29 de novembro de 2010

CARTEST


O Cartest é um programa muito bacana para quem tem curiosidade de simular os números de desempenho do próprio carro, além de consultar os números de um extenso banco de dados de vários carros legais, simular provas de quarto-de-milha entre dois ou mais carros e muito mais. A imagem acima é da versão 2000, que custa aproximadamente 40 dólares para download, mas existe a opção gratuita da versão 4.5 (baixe aqui) que roda até a versão XP do Windows. Tentei rodar no Vista, chegou a abrir mas não seguiu em frente.

Não há carros nacionais cadastrados, mas é possível inserir carros. Com a ficha técnica do seu carro, dá para preencher quase tudo. Nem sempre temos a informação no manual do Cx (coeficiente de arrasto aerodinâmico), mas podemos tentar colocando um número aproximado e simulando. Uma vez que tenha salvo seu carro, faça uma simulação e veja se os números estão próximos do que julgamos reais. A partir daí, brinque de mexer nas relações da caixa de marchas, experimente aumentar a potência do motor para ver o ganho em aceleração e velocidade máxima, coloque seu carro lado-a-lado com um carro do banco de dados e simule uma prova de 0-400 m.

Estou à disposição para ajudar a preencher os dados no programa, para quem tiver dúvidas. Bom divertimento!

AC

18 comentários:

  1. Para os experts em computador, deve dar para rodar em uma máquina virtual com o windows xp!

    Tentei rodar do windows 7 64 mas não consegui, mesmo usando modo de compatibilidade.

    ResponderExcluir
  2. Mister Fórmula Finesse29/11/10 10:35

    Muito interessante!

    Vou conferir certamente. Sempre gostei de simular números de desempenho, e por pura fanfarronice, gostava de aplicar variáveis totalmente desonestas nos meus testes.

    Como: arrancar com um cronômetro de mão no meio da ladeira mais íngreme conhecida (claro que local ermo...pista "particular") tentando inflacionar os números de desempenho a níveis totalmente fora de questão.

    - bater o cronômetro nos cem indicados, e não nos reais...

    - calibragem nas alturas para diminuir o atrito (a arrancada, sendo em descida, pouco destracionava);

    Evidentemente que encontrava números tão falsos como divertidos: carros de um litro com o mesmo poder de aceleração de Honda Civic Si e Vectra GSi, motores VHT tão rápidos como os finados Mareas Turbo....

    Apenas uma brincadeira, fruto da imaginação que verte da cabeça de cada entusiasta ou consequência da pura carestia em acelerar algo que pudesse verdadeiramente assustar.

    É da gênese humana, mudar, aprimorar...movimentar!(e também mentir, valorizar o "invalorizável"...)

    Agora já posso criar minha revista de carros, a "quinta roda" - sim, sou do tempo das cavernas - já está disponível.

    abraço

    GM

    P.s: convido todos para blog novo ainda essa semana.

    ResponderExcluir
  3. Tentei usando Windows XP. Carreguei os dados do meu carro, mas na hora das análises, o programa "trava"... Vou tentar em casa, com o Windows 7.

    ResponderExcluir
  4. Eu já tinha essa versão gratúita a algum tempo e tenho minha "coleção" de carros nacionais inseridos. Gosto de brincar com a simulação de corrida nas pistas, principalmente Interlagos! Descobri que um Prisma 1.4 é mais rápido na maioria das pistas do que uma Idea ou Palio Weekend 1.8 ou um Fiesta Sedan 1.6! Fazia tempo que eu não brincava, mas vendo o seu post me lembrei de como é divertido!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Tambem poderia postar sobre o DYNO 2000 que e muito legal

    ResponderExcluir
  6. Os que tiverem alguma experiência com PCs e Windows podem tentar executar o Cartest pelo D-Fend, que roda a maior parte dos programas feitos para o antigo MS-DOS:

    http://dfendreloaded.sourceforge.net/

    Só baixar o pacote de 13,2 MB que está na página e instalar, criando em seguida um ícone para o Cartest (tecla Insert). Aqui funcionou bem no Windows Vista.

