google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 A SEMENTE ESTRAGADA - AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

A SEMENTE ESTRAGADA

Prezados Leitores,

Não tenho escrito tanto quanto gostaria recentemente e no meio de toda essa onda pessimista que temos, falências, concordatas etc, me lembrei de algo que sinto falta em carros modernos. E por conta disso resolvi tratar de um carro que fiz aqui na brincadeira para um amigo que me faz ver como fazer um troço simples e divertido, gastando pouco, em um carro velho que não se faz do mesmo modo que em um carro novo.

Todos que acompanham o AE ha algum tempo lembram dos Chevettes V-6.




O Chevette é um daqueles carros que originalmente são meio safadinhos, mancos, mas que por uma série de fatores podem acabar se tornando além de muito engraçados, muito rápidos e divertidos também, com pouco gasto e relativa facilidade.

Essa adaptação , exceção feita aos escapes, pode ser feita em casa tal a simplicidade.

O motor usado é o 4,3-litros, igual ao da Blazer. Que já se encontra por aí em diversos ferros-velhos com preços atrativos.
Por que o V-6? Porque pesa pouca coisa mesmo a mais que um motor de Opala 4-cilindros, que pesa quase nada a mais que um de Chevette e que como é sabido, cabe muito bem num Chevette com mínimas modificações. É muito mais curto que um motor de Opala 4, e apesar de mais largo, cabe muito bem no cofre.



Do mesmo modo que na instalação do motor de Opala, se mantém o câmbio original do Chevette, trocando apenas a capa seca e a árvore-piloto. O motor deve ser deslocado um pouco mais a direita para livrar a barra de direção, tem que cortar um pequeno pedaço da travessa na região traseira do calço do motor direito, alargar um bocado o tunel no lugar onde fica a alavanca de acionamento da embreagem, chegar o radiador um pouquinho mais para a frente e, mais nada.

Logo, o motor fica mais à direita e isso se consegue na hora de fabricar os novos suportes do motor. Os calços que serão usados são os da D20, que aparafusam sem nenhuma adaptação no bloco do motor V-6, e a peça a fabricar para casar o calço na travessa é uma barra chata de aço SAE 1020, de 2" de largura por 1/4" de espessura, e dois pedaços com cerca de 25 centimetros são mais que suficientes.

No lado direito, os 3 furos a fazer ficam no mesmo alinhamento, 2 para prender a barra chata na travessa e o terceiro para o parafuso de fixação do calço, o do lado esquerdo tem uma elevação feita de modo a deslocar o motor à direita. Deste modo, não se mexe em nada nos calços do câmbio, que continuam originais e nas posições corretas, nem no cardã e muito menos ainda no diferencial.





Se for partir de um "Chepala" 4-cilindros, boa parte desses trabalhos já foram feitos, logo é bem plug and play.

Única coisa difícil na adaptação: não tem espaço para o escapamento direito descer direto e para trás, logo se orienta ele em direção a parte da frente do veiculo, passa-se ele por baixo do motor e faz-se o mesmo sair pelo lado esquerdo, junto com o escape do lado esquerdo e depois, se assim se quiser, põe-se um cano saindo de cada lado da traseira do carro.




Eu optei por montar o motor carburado, para fugir de complicações com a injeção eletrônica, usei um carburador Holley quadrijet, um coletor de admissão Edelbrock, e um distribuidor Mallory com ignição eletrônica embutida nele para simplificar a instalação.


Na frente, para compensar o peso extra, usei molas dianteiras de Opala 4-cilindros anterior a 1980, sem mexer em nada, e a frente ficou numa altura perfeita, tal e qual a original do Chevette com o motor original.

O cárter original do V-6 é grande demais e precisa ser modificado para caber. O ideal é conseguir um cárter de motor marítimo ou um de Chevrolet V-8 de chapa, tirar uma seção dele e fechar novamente para caber no V-6, que foi o que eu fiz nesse carro.




Este cárter é o original do V-6 feito de alumínio fundido e já foi modificado para ser usado em outro Chevette que fiz aqui.

O volante do motor da Blazer é outra fonte de chateação. Pesa inacreditáveis 23 kg. E o pior, por ter 14 polegadas de diâmetro, não cabe na carcaça do câmbio do Opala. Solução: torneei esse volante para o mesmo diametro do Opala, de 12 e 3/4", instalei a cremalheira do Opala nele e fiz a furação para usar a embreagem original do Opala 4100. Uma vez terminada a parte de torno, tem que rebalancear o volante pelo padrão original do motor, e faço esse procedimento de forma muito simples, usando outro volante de V-6 original não-modificado como padrão.
Usei também uma bomba d'água de Chevy V-8 curta e um suporte de alternador importado de Chevy V-8, que permite montar o alternador original do Chevette para não ter mais despesas ou trabalho de instalar algo diferente no carro. Como não tem lugar para por uma bomba de gasolina mecânica no motor V-6, o jeito foi usar uma Carter para motores carburados.






AG

121 comentários :

  1. E o desempenho? Como ficou? O Câmbio é quatro ou cinco marchas?

    ResponderExcluir
  2. tem idéia da diferença de peso desse motor para o motor orgiginal do chevette?
    é tão necessario assim trocar as molas?

    ResponderExcluir
  3. e parabens pelo trabalho e pelo Post!

    ResponderExcluir
  4. Um homem seguro vale por 205/06/2009, 07:57

    tem que retirar a pelicula dos vidros desse chevette, um carro com todo esse motor e com a visibilidade prejudicada não dá!

    ResponderExcluir
  5. YEAH!

    Este é um verdadeiro "sleeper"!

    Vc tem alguns números deste, Garcia? 0-100km/h por exemplo.

    Quais as relações da caixa de câmbio que foram utilizada? Opala original? Diferencial do Chevette auto? Alguma "mistura"?

    Parabéns pelo ENTUSIASMO!

    ResponderExcluir
  6. Marlos Dantas05/06/2009, 11:12

    AG,
    Ótimo post!
    O mais legal é que, por fora, o carrinho não demonstra o monstro que realmente é, um típico "lobo em pele de cordeiro".
    A aplicação de um AP (a álcool) seria mais simples? Faz um post falando desse transplante.
    Parabéns pelo belo trabalho do Chevette.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  7. Marlos Dantas05/06/2009, 11:19

    Aliás, como fica o desempenho deste motor alimentado por carburador frente à injeção eletrônica?
    Esse radiador é de qual carro?
    Vê-se muito por aí o pessoal pondo ventoinha elétrica em Chevette, com o motor no estado original, o que eu acho desnecessário... Em algum tipo de "transplante" o Chevette precisaria (realmente) adotar um radiador maior com ventoinha elétrica?

