21 de abril de 2010

ARREPIOS EM ÁGUAS DE LINDOIA




O post do Paulo Keller com fotos de vários carros que estavam no Encontro Paulista de 2010, na deliciosa Águas de Lindoia, mostra bem a incrível variedade do que se encontra por lá todos os anos.

Essa mistura de modelos, marcas, origens, tamanhos, cores e sons resumem visualmente algo muito importante para a vida de qualquer pessoa: a variedade.

No meio disso tudo, um deles me paralisou e provocou um arrepio na espinha. Nunca havia visto antes ao vivo um Lancia Delta Integrale HF.

Deixo as fotos falarem o que eu tento, mas não consigo colocar em palavras.

O carro é emocionante de se estar perto, por tudo que representa para uma marca que hoje é muito pouco conhecida, e quase desprezível no mercado mundial. Uma pena.

Mais um exemplo de carronalidade, a "personalidade" que alguns carros possuem.Não há nada igual, nada que possa ser confundido com esse multi-campeão de ralis.

JJ

24 comentários:

  1. JJ, entendo perfeitamente o arrepio. Deve ser o mesmo que eu tive ano passado ao dar de cara com um Audi Quattro (contemporâneo dessa Integrale) num estacionamento na Alemanha. Já era tarde, eu tinha horário pra cumprir, mas fiquei ali plantado, arrepiado diante daquele exemplo de "carronalidade"!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu podria quedarme dormido despierto mirando um

      Excluir
  2. Que se lembre que a decadência da Lancia coincidiu com sua saída dos ralis. A Lancia lentamente se reergue e hoje vende mais que a Alfa na Europa, Alfa essa que também tirou o carro de um monte de categorias em que detonava, como naqueles tempos em que botava medo na Mercedes e na BMW no DTM.
    É a prova do quanto o "vencer no domingo, vender na segunda" é verdadeiro.

    ResponderExcluir
  3. Auto Entusiastas
    Digam se não vale um post o vídeo desse link
    http://jeremiasclarkson.blogspot.com/2009/12/isso-e-uma-colecao-de-lancias-top-gear.html

    ResponderExcluir
  4. JJ
    É para dar arrepios mesmo: desenho Giugiaro, tração integral, 2 litros 4-cil, transversal, turbo com interresfriador, DOHC 16V, 8:1, 199,7 cv a 5.500 rpm, 30,4 mkgf a 3.000 rpm, 1.291 kg/6,46 kg/cv, 5 marchas0-96,5 km/h 6,1 s, máxima 212 km/h, entre-eixos 2.480 mm, comprimento 3.900 mm, altura 1.365 mm, tanque 57 litros. Em outras palavras: brinquedo de gente grande.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tengo un Lancia Delta Integrale Evo 1 de 1992 y é assim:

      210cv , a 5750 rpm 31,7 mkgf a 3500 rpm, 1274 kg , 5 marchas 0-100 entre 5.4 a 5.6 sec, maxima 217 reais, altura 1370 mm. un pouco melhor que el 16v normal.
      Diferencial delantero, diferencial central, y diferencial trasero Torsen ( isto ultimo é muito mais eficaz que cualquier sistema electronico pra carros de serie, funciona mecanicamente por engranajes corrigiendo en TUDO momento las diferencias de par de una rueda a otra, fazendo que entres mais rapido y melhor en la curva. )

      Eu tengo uno y me enamore de el con 10 años, agora tengo 34 y lo amo. Cada vez que voy al garage casi lloro de alegria. Fantastico nada igual.

      Excluir
  5. Marcelo Augusto21/04/10 15:57

    Segundo os dados que o Bob colocou, um carros desses ou similar, se fabricado hoje, seria até barato.

    ResponderExcluir
  6. Leonardo,
    sua recomendação de video fez o meu feriado mais alegre.
    E agora, sou mais perturbado do que já era.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  7. O vídeo do Top Gear é sensacional.

    Stratos, 037 e Delta? Esses 3 carros são um sonho para quem curte rally de velocidade

    ResponderExcluir
  8. Já ví esse bicho em BH ano passado.

    no caminho da faculdade, não acreditei, tive que parar o carro e voltar a pé até onde ele estava estacionado pra ver se era verdade.
    Uma amiga que pegava carona comigo não entendia nada sobre minha euforia e o porque eu parei pra ver o "lantia"...

    Realmente, estar do lado dele provoca bons arrepios.

    ResponderExcluir
  9. Quando morei em São Paulo (1997-1999), tive o prazer de ver um destes, verde-escuro, rodando pelos Jardins, salvo engano na Av. Europa.

