tag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post857564238763194299..comments2023-11-05T08:13:28.461-03:00Comments on AUTOentusiastas Classic (2008-2014): PUMA GT, A PRIMEIRA FERA DA PUMAPaulo Kellerhttp://www.blogger.com/profile/14028613416173341268noreply@blogger.comBlogger80125tag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-10553535744534062172013-03-09T10:24:15.424-03:002013-03-09T10:24:15.424-03:00Nasser,
Não havia como conseguir um alternador com...Nasser,<br />Não havia como conseguir um alternador com árvore comprida para acoplar a bomba d'agua, que era imprescindível no Malzoni/Puma devido ao radiador mais baixo, dificultando o sifão térmico. Mesmo caso, na Alemanha, do Auto Union 1000 Sp. Só anos depois apareceu esse alternador no Fusca, salvo engano, em 1984, com a extensão da árvore do rotor para acionar a turbina de arrefecimento. Eventuais Puma GT 12-volts são adaptados.<br />As peças da caixa de 1ª não sincronizada não eram intercambiáveis com as de 1ª sincronizada, inclusive o conjunto de pinhão e coroa. A relação de diferencial da "caixa longa" era 4,72:1 e quando passou à 1ª sincronizada, a Vemag – leia-se Jorge Lettry – encurtou o diferencial para 5,14:1. Sempre discuti isso com ele, achei que ficou ruim, embora ele insistisse que o carro melhorava o desempenho como um todo. A relação 4,72:1 voltou no ano-modelo 1966, mas era um conjunto coroa-pinhão fisicamente diferente. Internamente não havia o tambor da roda-livre, não era só questão de alavanca de comando. Como expliquei no texto, aproveitavam a troca da relação de diferencial para 4,38:1 e eliminavam o tambor. Não contei isso no post, mas usavam a luva de união da árvore-piloto com a árvore primária da Caiçara/Pracinha, que não tinham roda-livre.<br />Para mim, que tinha contato constante com o Lettry, só começaram a pensar no substituto do Puma GT, já que se sabia que o DKW ia deixar de ser produzido, em meados de 1967, daí a demora para surgir o Puma GT 1500, sobre base Volkswagen.<br />Abraço!Bob Sharphttps://www.blogger.com/profile/13487828976441284488noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-49635318949435526872013-03-09T09:29:45.894-03:002013-03-09T09:29:45.894-03:00bob,
bela matéria, sempre equilibrando com invejáv...bob,<br />bela matéria, sempre equilibrando com invejável precisão o triângulo técnica, história e varejo.<br />mas restaram-me dúvidas: <br />1- sabia que a primeira série do puma gt tinha gerador de 6v e creditei isto ao fornecimento de restantes chassis vemag 66, eis que no salão desse ano foram apresentados os vemag 67, os "cara nova em corpo forte", onde uma das novidades era o sistema elétrico com tensão 12v tocado por alternador.<br />assim, todos os puma gt eram 6v ? e quem os tem com 12v fez adaptação ?<br />2 - dado igualmente interessante é a questão da relação final e da roda livre. sempre entendi ser o jogo de coroa e pinhão da caixa não sincronizada - a famosa "caixa longa" como falávamos então, coisa racionalmente montada com restos de estoque do par final. e quanto à roda livre sempre entendi ser apenas a não colocação da alavanca de comando.<br /><br />a questão vw + puma. curiosa, mas politicamente, quem tinha a espada era a puma. o governo militar apenas interpretou para a volkswagen o significado de tal posse. isto explica o vácuo de produção entre o fim do puma gt com base vemag e o início do gt puma 1500 vw. vamos lembrar que este carro estava pronto, em molde, desde final de 66.<br />3 - de assuntos capetícios, querendo, somemos informações, tenho dados de ambos.<br /><br />4 - a questão vw x puma. curiosa, mas politicamente, quem tinha a espada era a puma. o governo militar apenas interpretou para a volkswagen o significado de tal posse. assim transformou-a em vw + puma. isto explica o vácuo de produção entre o fim do puma gt com base vemag e o início do gt puma 1500 vw. vamos lembrar que este carro estava pronto, em molde, desde final de 66.<br /><br />admiração, r nassergtxhttps://www.blogger.com/profile/05104227043099758517noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-47330302684869405812012-11-05T08:55:38.939-02:002012-11-05T08:55:38.939-02:00Obrigado Bob!