    ResponderExcluir
  8. APzeiro maloqueiro05/06/2009, 12:15

    sou mais de meter~um turbão com doiskiloemei de pressão no motor original

    ResponderExcluir
  9. to sonhando com aquele dodge polara com trem de força da Dakota....

    ResponderExcluir
  10. Marlos

    O MAO já fez um post sobre 10 modificações na motorização do Chevette, uma delas sendo o motor AP.


    http://autoentusiastas.blogspot.com/2009/02/10-insanidades-para-se-fazer-com-um.html

    Já tem o kit pronto no mercado. Um amigo meu fez e gostou, barato e divertido.

    FB

    ResponderExcluir
  11. Ubirajara Luz05/06/2009, 18:11

    te admiro tio Kenny Rogers!

    tu é o cara!

    ResponderExcluir
  12. Chevette V6 deve ficar o bicho! Se o torque do motor 4,3-litros já permite bom desempenho nos Blazer e S-10, imagine então do que é capaz um Chevette com o dito cujo, que pesa menos da metade dos grandalhões...

    Gosto de tudo que tenha de 6 cilindros para cima. E dou preferência para engine swap que use componentes do mesmo fabricante do carro, fica mais "original" assim.

    Tubo num VW AP pode até ficar mais barato, porém não terá a mesma retomada obscena do Chevette V6. Qualquer marcha antes de terceira deve ficar curta demais...

    ResponderExcluir
  13. Pela fotos as patinhas estão com 185/70R14 conjunto pneu/roda do vectra 98 GL. Está dando conta ? Não são finos para esse haras debaixo do capô ?

    ResponderExcluir
  14. Galera,

    Que bom que gostaram. Obrigadão pelo incentivo! O desempenho é estupendo, acelera furiosamente e destraciona por nada a qualquer provocação. Não medi o 0 a 100, mas está bem abaixo de 8 sem duvida alguma. O cambio é o original de chevette de 5 marchas com capa seca de opala e embreagem de opala 6. O eixo traseiro é o original. Tem como adaptar coroa e pinhão de opala 4 ou 6 nele e deixar ele bem mais longo e gostoso de usar, mas é mais um custo e o projeto passava por fazer o mpaximo gastando o minimo. Faço o que me pedem, hahahaha.
    Ele se vira até bem com os pneus, são 185 65 14, o 185/70 fica mais alto que deveria e reaspa nos paralamas. É necessário trocar as molas sim, neste pelo menos foi, eram molas usadas e algo cansadas, estava derrubadinho menso antes de meter o V6. Depois do v6 ficou perfieto. E o carrono conjunto ficou muito melhor com as molas mais duras do opala, melhor de chão. Não tenho como dizer se fica melhor ou pior que o injetado porque não comparei diretamente um com o outro. Eu tb odeio peliculas, mas isso quem decide é o dono na hora que o carro chegar nas mãos dele.
    E o Pokota (Polara com motor de Dakota) é historia para algum outro post bem mais a frente!

    ResponderExcluir
  15. Mario Henrique06/06/2009, 00:40

    O que diferencia as crianças dos adultos é o preço de seus brinquedos!
    (com ou sem películas!)

    ResponderExcluir
  16. mó irâdo a chevettera manô, eu com uma dessas ai nem os puliça me pega, piloto de fuga, dá pra cometer varios crimes e larga fincado!

    pode crê

    ResponderExcluir
  17. AG, o coletor usado é o EDL2114?!

    ResponderExcluir
  18. Deco,

    Sim, ele mesmo! Num com bura #4776 00 cfm double pumper e no tubinha com #9776, 450 cfm segundo estágio mecanico, o quadrijet mais barato que existe.
    Por acaso vc conhece um cara legal chamado Jorge Stein?

    ResponderExcluir
  19. Não conheço, não. Tem meu pai, Siegfried Stein, gente boa também. Serve?! Hehehehe. Sou carioca, mas morando em BSB. Quando verei uma das suas criações por aí?! Abç, André.

    ResponderExcluir
  20. Mestre! Esse é o melhor blog de autos já lidos por seu humilde servo!

    Já colocaste um motor desses num Opala 1986, 4 cilindros, 4 portas??

    O encaixe é perfeito? Precisa de ajustes???

    ResponderExcluir
  21. Anonimo:
    A qual motor vc se refere? ao 4.3V6? não tem sentido pensar em colocar ele no opala. Entendo que adapatações e trocas de motor devem sempre ser ditadas por quanto de pretende ganhar em potencia e na praticidade da adaptação. Por o V6 num opala é tão complicado e caro quanto por um V8, com um agravante: existe um 6 em linha que não tem nenhuma adaptação, é tira o 4 e põe o 6. Para po o V6 vai ter problemas/dificuldades com:
    fabricar calços,
    fazer 2 escapamentos,
    mexer com carter,
    fazer um volante pequeno que caiba na caixa do opala.
    Tudo isso por um motor de 180 cavalos original e que com algum veneno passa um pouco dos 200?
    Esses mesmos numeros de potencia se consegue com um 4100 nem tão mexido assim. SE for mexer mesmo, se o 4100 parece pouco, faça logo um V8, temos motores 350 no Brasil em quantidade suficiente para atender a todos os tarados por velocidade que os desejarem, veja outros posts aqui no blog sobre esse assunto fascinante que é o opaloito. Tem umas materias sobre a minha caravan 76, e mais dois outros nos quais estou trabalhando agora, neste exato momento!

    ResponderExcluir
  22. Cara, é exatamente isso que eu busco fazer na minha marajó... parabéns pelo trabalho, assim que for tirar meu sonho da cabeça, com certeza vou te procurar!!!

    forte abraço e sucesso com as máquinas!

    ResponderExcluir
  23. Cesar,

    Venha trocar umas idéias, será um prazer!

    ResponderExcluir
  24. Olá!
    Tenho um chevette especial 78/79, que a um tempo atrás fiz essa adaptação.
    Foi quando meu carro estava original (p/ placa preta) e o meu pai me fez a prgunta crucial: Carol vc já viu chevette cantar pneu de ré?
    Depois disso, minha vida mudou.
    Colocamos diferencial dana de 6cc.
    e motor 4cc, cambio de 4 marchas, injeção e etc...
    Bom... como o carro ficou (n°s) eu não sei... até por que eu gosto de correr... e meu paiu barrou o carro!
    Acho até que ele inventou uma desculpa... disse que não dá pra andar por que o motor tá rajando.

    Bom enfim... parabenizo-o pela adaptação.

    E conto os dias pra conseguir dirigir o carro.

    Bj

    ResponderExcluir
  25. Jose do Chevette V615/08/2009, 00:25

    Ola AG,
    Falando em Chevette V6??? Será que posso participar? Será que eu entendo?

    AG vai trabalhar e montar meu 454...
    eh, eh, eh.

    Te achei, hein???

