Google+

28 de novembro de 2008

Ludvigsen e Puma

Por volta de 1970, talvez um pouco antes, Karl Ludvigsen esteve no Brasil a convite de Quatro Rodas para participar da cerimônia de entrega do Prêmio Victor, uma memorável instituição da revista que reconhecia os melhores do ano no automobilismo. O troféu era um capacete, muito bonito e sugestivo.

Nessa ocasião Ludvigsen conheceu Jorge Lettry, então sócio e diretor técnico da Puma Veículos e Motores, visitou a fábrica na Av. Presidente Wilson, bairro da Vila Independência e ficou impressionado com a produção do Puma GT 1500, com mecânica Volkswagen, tendo inclusive dirigido-o.

Ficou tão empolgado com a pequena fábrica, as pessoas e o carro produzido que deu, em seguida, matéria de cinco páginas na Automotive Quarterly.

Essa matéria sozinha tornou o Puma conhecido no mundo inteiro da noite para o dia e alavancou as vendas para diversos países, num total de 55.

Jorge Lettry, até falecer em 16/05 deste ano, era imensamente grato ao Karl. Pouco antes pedira-me o e-mail dele, pois queria lhe falar, relembrar os velhos tempos, dar-lhe um abraço.

Quando o Jorge morreu dei a notícia ao Ludvigsen, que ficou muito chocado e me pediu algumas linhas sobre o Jorge, o que fiz prontamente. Acredito que tenha saído na revista.

Esse é apenas um exemplo de como uma publicação séria pode fazer toda a diferença na vida de uma emprea.

BS

P.S.: Informa o Bill Egan que "De acordo com o verbete "PUMA (i) (BR)", da Beaulieu Encyclopedia of the Automobile, volume 3, o artigo de Ludvigsen pode ser encontrado na AQ Vol. 7, No. 4, sob o título " Brazil´s Puma GT: Bossa Nova on Wheels". Na amazon.com deve dar para encontrar, ou no ebay.com." Tks, Bill!

6 comentários:

  1. Bob,
    só complementando, para leitores mais ávidos:
    De acordo com o verbete "PUMA (i) (BR)" da Beaulieu Encyclopedia of the Automobile, volume 3, o artigo de Ludvigsen pode ser encontrado na AQ Vol. 7, No. 4, sob o título " Brazil´s Puma GT: Bossa Nova on Wheels".

    Na amazon deve dar para encontrar, ou no ebay.
    Bill

    ResponderExcluir
  2. Bob,

    Outra história fantástica e inimaginavel nos dias de hoje, tanto quanto a do Cosworth de uns tempos atrás. Nosso mundinho moderno está ficando muito sem graça.

    ResponderExcluir
  3. Egan, Bob,

    TODAS as edições antigas da AQ podem ser encomendadas no site da revista, ao preço médio de 24 dólares cada, mais postagem.

    MAO

    ResponderExcluir
  4. Bob,

    Seria possível vc publicar aqui as linhas que vc escreveu sobre o Lettry?

    MAO

    ResponderExcluir
  5. Histórias fantásticas de uma época romântica, onde a credibilidade de uma pesssoa, valia mais que qualquer empreendimento.
    Valeu Bob.

    ResponderExcluir
  6. Só p/ lembrar do 'susto' q Karl deu no Lettry, em NY, segundo me contou o próprio Lettry em 2006:

    - "...ao visitá-lo na Big Apple o Karl saca da garagem um fantástico 'Tatra V8' azulão, mas mais incrível foi andar na nave pelas ruas fashion de NY com um volumoso e raro clássico!"

    (Ronaldo Brochado)

    ResponderExcluir

Olá AUTOentusiasta, seu comentário é sempre bem-vindo! De preferência, identifique-se ao comentar.
Atenção: comentários contendo ofensas pessoais, a marcas, a fabricantes isoladamente e/ou em conjunto, a nacionalidade de veículos, bem como questionando práticas comerciais lícitas e margens de lucro aceitáveis nas quais este blog não interfere, bem como o uso de palavras de baixo calão e a exposição de outros leitores ao ridículo, não serão publicados. O AUTOentusiastas se reserva o direito de editar os comentários sem declinar motivo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...