tag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post7875732926706602937..comments2023-11-05T08:13:28.461-03:00Comments on AUTOentusiastas Classic (2008-2014): MOTORES GRANDES E ECONÔMICOS: ISSO É POSSÍVEL?Paulo Kellerhttp://www.blogger.com/profile/14028613416173341268noreply@blogger.comBlogger55125tag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-23575684305034486012014-04-24T14:49:46.565-03:002014-04-24T14:49:46.565-03:00Não se esqueçam que a gasolina em muitos locais do...Não se esqueçam que a gasolina em muitos locais dos EUA não tem etanol na composição, logo, os carros sempre farão médias muito melhores por lá.Diegohttps://www.blogger.com/profile/09785391990868037560noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-85899883140140787372013-08-22T09:23:48.124-03:002013-08-22T09:23:48.124-03:00Brasileiro é bicho esquisito mesmo... não gosta de...Brasileiro é bicho esquisito mesmo... não gosta de câmbio "tomático" porque diz que é mais caro, gasta mais, dá mais manutenção, que só gosta de manual para ser mais esportivo, mesmo que seja num golzinho/uninho 1.0...<br /><br />Mas na hora de trocar as marchas manualmente, não gosta de reduzir para a 2.a marcha na hora de passar em lombadas, na hora de andar na estrada não gosta de reduzir para a 4.ª quando sobe aclives mais ígremes nem na hora de ultrapassar...<br /><br />Brasileiro gosta é de carro elétrico com motor trifásico de corrente alternada, como o Tesla S ou o Nissan Leaf, que não caixa de marchas, basta acelerar e ir pois o motor tem torque pleno desde a primeira rotação, mas não sabe ou não quer admitir...Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-3795409640876238612012-07-24T23:03:42.829-03:002012-07-24T23:03:42.829-03:00Não é só norte-americano que não gosta de motor pe...Não é só norte-americano que não gosta de motor pequeno, fiquei sabendo que aqui no Brasil, em clínicas que foram feitas com o Cruze, as pessoas falaram que não comprariam um carro grande com motor 1.4 Turbo, preferem o 1.8 aspirado, sendo que esse 1.4 Turbo é muito mais eficiente que o 1.8Samukahttps://www.blogger.com/profile/09388547687398692595noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-59663253577106276232011-11-13T02:18:41.060-02:002011-11-13T02:18:41.060-02:00Por sinal, esqueci de comentar, quando aluguei um ...Por sinal, esqueci de comentar, quando aluguei um Corvette C6 AT conversível nos EUA, notei que o consumo do mesmo a 60 mph (aproximadamente 96 km/h) era de 30 a 35 mpg (13 km/l), visto que a sexta marcha dele mantinha em torno de 950 1000 rpm a 60 mph, e ainda detinha torque suficientemente bom para uma boa retomada a 1000 rpm!<br /><br />Um V8 de 420 hp beber 13 km/l é muito bom. Mas também, nas inevitáveis e gozantes aceleradas, via o computador de bordo indicar 3 mpg, hahahaha.Cyro Titonoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-61525719923845686202011-11-13T02:10:18.883-02:002011-11-13T02:10:18.883-02:00Excelente post.
