Google+

8 de julho de 2009

PODE OU NÃO PODE?

Foto: Andy Robbins (motorsports.fotopic.net)

Neste final de semana mostrei aos colegas do blog um vídeo maravilhoso de Walter Röhrl guiando um Porsche GT3 em Nürburgring. Foi então que surgiu uma discussão acalorada a respeito das pichações (ou grafites) que tomam conta do asfalto do Nordschleife.

Alguns colegas condenaram as incrições, dizendo que emporcalha o visual do circuito e que só pode ser resultado de vandalismo e leniência das autoridades alemãs. Que é inadmissível que a "meca dos entusiastas" seja tratada dessa forma.

Uns defenderam as inscrições no asfalto, alegando que já fazem parte da tradição de Nürburgring como uma legítima manifestação cultural dos entusiastas que lá frequentam, já que 90% delas se referem a automóveis, pilotos e equipes.

Enfim, as opiniões divergiram, mas um dos nossos colegas levantou a seguinte questão: é permitido ou não pintar o asfalto de Nürburgring? Algum dos leitores sabe o que a administração do "The Ring" diz a respeito?

Na minha singela opinião, as incrições (ou pichações ou grafite, não importa) já fazem parte do Nordschleife há muitos anos. É uma característica tão marcante que foi reproduzida até mesmo nos jogos de vídeo-game. Não acredito que seja proibido pintar o asfalto, duvido muito que algum alemão arriscaria pegar um tempinho de cadeia só pelo prazer de pintar o chão.

Com a palavra os leitores.



41 comentários:

  1. Bitu,
    Que nojeira! É de dar desgosto, de não acreditar mais na humanidade. Já pensou fazer isso numa mesa de sinuca ou numa quadra de tênis?

    ResponderExcluir
  2. Faz parte da tradição da pista. Sou a favor, ainda que possa reduzir o grip em condição de chuva. Até as pistas de simuladores como o GTR Evolution e semi-simuladores como o Gran Turismo já tem as pichações reproduzidas no asfalto.

    Além do mais, o ato de pichar e emporcalhar superfícies em branco é um ponto chave na agenda revolucionária. Os muros e chãos limpinhos, oferecidos como um sulfite em branco para uma criança com uma caneta na mão, nada mais são do que símbolos da opressão do Capital sobre os excluídos.

    ResponderExcluir
  3. Bob

    Pra mim é indiferente, desde que o asfalto esteja sempre perfeito.

    FB

    ResponderExcluir
  4. Realmente, é meio estranho. De repente, isso aí pode até causar distração no piloto e, se for como falaram aí, que na chuva é perigoso, pode causar um acidente, o que seria bem pior...

    ResponderExcluir
  5. Em minha modesta opinião, atrapalha a visualização da corrida.

    Para pilotos, não faz diferença, mas o 'espetáculo' fica poluído...

    De mais a mais, que olha a pista quer ver carro acelerando. Que as pichações ocupem seu verdadeiro espaço, as paredes!

    Aliás, cabe aqui um elogio à pichação. Pelo menos não fazem lá como no Brasil, com caracteres incompreensíveis, sem nenhum significado...

    é isso.

    ResponderExcluir
  6. Mister Fórmula Finesse08/07/09 13:48

    É um modo pitoresco do pessoal também "participar" da prova, claro que as mensagens tem que ser diretamente voltadas para a corrida e que não sejam manifestações de assuntos ou desenhos que não tenham nada a ver.
    Já é folclore local, mas acho que só caberia bem nessa pista e não em outra, sei lá, a aura e o envolvimento parece ser diferente.

    ResponderExcluir
  7. Mister Fórmula Finesse08/07/09 13:55

    Anônimo;

    Se algum maldito pichador se utilizar desse expediente escrito por você como desculpa para sujar a minha parede, aí sim ele verá o que é opressão...por mais grosseiro que eu possa estar sendo!

    Manifestar algum tipo de apoio ao seu piloto ou a equipe favorita na pista é uma coisa, emporcalhar a cidade e oprimir os moradores com essa nauseabunda forma de protesto (me contem outra!!!)é algo bem diferente!!

    ResponderExcluir
  8. Olha tem impressão que é bem o contrário. Essas pichações [sim pichações, pois não tem nada de arte ai] emporcalham o visual, pois até um certo limite é tradição, ok! Mas nessas fotos o que vemos é um grande exagero de meras inscrições.
    Aqui no Brasil, São Paulo, Capital principalmente o que eu vejo nos muros são grafites. Cada vez mais diminui as pichações.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  9. Não gosto e não me parece correto. A única coisa que se deve aceitar sobre o asfalto é a sinalização horizontal. E só.

    ResponderExcluir
  10. Olá.