    ResponderExcluir
  26. IIIHHHHHHH, uepa, me lasquei, já tou iundo, perai, peraí! hahahaha

    ResponderExcluir
  27. parabens mesmo pelo trampo , faço muita adaptação principalmente em chevettes mesmo, Alexandre da um olhada no meu site , e se possivel , queria colocar suas fotos como reportagem nele abraços.
    www.hotchevy.com.br

    ResponderExcluir
  28. Ola,

    Desculpe voltar a este topico, mas queria fazer-lhe uma pergunta... surgiu uma oportunidade de comprar um motor VR6 de um passat 2000 aki no RJ pra colocar em um chevette 79. Acha que seria possivel??? este motor se parece com o da blazer em relação peso e tamanho?


    Abs.

    ResponderExcluir
  29. Raphael,

    O VR6 é menor e mais leve que o da blazer. Eu nunca mexi nesse motor e fica dificil dizer muito. De cara vc vai precisar de uma flange para unir ele a um cambio qualquer, que pode até ser o do chevette. Eu não sei te dizer se o flange normal que usa para unir o AP vai servir. Caso sirva, é questão de fazer calços, acertar o carter por conta da travessa do chevette, fazer calços e ligar a eletronica toda. Fora isso não vejo impecilho algum a instalar o VR6 lá.

    ResponderExcluir
  30. Ola Alexandre, estou fazendo uma adaptação em um 4.3 v6 e vou usar a bomba de agua short e tenho umas duvidas, tem alguma polia de alguma polia que sirva sem adaptação? Valeu e parabens pelo trabalho!!

    ResponderExcluir
  31. Ola Alexandre ! Parabens pelo cheve V6.
    Sera que vc poderia me ajudar ?
    Bom, eu estou montando um cheve 1980 com motor e cambio doados de uma S10 2.2 8v.
    Dai apareceu um motor vortec v6, acho que o mesmo que vc usou no seu cheve, certo ?
    Minha duvida é: seria possivel usar esse v6 no cambio da s10 ? Eu ja tenho a adaptacao do cambio para o carda, entao se puder colocar o motorzao nesse cambio....
    Um forte abraco !
    Sérgio

    ResponderExcluir
  32. Belo post, imaginava que não seria "tão" difícil calçar um v6, já que é mais curtinho que um 4 em linha...

    Eu gostaria de montar um Chevettinho branco dos modelos novos com o motor do Prisma sem mexer, são cerca de 100 cv de série com uma cilindrada menor e praticamente o mesmo torque, só com 1000 rotações a mais

    ResponderExcluir
  33. Sergio,

    O Cambio da 2.2 não é o mesmo da 4.3, não sei te dizer se é possivel trocar capa seca, mas do jeito que vem de fabrica não rola.

    Consolino,

    Faça isso, se o objetivo é uso normal e ter economia, vai acertar na mosca.

    ResponderExcluir
  34. Cobicei muito tempo o motor do camaro V6 que era de um primo meu, o motor era de aluminio e a cilindrada era 2.4 ou 2.8...
    Perdi notícias deste motor há um tempo mas gostaria de encontra-lo hj pois caíria como uma luva no meu BOMBA...

    ResponderExcluir
  35. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  36. Fala Alexandre!

    Rapaz, meu sonho é montar um "cheblazer" desses! Só uma curiosidade... saberia me dizer qual foi o gasto do dono neste projeto que vc postou, incluindo a compra do motor? Pra eu ir me programando... e pode deixar que quando eu for tirar esta idéia do papel eu procurarei a sua oficina!

    Abraço,

    Marcos.

    ResponderExcluir
  37. Ótima matéria, muito útil.

    To comprando um chevette com opala 4 alcool 5 marchas levemente fuçado e com diferencial de Chevette automático, mas ja pensando em colocar um V6.

    Tem alguma ideia de quanto gastou nesta transformação para Vortec V6?

    No inicio pensei em usar V6 3 a 3.5de aluminio proveninete de algum importado batido, mas Vortec pode ser opção pelo custo da matéria prima.

    Embora V6 aluminio normalmente o angulo do V seja mais estreito e motor bem mais compacto que Vortec, (60º x 90º no angulo do V)

    Mas é bom saber que cabe

    Lauro Neto

    ResponderExcluir
  38. Respondendo ao marcos e ao Lauro de uma só vez: essa troca foi baseada no custo limitado e na disponibilidade de peças. Eu consigo fazer uma encrenca dessas com cerca de 12 mil reais,pouco mais ou pouco menos, tendo como partida um motor usado a ser comprado em ferro velho e refeito direito. Unica despesa maior são os escapes, o coletor de admissão, o carburador e o distribuidor eletronico.

    ResponderExcluir
  39. Alexandre, parabéns pelo projeto. Gostaria de ressaltar que 200cv em um 4.3 preparado foi um chute muito modesto. Esse motor é comumente preparado somente com carburador, coletores dimensionados, comando, molas, pratos, balanceiros e um bom overhaul, fazendo chegar aos 300cv naturalmente aspirado.

    ResponderExcluir
  40. Frederico,

    O motor é basicamente original, com a troca dos pistões cavados por outros planos, isso vale quase 1 ponto a mais de taxa e a troca do sistema de injeção bem magro por um quadrijet. Como comando continua original e o escape apesar de ser tubular é modesto nos tubos, não me pareceu ter sentdo esperar muito mais que 200 cavalinhos dele. Claro, certo mesmo era passar ele no dino, mas não tive como. E sim, se devidamente preparados, 300 cvs são possiveis, mesmo com aspiração natural. O fato do comando original ser roller ajuda muito na escolha de bons comandos com expectativa de longa vida no trem de valvulas.

    ResponderExcluir
  41. Olá Alexandre! Quando eu descobri esta adaptação fiquei fissurado, e depois deste seu post, só não comprei um chevette ainda por falta de espaço :-/
    Daria para colocar um Vortec assim em um Kadett?
    Será que eu posso passar em sua oficina um dia destes para dar uma olhada em um chevette V6?

    ResponderExcluir
  42. olá Alexandre, parabén pelo post está excelente! Tenho um chevette 79,gasolina, carburador dfv228, como faco para colocar injecao eletronica nele (multpoint)? o que é preciso? o carro tem a mecanica original e ignicao eletronica!

    ResponderExcluir
  43. Elson,

    Adapte uma injeção GM de corsa 1.4 monoponto. Simples de fazer e vai ficar bem legal, atendendo suas expectativas. Tem alguma fabricação envolvida, mas é possivel de fazer.

    ResponderExcluir
  44. Olá Alexandre.Depois que minha tia comprou um chevette se 1.6 87 em 2002 ou 2003 eu tinha 15 ou 16 anos.
    Eu fiquei louco por um e depois que vi um opala V8,imaginei que talvez desse para adaptar o V6 4.3 da blazer/S10 no chevette.Queria saber se é necessário alteras os perifericos do motor V6?
    valeu e um abraço!

