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15 de maio de 2009

AINDA HÁ SALVAÇÃO

Depois de ver as aberrações feitas com Omegas aqui por esses dias, recebi hoje as fotos abaixo de um carro que um amigo meu está fazendo. Ao invés de molestar um Omega com a instalação de um motor japa, adaptando portas de Lamborghini ou outras coisas inúteis e ridículas, o cara simplesmente está trazendo uma penca de coisas de fora, originais dos Opel Lotus Omega e fazendo um clone aqui. Quando escrevi sobre o Uno Turbo, que não se consegue mais mas ainda é possível clonar um em cima de um Uno comum, era exatamente isso o que pensava.

Está aí prova de que quando queremos mesmo alguma coisa, tudo é possível. Muito provavelmente este carro termina com um bom e forte small block Chevy debaixo do capô, rendendo praticamente os mesmos 377 cv do Opel original biturbo 3600.



Observando outros carros que o amigo tem, fica fácil de entender o mundo de diferença que cultura automotiva e bom gosto fazem na hora de prepararmos um carro, com modificações estéticas e mecânicas que tornam nossas máquinas muito mais agradáveis aos olhos e nos proporcionam muito mais prazer ao dirigir.


Moderno? Sim. Tunadinho? Sim. De mau gosto? Absolutamente. Conseguiu fazer algo bem diferente do que é normalmente feito, bem fora do lugar comum, sem descaracterizar os carros e, de quebra, muito bacana. E ainda tem outros carros igualmente legais, mas é para outro post.

AG

35 comentários:

  1. AG,
    me apaixonei por este omega ai, muito bom gosto, as rodas cairam muito bem,
    as lanternas foram escurecidas?
    se puder posta mais fotos e detalhes pra nós...

    um abraço

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  2. Ok, vou pedir mais informações, mas o projeto ainda está beeeeeem longe do fim!

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  3. As rodas do Omega aparentemente são as Aro 18 da Binno que eram usadas na Stock Light até pouco tempo atrás, tala 8 elas. Haja pneu.

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  4. De fato, muito interessante!

    Aliás, a receita perfeita: mecânica de alto nível, "embalada" com bom gosto.

    Sds,

    Der Wolff

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  5. Caros,
    Para os mecânicos de plantão proponho um pequeno desafio: como seria o 2.2 que move os Ômegas mais plebeus com as alterações recentes que foram feitas no atual 2.0 que agora rende 140 cv. Lembro que o 2.2 a álcool (uma raridade) rendia 130 cv. Quero me divertir mas sem fazer a felicidade do dono do posto, acho irreal um Opala fazer 0,9 Km/l para ter 300 cv chutados (sem dinanômetro).

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    1. você deveria dizer 2.0 a álcool e não 2.2

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  6. 1k2,

    Preconeito mata. Procure se informar com quem tem. Eu tenho uma caravan, com cerca de 320/330 cavalos, que usa um comando antigo, bem old school, um Isky Z25mecanico, com tuchos solidos de 278° de duração teorica, 248° a .050" com pistões forjados, holley quadrijet mecanico de 700 cfm, eixo 3,07/1 e cambio com apenas 4 marchas e faço tranquilamente 5,5 km/l no transito normal aqui em brasilia e durante muito tempo aqui usei ela todo dia. Refaça suas contas. Esse mesmo carro faz 0 a 100 em 6 segundos ou pouco mais que isso, mas sempre abaixo de 7 segundos nos 1000/1100 metros de altitude que temos aqui sem dificuldade. Para que vou esquentar a cabeça com mmotor pequeno que se a alcool nem 9 por litro vai fazer? E para ficar em carros normais, acabei de viajar com a Ram, que é apenas 8.0 e fiz com folga pouco mais de 5 quilometros por litro com ela em media por toda a viagem. E por acaso tem os 300 cvs que vc citou.

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  7. Garcia, quem comprou esse carro?

    Ele estava sendo feito para o Dal Poz e, apesar de ser muito bem feito, era motivo de piada porque ele queria enfiar uma linguiça turbo de 1000hp e achava que ia conseguir andar a 400km/h com isso aí.