    Acho essas pinturas incríveis. Pode-se gostar ou não delas, mas é impossível negar que sua existência dá um pouquinho mais de tempero ao circuito mais incrível do mundo.

    Abraço,

    ResponderExcluir
  11. Ivo Junior08/07/09 14:25

    Não acredito que os "artistas" se sintam perfeitamente seguros em conduzir um carro a 200 km/h em chuva sobre aquela tinta. A aderência no asfalto fica prejudicada, até porque as inscrições não são uniformes.

    Basta perguntar aos pilotos como é passar na zebra em saída de curva, num dia de chuva, ou ainda, frear nossos carros nas ruas com um lado sobre a zebran e outro no asfalto. Mas arte é arte... :)

    ResponderExcluir
  12. Na Targa-Florio se veem em fotos da época várias inscrições em paredes e na pista saudando pilotos e a Ferrari.

    Em Watkins Glen, havia uma pintura "oficial" no asfalto com o nome do evento.

    Em Nürburgring também é (ou era) tradicional essa pintura na pista incentivando as marcas.

    Mas a foto do Lamborghini mostra que a coisa passou do ponto mesmo, aí já virou esculhambação.

    ResponderExcluir
  13. Ivo, acho que a pintura não prejudica a aderência dos carros, pois não é tinta com microesferas de vidro, como são as faixas brancas comuns que marcam o fim da pista. As microesferas de vidro que fazem as faixas serem reflexivas com luz. As pinturas na pista são tinta comum, uma freiada em cima arranca boa parte.

    Eu concordo com o Italo, virou festa e passou dos limites. Quando eram alguns poucos lugares da pista com inscrições referentes aos pilotos e as equipes, não vejo problema algum, alias acho muito interessante, mas com certa moderação.

    E como já falaram, Nurburgring é limpo, sem baderna e sem vandalismo . Mas está passando um pouco do limite com tanta coisa no chão e algumas sem sentido nenhum.

    abs

    ResponderExcluir
  14. É fácil de ler um MOTHERFUCKER e um "I love you" nas fotos.

    Passou dos limites. Nada a ver com a pista, pilotos, carros ou tradição, sobrou só a baderna e a vontade de deixar sua marca no solo sagrado.

    MM

    ResponderExcluir
  15. Todos
    Francamente, não dá para acreditar que haja quem concorde com (ou pior, faça) essa lambança, seja num circuito, rua ou estrada. Que decepção!

    ResponderExcluir
  16. Caro amigo ! vou relatar uma vez o que um alemão uma vez me contou:

    Fiz a mesma pergunta para ele sobre este circuito ! o porque das pichações !

    Como este é um circuito que muitas montadoras usam para realizar testes em carros que ainda serão lançados, é preciso o maximo de sigilo e como este circuito é meio escondido eles fazem estas pichações de propósito no chão, para parecer que está abandonado...e expantar curiosos...isto foi apenas o que ele me falou ! não opinei em nada...cada historia.

    Abraço ! Fernando Gennaro

    ResponderExcluir
  17. Simplesmente horrível!!! É um local de trabalho perfeito, onde é necessário máxima concentração e o asfalto pretinho, pretinho com as faixas de delimitação é o método perfeito de balizamento para os pilotos. Penso que pilotar num circuito assim é como tentar fazer um serviço bem feito numa oficina toda cheia de detritos e peças e ferramentas espalhadas... um "muquifo"!!

    ResponderExcluir
  18. Não há arte nisso.
    Também não dá pra dizer que é uma forma de manifestação do público apreciador das corridas.

    O público das corridas sempre se manifestou através de bandeiras, cartazes, vestimentas diversas e até pinturas de rosto.
    Isto é tradicional, faz parte de qualquer corrida, e não emporcalha nenhum ponto do imóvel.

    O público das corridas nunca precisou desse tipo de manifestação.

    ResponderExcluir
  19. Depois deste Post,não seria surpresa alguma,encontrarmos pichações e grafites no asfalto de interlagos..Daria para imaginar algums setores da pista totalmente vandalizados?..impossível!Infelizmente, tais 'pinturas' no mítico asfalto de Nordschleife já fazem parte da 'tradição'..que a cada ano se prolifera! Vou fazer coro a indignação do Bob Sharp.

    ResponderExcluir
  20. Pra mim a única diferença disso pros 'É nós", "vidaloka", "Z/L" e congêneres que poluem nossa cidade é que esses são mais preguiçosos e nem precisam escalar muros e paredes...

    ResponderExcluir
  21. Ivo Junior08/07/09 15:33

    Como disse o Sr. Bob, já pensou se fizessem isso em quadras, ou nos tão "idolatrados" campos de futebol?