    ResponderExcluir
  45. Ericksson,

    Mudam os coletores de escape, carter, bomba dagua e sistema de injeção ignição originais. Uso um volante motor menor e mais leve para usar cambio pequeno. É o mesmo grau de dificuldade de fazer um opala V8.

    ResponderExcluir
  46. E ai blz?
    entao comprei um opala 6cil,mas a caixa ta meio baleada,tenho q ver o que aconteceu ainda..mas ta trancada na 1 marcha...Falaram,que dependendo do que for,colocar um cambio de chevete 5m,que eh igaul e aguenta,fiquei meio assim,pois eh mta diferença de força...TU acha que da certo? aguenta? facil adaptaçao?

    ResponderExcluir
  47. Olá amigo ! Lí seu post e adorei ... Estou com um chevette Ratch e gostaria de por um vortec tambem ( depois que li a materia ).Gostaria de saber se existe peças forjadas para ele , assim como se existe blower para ele . gostaria de deixar o bixo mais esperto possivel . Existe algum site mesmo fora do brasil onde consigo achar peças para o vortec afim de incrementar ele ? Hum , onde fica sua oficina ? Parabens pelo post , belo trabalho ... Abraços

    ResponderExcluir
  48. Rafael,

    No opala ponha cambio de opala, o do chevette é fisicamente mais curto, vai ser ruim de montar calço e cardã. Não compensa a guerra.

    Johnny,

    O que vc precisa de forjado são os pistões que são os mesmos dos chevys 350 V8, o resto, comando, distribuidores e coletores de admissão e escape existem sem dificuldades. Estou em Brasilia, DF.

    ResponderExcluir
  49. Olá Alexandre !

    Estou quase fechando negócio em um chevette ratch 81 e simutaneamente em um v6 4.3 . Gostei da matéria do seu chevette v6 e por isso quero fazer o meu Cheizer ( chevette blazer ). Este motor carburado tem 180 cavalos originais .Sabe se é possivel por turbo nele ? envenenar para deixar estupido ... Quais melhorias se consegue fazer ele ? ... Obs : já consegui bielas de 6' do 350 para por nele assim como pistôes forjados . Em relação ao comando , se consegue melhorar ele ? Tem como por valvulas maiores ? Abraços !

    ResponderExcluir
  50. Olá alexandre ! Depois de ler sua materia fiquei tão aguçado em um chevette v6 que já comprei um Ratch 79/80 e estou com 2 Vortec engatilhado . Minha duvida é se pego o americano ( ss10 ) ou o nacional ( s10/blazer ) . No post vi que mudou o volante do motor pelo tamanho do opala . Como ficou o motor de partida ? pois o diametro diminuiu ? qual motor usou ? opala ou vortec original ? ... Sobre o coletor , onde comprou ou onde achalos ? Na summitracing.com tem vários mas não sei qual serve nos importados e qual cabe nos nacionais . ( vou montar com injeção Programavel / pandoo ou fulltech ) ... Se possivel me passe seu email pois tenho duvidas e queria muito sua ajuda . Abraços !

    ResponderExcluir
  51. Não sei se é possível mais pediria que voce entrasse em contato pelo meu email ...
    ciro_smaniotto@hotmail.com

    gostaria de uma informações mais detalhadas ...

    ResponderExcluir
  52. Bom dia AG, estou querendo instalar o conjunto completo da blazer V6 no chevette (motor, cambio e dif). acho que seria o mais viável em termos de $. O problema é saber se eu não teria que alargar muito o tunel para colocar o cambio pois não queria ter que chegar os pedais para o lado. O que vc aconselha?

    ResponderExcluir
  53. Alexandre gostaria de saber como faço para falar com vc ou um nº de tel ou e-mail ou endereço de sua oficina, meu nome é Claudio Boechat lcpboechat@terra.com.br abço e obrigado

    ResponderExcluir
  54. Olá Alexandre. Me chamo Junior e queria umas dicas suas pra poder fazer tambem um Chevette v6 parecido com esse. Meu e-mail é auto-junior@hotmail.com e moro em Brasilia se puder me ajudar agradeço muito. Obrigado.

    ResponderExcluir
  55. Oi, Alexandre! Gostei imensamente do seu trabalho e, principalmente, da sua criteriosa metodologia, demonstrando sólido conhecimento do assunto. Gostaria de saber se vc estaria disposto a me ajudar no seguinte propósito: tenho um mercedes benz - 1974 - diesel 240D, cujo motor originalmente de 4 cilindros, foi substituido por um de cinco cilindros tambem diesel o mesmo usado no 300D. Ocorre que o cambio original de 4 marchas e acionamento na coluna da direção, alem de incômodo ficou um pouco curto na quarta marcha, razão pela qual gostaria de substituir por um cambio mecanico de 5 marchas e alavanca no assoalho. Vc se disporia a me ajudar nesse sentido? Moro em Brasilia-DF. Meu e-mail: hde@uol.com.br

    ResponderExcluir
  56. Caro Alexandre
    Parabéns pelo projeto, de muito bom gosto!

    Tenho um chevette 75 bem alinhado, bom de lataria e extrutura... onde faz algum tempo que eu penso em colocar um v6 nele! Gostaria de verificar contigo, vc tem oficina, certo? Vc fabrica os componentes para a adaptação e me envia aqui para o RS? Ou é melhor eu levar meu chevette para vc, e vc me entregar pronto? Por favor, me encaminha orçamento por mail, prefiro carburado, pois fica com menos fios pendurados no cofre, certo?
    Obrigado,
    Ítalo
    italo@servitecrs.com.br

    ResponderExcluir
  57. Amigo, esse motor e importado eu é o mesmo utilizado na s10 e Blazer nacionais? pergunto por conta do coletor edelbrock. Qual o código dele? abcs e parabens pela maquina.

    ResponderExcluir
  58. Danilo,

    É um motor de blazer com um coletor edelbrock 2114.

    ResponderExcluir
  59. vc tem algum motor desse a venda?

    ResponderExcluir
  60. JJ,

    Pronto para entrega imediata não, mas posso providenciar um igual ao montado no chevette da reportagem.

    ResponderExcluir
  61. e quanto seria um desses? mas eu msm qria um com injeção da blazer ano 95 até 2000, quanto seria? pergunto pois esse motor das fotos acima parece ser mais antigo que os vortec da blazer fabricadas nesses anos.

    ResponderExcluir
  62. a publicação acima é minha: jj!!

    ResponderExcluir
  63. E ae AG, quanto seria mesmo um desses motores?

    ResponderExcluir
  64. E ae AG, quanto seria mesmo um desses motores?