Uma pena que brasileiro realmente...Excelente post.<br /><br />Uma pena que brasileiro realmente não entenda que a "tecnologia" 'FRECSIS' já nasceu sem futuro, e empurram essas porcarias para todos os consumidores, considerando 10 km/l como um consumo bom. Mas enfim, não entro no mérito!<br /><br />Tenho um Ford Focus 1.6 ROCAM à gasolina, e quanto à relação de marchas dele, digo que é bem similar a um 4+E, a Ford fez um excelente trabalho em deixar uma quinta ridiculamente longa (para um 1.6 sem muita potência e com torque máximo baixo, 2750rpm). Resultado é que o carro atinge velocidade máxima em quarta marcha, quase no corte, 190 km/h, fazendo em torno de 15 km/l a 120 (3150 rpm) na estrada. Eu vejo isso como um ponto muito positivo, apesar de o carro ter sido um pouco capado nas retomadas e agilidade pela marcha extremamente longa.<br /><br />Outro carro que vejo com bons olhos é o PICANTO. Um 1.0 que tem quinta marcha que dá pouco mais de 3000 rpm a 100 km/h, eu vejo isso como uma boa vantagem, não sei o consumo dele, só andei uma vez, mas não deve ser alto em estrada contando com a relação.<br /><br />Essa salada de americano nunca é demais, se tem 5 marchas, por que não adicionar mais uma, mesmo que seja quase inútil? O meu Focus tem um câmbio longo e eu acho que poderia ter uma sexta que ficasse a 2500 rpm a 120 km/h, o carro aguentaria numa boa.<br /><br />AttCyro Titonoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-62016337961619322092011-11-06T15:35:29.412-02:002011-11-06T15:35:29.412-02:00FVG. Acho que você tem razão, 6 marchas reais. Mas...FVG. Acho que você tem razão, 6 marchas reais. Mas o que eu quis fazer entender, é que um câmbio 5+E agradaria a maioria sem ter alto custo.<br /> Estou agora com uma doblo, que bem poderia ter uma sexta marcha de economia, e as outras mais curtas, principalmente a segunda.Marcelo Junjinoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-74699775293368733482011-11-05T00:48:07.506-02:002011-11-05T00:48:07.506-02:00É eu lembro que era um car test.. deve ser o mesmo...É eu lembro que era um car test.. deve ser o mesmo Eduardo.Vitorhttps://www.blogger.com/profile/17720957056509918911noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-41817248610856135272011-11-04T08:40:38.220-02:002011-11-04T08:40:38.220-02:00Marcelo Junji
Não lembro bem mas esse câmbio de s...Marcelo Junji<br /><br />Não lembro bem mas esse câmbio de seis marchas do Siena e da Weekend não era um 5+E. Era de seis marchas reais.FVGnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-70519240814062212832011-11-04T03:02:10.604-02:002011-11-04T03:02:10.604-02:00Em relação a downsizing, que ninguém se esqueça qu...Em relação a downsizing, que ninguém se esqueça que até agora a Mazda falou que não vai fazer isso e diz ter visto um limite em que tal manobra chega a ser contraproducente. Ela também está contra o uso de turbos indiscriminados.<br />A marca reclama da complexidade dos turbos (refrigeração, lubrificação, tubulações, catalisador), e isso porque ela é boa de usar tal recurso (vide o RX-7 e os modelos MPS/Mazdaspeed).<br /><br />E, de fato, parece que no resto da linha "para uso civil" eles estão sendo coerentes com essa filosofia. Por ora, seus carros estão com cilindradas "comuns", vide os motores SkyActiv, e no máximo o que vimos foi o uso de ciclo Miller (nos modelos com o SkyActiv 2.0 a gasolina, sem esquecer que já vinha sendo usado em uma versão do Mazda 2, obviamente sem esquecer do Millenia de um passado recente). Também não devemos esquecer que a marca de Hiroshima é a que mais domina ciclos de combustão no mundo (vide Otto, Diesel, Miller e Wankel, sem contar o hidrogênio dos protótipos).