13 de setembro de 2010

PORSCHE 911 TURBO: ESSE CARRO É COISA SÉRIA

Por Arnaldo Keller


Semana passada fizemos uma enquete entre os leitores autoentusiastas. Foi dada uma lista de sete carros que a loja Só Veículos colocou à nossa disposição e dentre eles o leitor daria seu voto, escolhendo qual carro desejaria que experimentássemos. Ganhou a picape Ford F150 V-8 Raptor SVT. Em segundo veio o Porsche Turbo.

Como a picape, recém-importada, está ainda acertando a documentação, tratamos logo de andar no Porsche enquanto esperamos a liberação da Raptor, que em breve estará nas mãos dos autoentusiastas.



Fizemos um filminho, que creio esclarecedor, mas é tanta coisa a falar a respeito deste Porsche, é tanta tecnologia a serviço do prazer de guiar, que algumas coisas nos escaparam na hora de gravar.

Vamos lá:

O câmbio é automatizado e usa o sistema denominado pela Porsche de PDK (Porsche Doppelkupplung, embreagem dupla Porsche). Tem 7 marchas e a velocidade máxima de 312 km/h é atingida em 6a. A 7a serve para viajar tranquilo em giro mais baixo e também para economia de combustível.

Os dois turbos, com intercooler, são refrigerados a água e têm o sistema VTG (Variable Turbo Geometry), ou seja, a geometria das pás da turbina varia de acordo com a rotação do turbo. O resultado é que com o VTG o turbo atua desde baixas rotações e não é mais necessária a válvula de alívio (wastegate). A pegada é logo em baixa, e a 1.950 rpm o torque máximo de 66,2 mkgf já está 100% disponível. E ele vai assim até às 5.000 rpm. É uma barbaridade, é um coice descomunal e longo. Parece um foguete, mesmo. Esse sistema de geometria de turbina variável, basicamente, já é usado nos motores a diesel, mas este é o primeiro motor a gasolina a usá-lo.


São 500 cv a 6.000 rpm. OK, hoje em dia uma potência dessas já não assusta, mas acontece que o motor a busca muito rápido. O turbo logo age e o motor cresce com uma brutalidade impressionante. E é aí que entra o PTM (Porsche Traction Management) para administrar essa força crescente toda, distribuindo-a da forma mais eficiente possível entre as quatro rodas, ou melhor, entre os quatro pneus que estão se virando para transferir tudo isso para o chão. E o PTM cumpre perfeitamente seu papel. Ele consegue domar essa violência toda e ao motorista resta que tenha calma, discernimento e juízo, para saber quando é hora de tirar o pé do acelerador e o meter no freio.

Semana passada guiei um Ferrari F430, cujo peso e potência se assemelham aos deste Porsche 911 Turbo, e a lição clara que tirei desse "comparativo" é que o uso do turbo dá ao Porsche uma aceleração incomparavelmente mais forte. O Ferrari faz o 0 a 100 km/h em 4,1 seg e o Porsche, em 3,6 seg. O que são 0,5 segundo de diferença? Olha, meu amigo, saiba que quando a coisa vai se apertando lá para os números baixos, 0,5 segundo faz muita diferença.

É de tirar o chapéu para a Porsche. Estou impressionado.

Vai aqui o vídeo:





AK

53 comentários:

  1. Como deixei comentado no Tubo: Esses alemães....

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  2. Impressionante a subida de giro do motor! É como se o carro estivesse em ponto motor, e não carregando os 1600 kg...

    E o ronco dos Porsche sempre foram cativantes, um convite a andar de pé em baixo o tempo todo!

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  3. Arnaldo keller, como eu queria estar no seu lugar neste momentos rsrs!!!!!!! QUE CARRO...É o super-carro menos super, e mais carro! Sem dúvida.

    Renan Veronezzi

    ps: Bob Sharp, eu gostaria de ver você, fazendo umas artes no volante deste carro.

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  4. Talles Wang13/09/10 21:15

    Que interessante!

    O início do filme foi feito na Inglaterra!!!

    Ha,ha,ha!!!

    Talles

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  5. Alaor Esposito13/09/10 21:16

    É Arnaldo isso é simplesmente o máximo da evolução da espécie,imagina se hoje alguém resolvesse inventar um 911,motor pendurado na traseira,entre eixos "curto" suspensão dianteira igual a qualquer popular,mandariam internar...é impressionante o que se consegue trabalhando com seriedade.

    Abração.

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  6. Impressionante !!!!!!!!