    Visualmente deve atrapalhar a concentração dos pilotos, imagino, mesmo que não sejam tão perigosas na aderência quanto parecem. Já pensaram os pilotos conversando sobre a pista: acelera no retão e freia em cima do símbolo da VW... rs

    ResponderExcluir
  22. Acho simplesmente desnecessário.

    ResponderExcluir
  23. deve atrapalhar a acuidade visual sim, fica um visual muito poluido, e tambem acho que deve atrapalhar a aderência

    ResponderExcluir
  24. Caros amigos.

    Aqui as opiniões também são divergentes, tal qual a discussão na equipe do blog.

    Mas a pergunta continua: pode ou não pode?

    Alguém sabe qual é o posicionamento da administração a respeito das pichações?

    Essa é a questão.

    FB

    ResponderExcluir
  25. Todos
    Além disso, ninguém tem o direito de modificar/pintar/decorar o que é não é seu ou então que seja patrimônio público. Está errado na base.

    ResponderExcluir
  26. Rui Takakura08/07/09 17:08

    senhores, o motivo das pichações eh esse....

    http://www.rock-am-ring.com/festivalnewsenglish.html

    eh tradição....pura e simplesmente....

    Sem discussões a respeito de q eh feio, bonito, lixo ou bom, eh q nem uma tourada...tem gente q gosta, tem gente q não. Essa pelo menos não machuca ninguem. Abs!

    ResponderExcluir
  27. Achei ridiculo....O asfalto é das máquinas, se quer brincar de colorir compra um desses cadernos de desenhos que vendem nas bancas e seja feliz mas deixem a pista em paz!!!!

    ResponderExcluir
  28. O outro aí em cima falou que o lugar é um moquifo... haha

    É o lugar mais entusiasta do mundo. Só isso. É meca. Nao só pela pista... nao só por nuvolari... mas pela atmosfera, pelos bares, pelas pessoas que frequentam e acampam debaixo de chuva... pelas pessoas que correm mundo pra chegar lá... Por cruzar com um desconhecido no bar e ter papo pra trocar com essa pessoa por horas... A pista é apenas o catalizador de um monte de coisa que envolve carro.. de Oficina de desenvolvimento da BMW até a tabacaria da esquina é relacionada a carro. A decoração do quarto dos hotéis é automobilística.

    Eu andei a 200 em cima da tinta. Na chuva... E não tem essa de menor grip... Nordschleife tem por característica a mudança de piso e por consequencia a mudança de grip durante a volta. A tinta não melhora ou piora isso em nada.

    Eu não escrevi meu nome naquele asfalto pq não tinha tinta... mas que eu pensei em comprar eu pensei... Eu voltarei lá algumas vezes durante a minha vida, não vai faltar chance. Esse sou eu.

    É importante prestar atenção com essa patrulha. Nos vamos ser espécie em extinção em algum momento breve... adoradores de motores de combustão interna vai ser um bicho muito politicamente incorreto.

    Certo ou errado... as pinturas não diminuem o lugar.

    Na boa....

    ResponderExcluir
  29. Acho que qualquer forma de arte é bem vinda, essa por exemplo é uma, como o tema das pichações tem haver com o local, com o que corre e ocorre por cima desses asfaltos.

    Agora, se voce pichações como somos acostumados a ver nas ruas, feita por marginais (sim, marginais, vandalismo é coisa de marginal) ai seria totalmente contra.

    ResponderExcluir
  30. Tem que avisar ao Isaac Newton e ao Galileu Galilei que eles eram burros e não sabiam nada de física.

    Afinal de contas, o senhor Vic Rodríguez comprovou na prática que coeficiente de atrito é invenção para boi dormir e que tinha no asfalto não reduz grip!

    Finalmente a Igreja Católica encontrou alguém para comprovar que Galileu era um charlatão!

    ResponderExcluir
  31. É óbvio que tinta no asfalto reduz o grip. Quem diz que não deve ter faltado em alguma aula de física.

    O que fornece o grip para o asfalto são as microvilosidades do mesmo, ou seja, a rugosidade que permite, a nível microscópico, o "encaixe" entre a superfície do pneu e a do asfalto através de suas irregularidades.

    Pintar o asfalto significa preencher as microvilosidades do asfalto com um material mais homogêneo e de granulometria ,aos fina que a do asfalto e, desta forma, reduzindo seu coeficiente de atrito.

    A quem não entende algo tão simples eu sugiro o suicídio assistido.

    DELEGADO SÉRGIO PARANHOS FLEURY FILHO

    ResponderExcluir
  32. Desculpem antecipadamente a dureza das palavras, mas sou radicalmente contra pichações de qualquer espécie, onde quer que sejam feitas. Isso não tem nada de arte, muito menos ser uma forma de expressão. É baderna pura e simples.