AndreK
_____
42Obrigado Bob!<br /><br />AndreK<br /><br />_____<br />42Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-21618576512422112002012-10-30T20:50:07.678-02:002012-10-30T20:50:07.678-02:00Anônimo 22/10/12 19:18
Não sei dizer como era exat...Anônimo 22/10/12 19:18<br />Não sei dizer como era exatamente o processo de compra, mas certamente deveria haver um planejamento, pois é assim que a indústria fornecedora funciona. Segundo testemunhas da história, o governo teria intercedido em nome da Puma para que a Volkswagen lhes fornecesse o chassi rolante com motor e transmissão. Mas isso nunca ficou provado.Bob Sharphttps://www.blogger.com/profile/13487828976441284488noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-629627464649978532012-10-29T22:56:38.168-02:002012-10-29T22:56:38.168-02:00Realmente, quando você tiver a oportunidade de ver...Realmente, quando você tiver a oportunidade de ver os dois lado a lado - oportunidade que já tive várias vezes - você verá que as diferenças não são tão sutis assim: para-choques, portas, parabrisa, vidro traseiro - talvez a maior diferença, lanternas traseiras, painel, enfim, muita coisa.<br />Realmente, são bem parecidos para quem os vê isoladamente, mas lado a lado a coisa é bem diferente...<br />Eu, pessoalmente, prefiro o GT Malzoni.Roberto Fróeshttps://www.blogger.com/profile/04104614315153104833noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-62112544990297419232012-10-27T16:04:26.420-02:002012-10-27T16:04:26.420-02:00Henrique
Desculpe-me pela demora em responder. Sua...Henrique<br />Desculpe-me pela demora em responder. Sua pergunta me é feita com relativa freqüência. Vou tentar explicar o que você quer saber.<br />1. E necessário gostar muito de automóvel, ter real interesse por ele e, sobretudo, respeitá-lo, independentemente de preço.<br />2. Conhecer a história do automóvel é essencial.<br />3. Entender amplamente o funcionamento do automóvel como um todo.<br />4. Dirigir bem, praticamente no mesmo nível de um piloto de corrida. Se a passoa não tiver habilidade inata para dirigir rápido, é altamente recomendável que faça um curso de pilotagem<br />5. Desenvolver o dirigir com suavidade.<br />6. Conhecer o mercado automobilístico.<br />7. Ler bastante testes das boas e famosas revistas estrangeiras dos dois lados do Atlantico, como Road & Track e Car and Driver (EUA), Quattro Ruote (Itálía), L'Automobile (França) e, sabendo alemào, Auto Motor und Sport (Alemanha).<br />Todo essa cabedal, reunido, proporcionará a necessária sensibilidade para avaliar um automóvel. É um processo naturalmente algo longo, mas que varia de pessoa para pessoa.<br />Qualquer dúvida, escreva.Bob Sharphttps://www.blogger.com/profile/13487828976441284488noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-2961560610648585502012-10-22T21:32:08.520-02:002012-10-22T21:32:08.520-02:00cabe sim o bloco é o mesmo.cabe sim o bloco é o mesmo.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-18432463408408799032012-10-22T19:10:20.319-02:002012-10-22T19:10:20.319-02:00Como funcionava o fornecimento de chassis e motore...Como funcionava o fornecimento de chassis e motores VW para Kharmann-Ghia e Puma? O quanto elas demandassem a VW atendia?<br />A Kharmann-Ghia era uma parceria oriunda da europa, já a Puma não. Porque a VW não "boicotou" a Puma?<br /><br />AndreK<br /><br />_____<br />42Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-31167782334622523252012-10-22T18:33:19.091-02:002012-10-22T18:33:19.091-02:00Nao desmanche o Fissore.
Compre um Vemagetti ou B...Nao desmanche o Fissore. <br />Compre um Vemagetti ou Belcar como doador de pecas. <br />Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-85874485486979266092012-10-22T16:51:15.153-02:002012-10-22T16:51:15.153-02:00Esse carro com quase 50 anos , continua lindo!
