tag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post7842170007726000041..comments2023-11-05T08:13:28.461-03:00Comments on AUTOentusiastas Classic (2008-2014): BRASÍLIA COM MOTOR 2100Paulo Kellerhttp://www.blogger.com/profile/14028613416173341268noreply@blogger.comBlogger46125tag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-7120804027449165942014-06-19T00:26:10.358-03:002014-06-19T00:26:10.358-03:00Muito legal a estória mesmo! Parabéns amigo! També...Muito legal a estória mesmo! Parabéns amigo! Também acho que coisas assim podem fazer pessoas felizes sem muita coisa complicada como existe hoje!Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-24712560063546684582013-08-01T14:22:05.352-03:002013-08-01T14:22:05.352-03:00Eu tive um SP2 com motor 2.2 litros. na época estu...Eu tive um SP2 com motor 2.2 litros. na época estudava engenharia em Itajubá e montei o motor dentro da republica em que eu morava...<br />Comando bravo, dupla bombá de óleo com cárter seco, radiadores de óleo adaptados dentro das caixas de entrada de ar. <br />Olhando-se o SP2 por fora, era tudo como original. Por dentro, as unicas diferenças eram dois alto-falantes gigantes atrás dos bancos e um pequeno recorte no painel para caber o "Tojo" com o TKR 150.<br />No cofre, o motor, que já era apertado no projeto inicial, ficou impossível.... trocar uma vela era tarefa de neurocirurgião. <br />A marcha lenta era mais manca e falhada do que tudo. Mas, depois dos 3000 rpm... virava o terror!<br />Boas lembranças!<br />Tive que vendê-lo porque minha esposa ficou gravida e não conseguia mais entrar e sair do "bólido". Martinhttps://www.blogger.com/profile/10416888996575500540noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-9777945702572523892013-04-21T10:26:25.698-03:002013-04-21T10:26:25.698-03:00Arnaldo: Quantos litros levava o radiador de óleo ...Arnaldo: Quantos litros levava o radiador de óleo da Brasilia, e como foram instalados os tubos para levar esse óleo para o motor traseiro.<br />Atenciosamente.<br />Marco de Yparraguirre(rj)maychttps://www.blogger.com/profile/06621603498731549775noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-1031003193742166812013-01-04T20:59:06.355-02:002013-01-04T20:59:06.355-02:00Que prazer em vê-lo aqui, Naninho! Tudo bem com vo...Que prazer em vê-lo aqui, Naninho! Tudo bem com você aí no Sul?<br />Não cheguei a dirigir um desses, mas tenho ótimas referências, reforçadas por você agora.<br />Apareça sempre!<br />Abraço!Bob Sharphttps://www.blogger.com/profile/13487828976441284488noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-87127571499245303462013-01-04T20:56:47.462-02:002013-01-04T20:56:47.462-02:00Bob, essa história da Brasilia dá saudade dos moto...Bob, essa história da Brasilia dá saudade dos motores de 2 litros feitos pelo amigo Henrique Iwers que com 90 mm x 82 mm e um comando do Berta tinham 180 cv no banco e usávamos nas nossas Brasilias de rallye, eram fortes, macios, gostosos e com um torque lá em baixo, até se podia andar na rua.<br />Abraços,<br />Naninho<br />Naninho Dietrichnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-14044422401260229622012-11-12T13:48:08.754-02:002012-11-12T13:48:08.754-02:00Legal pacas... Que me dera uma brasa dessas.Legal pacas... Que me dera uma brasa dessas.Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/06939159915809231877noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-90993337942572397972011-12-03T18:32:36.978-02:002011-12-03T18:32:36.978-02:00Adoro estes carros chamados vulgarmente de "P...Adoro estes carros chamados vulgarmente de "Pega Trouxas", rs... meu primeiro carro em 1998 foi um Gol LS AP 1600 1985, carro muito bonito, bem original por fora, apenas as rodas de aço 14" pintadas de preto e os Pneus 185/160 14"... não tinha nada fantástico, cabeçotinho trabalhado, mais taxa, escape, carburador 2E, comando 49G... viajava bastante com ele, e no alto dos meus 19 anos, ia na esquerda no ritmo do tráfego, às vezes dando umas puxadinhas mais fortes.. aí sempre vinha um cidadão com um carro mais novo e suspostamente mais potente colar na traseira, como se fosse empurrar para fora o velho, porém muito bonito Golsinho.... eu saía, deixava o cabra passar e depois ia cozinhando o cara, os caras não acreditavam! rs... Tempo bom àquele... agora, depois de muitos anos, vou montar em breve outro "Sleeper", porém este mais forte.. um Voyage CL 1.8 1992 com 119000km originais, 17 anos conosco que pertencia ao meu pai...