    Grafite é diferente, pois são feitos desenhos com critério e consentimento do proprietário do muro "grafitado". Mesmo assim, em alguns locais vejo exagero de grafites, o que também não me agrada.

    ResponderExcluir
  33. Marlos Dantas08/07/09 19:59

    Por mais tradicional que sejam, as pinturas no asfalto chegaram a um patamar inaceitável. Apesar da tinta se soltar após as subseqüentes voltas dos carros, onde não se forma o “trilho” a tinta permanece um bom tempo. Fato parecido ocorre no Brasil em época de Copa do Mundo, quando o asfalto é pintado (e na chuva parece ter sido ensaboado) e a tinta permanece por bastante tempo após fim da competição.
    Também há o problema da poluição visual que numa visão mais elevada, como na primeira e na última foto do post, acabam por desviar dos carros o foco da atenção. A pintura acaba por embaralhar a visão do espectador, principalmente nos setores onde os carros trafegam em maior velocidade.
    Talvez a solução seja destinar um trecho do circuito para que sejam feitas as pinturas e, de preferência, que usem alguma tinta que não interfira na aderência dos pneus e se solte facilmente do asfalto. Será que o guache se enquadraria nessas características?

    ResponderExcluir
  34. Felipe Bizu!

    como diaria a gordinha do zorra total, NÃO PÓDI!

    ResponderExcluir
  35. Os anonimos teoricos deveriam sentar em um
    automevel, e com a devida instrucao,
    acelerar

    O grip na vida real e influenciado pela temperatura externa, pelo tracado do carro que o carro anterior utilizou,
    Se alguem errou, pela quantidade de carros na pista...

    Enfim a tinta velha e um fator apenas e influencia muito menos que o fato da pista ter ou não borracha, por exemplo..

    ResponderExcluir
  36. André Andrews09/07/09 13:35

    Em época de copa do mundo aqui pinta-se as ruas, o resultado do "patriotismo" é que há um detalhe. Estes esmaltes sintéticos usados para pintar viram um sabão quando molhado, e já vi pedestres escorregando, o mesmo pode acontecer com um automóvel (motocicleta pior ainda). Por isso acho errado estragar o asfalto com isso, ainda mais numa pista.

    ResponderExcluir
  37. diminuir ou não o grip não faz diferença, é uma pista de 20km, em uma volta vc pode pegar chuva, diferentes temperaturas, sujeira em determinado local etc.

    as pinturas são feitas apenas em algumas partes da pista, desses 20km, se houver 1 ou 2 de pinturas é muito.

    isso é um circuito com alma, não é uma pistinha qualquer, pinturas e grafites ja fazem parte da alma do inferno verde, os pilotos já sabem que lá estão eles que se virem se perde grip...!
    a função de um piloto é ser rápido, com tinta ou sem tinta, bão vão ser as pichações que vão mudar o resultado de uma corrida.

    ResponderExcluir
  38. Dener,
    Desculpe, Nürburgring ter tradição, alma, não é explicação e muito menos justificativa para ser emporcalhada com pichações no asfalto. É vandalismo puro, misturado com desrespeito e irreverência.

    ResponderExcluir
  39. Sem duvida alguma, concordo com os desenhos na pista.

    Cada circuito tem sua caracteristica, e Nurburgring é uma das mais famosas do mundo.

    Isso ainda acaba sendo uma caracteristica que favorece muito para o marketing da pista.

    Com certeza, nao é falta de respeito, já que os desenhos são totalmente relacionados ao automobilismo. Além disso basta reparar que em volta, nas grades, nas paredes, nas árvores, que não há nenhum desenho, revelando o respeito das pessoas que costumam desenhar na pista.

    ResponderExcluir
  40. Na minha opinião,essas pichações na pista de Nurburgring são o que fazem ela ser a pista que é hoje.sem essas pichações ela não ficaria diferente das outras pistas e também não seria tão famosa.essa é a característica mais lembrada..eu sou a favor da pichações.

    ResponderExcluir
  41. Raffaranco
    Para quem gosta de andar sobre porcaria o Nürburgring de hoje é perfeito.

    ResponderExcluir

Olá AUTOentusiasta, seu comentário é sempre bem-vindo! De preferência, identifique-se ao comentar.
Atenção: comentários contendo ofensas pessoais, a marcas, a fabricantes isoladamente e/ou em conjunto, a nacionalidade de veículos, bem como questionando práticas comerciais lícitas e margens de lucro aceitáveis nas quais este blog não interfere, bem como o uso de palavras de baixo calão e a exposição de outros leitores ao ridículo, não serão publicados. O AUTOentusiastas se reserva o direito de editar os comentários sem declinar motivo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...