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  7. Só mais uma resenha, com certeza existe em São Paulo um lugar menos barulhento e com um visual melhor (até mais arborizado para o sol não incidir tanto na filmagem) para se fazer um teste desses hein.

    Renan Veronezzi

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  8. Wescley Braga13/09/10 21:44

    só pra retornar um pouco ao tema da enquete.
    É óbvio que o 911 é um carro muito mais entusiasmante que o raptor, no entanto votei no raptor por ser a F150 um dos veículos mais vendidos nos EUA, pode parecer esdrúxulo, mas gostaria de um comparativo entre ela e o nosso veículo mais vendido, comparando preços, preferência de mercado, tudo isso, ou mesmo compará-la a toyota hilux, nossa picape mais vendida.

    enfim, apenas a opinião de um leitor assíduo do blog.
    parabéns pelo trabalho que voçês fazem.

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    1. Fora Wes... ããã? Wescley? AHhhh Vá tommmm...

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  9. Arthur Costa13/09/10 22:26

    Acho um exagero esse monte de marchas num carro de rua e com tamanha potência já em baixo giro.

    Fica até ruim de curtir a elasticidade (e que elasticidade!) do motor.

    Seja para dar um chapéu nas normas de poluição e/ou argumento de marketing do quanto mais melhor, não fica bem para um produto dessa técnica.

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  10. É impressão minha ou no para choques traseiro desse carro existem aquelas "almofadas" de absorção de impacto que os europeus usam para adaptar o tamanho do espaço da placa de licença para o tamanho norte-americano, bem menos largo?
    Quanto aos dados dinâmicos, é um chassi que vem sido desenvolvido continuamente com seriedade há mais de 40 anos, então deve ter atingido um padrão de excelência absurdo. Apenas mostra que, apesar dos Cayenne e Panamera da vida, a Porsche ainda é uma empresa muito séria.
    Ah, Arnaldo, fiz um despretensioso textinho a respeito daquela vez que fui pegar seu autógrafo no livro e postei no meu blog fantasma (já que ninguém lê...).
    Abraço!

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  11. Arnaldo Keller14/09/10 08:31

    Alaor, mestre acertador de carros. Vc tem razão, esse carro nos faz engolir a sêco as leis da física, mas... imagine só esse motor num Cayman.

    Renan,

    Para pegar o carro, assinei um termo de responsabilidade, o que sugnificava que se algo de ruim ocorresse eu me ferrava sem choro, além do que eu me comprometia a rodar só 10 km com o carro.
    Se vc não ficou satisfeito, e com razão, saiba que fiquei ainda menos.

    Wescley,

    Olha, depois de dar uma estudada na picape Raptor, também fiquei curioso a respeito. Não sobre a potência, etc, porque 400 cv numa picape pesada é forte, eu sei, mas na certa não empolga muito. O que me interessa é a suspensão, que parece ser uma loucura, meio tipo bigfoot.

    Arthur,

    Não achei exagero. A Porsche sabe o que faz. Deixe como está, por favor. Tá tudo certinho ali.

    Bianchini,

    Passe o link do seu blog, por favor. Quero ler, uai.

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  12. o Arnaldo é um cara abençoado.
    trabalha no mundo automotivo e no surf. pra quê mais?
    o vídeo ficou muito legal, as puxadas do porsche são de arrepiar.
    ah, fugindo um pouco do assunto porsche, ri bastante de você contando seu aprendizado em cima da prancha lá na Hardcore.
    abraços

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  13. Realmente Arnaldo, muito pouco pelo que esse carro pode oferecer. Acabei me esqueçendo de falar que apesar do fato dos 10 quilômetros serem bem frustrantes (com certeza muito mais para você rsrs, a seção de fotos ficou ótima, e a traseira dele está enfeitando o meu desktop. Fazer oque, já que ele não pode enfeitar a minha garagem.

    Renan Veronezzi

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  14. Mister Fórmula Finesse14/09/10 08:58

    Excelente avaliação amigo Arnaldo, dada as condições, ficou muito bom.

    Essa besta negra não deve ser capaz de enrugar o asfalto ...deve ser capaz de reajustar as placas tectônicas!!!!

    "O Ferrari faz o 0 a 100 km/h em 4,1 seg e o Porsche, em 3,6 seg. O que são 0,5 segundo de diferença? Olha, meu amigo, saiba que quando a coisa vai se apertando lá para os números baixos, 0,5 segundo faz muita diferença."

    Perfeito, perfeito...melhor definição para diferenças tão pequenas mas ao mesmo tempo tão grandes. Coisa de atleta (carros) de elite sabe?