    Ele tinha também um Corcel I CHT turbo muito bonitinho, chegou a andar num Trackday com ele. O carro era até fortinho de reta, devia ter uns 180hp.

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  8. AG,

    Dois belos exemplos de carros de macho: preparação bem feita e aparência tranquila, sem os exageros "xuning" para mostrar para todos os músculos sob o capô.

    Faço votos que o Omega receba um small block 350 sob o capô. Omega V8 deve ser o bicho! O Dodge também ficou perfeito, bem ao estilo muscle car dos anos 60/70.

    Fico feliz em saber que um Caravan 350 é bem comedido no consumo, mesmo com poder de fogo de sobra...

    Abraços!

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  9. omega tem que ser Lotus http://www.youtube.com/watch?v=tmzFzI77eCE

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  10. Road Runner,

    Veja a Caravan "Cadeira Elétrica" 350:

    http://www.flickr.com/photos/paulokellerautomotivephoto/3534001019/sizes/o/

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  11. Muito feio o Dart,esses carros estão ficando raros a vem um xuneiro e pinta o carro de laranja e acha que ficou legal,esses caras não sabem nada de número de produção e ficam assasinando os cerro.

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  12. 1k2 dê uma olhada nisso:

    http://www.omegaclube.com/multimidia/imprensa/oficinamecanica_Omega%202.0%2016v%20%c1lcool%20-%20196cv/omega16v2.jpg

    http://www.omegaclube.com/multimidia/imprensa/oficinamecanica_Omega%202.0%2016v%20%c1lcool%20-%20196cv/omega16v3.jpg

    Só não me pergunte como o carro reage antes dos 5000rpm!

    FB

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  13. Villa, o carro é de um amigão de niteroi. Pode ter certza que vai ficar coisa fina. Eu lembro do Dal Poz, e a mania de querar fazer a linguiça de 1000 cvs. Na época fala com ele que se ele tivesse um target muito mais baixo e bem mais realista como 300 e muitos num 4100 ou um sbc com uns 350 ou mais se turbinado era bom, mas ele insistiu e acabou desistindo.

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  14. 1K2

    Montamos recentemente( 2006) um motor 2.2 Omega no álcool,com peças originais. Lembro que o Omega álcool de 1994, de 130 cv, era um motor 2.0.

    Para fazer o 2.2 álcool(até o Bob ajudou nisso), tem receita de bolo:
    1)pistões do 2.0 álcool 86mm (taxa ficou em 13,1/1 no 2.2)
    2)velas do 2.0 álcool de antantes
    3)bomba de combustível-no pote-de 120 litros/hora, marca Bosch, da Suprema 2.0 álcool
    4)quatro bicos injetores da 2.0 álcool, Chevrolet/GM . Bicos maiores como do Audi T 180 cv foram experimentados e são grandes.
    5)polia pré regulada no comando de válvulas da 2.2, atrasando 2 graus
    6)dados inseridos em novo chip colocado na ECU do 2.2 , com tempos de injeção e ponto em cargas parciais e 100% de acelerador bem acertados,sob orientação prévia do Bob Sharp. Esse trabalho foi fundamental e não adianta só copiar dados do chip da ECU do 2.0 álcool pois o curso do virabrequim é diferente.

    O Resultado foi fantástico, o motor Omega 2.2 álcool,com taxa de álcool, liberou uma enorme quantidade de cavalos e já passou de 60.000 km sem apresentar nenhum problema. E faz 9 km/l de álcool viajando como se deve,contra 10 de gasolina quando era era um 2.2 normal.

    O carro dá 206 km/h ,no plano, com a quinta marcha curta já bem acima da rotação de potência. Mas sobe morro como um 6 cilindros.

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    Respostas
    1. Sobe morro como o 3.0, porque para subir morro com um 4.1 não dá pro Monzatech ;-)

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  15. 1k2, uma pequena correção: não saiu omega 2.2 alcool de fábrica. O 2.0 é que rendia 130 cv. Tive os dois. Curiosamente, apesar dos 14 cv a menos, o 2.2 era mais agradável na cidade devido ao maior torque em baixa. Porém, o 2.0 alcool acelerava muito bem em alta rotação, acompanhando o 3.0 automático até uns 120 km/h. Depois disso, o "alemão" despachava.

