google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 IKENGA GT - CRIANÇA NÃO ESQUECE - AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

IKENGA GT - CRIANÇA NÃO ESQUECE


Ikenga Mk I com o criador, David Gittins, 1967.

O Ikenga é um carro cujo nome ficou gravado em minha mente desde uma foto que vi na revista Manchete, no longínquo 1969. Dizia a pequena notícia que o carro tinha o nome de um lendário monstro africano. Claro que monstros estão entre as preferências máximas dos meninos pequenos, e talvez por isso, não esqueci mais do sonoro nome. Decidi agora procurar algo mais sobre o carro que nunca esqueci, e encontrei essas poucas fotos, além de descobrir que não foi apenas um carro, mas uma sequência de três, todos feitos sobre o mesmo chassis e mecânica. Além disso, Ikenga não é um monstro.

O designer e fotógrafo David Gittens, americano de origem africana, homenageou um deus do povo que fala a língua Igbo, da Nigéria, cujo significado para eles é "a força criativa vital do homem". Seu trabalho foi desenvolvido em Londres, em uma empresa que organizou e batizou de Ikenga GT Motorcars, cujo site está aqui.

Gittins é praticamente desconhecido no atual universo dos carros, mas essas suas obras não poderiam passar sem o registro em nosso blog, que preza pela cultura automobilística antes de tudo. Ele não se dedicava apenas a automóveis, havendo também um girocóptero com o mesmo nome, e outras criações diversas.

O mais notável desses carros era a aparência de carro do futuro, ao menos como se enxergava o futuro na década de 60. Linhas muito simples e aerodinâmicas, notadamente o terceiro protótipo. Os três carros foram feitos a partir de um mesmo McLaren MkI, com mecânica Rover V-8 de 3,5 litros, bloco e cabeçote de liga de alumínio, um motor conhecido por ter origem Buick, e ser aplicado primeiramente nos Rover, e depois nos Land Rover e em muitos esportivos ingleses.

Ao final, a altura dos carros não ultrapassava 39 polegadas, uma a menos que o Ford GT40, o que dá uma idéia de quão compacto era, e a massa de aproximadamente 1.800 libras, ou 820 kg. A execução física ficou a cargo de Charlie Williams, um artesão inglês renomado, que escolheu o alumínio para dar vida aos modelos e desenhos de Gittins.

Para não chamar atenção apenas pelo estilo, os carros adotaram alguns itens de tecnologia que eram muito novos à época. Havia câmera para retrovisão, sistema eletrônico de aviso de proximidade de colisão, e sensores de proximidade por ultra-som para estacionamento. Além disso, faróis de lâmpadas fluorescentes para dirigir na cidade, e um item muito curioso e que nos deixa ávidos por uma foto noturna: o Mk I tinha pintura refletiva na carroceria.

No Mk II foi adotado um volante escamoteável para facilitar entrada e saída do motorista, além de forro de teto fosforescente para iluminar o interior do carro à noite, com uma luminosidade que pode ser chamada de futurística. Após a construção do Mk II, Charlie Williams faleceu de ataque cardíaco, e David Gittens foi auxiliado pelo engenheiro, piloto e designer de carros de Fórmula 2, Roger Nathan, que já fazia parte da equipe.

Dessa forma, conseguiram construir o Ikenga GT Mk III em 1969, chegando a expô-lo nos salões de Paris e Turin, e tendo sido apresentado em um programa de televisão da BBC, o Tomorrow's World.

Após as exibições, o Ikenga foi exposto por um tempo na ilha de Man, no Manx Motor Museum e há informação sobre ter sido leiloado em 1998 em Londres . A atual localização do Ikenga não é conhecida, a aí está uma curiosa pesquisa a ser feita por algum amigo leitor.

Sem dúvida, é muito bom ter pequenas lembranças de infância.

JJ

abaixo, o Mk II, de 1968


















o último, Mk III, de 1969


10 comentários :

  1. Muito interessante os Ikenga. Carros desconhecidos que já traziam tecnologias tidas como "inovadoras" hoje em dia. Algumas delas sequer são cogitadas atualmente. E tudo isso em 1969...

    ResponderExcluir
  2. kenga aqui por essas bandas é sinonimo de prostituta

    ResponderExcluir
  3. imagina ter um carro com o nome de kenga!
    vou levar a minha kenga hoje para trocar o óleo

    huahauhauahauhauuhau

    ResponderExcluir
  4. Anônimo, você é muito engraçado. Mas lei de novo: IKENGA.
    QUENGA é outra coisa, sacou ?

    ResponderExcluir
  5. Carro avançado hein?
    Parece uma nave de desenhos japoneses dos anos 80.

    ResponderExcluir
  6. Facilidade de manutenção e alegria dos mecânicos, com TODAS as partes da carroceria móveis.

    abs.

    ResponderExcluir
  7. Muito estranho,mas vendo as fotos comecei a lembrar do Ikenga.
    Se não fosse o post nunca mais iria lembrar do carro.

    abs

    ResponderExcluir
  8. AG,

    que tal um motor Rover V8 destes em um Chevettinho? Será que cabe? E com que caixa? .....estas idéias me atormentam, hahaha.....Abs.

    ResponderExcluir
  9. Azis,

    Não acho boa idéia, é um motor caro e dificil de fazer e retrabalhar, o V6 262 da Bçazer rende mais que ele, é facil e tem disponivel e sai uma adaptação muito mais em conta. Aqui no blog mesmo eu já postei sobre um que fiz aqui. Esse motor Olds/Buick Rover fascina muita gente, mas na verdade é um motor complicado de se brincar com.

    ResponderExcluir
  10. AG.

    Obrigado pela informação. O post do motor Blazer Eu li, re-li, e tenho estudado muito, pois a Marajozinha vai ganhar uma "força" extra, com certeza. Abs.

    ResponderExcluir

Pedimos desculpas mas os comentários deste site estão desativados.
Por favor consulte www.autoentusiastas.com.br ou clique na aba contato da barra superior deste site.
Atenciosamente,
Autoentusiastas.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.