    Assinar termo de responsabilidade é coisa pra macho mesmo Arnaldo, rodar com um carro que custa tanto quanto o PIB de um país africano é algo levemente opressor...rs.

    Na minha última avaliação - http://meuamigodelata.blogspot.com/2010/09/o-riquixa-do-seculo-xxi_13.html

    também tive que assinar um ou dois papéis, pena a pequena diferença de carro..

    Muito obrigado por nos presentear com esse post!

    abraço

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  15. Impressionante o que anda, considerando ser um tijolo de 1600Kg.

    Aliás, são quase 2 Porsche 356 em peso.

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  16. Arnaldo Keller14/09/10 11:13

    Italo,

    Os 356 não tinham nem 100 cv.
    O legal é que ele é pequeno, tem boa visibilidade, é prático, passa até que sossegado em lombadas, é resistente e papa a maioria que tem pinta muito mais braba.

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  17. Acho muito IRADO [de ira mesmo, FÚRIA, não apenas de legal, maneiro] quando senta o pé e ele faz aquele barulho de turbina [VUUUOOOOOSSSH]
    Parece até que ligou os pós-combustores!! lol

    Parabéns, Arnaldo! Mal posso esperar pela avaliação da Raptor :)

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  18. Parabéns pela avaliação. Acho apenas que faltou comentar um pouco mais do interior e detalhes do design, mas mesmo assim muito bom.

    Aqui na Alemanha esse carro é praticamente unanimidade. As polêmicas ficam entre os MB, BMW e Audi. Porsche é quase a glória.

    Dizem por aqui que este é um legítimo "Autobahn Cruiser". Penso o mesmo. Outro ponto que os alemães evidenciam e o Arnaldo destacou é que é um supercarro para o dia-a-dia, pegar trânsito, ir pro trabalho, longas jornadas.

    Alemães AMAM Panameras e Cayennes, por que assim eles podem fazer dinheiro mundo afora e continuar rodando com 911, Caymans, e mesmo os Boxters...

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  19. Em design este carro é praticamente perfeito. Ícone que vem sendo cuidadosamente refinado por décadas, e agora os interiores Porsche estão cada vez mais refinados também...

    Um dia talvez quem sabe terei um. Talvez.

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  20. Caramba, to babando aqui... nada como no intervalo do almoço assistir a um video desses, deu pra sentir um pouco do que é andar em um monstro desses. Fiquei imaginando isso em um autodromo...

    Parabéns pela avaliação AK!

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  21. Eurico Jr.14/09/10 13:07

    Arnaldo, será que a Só Veículos não libera aquele Rolls-Royce Phantom que importaram para uma breve avaliação? Seria sensacional!

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  22. Rodrigo Ciossani

    Falou tudo agora.
    Eles fazem Canennes e Panameras pra sustentar os esportivos de verdade.
    Afinal, só entusiasmo não paga a conta.

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  23. Sensacional!
    Eu votei neste carro, queria aprender um pouco mais sobre ele.
    Quando vi que estava perdendo, fiquei um pouco decepcionado, depois fiquei contente ao saber que ia experimentar os dois vencedores.
    Abraços
    Daniel

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  24. Esse carro é muito f*, pra mim é o melhor esportivo da atualidade, mas ainda prefiro os irmãos GT3 e GT2.
    Alias a revista Evo já baixou os 3s no 0-60 no molhado...

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  25. e tudo isso custando o quê, metade do preço de uma Ferrari???

    Pois é...

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  26. Arnaldo Keller,
    Não sei o que se passa mas não consigo parar de olhar a foto que ilustra a chamada do post, da traseira.

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  27. Ainda consegue se lembrar do Exige???

    Sem comentários.

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  28. Ao Bianchini:
    As "almofadas" são por causa do carro ser "americano"...o importado oficialmente "alemão" tem o espaço para a placa maior.

    Mas também tem os "bumpers".

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  29. E tem mais...na Evo Magazine desse mês, o jornalista descreve "only the Veyron feels quicker than 100 mph to 200 mph....

    Ele fala do novo "carrasco de Maranello"....o novo 911 GT2 RS...com somente 600 e poucos cv de fábrica, 150 kgs mais leve e tração traseira....

    O torque, só 81 kgmf....

    Um dia conseguem lançar mais maravilhoso do que isso aí...a primeira que andei me encantou para o resto da vida e me tornou um fanatico...

    Só que foi uma 911 S 1971 com 180 hp e injeção mecanica Bosch....eu tinha 17 anos.
    Depois de andar em uma 993 Turbo então...só 400 cv e 55 kgmf de torque...é uma estupidez...imagino essa nova 2010.