    Abraço

    Lucas

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  16. Então,Lucas.

    Fizemos o 2.2 álcool para ter o melhor de 2 mundos.

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  17. Marlos Dantas17/05/09 00:47

    As modificações na carroceria estão muito bem feitas. Me surpreendi com o "arredondamento" dos para-lamas traseiros e arrisco dizer que assim ficaram até melhores do que com recorte reto original (que também é muito elegante).

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  18. Alexei,
    nâo sei se era a proposta, mas se mantivermos a taxa de gasolina, queimando alcool, e botarmos um caracolzinho para socar um ar "prá dentro"...humm... com 0,5 kg não vai quebrar nunca e rende uns bons 170/180 cv e uns 30 kgmf de torque. É brinquedo de primeira categoria!

    Abraço!

    Lucas

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  19. Junior-Big17/05/09 15:05

    Belo carro e muito bom gosto, as rodas foram feitas pro carro! Qto ao pára-lama traseiro discordo do Marlos, prefiro o original reto, porém as rodas não teriam estas talas!

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  20. Lucas, a proposta do Turbo no 2.2 é tentadora, mas só de pensar nesse torque todo no 4 cilindros , e analisar as possíveis quebras da transmissão como um todo, partimos para esse 2.2 alcoolizado sem a sobrealimentação...

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  21. Esse Dart Demon do Alberto mata a pau!
    Muito lindo!
    Te digo mais bonito ao vivo do que na foto!
    []'s
    PC

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  22. Este comentário foi removido pelo autor.

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  23. Carlos Galto18/05/09 11:42

    Lindos, os dois.
    Esse é o limite pra um "tuning" bem feito, acho que se chama DUB, sem as rodas cromadas, pelo amor de Deus!!
    O Vauxhall Lotus é uma loucura!!! Usava o motor do Vette contemporâneo, se não me falha a memória. Outros sensacionais da mesma época eram o Merça 190 EVO e o Renault Safrane Biturbo.
    Acho que o Dojão poderia ser verde Mopar.

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  24. Carlos,
    Sua memória te pregou uma bela peça. O lotus Omega tem apenas o câmbio de 6 marchas do corvete. O motor é o 3.0 com curso aumentado para deslocar 3.6 litros, duplo comando de vávulas e 2 turbos.

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  25. Carlos Galto18/05/09 16:12

    Pode crer Giovanni, depois disso saí à procura de informações e ví que o câmbio era o do Vette...
    O motor era "o nosso" alemão repotencializado.

    Valeu!

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  26. Carlos Galto18/05/09 16:51

    Ainda prefiro a roda original (de preferência com acabamento escuro, grafitada) no Lotus Carlton:

    http://www.supercars.net/Pics?v=y&s=c&id=1416&p=1989_Lotus_CarltonOmega1.jpg

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  27. Paulo Cesar,

    Sim, vi ao vivo, é genial. Fotos não fazem justiça.

    Carlos,

    Sim, as originais são maravilhosas, mas o preço e a dificuldade de conseguir proibem seu uso.

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  28. o animo fala de uma coisa que não sabe , aquele dart que esta mais para charger r/t é uma copia muito parecida de um dodge charger que tinha numa serie de televisão americana que foi apresentada aqui tambem o carro era chamado de GENERAL LEE e era exatamente igual aquele ali , o omega esta ficando sensacional assim como o dodge que ficou demais

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  29. Gostaria de saber do resultado no fim do projeto, muitas pessoas do omega é omega tbm, obrigado

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  30. Eu tenho vontade de montar um clone nacional do Escort RS Cosworth, vermelho ou branco.
    Só o motor que não sei a que apelar, talvez um 2.5 do Fusion.

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  31. Que fim tomou o Omega? Era do Dal Poz da lista de MSX, que tinha um corcel turbo?

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  32. Senhores, como esta este clone de Lotus Omega? Tem alguma coisa mais recente?

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