google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 QUEM SOMOS - AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

QUEM SOMOS

Como surgiu o blog AUTOentusiastas

No final dos anos 1990, um grupo de apaixonados por automóveis e seu mundo formou um grupo fechado de discussão para debates e trocas de conhecimento sobre diversos temas relacionados a automóveis. O grupo era composto por membros com grande experiência em diversos setores do mundo automobilístico, incluindo jornalismo especializado, engenharia, comunicação, Direito, experiência prática e outros. Mas o catalisador dessa união sempre foi a paixão por automóvel.

Em agosto de 2008, depois de anos acumulando experiências e com as crescentes facilidades que surgiram na internet, o grupo decidiu tornar suas discussões públicas. Assim, surgiu o blog AUTOentusiastas. “Percebemos que tínhamos um conteúdo fantástico e que merecia ser compartilhado com outras pessoas apaixonadas como nós. Com o blog estamos conseguindo compartilhar e trocar experiências de maneira séria e organizada”, diz Paulo Keller, principal administrador e editor do AUTOentusiastas.

AUTOentusiastas vai aos poucos se firmando como uma referência para uma legião de apaixonados por carros. Em meio a tantas publicações ávidas por noticiar todos os acontecimentos da indústria automobilística, relevantes ou não, quase que em tempo real, o AUTOentusiastas prefere apostar na qualidade e confiabilidade do que na quantidade. A seriedade com que os temas são abordados contribui para a credibilidade do blog, mesmo mantendo um ambiente leve e descontraído “Não abrimos mão da qualidade e seriedade nas postagens. Rigor técnico, veracidade das informações e uso correto da nossa língua nativa são pontos que perseguimos em nome da credibilidade do AUTOentusiastas.”, completa Bob Sharp, editor-chefe do blog.


Conteúdo próprio e abordagem emocional

Outro ponto de destaque do blog é todos os textos publicados serem de produção interna, feitos a partir de experiências e envolvimento direto com os temas. Os autores, ou colunistas, abordam diversas questões e expressam sua opinião sincera e sem rodeios. A grande maioria das postagens sempre aborda o tema proposto com relatos pessoais envoltos numa abordagem emocional. “Acreditamos que a abordagem pessoal e emocional nos aproxima dos leitores, pois eles podem perceber que nossa paixão não é diferente da deles.”, explica o editor Marco Antônio Oliveira.

A diversidade de formações, experiências e personalidade dos colunistas também é um ponto forte do AUTOentusiastas. Com três âncoras e mais onze colunistas, a abrangência de temas no universo dos automóveis é bastante ampla e praticamente irrestrita. Cada colunista trabalha de maneira independente e aborda qualquer tema que julgue pertinente e relevante com total liberdade. Isso contribui para que não haja uma polarização de opiniões e proporciona um maior leque de opções para os leitores.

Os principais colunistas são Alexandre Crunivel, André Dantas, Arnaldo Keller, Bob Sharp, Carlos Maurício Farjoun, Felipe Bitu, Josias Silveira, Juvenal Jorge, Marco Antônio Oliveira, Marco Aurelio Strassen, Milton Belli, Paulo Keller, Roberto Agresti e Portuga Tavares. Outros colunistas com participações valiosas são Alexandre Garcia (“Mr. V-8”), Hans Jartoft (da Suécia) e Waldemar Colucci. “Uma das partes mais bacanas em fazermos esse blog é o contato com outros colunistas. Encontrarmos amigos com uma paixão comum e muitas vezes passarmos algumas horas nos finais de semana testando carros e trocando experiências é uma atividade sadia que nos engrandece a alma”, salienta o editor Arnaldo Keller.

A busca pela credibilidade e seriedade com uma abordagem mais emocional trouxe uma base de leitores selecionada e assídua. Os leitores do AUTOentusiastas, que são o principal motivo da existência do blog, costumam fazer comentários enriquecedores com debates sérios e de alto nível. Todos os colunistas se esforçam ao máximo para responder os comentários e participar das discussões. Respeito pelo leitor é um de nossos valores: “Os comentários dos leitores, algumas vezes com contrapontos muito bem colocados, enriquecem a troca de conhecimento entre todos. Respeitamos pontos de vistas diferentes e sabemos que podemos aprender com eles”, exulta o editor Juvenal Jorge.

Guiado por valores como paixão, qualidade, credibilidade, seriedade, diversidade e respeito aos leitores, o AUTOentusiastas pretende evoluir e se consolidar definitivamente como um dos melhores blogs sobre carros do Brasil.

AUTOentusiastas
Desde agosto de 2008