    ResponderExcluir
  65. AG, também tenho interesse em um motor assim pronto pra por no Chevette. Tu pode fornecer um? Quanto sai?

    Depois de ler esse post eu nunca mais dormi direito.

    ResponderExcluir
  66. Alexandre: Parabéns pelo seu trabalho. Sou muito grande para o Chevete. O que vc sugere para um Ômega? precisaria ser muito mais forte que o 4100, do que o 3.0, do que os 3.8 e 3.6. Penso em algo como 400 CVs, tudo redondo e funcionando perfeito, com injeção. Tem uma receita aí? Vc faria? Abs.

    ResponderExcluir
  67. Anonimo,

    Sim, tenho e faria, mete um chevy v8 small block 6.2 litros nele, aspirado forte e bem feito.
    Sem muito problema, já fiz, prefiro montar o motor e te ajudar com a adaptação, mas se for inevitável e vc tiver um omega bom de verdade, sem pepinos e sem muito o que fazer eu topo.

    AG

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Alexandre; aí vai meu e.mail para conversarmos sobre o Omega: marcos.bara@yahoo.com.br. Abs.

      Excluir
  68. Olá amigo preciso muito de sua ajuda ou derrepente do seu serviço!
    Primeiramente parbens pelo seu trabalho e gentileza de ajudar a nós entusiastas.
    Algumas duvidas:
    O cambio do chevette 5 marchas agüenta mesmo esse motor? Não corre o risco de quebrar na hora de pegar um pouco mais pesado?
    Seria possível usar o cambio da própria Blazer para facilitar a adaptação?
    O diferencial deve ser trocado inteiro ou algumas partes internas? No caso da troca total do diferencial ele deve ser encurtado? Não ficaria com 5 furos na roda, no caso de usar o do Opala inteiro?
    Qual diferencial vc indica (custo/beneficio)?
    Amigo eu não entendo nada de mecânica e gostaria muito de fazer o mesmo que vc no meu chevette...
    Se for possível escreva-me um e-mail para eu lhe dar mais informações e se for o caso pegar um orçamento desse serviço.
    Tiago Tejon
    ttejon@hotmail.com ou tiago.tejon@gmail.com
    Abraço brother!

    ResponderExcluir
  69. Thiago,

    Se bater muito o cambio de 5 do chevette quebra sim, como qualquer
    outro quebraria. O da blazer é legal, mas tem que cortar o carro todo
    e refazer o assoalho todo.
    O melhor diferencial para usar se não o original do chevette é o dos
    mavericks fase1 que são os de menor bitola, cabem no chevette sem
    mexer muito nos paralamas, mas é legal fazer umas rodas proprias com o
    offset bem positivo para caber bem nele. Aí é só trocar os cubos das rodas dianteiras por outros de opala até 73 que usam os mesmos rolamentos do chevette e de quebra ainda tem diametro maior, ajudam a freiar mais de vc deslocar as pinças mais para fora ou usar outras pinças maiores.
    Eu já fiz tudo isso em outro chevette que estou montando aqui mas com
    V8 de 5,7L chevrolet tb.

    Vamos conversando.

    ResponderExcluir
  70. Olá Alexandre, tudo certo?

    O que me diz do motor V6 do ford taurus? Tenho um taurus completo aqui pra desmanchar, e pretendo adaptar ele no chevas, ele parece ser menor que o da blazer. Você tem ideia das adaptações necessárias? Você sabe como melhorar os freios do chevas? Será que consigo adaptar os freios do taurus?

    Pretendo eu mesmo fazer, não tenho muito conhecimento, mas tenho vontade e ferramentas...

    Abraços!

    ResponderExcluir
  71. Pedro,

    Acho uma idéia ruim. Fazer uma adaptação aproveitando coisas que se tem sem analisar o processo só traz complicações. O motor é menor e mais fraco que o da blazer, não tem cabio longitudinal que caiba nele assim facil e fazer adaptador é trabalhoso e complicado. Deixa ele quieto, compra um de blazer e faz a bagunça.

    ResponderExcluir
  72. Infelizmente é o que disponha agora. Então por enquanto vou montar um motor de opala, rebaixar o cabeçote e boa. Quem sabe mais pra frente...

    Valeu pela resposta!

    ResponderExcluir
  73. Que preparação que esse motor aguenta? Tipo alargar os cilindros, blower, nitro... E quantos cavalos dá pra chegar com um desses? A relação peso/potência ficaria melhor que um GM 2.4 família II?

    ResponderExcluir
  74. Este motor aguenta a preparação que seu bolso conseguir pagar.
    Não se abre os cilindros além de 4 polegadas. Tem muita coisa a modificar antes disso ser necessário, mas se for all out mesmo pode trazer um bloco de aluminio da GMPP com cabeçotes adequados, virabrequim forjado com mais curso e ele atinge até 5 litros de deslocamento. Tirar até 300 cavalos bem honestos dele aspirado é possivel sem quebrar a conta. Turbinando vem bastante coisa tb.

    ResponderExcluir
  75. Olá Alexandre ! Já tinha postado lá em cima sobre estar montando um chevette V6 tambem ... Bom , comprei um chevette ratch 79 e estou colocando a frente do tubarão ( um modo de deixar unico , pelo menos no BR ) ... comprei um V6 da blazer 4.3l , diferencial do landau ( D44 )com relação 3,54 , cambio de dodge 3m com alavanca no assoalho ( clark 260T ) ...comecei a mecher no danado mas me veio as duvidas : Como ficou a barra de direçao ? deslocada ? o hidrovacuo como ficou ? é melhor deixar ela injetada ou carburado ? ... penso no futuro em usar turbo mas cada lugar que pesquiso eu fico com mais duvidas!

    ResponderExcluir
  76. Johnny,

    Não vai ser tão unico assim, um amigo do rj, tb alexandre já fez isso, muito legal por sinal.
    Sobre a mecanica: a caixa de dodge é close ratio e a relação do eixo é bem legal, só que ele é largo demais e não vai caber embaixo do carro. Sugestão: troque o eixo de galaxie por um de maverick até 76, que são os de menor bitola, cabem no chevette com algum sacrificio. A coluna de direção fica quase encostada no escape, mas cabe sem mexer nela. Montei sem hidrovacuo. e eu montei carburado, com quadrijet holley, porque acho a injeção da blazer V6 muito complicadinha demais pro meu gosto, se fosse mais simples, ia de boa, sem mexer nela. Comprei um distribuidor mallory unilite especifico pro V6 4.3 moderno even fire.



