Google+

21 de janeiro de 2009

Rei de Nürburgring

Lendo o post do MAO sobre Nürburgring, lembrei-me de um fato. Sempre se disse que Niki Lauda era o Rei de Nürburgring e há uma historieta que comprova isso.

Houve um tempo, lá pelos anos 1970, em que os pilotos, na Europa, faziam a seguinte brincadeira. Sentados em uma cadeira e imaginando-se ao volante de um carro de corrida conhecido, fechavam os olhos e se transpunham para uma pista qualquer, também conhecida. Um sinal com a cabeça e alguém abria um cronômetro no momento em que cruzavam, lançados -- na imaginação -- a linha de partida/chegada.

Assim, sentados, imóveis na cadeira, imaginavam-se dando a volta na pista baseando-se apenas na memória -- aproximação de curva, frenagem, eventual troca de marcha, fazer a curva, acelerar, empilhar marchas. Completada a volta, outro sinal com a cabeça e o cronômetro era fechado.

Niki Lauda fazia a volta imaginária em Nürburgring com um erro de dois segundos em relação à realidade, algo que ninguém conseguia, nem de perto. Uma volta de quase 21 quilômetros e o austríaco tinha-na na cabeça, bem mais do que qualquer piloto. Era mesmo o Rei de Nürburgring!

No circuito de Interlagos antigo (7.960 m) eu errava por 4 ou 5 segundos no Maverick Quadrijet divisão 1. Isso quando estava no período mais ativo dos meus anos de piloto, os anos 1970.

Façam essa brincadeira e vocês verão como ela é divertida. Sente-se a pista em detalhes, os pontos de ondulação, as reações do carro, as forças de aceleração sobre o corpo.

Quem está perto acompanhando até nota o piloto se mexendo levemente na cadeira durante a volta imaginária...

7 comentários:

  1. Eu conheço essa história, mas como sendo o Jack Stewart se não me engano.

    ResponderExcluir
  2. Muito boa história. O engraçado é que atualmente esta brincadeira é utilizada no treinamento psicológico dos pilotos da Fórmula 1, sob diversas condições e ambientes para ampliar a capacidade de concentração e memorização mental e motora...

    ResponderExcluir
  3. Fábio Pinho21/01/09 23:23

    Impressionante conseguir guardar o circuito de Nürburgring na memória com tamanha precisão!

    ResponderExcluir
  4. A série de livros "Speed Secrets" recomenda exercícios de visualização semelhantes. Muito legal.

    ResponderExcluir
  5. Oi Bob,
    fui eu que escrevi sobre Nurburgring em 20 de janeiro.
    JJ

    ResponderExcluir
  6. Marco Inglese10/04/09 21:05

    Mas Niki Lauda não era páreo para o colega Clay Regazzoni lá em Nurburgring (em outras pistas não era bem assim).
    Uma pista sui generis, ali até o Jim Clark tomou um calor do John Surtees.

    ResponderExcluir

Olá AUTOentusiasta, seu comentário é sempre bem-vindo! De preferência, identifique-se ao comentar.
Atenção: comentários contendo ofensas pessoais, a marcas, a fabricantes isoladamente e/ou em conjunto, a nacionalidade de veículos, bem como questionando práticas comerciais lícitas e margens de lucro aceitáveis nas quais este blog não interfere, bem como o uso de palavras de baixo calão e a exposição de outros leitores ao ridículo, não serão publicados. O AUTOentusiastas se reserva o direito de editar os comentários sem declinar motivo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...