google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Arrancada, anos 80 - AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

Arrancada, anos 80

Eu era garoto nessa década e não acompanhei de perto as corridas de arrancada realizadas no autódromo de Jacarepaguá (Rio), mas há muito tempo ouço falar de um carro que ficou famoso na época, o Toropala, um Opala com mecânica de Oldsmobile Toronado (V8 tração dianteira) instalado na traseira. Parece que o carro foi encontrado em Curitiba e voltou para o Rio, e eu dei sorte de esbarrar com ele hoje, quando fui à uma oficina. Mais informações com a galera mais 'experiente', que viveu a época e estava lá quando o carro andava.

19 comentários :

  1. NAFTALINAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
    Ah, smells soooooo goooood!
    Esse carro era muito, mas muito bacana mesmo. Uma visão de um oasis no meio do deserto! Já mando outra da mesma época, o irmão de garagem dele.

    ResponderExcluir
  2. Melhor levar isso aí do que a sogra!!

    ResponderExcluir
  3. Villa tá precisando de uma eletrocutada de Opala V8...

    ResponderExcluir
  4. Alexandre,
    Note a roda com pouquíssimo off-set, evidência do raio de rolagem negativo que o Toronado tinha, o primeiro no mundo com essa característica, antes mesmo do primeiro Passat (alemão) de 1973.

    ResponderExcluir
  5. Cruvinel, sorte mesmo hein! Esse Opaloito é um pouco diferente do nosso padrão...

    abs!

    ResponderExcluir
  6. Po Cruvi, agora eu tenho um troço bem mais grosso que o Grapette hehehe...

    www.youtube.com/ibizawcp

    Vamos marcar um dia para andar nos dois ué!

    ResponderExcluir
  7. Vamos marcar ! O Ibiza é 2 litros turbo ?

    ResponderExcluir
  8. Sim, com uma turbina gigantesca do tamanho do cabeçote hahahaha.

    Esses videos são do dia do shakedown, quebrou o câmbio. Esse mês devo começar a adaptação do câmbio que aguenta os 400hp que o carro deve ter, assim como uma embreagem decente pq essa que tava aí mesmo sendo de cerâmica cheia de sacanagem não deu nem pro cheiro!

    ResponderExcluir
  9. Nunca vi este bicho ao vivo, mas só um esclarecimento: o cara colocou o trem dianteiro inteiro do Toronado na traseira do Opala? Visto daqui dá a impressão que o motor está sobre o eixo traseiro e não entre-eixos...

    ResponderExcluir
  10. O eixo fica bem em baixo do motor mesmo, não está para trás, como seria num Porsche.

    Veja a foto:

    http://www.canadiandriver.com/articles/bv/images/66toronado-1.jpg

    ResponderExcluir
  11. Cruvi, está em restauração ou é só para voltar a andar ? Mais fotos se fazem necessárias. No aguardo.

    ResponderExcluir
  12. Coisa linda.

    ass.:Umberto

    ResponderExcluir
  13. Eu vi de perto o Toronado (convertido pra tração traseira) do queixudo Jay Leno: http://www.hotrod.com/featuredvehicles/113_0502_1966_oldsmobile_tornado/index.html

    ResponderExcluir
  14. JJ,
    será restaurado, segundo o dono da oficina onde vi o carro. Tomara !

    ResponderExcluir
  15. Já imaginaram isso num cupê? Motor aparecendo debaixo do vidro?

    Muuuito legal isso.

    MAO

    ResponderExcluir
  16. Hurst hemi under glass tupiniquim?
    Ia ser muito bacana.

    ResponderExcluir
  17. AG, exatamente...

    Olds under glass...

    MAO

    ResponderExcluir
  18. AG, eu estava lá na época com Paulo Melo e Erve jr e vi esta máquina rasgar a pista do autódromo! Ele tinha 4 pneus P77 na traseira, 2 de cada lado é claro, este carro foi transformado pelo Alfred para o Loy. E ainda tinha o irmão de garagem que era um Chevete Hatch com motor Corvette 350 com as descargas pretas saindo pelo capô, que nos chamávamos de chifre do capeta!!!!!!!!! Ô época maravilhosa que não volta mais!!!!!

    ResponderExcluir

Pedimos desculpas mas os comentários deste site estão desativados.
Por favor consulte www.autoentusiastas.com.br ou clique na aba contato da barra superior deste site.
Atenciosamente,
Autoentusiastas.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.