    ResponderExcluir
  77. Alexandre Garcia

    Primeiramente, parabéns por esse incrível post. Tenho 24 anos e sou "formado" na velha escola: cresci com um Opala 78 e uma Puma GTS 80 na garagem, além disso, minha avó tinha um Chevette Hatch. Apesar de gostar dos esportivos clássicos brasileiros, prefiro mesmo um carro curtinho, levinho, esperto e "subestimado". Se tiver um motor com mais de 4 cilindros, PERFEITO!
    Infelizmente no Brasil não se tem muitas opções para o que quero: boa aparência, preço e manuntenção acessíveis. Já pesquisei desde dos foras-de-série como o SM, GTB até alguns importados lançados na década de 90 até encontrar esse post. Não sou fã de modificações de motores, mas devo confessar que esses Chevettes V6 caíram como uma luva aparentemente.
    Toda essa enrolação acima é para perguntar alguns aspectos em relação a dinâmica do carro. Como ele fica com esse motor? Ele piora (muito) nas curvas? Para uma prepação mais pesada, é preciso reforços estruturais internos? A conhecida agilidade do nosso querido fica muito comprometida ou ele fica um canhão só de linha reta? A ideia seria ter um street ágil e quem sabe, fazer bonito nos track days.
    Desde já agradeço a reposta para qualquer uma dessas perguntas.

    Altino Farias

    ResponderExcluir
  78. Altino,
    O v6 não é muito mais pesado que o opala 4 que não é muito mais pesado que o motor original dele. Eu meti molas de opala 4 cortadas 2 elos na frente e como vc ve nas fotos a altura é a original do carro.
    É mais pesado de frente, mas não estraga o carro. O que prejudica é que tem um monte de torque e vc tem que aprender a se virar com isso para não se atrapalhar, porque destraciona com muita facilidade, coisa que não ocorre no chevette original com o motorzinho raquitico dele. Não é a coisa mais redonda e perfeita dinamicamente do mundo, mas tá muito longe de ser a pior tb. Anda bem em reta e ainda faz um monte de curva ainda. Especialmente quando voce usa de delicadeza e educação no acelerador.

    AG

    ResponderExcluir
  79. vc eh o verdadeiro professor pardal heim amigo!gostei do cheva...estou restaurando um modelo similar..mas tenhu uma mecanica da montana 1.8 esporte sera q vai me da trabalho pra coloca?

    ResponderExcluir
  80. instala com cambio de omega 2.0 ou 2.2 e tem bem pouco trabalho. Talvez tenha que mexer com carter e olhe lá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. alexandre pode me dar uma ajuda, comprei um coletor pro motor v6 edelbrock 2111 , mas é menor e não da encaixe, sabe se da para adaptar?ou qual o coletor que voce usou? robertoemih@gmail.com

      Excluir
  81. na verdade não vou mais usar o motor no projeto, mas quebrei a cara com esse coletor, já comprei distribuidor com bobina acoplada pro v6.

    ResponderExcluir
  82. o edl 2111 é para a versão não vortec, inicial do V6 voce pode até montar ela, mas a correta é o edl 2114, que foi o que usei nos que montei.Para montar tem que refurar os cabeçotes vortec na furação do 2111. O resto, fora a furação é tudo igual.

    AG

    ResponderExcluir
  83. Seria legal um Isuzu Impulse (chevette montado sob licença no Japão e com um design bem mais interessante) com esta conversão!

    ResponderExcluir
  84. Artigo sobre o Impulse no Best Cars: http://bestcars.uol.com.br/bc/informe-se/passado/paginas-historia/isuzu-piazza-impulse-o-chevette-com-traje-esporte/

    ResponderExcluir
  85. Estou montando um Chevette 91 com motor de Astra 2.0 e câmbio de Omega, o túnel precisa ser aberto para caber o câmbio que é muito mais gordo que o do do Chevette, o cárter precisa mexer assim como modificar o coxim do câmbio, mas o resultado acho que vale a pena, pois aparentemente o motor parece mais leve. Estou atualizando as fotos aos poucos na minha página do face http://www.facebook.com/media/set/?set=a.270326859705291.65415.199671450104166&type=1

    ResponderExcluir
  86. Aki é o Samuell.

    Alexandre: estou montando um Chevette 75, ja estou com o Vortec v6 com cambio da blazer, sabe me dizer ques modificaçoes vou ter que fazer para caber no tunel, se eu for usar mesmo cambio. Grato desde ja

    ResponderExcluir
  87. Samuel,

    Para por o cambio da blazer V6 vc vai ter que cortar o tunel todo e modificar bastante o assoalho.

    AG

    ResponderExcluir
  88. Em relaçao ao cambio, AG qual cambio de 5 marcha que nao precisa de muitas modificaçoes, e que vc recomenda, pq vi uma modificaçao que o cara usou um motor Mitsubishi e que coube certinho o cambio d Chevete junio, da uma dica ai.

    ResponderExcluir
  89. Use o do chevette mesmo, com capa seca de opala, mas vai ter que fazer um volante especial e rebalancear ele, que nem eu mostrei no texto.

    ResponderExcluir
  90. Se eu mexer um pouco na lataria, posso passar o escapamento direito direto para traz sem passar pela frente do motor? Consigo adaptar a direção hidraulica da S10/Blazer? Para adaptar uma fueltec ou uma pandoo, posso usar o coletor original? Qual a melhor opção de freios e suspensão para este V6 com preparação de 300 cv?

    ResponderExcluir
  91. Alexandre, parabéns pelo post. É a segunda vez que leio. Agora foi com mais interesse!
    Aproveito para te fazer umas perguntas:
    > Colocar o motor 2.4 do Marea no Chevette pode valer a pena?
    > Além do Vortec V6, que outros motores Chevrolet você recomendaria para um projeto de mais de 200cv aspirado? Os V6 da Captiva e Omega podem ser usados?
    > Os 4 em linha de Vectra, Astra e Cruze se adaptam com pouca dificuldade ao cambio original do Chevette?
    > O câmbio 5 marchas do 1.6 se encaixa direto no motor 1.4 (que vem como o 4 marchas)?

    Abraço.

    ResponderExcluir
  92. Olá Alexandre, como vai. Como consigo esse carter maritimo? Os importadores que consultei não conhecem o produto e pedem o numero de serie do produto. Voce consegue me ajudar com essa questão? Agradeço desde ja sua atenção. Evandro

    ResponderExcluir
  93. Evandro,

    Tente comprar junto a revendedores nauticos, mercruiser e volvo. Mas vai ser uma guerra dificil e cara. Voce pode pegar o carter de aluminio da blazer e modificar ele, vai ser meio dificil, mas talvez compense mais do ponto de vista financeiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Alexandre, voce acha que posso adaptar um de Sonoma que é de ferro, portanto mais facil de trabalhar? Muitissimo obrigado.

      Excluir
  94. Se eu mexer um pouco na lataria, posso passar o escapamento direito direto para traz sem passar pela frente do motor? Consigo adaptar a direção hidraulica da S10/Blazer? Para adaptar uma fueltec ou uma pandoo, posso usar o coletor original? Qual a melhor opção de freios e suspensão para este V6 com preparação de 300 cv?