<br /><br />AbsGonzalezhttps://www.blogger.com/profile/03912659957960911507noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-87490060588475535542011-10-12T22:00:20.843-03:002011-10-12T22:00:20.843-03:00Há 10 anos tive um Fusca 64 com pintura detonada, ...Há 10 anos tive um Fusca 64 com pintura detonada, rodas de ferro aro 14 de Kombi com motor 2.110 e caixa de 1300. Era um raio lazer!! Sei bem o q vc sentia. Beleza!Francisco Regisnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-67162257744268083322011-10-05T23:03:28.780-03:002011-10-05T23:03:28.780-03:00É...esse texto me lembrou meu ex-Chevette...1.6/S,...É...esse texto me lembrou meu ex-Chevette...1.6/S, original a gasolina, todo originalzinho...taquei um caracol soprando pouco, 0,8 kg só...não era um foguete, mas comparando com o original, "dava um barato" legal rsrs<br /><br />Acabei vendendo-o, há quase 2 anos...mas pretendo montar outra dessas velhas "maconhas" em breve :PRodrigo R.noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-27341713751558343252011-10-04T21:40:23.545-03:002011-10-04T21:40:23.545-03:00Lembrei de uma minha, só que ao contrário.
Molequ...Lembrei de uma minha, só que ao contrário. <br />Moleque, andava num passat LS preto (é não era TS, mas era preto e já estava com aro 14 de variant) que era do meu pai mas já prometido para dali a meses. Bela noite, rodando no Guarujá, Avenida da Enseada, um Fusca (dos última série, prata azulado, todo bonito, com cara de todo original e novo) deu uma puxada do meu lado na saída de uma lombada. Óbvio, fui atrás do insolente. Que começou a me despachar para o meu desespero, por mais que eu esticasse a 2a e depois 3a. Ai veio a curva de 180o do final da avenida. Pensei no facão, pneus relativamente finos e fui buscar na freada, para tentar aproximar, descontar na curva e sair embalado. Parecia bem possível salvar a pele, já que havia outra lombada na sequência, então era questão de abrir vantagem na saída da curva, chegar na frente e recolher o time de campo depois da lombada. Só que exagerei, sai todo torto da curva, destracionando e emparelhado com o fusca, só para tomar outra despachada, esta ainda mais épica. <br />Lembro perfeitamente do sorriso do motorista no cruzamento mais à frente. Nem tentei evitar emparelhar, o desastre já estava feito, era melhor ir dormir de vez. <br />Bons tempos aqueles.Joenoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-41322859370068545062011-10-04T04:30:09.560-03:002011-10-04T04:30:09.560-03:00Paulo, que tesão devia ser isso, puta merda... ima...Paulo, que tesão devia ser isso, puta merda... imaginei isso também num Gol a ar, que delícia! Claro, tinha que ter os dois, mas imagina como cada um ia reagir, o que eles iam aprontar com a gente.<br /><br /> Projeto de vida, no mínimo.Adriano Serranhttp://www.facebook.com/profile.php?id=100002532855133noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-48473300571406853592011-10-04T04:29:16.824-03:002011-10-04T04:29:16.824-03:00Este comentário foi removido pelo autor.aidetitr00https://www.blogger.com/profile/00515967512500551589noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-86369973761676566392011-10-04T00:12:41.040-03:002011-10-04T00:12:41.040-03:00Me lembro de um colega certa vez ao acelerar um Po...Me lembro de um colega certa vez ao acelerar um Porsche Turbo.<br /><br />Estica p/ lá..acelera p/ cá e ele estaciona.<br /><br />Geral correndo p/ ouvir o relato e eis que ele solta a seguinte frase:<br /><br />É até legalzinha e tal...<br /><br />Espanto entre os amigos, como assim um Porsche 911 Turbo, the ultimate machine é "legalzinha"??<br /><br />Sábia resposta do colega:<br /><br />Sabe oq é? Esse carro anda muito, é forte e etc, mas não tem graça justamente porisso. Todos sabem q ele anda e ele anda forte msm, mas o divertido msm é ter um fusca "véio" c/ motor mexido, aquilo sim é diversão garantida contra os incautos!Piscanoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-32465985401388214152011-10-03T22:43:12.961-03:002011-10-03T22:43:12.961-03:00AK,