    ResponderExcluir
  10. eu já ficaria feliz se a nova versão do Delta chegasse por aqui, ainda que fosse via Chrysler... só para eu comprar um e trocar todos os emblemas para os da Lancia.

    ResponderExcluir
  11. "vencer no domingo, vender na segunda"

    É a mais pura verdade, e nem precisa tanto, basta lançar um carro esporte como fez a Toyota (Lexus LFA) que os já muda a opinião dos "entusiastas". Até os marcas (coreanos, chineses) criticadas pelos "entusiastas" o dia que chegaram a este ponto já se vai ver baba-ovo de plantão.

    ResponderExcluir
  12. Quando ví esse carro no sábado, quase tive um treco! Ele é bonito em fotos, mas ao vivo... foi difícil da minha esposa me tirar dalí. Está na lista de compras para quando acertar na Mega acumulada.

    ResponderExcluir
  13. Apesar desse carro já ter sido feito na época Fiat, é um veículo a altura da tradição da Lancia.
    Os torineses da antiga, os "lancisti" verdadeiros valorizavam a qualidade construtiva e a classe de seus veículos, chegando até a desdenhar de seus primos pobres Fiat e mesmo Alfa...
    Acredito que a última Lancia verdadeira foi a Fulvia, mas houve Lancias interessantes depois dela, mesmo na gestão da Fiat: Stratos, 037, Beta Montecarlo e até a Thema (aparentada com Croma, Alfa 164 e Saab 9000).
    Mas hoje em dia, nesm sei mais que modelos fazem...
    Tive uma Lancia Fulvia GT berlina, parecia algo como um micro-ondas sobre rodas, tração dianteira, com um motor maluco de 4 cilindros de V muito estreito, cilindrada próxima a 1.2 litros, dois comandos de válvula, dois solex duplo corpo, suspensões duplo A com triangulos cromados na dianteira, 4 freios a disco, e era um veículo para a família... Uma mecânica completamente diferente e sofisticada, com um habitáculo original e uma excelente posição de dirigir, muito legal.
    Não há mais espaço para essas liberdades e diferenças, mas é pena ver como as marcas e sua personalidade vão desaparecendo.

    ResponderExcluir
  14. Realmente esse Delta é um dos meus carros favoritos de rally junto com o quattro e o stratos, acho o 037 meio esquisito e o peugeot 205 um pouco comum demais.
    Mas esse Delta da foto (alguém sabe o ano?) não é contemporâneo do Quatto, pq isso ja é pós grupo B, com os carros amansados.
    Deve dar mais arrepio ainda ver um Delta S4 do grupo B, foi praticamente o carro que acabou com a categoria no acidente do Toivonen. Só pra comparar com os dados que o Bob citou, o S4 tinha um 1.8 com turbo e compressor que chegava aos 480cv.

    ResponderExcluir
  15. Claude Fondeville22/04/10 07:08

    Estou chegando de Paris , 24 horas pré-vulcão!, e notei esta marca presente nas ruas (Em carro médio para pequeno).

    ResponderExcluir
  16. É tudo o que eu preciso: o mais quente dos hot hatches.

    ResponderExcluir
  17. Eu também fiquei em choque quando vi o Delta... ainda mais "branco Martini". Nunca esperava ver este carro por aqui. Por um momento cometi a heresia de pensar que era uma réplica (por favor, guardem as pedras, foi um instante de loucura) Andava com uns amigos quando avistei o monstro e já rodeando o Itegralle lhes disse "Vocês não têm idéia do que é isso aqui..."

    ResponderExcluir
  18. Com um carro desses na garagem eu poderia parar, não queria mais NADA!!!
    Eu babava numa Thema Ferrari 8.32 que tinha em Copacabana...

    ResponderExcluir
  19. Acho que eu não posso chegar perto de um carro desses. Acho que eu não sairia mais do lado. Ia querer saber a história. fico sem palavras diante esse carro.

    ResponderExcluir
  20. "Ele é tão bonito quanto o sol se pondo sobre a Charlize Theron..." kkkkk... muito bom esse video!
    Que doidera este Monte Carlo!
    Vou jogar GT4 este final de semana, meu carro será um Stratos! hehehe...
    Só não gostei do nome Ford acima do nome Volkswagen!
    Abs

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. JJ,

    Carro muito legal mesmo de se ver ao vivo...Boa!

    MAO

    ResponderExcluir

O Ae mudou de casa! Todos os posts do blog foram migrados para o site. Por favor busque por este post no site e deixe o seu comentário lá.
Um abraço!
www.autoentusiastas.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...