    ResponderExcluir
  95. Gustavo,

    Pode, mas me pareceu pior mexer na lata qe passar os canos pela frente do motor.
    Não rola dh da blazer, sistemas completamente diferentes e a direção não muda nada em peso.
    Pode usar sim qualquer efi controlando a injeção original
    Suspensão original com molas de opala 4 cortadas no lugar das originais do chevette e freios pode trocar as pinças por de monza por exemplo que são mais eficientes.

    ResponderExcluir
  96. Ulisses Max Proview20/04/2013, 11:22

    Olá amigos, tenho um Chevette Junior 1993 muito novo, está com motor original 1.0 com 77.000 km rodados, carro muito novo mesmo, lataria e pintura toda original carro com todos os selos, carro selado novo, novo mesmo. Quando comprei estava com 50.000 km, vendo-o por 8.500,00. Excelente carro para se colocar um bom motor. Interessados, me contatem, e-mail: ulissesloubach@gmail.com, mando foto por e-mail. Sou de Nova Friburgo, RJ

    ResponderExcluir
  97. tem como me passa seu endereço sou de Goiânia
    Miguel Junior (pablinemiguel@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  98. Boa noite alexandre.... poderia me passar algum contato seu para conversarmos a respeito do V6 no chevette? já tenho o carro adaptado com motor opala 4 e tb já tenho o V6 em mãos... gostaria de trocar umas ideias com vc se possível para me auxiliar na montagem. agradeço a atenção.
    vou deixar meu email e vc manda os contatos. leonardomto@hotmail.com
    sou de juiz de fora MG.

    ResponderExcluir
  99. Já reli esse post várias vezes (Muito bom!). Gostaria de uma ajuda para montar um conjunto coroa pinhão. Gostaria de saber as dimensões (diâmetro, altura, comprimento) da coroa e pinhão Braseixos ou Dana com relação 3,08 ou 3,07. Grato.

    ResponderExcluir
  100. Ola Alexandre admiro muito seu post. Motivado por ele comecei o meu projeto para o meu chevette 77 azul calcinha MEU XODÓ ele já é turbo com motor de CHEVETTE MESMO tudo bem montado e acertado turbina T2 com 2E bomba de GTI e tudo mais, sempre vejo os FAMOSOS CHEPALA ou os CHEVETTE APs TURBO só q nunca me senti motivado a esse tipo adpatção muito menos pelo 6cc em linha do opala, uma adptação q no meu caso seria CRUELDADE com o meu XODÓ. quando vi essa adptação vi que nem tudo estava perdido,e vi ali oque sempre quis e começei a garimpar as peças só q um pouco mais ousado estou montando um VORTEC 4.3 V6 com um BLOWER DETROID GMC 4.53 um pouco mais audacioso mais é meu sonho de consumo desde sempre com QUADRIJET e SCOOP encima e coisa e TAL,já tenho quase tudo,,,

    O CHEVETTE TOP o Motor v6,volante do motor, blower, carburador 650 tipo(ROCHESTER)estamos acabando a tubagem para o BLOWER em aluminio,bomba de oleo,bomba da´agua, capa seca, embreagem,tubagem coletor de escape, e todo resto.

    Só q estamos com um problema Alexandre, o qual você não explicou no POST,

    Sobre á distribuição,Á original do VORTEC dá para adptar um sensor HALL? ou tem outro tipo de distribuidor 6cc que se adapita nele, seilá algum outro tipo de distribuidor com ignição e bobina? ou algo parecido? (Me da uma luz awe)

    DESDE JÁ OBRIGADO POR NOS PRESTIGIAR COM ESSE EXELENTE POST VALEU Alexandre, por favor me de uma força luis_fabior@hotmail.com OBRIGADO DESDE JÁ. Binho

    ResponderExcluir
  101. Ola Alexandre admiro muito seu post. Motivado por ele comecei o meu projeto para o meu chevette 77 azul calcinha MEU XODÓ ele já é turbo com motor de CHEVETTE MESMO tudo bem montado e acertado turbina T2 com 2E bomba de GTI e tudo mais, sempre vejo os FAMOSOS CHEPALA ou os CHEVETTE APs TURBO só q nunca me senti motivado a esse tipo adpatção muito menos pelo 6cc em linha do opala, uma adptação q no meu caso seria CRUELDADE com o meu XODÓ. quando vi essa adptação vi que nem tudo estava perdido,e vi ali oque sempre quis e começei a garimpar as peças só q um pouco mais ousado estou montando um VORTEC 4.3 V6 com um BLOWER DETROID GMC 4.53 um pouco mais audacioso mais é meu sonho de consumo desde sempre com QUADRIJET e SCOOP encima e coisa e TAL,já tenho quase tudo,,,

    O CHEVETTE TOP o Motor v6,volante do motor, blower, carburador 650 tipo(ROCHESTER)estamos acabando a tubagem para o BLOWER em aluminio,bomba de oleo,bomba da´agua, capa seca, embreagem,tubagem coletor de escape, e todo resto.

    Só q estamos com um problema Alexandre, o qual você não explicou no POST,

    Sobre á distribuição,Á original do VORTEC dá para adptar um sensor HALL? ou tem outro tipo de distribuidor 6cc que se adapita nele, seilá algum outro tipo de distribuidor com ignição e bobina? ou algo parecido? (Me da uma luz awe)

    DESDE JÁ OBRIGADO POR NOS PRESTIGIAR COM ESSE EXELENTE POST VALEU Alexandre, por favor me de uma força luis_fabior@hotmail.com OBRIGADO DESDE JÁ. Binho

    ResponderExcluir
  102. Olá Alexandre. Meu nome é Róger!!
    Também estou com esse projeto. já tenho o motor V6..
    A duvída é sobre o cambio e diferencial original do chevette 1.6
    Esse cambio e diferencial suporta a força total desse motor?
    É possivel adptar ar condicionado no chevette com v6??

    ResponderExcluir
  103. Primeiramente como muitos ja falaram, parabéns pelo excelente post.

    Tenho um chevette 91 DL inteirinho, meu primeiro carro, sou segundo dono e conheço o primeiro dono desde quando tirou zero (obs: tinha 3 anos na epoca)veio para mim com 31 mil km original, mas infelizmente mandei fazer a troca da bomba de agua e o mecanico nao fez direito, resultado, destrui meu motor, depois disso foi somente dor de cabeça com o novo motor, agora fique bemmmmm interessado em colocar um v6 no carrinho. Começo hoje as buscas por um v6 em bom estado e assim que conseguir volto a te encher o saco para conseguir algumas informações que ainda não sei.

    Meus parabens e continue inspirando o pessoal com esses posts, idéias criativas são sempre bem vindas.