Outra coisa, bugue Glaspac, extra-cool porque...AK,<br /><br />Outra coisa, bugue Glaspac, extra-cool porque é cópia autorizada do Meyers Manx original!<br /><br />MAOMarco Antônio Oliveirahttps://www.blogger.com/profile/04891894974132729908noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-9988964295406408732011-10-03T22:41:27.133-03:002011-10-03T22:41:27.133-03:00AK,
Vc tinha falado da Brasília, mas não do bugue...AK,<br /><br />Vc tinha falado da Brasília, mas não do bugue!<br /><br />Muito legal isso, vc não devia é ter vendido o motor...<br /><br />Grande post, como sempre!<br /><br />MAOMarco Antônio Oliveirahttps://www.blogger.com/profile/04891894974132729908noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-87511726275382583632011-10-03T20:23:09.276-03:002011-10-03T20:23:09.276-03:00AK, esses carros endiabrados com aparência inocent...AK, esses carros endiabrados com aparência inocente têm nome em inglês: sleppers.<br /><br />Um amigo meu acelerava o fusca de arrancada do irmão (ou tinha pq tem um tempo isso) turbinado... Ele não conseguia esconder o sorriso de satisfação falando dos 'testes' do carro na rua... rs<br /><br />Mais uma bela história para o seu próximo livro! AbraçosLawrence Jorge R Shttps://www.blogger.com/profile/00758253497281807557noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-50942491516562605822011-10-03T19:11:10.771-03:002011-10-03T19:11:10.771-03:00CavernA
Normalmente a gente faz o motor. Nunca co...CavernA<br /><br />Normalmente a gente faz o motor. Nunca comprei pronto.<br />Deixa eu procurar aqui nos meus arquivos embolorados pra ver se acho as preparações de motores VW a ar e posto.<br />OK?<br />Tem umas boas.Arnaldo Kellernoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-15040114184564140022011-10-03T16:13:11.711-03:002011-10-03T16:13:11.711-03:00Hey Arnaldo, por mal lhe peça, sabe onde consigo a...Hey Arnaldo, por mal lhe peça, sabe onde consigo achar um motorzinho desses pra vender? to pensando em colocar algo diferente no meu fuscaGrupo 05https://www.blogger.com/profile/16258999628621164278noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-63797622697515979792011-10-03T14:33:28.236-03:002011-10-03T14:33:28.236-03:00Bela história Arnaldo, acho que já li sobre essa B...Bela história Arnaldo, acho que já li sobre essa Brasilia no SuperAuto, aliás, tenho salvas todas as colunas referentes a preparação de Fusca e Chevette.<br /><br />Na época dessas colunas, tinha acabado de vender um Palio 98 e comprado um Fusca 71 pra fazer um pouco mais fortinho, e seus relatos serviram de inspiração.<br /><br />No meu caso, a paixão por fuscas vem dos pais... Minha mãe teve um por quase 20 anos e meu pai, até hoje, me conta as histórias do fusca que ele teve na década de 70 com preparação da Div. 3 pra rua.SergioCJr.noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-60786194766630784152011-10-03T13:51:56.286-03:002011-10-03T13:51:56.286-03:00Essa experiência própria e a sua pitada de humor t...Essa experiência própria e a sua pitada de humor transformam tudo em uma crônica muito bem elaborada! Aceleradas com bugue envenenados já me causaram preocupações e depois felizmente risos, aquela mania de sentar na sobre a parte traseira vi um colega (de proporções avantajadas também) cair de costas no asfalto (plena Av. Paulista), felizmente não se machucou. Era comum se ver bugues em dias ensolarados na capital de São Paulo, eles sumiram.HMnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-70026066053880925512011-10-03T11:24:09.209-03:002011-10-03T11:24:09.209-03:00Poxa, eu fico embasbacado com as histórias do Arna...Poxa, eu fico embasbacado com as histórias do Arnaldo! E até com uma pitadinha de inveja! Sou da nova geração que hoje vive a estigma da sociedade ''politicamente correta'' que parece anestesiar as nossas emoções e vontades. Lembrei da história do ''Gato Preto'' abordo de uma antiga Honda em um ''vôo cego'' rsrsrs.. poxa vida! Imagino as ''prezepadas'' dos senhores no bugão! :)<br /><br />Henrique!Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-64257741225964843222011-10-03T10:57:34.665-03:002011-10-03T10:57:34.665-03:00AK,após ler este post é impossível não olhar com c...AK,após ler este post é impossível não olhar com carinho para minha Brasa 1980 azul - ou "Trovão Azul" como o chamo,homenagem a uma minissérie dos anos 80.Se há algo que me dá saudade é das longas viagens que eu e meu pai fazíamos nas BRs da vida,quando a gasolina era menos cara,e meu velho,como bom autoentusiasta,era uma grande companhia de viagem,às vezes quebrávamos o pau no meio do nada,discutindo sobre qual caminho deveríamos pegar,mas sempre nos entendíamos,e o "Trovão" sempre nos levou aos destinos e nos trouxe de volta. Problemas mecânicos? Nem sabíamos o que era isso,é incrível a confiabilidade deste carro,mas,como foi dito acima,também é incrível o apetite da ferrugem por este carro,é uma luta inglória,e sempre que volta para casa após uma troca de pára lamas é como a volta do filho pródigo,e por isso mesmo,é cômico ver a sua agilidade no trânsito,pois seu motor e carburadores estão muito bem,obrigado,com um desempenho que os outros motoristas não esperam de um carro tão antigo. Belo brinquedo!Daniel Sannoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-31130714654974806082011-10-03T10:04:39.717-03:002011-10-03T10:04:39.717-03:00Me identifico muito com esta história. Eu tenho um...Me identifico muito com esta história. Eu tenho um Belina 1,8 Ghia turbinada, das primeiras 89 modelo 90. Aquela traquitana com motor AP... Início da época Autolatina.<br /><br />Há quase 8 anos comprei ela justamente para essas ogricesses. Não tem nada de "espetaculoso". Pela preparação feita é para ter algo em torno dos 160cv à 180cv. Sem muitos acertos, rendeu 150 e poucos cavalos de potência nas rodas em dino de chassis, anos atrás. Hoje deve ter um pouco menos, pois estou utilizando gasolina.<br /><br />Aparência externa totalmente original, tirando um paralamas amassado e uns pontos de ferrugem iniciais. <br /><br />É bacana andar com ela. Bem bacana. As retomadas são bem rápidas. Ultrapassagens seguras. Tudo dentro do conforto do ar-condicionado ligado. *rs*<br /><br />Bem bacana olhar os "mais desavisados" sumindo pelo retrovisor. Outros procuram vir a saber o que há debaixo do capô... *rs* Sempre acabo fazendo amigos por causa do carrinho.<br /><br />Eu gostaria, ainda, de montar uma Marajó 2,2 16V Turbo, uma Variant II 1,9T (idéia do amigo CMF) e uma Panorama 1.6 16V naturalmente aspirada.<br /><br />Gosto de peruas. Gosto de carros antigos. Gosto de um motor "disposto". Essa seria minha "coleção". Sem significado para a maioria absoluta das pessoas mas, algo sem preço para mim.Eduardo Chiavalonihttps://www.blogger.com/profile/06030520833166757797noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-82320515173636990892011-10-03T07:11:48.005-03:002011-10-03T07:11:48.005-03:00AK
Beleza essa Brasoka dando cassete nos incautos,...AK<br />Beleza essa Brasoka dando cassete nos incautos, hehehe... meu pai tinha uma igualzinha a essa da foto que abre o post só que ano 79. Perdi a conta de quantos para-lamas e caixas de estribo - e até assoalho - foram trocados por conta da ferrugem que, literalmente, comia o carro, nas constantes idas ao litoral norte, mas isso você já sabe como era... Valeu por atender a meu pedido em fazer este post. E que venham outros.FVGnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-14272839107579985202011-10-02T21:04:15.283-03:002011-10-02T21:04:15.283-03:00Sensacional a história do seu sogro guiando o bugg...Sensacional a história do seu sogro guiando o buggy no asfalto, onde ele conseguia enxergar alguma coisa. Ele deveria se divertir pra cacete!Cabralhttps://www.blogger.com/profile/17160510432579530050noreply@blogger.com