<br />Abaixo, segue um link que achei a respeito dessa decisão da Mazda de se aferrar aos aspirados<br /><br />http://green.autoblog.com/2011/02/15/mazda-against-turbocharging-downsized-engines-to-meet-mpg-goals/Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-31675220476957926682011-11-04T00:13:28.369-02:002011-11-04T00:13:28.369-02:00Porque/porquê/por que/por quê brasileiro nao gosta...Porque/porquê/por que/por quê brasileiro nao gosta de trocar marcha. Somente autoentusiasta e olha la.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-28032166291551735032011-11-03T21:56:40.882-02:002011-11-03T21:56:40.882-02:00Será que é tão simples assim? È só por relação lon...Será que é tão simples assim? È só por relação longa na ultima marcha? Então seria bom se todos os carros tivessem câmbio 5+E. Acho que não fica muito caro para os fabricantes adotar o cambio 5+E, pois o siena 1,0 já o usou. Qual fabricante não iria querer pro <br />pagandear um bom consumo rodoviário? Por quê, então, nenhuma adota relação da ultima marcha de modo que, por exemplo, a 120, o motor fique nessa faixa de ótimo rendimento?Marcelo Junjinoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-9922225655887847522011-11-02T00:41:59.544-02:002011-11-02T00:41:59.544-02:00Excelente post, no mínimo faz refletir mais sobre ...Excelente post, no mínimo faz refletir mais sobre o assunto dq tamanho grande tbm eh documento ateh qt a economia. Dois exemplos disso tive na prática: por alguns anos usei um 75MustangGhia302cid122bhp,automatic3m,em veloc de cruzeiro fazia cerca de 8km/l,n/ época p/curiosidade aluguei um 81MustangCobra140cid131bhp turbo comprimido, mec5m,a 100milhas/h gastava uns 5km/l, o mesmo que minha 81F100Br2.3L; em meu veterano 74Camaro350cid330bhp c/650Carter4v,autom3m,na média de 80milhas/h e a nível do mar,percorri 256kms c/30litros, enquanto meu 77ComodoroGama151S88bhp c/relação na 4m de 0,86over-drive,na média de 130km/h, percorreu a mesma distancia c/35litros. AbLuizMelloSampayonoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-74336738387477038522011-11-01T13:58:26.830-02:002011-11-01T13:58:26.830-02:00Vitor,
Car Test 2000, ao menos é esse o simulador...Vitor,<br /><br />Car Test 2000, ao menos é esse o simulador que eu uso.Eduardo Antunes de Oliveirahttps://www.blogger.com/profile/03058303318491009047noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-72543576511332015162011-11-01T13:23:56.461-02:002011-11-01T13:23:56.461-02:00existe um simulador bem simples e leve onde é poss...existe um simulador bem simples e leve onde é possível escolher alguns carros ou criar, configura peso, pneus, motor, potencia, torque, relação de marcha, Cx e o programa calcula consumo, velocidade final, 0-100 etc...<br /><br />Agora não me recordo qual é, vou dar uma fuçada no pc de casa e posto de volta ou mando no email do AE<br /><br />ABsVitorhttps://www.blogger.com/profile/17720957056509918911noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-88848608376673732662011-11-01T10:57:45.056-02:002011-11-01T10:57:45.056-02:00Anônimo, 10:16
Esse câmbio acoplado ao motor 1,4 ...Anônimo, 10:16<br /><br />Esse câmbio acoplado ao motor 1,4 Econoflex não é um 4+E uma vêz que o Corsinha consegue dar final em 5ª marcha. Estivesse essa caixa acoplada a um VHC, por exemplo, sem dúvida seria um 4+E. Se você fizer as contas notará que a relação final da 4ª marcha desse câmbio é muito próxima da relação final da 5ª marcha da caixa F-17 HRGS dos VHC. Como a 5ª marcha joga a coisa lá para frente (quase 35 km/h para cada 1000rpm) acho muito improvável que um motor de 1 litro consiga levar a velocidade adiante. Um bom simulador tiraria nossas dúvidas.FVGnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-89257203228120186842011-11-01T10:44:31.923-02:002011-11-01T10:44:31.923-02:00Caro Carlos Mauricio Farjoun,
