30 de setembro de 2008

Picape Tempra


Numa passagem rápida pelo Museu do Automóvel do Nasser, em Brasília, me deparei com um carro totalmente inédito para mim. Uma picape Tempra.

Sabemos que não é de hoje que a Fiat ensaia entrar nesse mercado. Mas a data mais antiga que eu tinha na cabeça era 2000. Nessa ano, após a junção da GM com a Fiat cheguei a ver um mock-up da S10 com "cara" de Fiat, algo como um "badge engineering". Mas o projeto não vingou.

No ano passado a Fiat anunciou a parceria com a Tata para fazer uma versão Fiat da picape Tata TL. Veja que interessante esse trecho do press release: "O acordo é o resultado dos estudos de viabilidade iniciados em julho de 2006 e compreende o licenciamento da Tata para a produção de uma pick-up com a marca Fiat na planta industrial do Fiat Group Automobiles em Córdoba, Argentina. Os primeiros veículos sairão da linha de montagem de Córdoba em 2008. A produção anual plena é estimada em 20.000 unidades. Os investimentos planejados totalizam cerca de US$ 80 milhões."
Ao que tudo indica esse projeto também não vingou.

Agora existem novos rumores sobre uma versão picape Fiat para o Iveco Massif, produzido na Espanha. O Massif é derivado do Santana PS10, sendo que este já é uma versão autorizada do Land Rover Defender. O Jalapão, que seria produzido aqui, também era um derivado do Santana.

Voltando à picape Tempra, ela é um protótipo feito pela Fiat em 1994 usando um misto das plataformas do Tempra Coupé e da Tempra SW. A picape, ou Tempra Pick-up, usaria um motor Diesel e teria capacidade de carga de 1 tonelada (condição necessária para o uso do motor Diesel, de acordo com a legislação brasileira). Em 1994 ainda não tínhamos picapes médias a diesel com essa capacidade de carga.

Naquela época a Fiat dormiu no ponto. Agora com as japonesas Hilux, Triton e Frontier, mais as novas S10 e Ranger chegando em 2009/2010* e a novata Robust da VW debutando em 2010, o desafio da Fiat seria muito mais difícil.





Atualização em fevevereiro de 2009: o lançamento das novas S10 e Ranger é incerto.

5 comentários:

  1. Essa picape ia ficar show, tive um Tempra SW que até hoje sinto saudades.

    ResponderExcluir
  2. Achei a reportagem muito interessante, gosto muito destas curiosidades!! Valeu!!
    Também tenho um blog sobre Carros Esportivos Brasileiros, conheça!!
    http://carroesportivobrasileiro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. To com uma tempra SW, dificil de vender.. a coitada ta ate abandonada. Acho que vou fazer isso, "pickupar". eheh

    ResponderExcluir
  4. Anônimo, onde ta abandonada a sua SW^^

    me manda um e-mail hehehe, vamos conversar
    heltonri@hotmail.com

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Em 1994 tínhamos uma bela camioneta para mais de 1 ton: Peugeot 505 GRD. Pena que não houve progresso no projeto argentino, bastante promissor com a possibilidade dos motores diesel "eletrônicos".

    Eu acho até que a Fiat se inspirou na Peugeozinha.

    ResponderExcluir

O Ae mudou de casa! Todos os posts do blog foram migrados para o site. Por favor busque por este post no site e deixe o seu comentário lá.
Um abraço!
www.autoentusiastas.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...