    Renato Rodrigues Aparecido

    ResponderExcluir
  104. Renato,

    Torço que vc faça mesmo, precisando de tirar alguma duvida, por favor fique a vontade!

    AG

    ResponderExcluir
  105. Pedro Bergamaschi01/10/2013, 17:49

    AG, tu tens algum email pra contato? To com um tubarão esperando pra se livrar do 1.4 aqui e tenho interesse em algum material pra adaptação... talvez até um motor inteiro. Meu e-mail é pedrobergamaschi@ig.com.br

    ResponderExcluir
  106. TO APANHANDO MUITO PARA COLOCAR A CAIXA NO LUGAR?
    NAO QUER ENCAIXAR.........O QUE FAÇO AMIGO , NAO TENHO ESPERIENCIA NISSO NAO?
    ZEZEFIBRAS@HOTMAIL.COM................OU FRANCISCO JOSE DEIXA RECADO NO FACEBOOK SE FOR POSSIVEL ....OBRIGADU DOCE PAZ AMIGO

    ResponderExcluir
  107. caixa não encaixa ou por embreagem desalinha ou por falta de habilidade/experiencia no ato de encaixar ela no motor. Chama um mecanico.

    AG

    ResponderExcluir
  108. Iai alexadre
    Bem legal seu trabalho, estou com uma duvida quanto a sua dica de freio usando disco de Opala com pinça maior, ja fiz muitas adaptaçoes em meu chevette antes de desfazer dele(por motivo maiores). Motor AP Turbo carburado,Ijetado(original com digipulse, Pandoo), direçao hidraulica(de Mercedes, L200, BMW e nenhum ficou legal), Freio a nas rodas traseiras, caixa de fusivel de corsas 1.4 no compartimento do motor. E pinça de freio do corsa, mas as pinças pega na mola quando esterça ocasionando a perca do freio, e para solucionar o problema(tenho serteza que vc conhece de causa mas vou deixar claro para outros colegas curiosos do Post), tem-se que limitar o esterço do chevas, o que o deixa muito ruim. A duvida é com o disco de Opala, o esterço continua o mesmo sem a perca do freio?
    Tambem achei muito intereçante o projeto com 350cub. E o meu sonho de consumo para quando eu puder investir novamente, não a muito relato deste o unico que conheço e de um projeto de 83 em um hatch de arrancada. Onde posso ler mais sobre este projeto? e qual seu endereço?
    valdirjuniorvj@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valdir,

      No chevettoito sim tive um pequeno problema de perda de esterçamento por conta das pinças maiores e mais proximas a manga baterem nas balanças inferiores quanto em esterçamento maximo.
      No pretinho V6 mantive tudo original pela simples falta de saco de mudar tudo. Vai ficar originalzinho da silva e boa.

      AG

      Excluir
  109. Tudo bem Alexandre? estava lendo sobre o chevette v6 no inicio do post, tenho uma s10 v6 carburada. Gostaria de saber qual distribuidor msd vc usou no chevete. Estou com um mallory, e o bura edelbrook 500cfm. Você usou um holley 600cfm? valeu de mais. abraço

    ResponderExcluir
  110. José Roberto,

    Eu não tenho mais o part number, o distribuidor foi comprado e depois de um tempo a unilite não mais fez ele. Hoje existe um distribuidor da DUI para o V6 even fire, que é o que temos nas nossas S10, serve e funciona perfeito, com a vantagem de já ter a bobina integrada na tampa.
    No chevette preto montamos um holley #9776 de 450 cfm com segundo estagio mecanico. Num outro chevette que fizemos, tem um holley 600 mecanico tb, #4776, este outro carro tem comando brabo e mais uns truques aí o 600 ficou bem a vontade nele. Num motor original, voce pode por o que quiser, tanto 450 quanto 600 mecanico ou se preferir um 600 a vacuo moedlo 1850. Coletor infelizmente só tem uma opção da edelbrock acho que o p/n é 2114.

    Abração

    AG

    ResponderExcluir
  111. WANDERSON CALDAS NOVAS21/03/2014, 18:55

    Ficou nave mesmo essa barca hein!Queria ver ela no chão preto!

    ResponderExcluir
  112. AG ,
    quanto fica em média para fazer a adaptação mão de obra e o motor?
    jeankubano@gmail.com

    ResponderExcluir
  113. Parabéns pelo carro, um monstro disfarçado. :D

    Estive pesquisando, e como fã da GM e do chevettinho, não posso deixar de citar que pra mim chevette é chevrolet e nada mais justo do que ter só mecânica GM. Então pesquisando bastante sobre adaptações em chevas, fiquei feliz em saber que os 2.0, 2.2 e o 2.4 já fazem um bom desempenho no carrinho, mais surpreendido ainda quando conseguiram colocar o 4.1l 6Cil do Opala no carro, e claro o Vseizão da Blazer, O Vortec. Até aí tudo bem, mas,e sobre V8, pois pesquisei e encontrei chevettes com motores V8, mas muitos modificados estruturalmente, e outros com motores V8 menores que o V6 Vortec, mas de outras marcas. Aí é que está, logo na pesquisa por motores GM V8 descobri os Small Blocks, aí descobri os menores motores V8 da GM, e inclusive semelhantes ao V6 da Blazer, são Os Vortec V8,; 4.8L, 5.2L, 5.7L e o 6.0L. Fiquei doido ao saber que a GM possui o motor V8L de 4.8L, só um pouco maior que o V6, e rende muito mais, com potência na casa dos 280cv e torque na casa dos 40Kgfm, então aí que está a dúvida que fica até hoje, será uma fácil adaptação??? E o mais interessante é que o 5.3L parece ter o mesmo tamanho do 4.8L, o bloco do motor parece ser do mesmo tamanho. fazendo com que o upgrade fique ainda mais radical, o 5.3L tem mais torque, na casa dos 44Kgfm e potência na casa dos 300/315cv. Esses motores são utilizados nas Silverados e outros utilitários da GM nos EUA.

    Esse é o meu sonho, um chevettinho monstro. Agora Cabe ou não??? Rsrss

    A diferença do ronco do V8 para o V6

    http://www.youtube.com/watch?v=o7VIBi-2wg4.


    Dados dos Vortec V8 4.8L e 5.3L, Pelo o que entendi parecem ter o mesmo bloco.

    http://www.superchevy.com/technical/engines_drivetrain/shortblock/1306_4_8l_vs_5_3l_engine_tech_little_ls_slugfest/
    http://www.ehow.com/info_12225671_48-v8-vs-53-v8-engine.html

    ResponderExcluir

Pedimos desculpas mas os comentários deste site estão desativados.
Por favor consulte www.autoentusiastas.com.br ou clique na aba contato da barra superior deste site.
Atenciosamente,
Autoentusiastas.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.