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  30. Olha só o perigo, o capô ficou aberto.... vai que o capô abre a tantos km/h e bate no parabrisa, imagina o prejuízo.....

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  31. Rodrigo Ciossani,

    É que esse carro tem um quadril alucinante!

    PK

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  32. Fantastico !!!!!!!

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  33. Fantastico !!!!!!!

    ResponderExcluir
  34. Fantastico !!!!!!!

    ResponderExcluir
  35. Fantastico !!!!!!!

    ResponderExcluir
  36. Arnaldo, o link é:
    bianchini-cars.blogspot.com
    Como poderá ver, absolutamente despretensioso.
    Abraço!

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  37. ótimo post!Sempre gostei mais de Porsche do que de Ferrari mesmo :-)

    Tb senti falta que falasse um pouco mais do interior, sou muito vidrado nisso e gosto de conhecer os detalhes!

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  38. Tu é um cara de sorte mesmo AK...
    Belo carro e excelente matéria, novamente, coro a um programa AE na tevê ou mesmo na internet.
    Você já tinha alguma experiência anterior com a marca? Caso sim, conte-nos um pouco mais...

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  39. Por coincidência há alguns dias o programa Auto + levou um desses, branco com interior vermelho a Interlagos, chegaram a 230 km/h.

    McQueen

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  40. Bianchini disse bem, Ciossani também, ao escolherem falar na questão da continuidade, da perseverança evolutiva da Porsche, e sobre esse ponto eu também queria dar meu palpite.

    A Porsche nos ensina a importância de perseguir uma idéia. São mais de cinquenta anos refinando a fórmula desse brandy, e sob todos os aspectos, inclusive o do design. Os duros alemães conseguiram, nas curvas dos paralamas traseiros das Porsche, atingir o máximo de sensualidade que uma peça de lata pode exibir. E já que toquei nisso, vou dizer que prefiro muito mais essa sensualidade contida, elegante, do que o jeitão ostentoso, piranhudo, das Ferrari, por exemplo. O Fellini me daria razão: italianos gostam mesmo é de uma extravagância.

    Mas o essencial, a lição aqui, é isso de perseguir uma idéia, obsessivamente. A forma dos objetos tradicionais do Japão clássico nos deslumbra por isso. Nunca houve um designer único ali (viu, Lawrence das Arábias). Foram séculos, cada geração acrescentando algo ou, o que é mais importante, retirando o que não fosse essencial, até atingir a proporção ideal entre simplicidade e libido, que me parece ser o feito mais notável do design da Porsche.

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    Respostas
    1. piranhudo foi demais! falou tudo Roberrrtooo!

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  41. Arnaldo, uma pergunta...
    Vc destacou as borboletas que giram com o volante... E q prefere as fixas como as das Ferraris.
    Eu desconfio que esse arranjo seja melhor para a pilotagem realmente esportiva quando vc nunca "cruza" os braços girando o volante... No dia-a-dia com esse motorzão passar marcha deve ser quase desnecessário... Rs
    Mas não era isso q eu queria me referir mesmo meio atrasado... Aí vai uma pergunta de designer... Rs
    Eu já li em várias resenhas críticas sobre o painel dos Porsche q usa este mesmo arranjo a muitos anos em todos os seus carros.
    Essas reportagens dizem q o painel é confuso, difícil de ler, mostradores relativamente pequenos, etc.
    O que você achou? O painel é bom, informa bem, claro... Vc tem alguma crítica? Ou vc nem prestou atenção pq o carro é tão bom que nem ligou para o painel??
    Abraços.

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  42. Nossa, que máquina!

    Caramba!

    o carro sobe de giro como se estivesse desengrenado!
    e o ronco? espetáculo!

    parece que nesse aí o abs,pdt,tc,pstu,ipva,etc fez efeito, o carro parece espetacular!

    Depois do post explicando o porque do peso do nissan GTR, será que vocês não conseguem um pra dar uma volta?
    estou bastante curioso a respeito da opinião que os AUTOentusiastas terão da máquina.

    abraços

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  43. Lawrence,

    Quando as "brabuletas" viram junto com o volante, às vezes eu as perco.
    Pode ser idiotice minha, mas acontece.
    O painel é meio japa. Perdeu a beleza e objetividade do painel antigo, que acho muito melhor.
    Mas informa bem, sim, só que gosto mesmo é de fundo preto nos mostradores.

    Ronaldin,

    Nosso blogger internacional, o Carlos, que mora em Utah, andou no GTR e em breve nos contará. Também estou curioso pra saber as impressões dele.