O ...Esse carro com quase 50 anos , continua lindo! <br />O maior clássico entre os carros brasileiros pela sua beleza, raridade, e histórico em competicoes.<br />Se eu tivesse uma colecao ele ficaria no pedestal de ouro. <br /> Opps!https://www.blogger.com/profile/09851694316257379711noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-59872104787575324142012-10-22T15:55:26.109-02:002012-10-22T15:55:26.109-02:00Carro é lindo demais para época deveria ter ficado...Carro é lindo demais para época deveria ter ficado interessante com o motor 1.3 de corcel, será que caberia um CHT 1.6 ? aquele do XR-3 e seus 80 e tantos cvs.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-50230207741892855212012-10-22T14:57:42.825-02:002012-10-22T14:57:42.825-02:00Parece que um velhinho tentou fazer algo assim: Se...Parece que um velhinho tentou fazer algo assim: Seria uma carroceria para adaptar a mecânica que o proprietário se aventurasse a fazer. Mas algo deve ter dado terrivelmente errado, poi nunca ouvi falar de uma única pessoa que tivesse conseguido comprar o kit...brauliostaforahttps://www.blogger.com/profile/01046336754603730045noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-1759992826359785562012-10-22T13:24:10.054-02:002012-10-22T13:24:10.054-02:00Poxa, será um crime desmanchar um Fissore, né? Aqu...Poxa, será um crime desmanchar um Fissore, né? Aquele carro é lindo!Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-82842076415198172002012-10-22T13:10:55.788-02:002012-10-22T13:10:55.788-02:00Pena que não existe réplica deste carro, assim com...Pena que não existe réplica deste carro, assim como do Puma GT 4R.<br /><br />McQueenAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-89927901211389989302012-10-22T13:03:34.467-02:002012-10-22T13:03:34.467-02:00Vocês sabiam que a Puma nunca teve um livro de con...Vocês sabiam que a Puma nunca teve um livro de contabilidade? E que quando a fiscalização caía em cima a empresa era sempre tomada por uma enchente que estragava os livros (que nunca existiram).LIBIAnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-32721196341225132322012-10-22T11:09:01.764-02:002012-10-22T11:09:01.764-02:00Este comentário foi removido por um administrador do blog.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-84487848184667760422012-10-22T11:08:14.673-02:002012-10-22T11:08:14.673-02:00Este comentário foi removido por um administrador do blog.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-35148294238734525392012-10-22T10:26:13.280-02:002012-10-22T10:26:13.280-02:00Um belo projeto de design, baseado na Ferrari cit...Um belo projeto de design, baseado na Ferrari citada acima....<br />Mas temos que ser politicamente corretos ou a thurma vai nos marretar, "o" Ferrari...<br />Eu detesto os politicamentes corretos, incluindo os carrochatos (primos dos ecochatos)...<br /><br />Tenho dois Pumas DKW para reformar, ou melhor uma carcaça e um totalmente completo e detonado.<br />Com a reportagem acima já vi que vou ter que construir um deles, acho que não vai bastar comprar um Fissore para doador.<br /><br />ValeuAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-44073375791833311722012-10-22T09:47:51.292-02:002012-10-22T09:47:51.292-02:00Salpico? Acho que não.Salpico? Acho que não.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-55432642786760076692012-10-22T08:50:00.692-02:002012-10-22T08:50:00.692-02:00Prezado Bob:
Boa matéria, mas um pouco curta para...Prezado Bob:<br /><br />Boa matéria, mas um pouco curta para os "viciados" daquela época. <br /><br />Vamos ver como será a dos VW PUMA.Dr. Traffic Calmingnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-91084206521492479362012-10-22T08:05:33.762-02:002012-10-22T08:05:33.762-02:00Rafael Ribeiro
Isso mesmo. Confesso que pensei em ...Rafael Ribeiro<br />Isso mesmo. Confesso que pensei em assimetria transversal, como eram os carros de Indianápolis, não longitudinal. O Alexandre Zamariolli deu a explicação.Bob Sharphttps://www.blogger.com/profile/13487828976441284488noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-51504267033978104682012-10-22T07:58:55.653-02:002012-10-22T07:58:55.653-02:00Lorenzo,
Como você sabe, só foi feito um, que está...Lorenzo,<br />Como você sabe, só foi feito um, que está no Museu Nacional do Automóvel, do Roberto Nasser, em Brasília. Escreveremos a respeito, boa sugestão.Bob Sharphttps://www.blogger.com/profile/13487828976441284488noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-6882765539850367792012-10-22T07:54:19.066-02:002012-10-22T07:54:19.066-02:00João Gabriel
Usar a mecânica de outro carro signif...João Gabriel<br />Usar a mecânica de outro carro significaria usar o chassi deste, uma vez que àquela altura a Puma não tinha como fazer a estrutura, daí terem partido para o chassi do Fusca.Bob Sharphttps://www.blogger.com/profile/13487828976441284488noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-74429015440806504052012-10-22T07:28:46.495-02:002012-10-22T07:28:46.495-02:00Todos motores têm seus pros e contras. Todos motores têm seus pros e contras. Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-37290566240346154492012-10-22T07:26:46.281-02:002012-10-22T07:26:46.281-02:00E manteve e se lembra dos apuros da Ford no fim do...E manteve e se lembra dos apuros da Ford no fim dos anos 80 quando se cogitava até a saida da Ford do Brasil? A aposta nesses no projeto M foi correta para os anos 70, mas ai insistir nisso quase se deram mal. <br />Anonymousnoreply@blogger.com