcop tem alguns ônibus "cariocas" (com porta de descida no entre-eixos e não após o eixo traseiro), o que mostra que o segundo argumento é inválido.1k2https://www.blogger.com/profile/03309646034335729953noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-18773881872164153872011-12-26T11:13:50.674-02:002011-12-26T11:13:50.674-02:00"Jamais teria um banco desses se fosse motori..."Jamais teria um banco desses se fosse motorista de caminhão. Fazer corpo com o veículo é essencial."<br /><br />O Bob acha que caminhão é carro de corrida.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-69102784783630648882011-12-26T00:29:23.948-02:002011-12-26T00:29:23.948-02:00Coisa estranha é alguém achar cheiro de mexirica p...Coisa estranha é alguém achar cheiro de mexirica pior que de cigarro.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-63164432865267028912011-12-25T11:40:55.358-02:002011-12-25T11:40:55.358-02:00Aqui em Curitiba todos os ônibus articulados e boa...Aqui em Curitiba todos os ônibus articulados e boa parte dos outros têm câmbio automático já há bastante tempo.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-11800593734714336512011-12-24T15:13:33.463-02:002011-12-24T15:13:33.463-02:00Trabalhei na Volvo por um tempo, e pelo que me con...Trabalhei na Volvo por um tempo, e pelo que me consta o volante central é uma exigencia do dono da frota dos onibus. Tanto que somente os onibus feitos para sao paulo tem essa alteracao no chassis / carroceria. O cara chega na fabrica e diz "eu compro esse seu onibus, desde que o volante seja no meio". Claro q Volvo e cia. correm pra atender o homem, cada onibus custa coisa de R$1 milhao... nada mais simples, hehehe. Os biarticulados pro resto do pais (e do mundo) tem o volante do lado esquerdo mesmo.<br />Em relacao à posicao dos motores, ocorre q só a volvo tem o motor q trabalha deitado, tanto q sao usados nos biarticulados de curitiba. Para os de SP, é utilizada a configuracao com motor logo atras do motorista, e das outras fabricas (Scania e Mercedes) é utilizado la no ultimo segmento, e todas por um mesmo motivo: colocar o maximo de passageiros possivel dentro do busão. Qdo o cara compra um veiculo desses, tem q dar lucro e qqer 10 pessoas a mais q caibam, ao longo da vida toda do onibus, fazem diferenca no faturamento.<br />Acho q como li, q o onibus fica com mais altura em relacao ao solo, nao procede pq esses biarticulados nao sao feitos para fazer curva nem rodar em terrenos acidentados, pelo contrario, eles praticamente so andam reto sem muitos aclives/declives.<br />Espero ter colaborado<br /><br />ErikAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-32748912538370374132011-12-24T12:34:20.582-02:002011-12-24T12:34:20.582-02:00Bob está acostumado a autódromos e não a minerador...Bob está acostumado a autódromos e não a mineradoras, por isso não entende o porque da suspensões em níveis de um caminhão.<br /><br />Caminhão tomba na marginal por diversos motivos: carga mal postada, excesso de carga e manutenção. Mas o ativo de tudo são ondulações inaceitáveis nas pistas das bordas. Coisa de pais primata que só sabe cavar terra e buscar banana. Desculpe a franqueza.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-87880398028025865852011-12-23T23:26:40.730-02:002011-12-23T23:26:40.730-02:00Anônimo 23/12 20:38
Não? Nem caminhão com PBTC e m...Anônimo 23/12 20:38<br />Não? Nem caminhão com PBTC e mais alguma coisa?Bob Sharphttps://www.blogger.com/profile/13487828976441284488noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-34329665174224375932011-12-23T20:38:51.542-02:002011-12-23T20:38:51.542-02:00Bob,
Não nos decepcione, por favor.
Suspensão de ...Bob,<br />Não nos decepcione, por favor.<br /><br />Suspensão de ônibus de turismo nada tem a ver com caminhão pesado...Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-64563742535900242532011-12-23T17:28:32.764-02:002011-12-23T17:28:32.764-02:00Lawrence Jorge RS
Certamente que vou perguntar o p...Lawrence Jorge RS<br />Certamente que vou perguntar o por quê da direção central. Também estou curioso.Bob Sharphttps://www.blogger.com/profile/13487828976441284488noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-35341715717488552592011-12-23T17:26:46.366-02:002011-12-23T17:26:46.366-02:00Anônimo 22/12 12:38
Será que se acostumam? Notou a...Anônimo 22/12 12:38<br />Será que se acostumam? Notou a quantidade de caminhões e carretas que simplesmente tombam nas curvas?Bob Sharphttps://www.blogger.com/profile/13487828976441284488noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-80514674124846363642011-12-23T17:25:01.637-02:002011-12-23T17:25:01.637-02:00Antonio
Esse caso não tem nada a ver com o da teim...Antonio<br />Esse caso não tem nada a ver com o da teimosia do jornalista Isidoro Alencar. Aqui é apenas uma opinião minha baseada em alguns fatos e também em experiência própria. Só escrevi a respeito porque achei que deveria compartilhar minhas impressões com os leitores. Não pretendo levantar bandeira contra bancos e cabines amortecidos.Bob Sharphttps://www.blogger.com/profile/13487828976441284488noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-33564342042984215092011-12-23T12:55:28.191-02:002011-12-23T12:55:28.191-02:00Quer saber pq o motorista fica no centro do bi-art...Quer saber pq o motorista fica no centro do bi-articulado? Pq vc não pergunta para as montadoras e encarroçadoras? Como você deve ter excelentes contatos entre essas empresas não deve ser difícil descobrir.<br /><br />Realmente, é intrigante... Mas 'deve' haver alguma explicação...<br /><br />Quanto a qualidade dos nossos coletivos, é a mesma questão de sempre: quem vai pagar a conta?<br /><br />Os chassis baixos com suspensão a ar custam mais... As caixas automáticas idem... Mas o q realmente 'pega' é o consumo maior de combustível; o maior custo das empresas de transporte coletivo fora o salário dos colaboradores.<br /><br />AbsLawrence Jorge R Shttps://www.blogger.com/profile/00758253497281807557noreply@blogger.com