Porque só a Nissan ...Caro Carlos Mauricio Farjoun,<br /><br />Porque só a Nissan adota o câmbio toroidal para seus modelos grandes?<br />O fluído que faz ao mesmo tempo o resfriamento do câmbio e aumenta o atrito sob pressão é caro e complexo de produzir?<br />Ou será que essa é mais uma missão para o nosso engenheiro preferido André Dantas?1k2https://www.blogger.com/profile/03309646034335729953noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-61769646695057811742011-11-01T10:16:22.209-02:002011-11-01T10:16:22.209-02:00Ja repararam como é longa a relacao do Corsa 1.4 E...Ja repararam como é longa a relacao do Corsa 1.4 Econoflex? Creio que seja um 4+E<br /><br />TRANSMISSÃO<br />Modelo F15-5 WR / Câmbio manual de 5 marchas à frente sincronizadas; tração dianteira<br />Relação de marchas <br />1a marcha - 3,73 1<br />2a marcha - 1,96 1<br />3a marcha - 1,32 1<br />4a marcha - 0,95 1<br />5a marcha - 0,76 1<br />Ré - 3,31 1<br />Redução do diferencial 4,19Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-88283470703262197572011-11-01T03:40:35.863-02:002011-11-01T03:40:35.863-02:00box 666
Quem tem medo de rpm só gosta de V8 mesmo...box 666<br /><br />Quem tem medo de rpm só gosta de V8 mesmo. Motor ideal pra vc seria um dieselAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-37080283342489088142011-11-01T02:53:42.967-02:002011-11-01T02:53:42.967-02:00Fiat 500, Smart, e outros desse tipo pra mim são L...Fiat 500, Smart, e outros desse tipo pra mim são LIXO. Carro é V8.Ewser-Xhttps://www.blogger.com/profile/05537943839741155932noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-45924250608370765802011-11-01T01:02:57.032-02:002011-11-01T01:02:57.032-02:00Nao gostei tanto do cvt honda fit nao
Pra que tant...Nao gostei tanto do cvt honda fit nao<br />Pra que tanto pneu neste cruze? Um bocado de peso...<br />Off... Aguardo aqui Cruze, March 1.6 e New Fiesta hatch.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-88743825373105643432011-11-01T00:59:01.733-02:002011-11-01T00:59:01.733-02:00Fluence manual e Corolla sao 5+E?Fluence manual e Corolla sao 5+E?Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-55472995977768908782011-10-31T22:17:29.235-02:002011-10-31T22:17:29.235-02:00Marcelo, a VW fazia isso no motor turbo do Golf. N...Marcelo, a VW fazia isso no motor turbo do Golf. Não sei porque ninguém ainda fez isso com o Etanol. Aumenta a pressão de turbo, joga a taxa dinâmica pra cima e tome potência.Caio Ferrarihttps://www.blogger.com/profile/06550362087732028565noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-26546474130541752022011-10-31T22:06:19.808-02:002011-10-31T22:06:19.808-02:00No caso do nosso Brasil, vejo que talvez o turbo p...No caso do nosso Brasil, vejo que talvez o turbo possa melhorar um pouco o desempenho do ciclo Otto (consumo) de nossos carros flex, já que eles nunca trabalham na taxa de compressão ideal para o combustível utilizado.Marcelohttps://www.blogger.com/profile/09325430800810726968noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-66665517096113002062011-10-31T22:00:27.776-02:002011-10-31T22:00:27.776-02:00Isto é uma alta literatura, com certeza o melhor b...Isto é uma alta literatura, com certeza o melhor blog para ser visitado.<br /><br />Lendo os manuais dos veículos sempre reparei que possuem uma faixa de rotação ideal por volta dos 2.500 rpm. Já imaginava que tinha a ver com o ciclo Otto (temperatura, pressão e volume) e com aqueles gráficos que ví na faculdade e ensino médio. Uma pena eu não ter explorado mais este assunto.Marcelohttps://www.blogger.com/profile/09325430800810726968noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-10109158630141099762011-10-31T21:27:55.659-02:002011-10-31T21:27:55.659-02:00Se ao menos nos dessem a opção de cambios mais lon...Se ao menos nos dessem a opção de cambios mais longos de fábrica... A coisa já melhoraria demais. <br /><br />Andei na estrada com uma meriva 1.8. Fui de SP a Campinas em 5a marcha mantendo 100-110km/h. <br />Para alguns, um feito incrível. Para mim, um sinal claro de que a 5a poderia ser BEM mais longa do que é.Caio Ferrarihttps://www.blogger.com/profile/06550362087732028565noreply@blogger.com