    ResponderExcluir
  7. Ítalo,

    Testei no Windows 7 64 bit e funcionou perfeitamente.

    Valeu!

    Cruvinel,

    Me ajuda a criar um Focus Ghia 2003 no CarTest?

    Valeu tb!!!

    ResponderExcluir
  8. É tudo em libra, hp e etc!

    ruim ter que converter

    ResponderExcluir
  9. Ele tem opção métrica.

    Não tenho o programa aqui pra ensinar, mas tem a opção no menu principal pra alterar isso. No menu principal, é a última opção.

    Pedro Bergamaschi

    ResponderExcluir
  10. Diego Maciel Debesaitys30/11/10 00:22

    Legal o programa! Baixei a versão livre e inseri os dados do meu clio 1,0 16v. Fiz a simulação e ele acelerou de 0-60 mph em 5,3s! Como eu devo ter errado alguma conversão, eu alterei para métrico (como o Pedro Bergamaschi ensinou) e cadastrei o clio novamente: 0-100 km/h em 11,4s e 156 km/h de máxima. Achei a aceleração muito rápida, mas o resto dos dados são muito parecidos, como a máxima nas marchas (velocidades exatas) e até o consumo.

    Mas ainda tenho duas dúvidas: na parte dos dados do motor "With Clutch", "Slip" é para arrancar o carro riscando o asfalto? E "Dump" é controlando pra não destracionar?
    Também não consegui deixar o carro que eu adicionei salvo. Como faço?

    Abraço

    ResponderExcluir
  11. Galera consegui rodar numa maquina virtual rodando Windows XP. Não consegui fazer funcionar mesmo no modo de compatibilidade do Windows 7. Muito bom o programa, o mais dificil é se acostumar à interface grafica.

    ResponderExcluir
  12. Fica a dica pra quem quiser usar maquiina virtual, usem o VirtualBox, é fácil de usar e gratis.

    ResponderExcluir
  13. Pessoal,

    Com uma boa googlada consegui achar as especificações. Procurem por avaliações e matérias sobre preparação no BCWS e testes no site da 4R que dá pra encontrar todas as infos sobre carros nacionais.

    ResponderExcluir
  14. Rafael,

    pega a ficha técnica do Focus e tenta preencher. Surgindo dúvidas, poste aqui.

    ResponderExcluir
  15. Diego,

    sempre achei os números otimistas. O que eu faço e dá certo é acrescentar o peso de um motorista e algum combustível, uns 100 kg a mais. Aí o 0-60 mph do Clio vai ficar mais realista.

    Slip acho que é deixando a embreagem patinar, dump acho que é soltando de vez. Tem uma função onde o programa testa qual a melhor forma de lançar o carro na arrancada, uma vez feito, você pode salvar esse melhor modo de arrancar.

    ResponderExcluir
  16. AC,
    Muito bacana o programa. Valeu!

    Depois de muita luta pra conseguir os dados do meu carro, um palio 16v, e outra luta pra fazer as devidas conversões, consegui um tempo muito proximo.

    Meu carro (tanto no manual quanto no megaspace em BH) faz de 0 a 100 entre 9,3 - 9,5, dependendo do pneu e pista. O programa simulou 9 segundos.
    Na velocidade máxima real, ele mostrou 190 Km/H, que combina com a máxima q eu já atingi, 205Km/H no painel.

    Interessante também foi o cálculo de força lateral suportada pelo carro. O que permite um cálculo de velocidade de acordo com ângulo de curvas e tentar uma aproximação do tempo em um circuito.

    Muito interessante o programa.

    abs,

    ResponderExcluir
  17. AC, me ajude por favor, estou com um probleminha, por ex., qdo eu seleciono os carros e teclo F2 para ver o resultado a tela do meu computador fica preta e trava o computador, eu preciso dar um Crtl+Alt+Del para fechar o programa, o que pode estar acontecendo?? Eu uso o XP, abraços

    ResponderExcluir

O Ae mudou de casa! Todos os posts do blog foram migrados para o site. Por favor busque por este post no site e deixe o seu comentário lá.
Um abraço!
www.autoentusiastas.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...