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  44. Q isso Arnaldo; dirigir mistura movimentos "pensados" com os "instintivos"; portanto quando você se acostuma com um deteminado mecanismo; independente de ser a melhor solução técnica ou não; isso acontece! Você cria uma preferência em função da prática q é perfeitamente natural! Valeu! Abraços

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  45. Lawrence,

    Não é bem isso aí não. Não estou acostumado com nenhum dos dois sistemas. Prefiro o de borboletas fixas porque tenho certeza de que é o mais confiável.
    A Porsche tem um outro que é ainda pior, que é por teclas no volante, então, até que esse foi um adianto.

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  46. Obrigado pela carona virtual fantástica!!! Adorei o vídeo, mesmo com equipamentos não tão bons o conteúdo compensa tudo!!! Excelente, Arnaldo. Com os equipamentos certos vcs seriam capazes de igualar os programas ingleses sobre carros. Precisam de um roteirista? hehehe.

    Outra coisa tenho umas sugestões de roteiros para a avaliação e gravação dos vídeos. Considerando o periódo entre 10h00 e 14h00 Para a parte "estática" eu sugiro a praça dos Incas nos Jardins, "atrás" da igreja nossa senhora do brasil ou mesmo o Ibirapuera, em frente ao prédio da bienal, dois espaços bem tranquilos durante a semana( salvo alguma missa de 7º dia de alguém importante), há ainda a Cidade Universitária onde existem lugares de silêncio absoluto. Para a parte dinâmica sugiro um volta no contorno do campo de marte: Bráz Leme, Santos Dumont e Olavo Fontoura, os radares são fáceis de achar e sobra espaço para uma cutucada mais interessante. Há ainda a avenida escola Politécnica entre marginal e USP que é um trecho bem vazio também e com o asfalto melhor do que o trecho no morumbi que vocês usaram. Se for para ficar na zona sul, usem a jorn. Roberto Marinho, estavam tão perto, rezei para vcs subirem na ponte estaiada mas não rolou hehehe. Abraço do mais novo fã.

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  47. Kiko,

    Obrigado pelas dicas. São boas mesmo.
    Se vierem multas a gente tem uma conversa depois. OK?
    Vc não é fiscal da CET, não é?
    Valeu! Obrigado.

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  48. Esse caro só tem 7 velocidades porque é sequencial. No padrão H não teria mais que 5 (6 para atender a maré), pois não precisa.

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  49. Muito legal.
    A verdade é uma, carro de ponta com tecnologia, design, segurança ainda sao os Europeus, como Porsche e Ferrari. Tem alma, design e realmente o prazer de dirigir é outro.
    Os americanos nao sabem fazer carro como os europeus, me desculpem ai os fans do corvette, que tem um apeal pois é um carro barato.
    Coincidentemente esses carros tem motor traseiro e ou central.
    A verdade é que os proprietarios de super carros sabem da diferença.
    Qdo vc anda num porsche que é um carro para o dia a dia em qualquer situacao sabe da diferenca. A Ferrari ja nao é um carro para o dia a dia.
    Fiquei impressionado com o Cayman, toda a imprensa especializada falou muito bem do carro que com apenas 300cv proporciona muito prazer ao guiar e é um carro que precisa estar atento guiando no limite.
    Nós - pilotos de corrida - como no meu caso, notamos a diferença nesse carros, pois tudo esta muito bem calibrado e ajustado. Nao é a toa que esses marcas continuando criando o sonho e desejo de muita gente. E sem duvida sao miticas.
    O Porsche Carrera GT na minha opiniao é um dos carros mais desejados e uma das contruções e engenharia de maior beleza e perfeição possivel. Se um dia o blog pudesse testa-lo seria muito legal.
    AK vc tem algum dado sobre a venda de carros esportes mundiais ? Quem vendeu mais super carros em 2009 por exemplo ?
    Quais sao os carros mais desejados. Acho que poderiamos fazer uma enquete no site, se vc pudesse ganhar um carro superesportivo (qualquer valor) mas que fosse um carro para usar no dia a dia, qual seria ?
    Ferrari 458, Porsche 911 turbo, Audi r8, Lamborghini; Porsche Cayman (pq nao ?); Corvette; ou outro ?
    O que acha ? Seria interessante fazermos uma pesquisa com os auto-entusiastas e ver qual o carro desejado, de sonho de todo mundo.
    Eu particularmente gosto do 911 turbo, Ferrari 458 e Audi R8; mas acho que ficava com o 911 turbo pois sou mais classico e acho perfeito para o dia a dia.
    Abcs

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  50. Belo carro...

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Um abraço!
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