Google+

5 de janeiro de 2012

MODA AUTOMOBILÍSTICA: OS LEITORES ESCREVEM

Foto: vwfuscabrasil.blogspot.com


Depois de postar Moda Automobilística pouco antes do final do ano, me ocorreu de convidar os leitores a mandaram suas lembranças a respeito do tema e não foi surpresa a vasta quantidade de contribuições, e aqui estão elas:

- Modinha boba da “Família feliz” no carro (Marcelo Silva)
- Boneco Bundão; carros rebaixados e adesivos “Turbo” (Anônimo)
- Toca-fitas de gaveta, alguns com amplificador acoplado (Eduardo)
- Encher o tampão traseiro com caixas de som enormes, década de 1990 (Anônimo)
- Encher a coluna "A", lado motorista, com um monte de instrumentos (Anônimo)
- Adesivo ‘Interceptor’ no topo do pára-brisa (Sandoval Quaresma)
- Antena de GTI; brake light sob o pára-choque; pintura branco Pérola (Álvaro)
- Tocar funk alto a ponto de chacoalhar janelas (Gentalha)
- Calotas de aro 15” em rodas de 13” (Anônimo)
- Néon azul instalado sob o carro e tira de LEDs nos faróis (Anônimo)
- Rodas pintadas de dourado metálico (1986~1990), à F-1 do Senna (Mendonça)
- Cortar as molas para andar baixo e sacolejar como um jegue (Bruno)
- Um boneco branco da Michelin em cada lado da coluna "A" (Mendonça)
- Lâmpadas estroboscópicas na traseira, final dos anos 1990 (Fish)
- O Garfield preso no vidro; emblema Audi em Brasilia, Chevette etc. (Anônimo)
- Andar totalmente apagado à noite  (Anônimo)

- Manopla da alavanca de câmbio com um caranguejo dentro (Jesiel e Anônimo)
- Mãozinha dando tchau no vidro traseiro e capas de banco de chenile laranja (Jesiel)
- Moldura de placa com olhos de gato alaranjados ao redor (CSS)
- Protetores de porta refletivos (Marco)
- Ponteiras de escapamento de todo tipo (Guilherme J.)
- Palhetas de limpador de pára-brisa duplas (Marcus)
- Néons e carros ultrabaixos (Thales Sobral)
- Buzinas Pica-Pau, cavalos relinchando, cuecão de couro (Driver 8)
- Chupa-cabra, acessório na ponteira de escapamento para parece carro turbo (Elvys)
- Ponteira de escapamento que produzia ruído de F-1 (Márcio Santos)
- Faróis e lanternas pintados de preto fosco (Jessé Júnior)
- Boneco Mug pendurado no retrovisor (Lorenzo Frigerio)
- Buzinas pneumáticas entoando canções do Roberto Carlos (Lorenzo Frigerio)
- Adesivo de algo escorrendo de uma fresta de porta ou tampa (Anônimo)
- Adesivo ‘Jet Pilot’ no pára-brisa (mesmo anônimo acima)
- Tirar as calotas e ficarem os aros pretos aparentes (Anônimo)
- Colocar um espelho tampando o furo central da roda, durou pouco (Anônimo)
- Friso de borracha cromado em todos os vincos e linhas de portas (Anônimo)
- Não tirar os plásticos dos bancos e nem os adesivos de controle de qualidade no pára-brisa (Anônimo)
- Nos anos 1990, elevar a suspensão traseira e rebaixar a dianteira, em especial nos Kadett (Anônimo)
- Nos anos 1980, pintar de branco letras e números dos pneus para parecer carro de competição (Anônimo)
- Nos anos 1990, escapamento com som de descarga pneumática nas trocas de marcha para parece turbo (Anônimo)
- Na Itália, década passada, forrar o painel com ursos de pelúcia ou capa estilo “vaquinha malhada” (Anônimo)
- Nos anos 1990, logo VW na traseira que acendia com a luz de freio (Anônimo)
- Borrachão por todo o perímetro das portas (Anônimo)
- “Espelhinho de BMW” de aço inox, só encaixado num trilho e muito roubado (Anônimo)
- Por volta de 1985, Paratis com rodas e pneus enormes, tipo carro de off-road (Anônimo)
- Lâmpadas amarelas sob o carro e painéis de néon na década de 1990, muito antes do filme “Velozes e Furiosos” (André Scud)
- Luz negra dentro do carro (Marcos)
- Em 1997/1998, capas sobre as lanternas traseiras, ficando só filetes (Marcos)
- Fitinhtas coloridas na placa traseira (Anônimo)
- Kits aerodinâmicos TGPOLI de aerofólio traseiro, saia lateral etc. (Anônimo)
- Nos anos 1980, adesivo holográfico do coelho da Playboy (Alexandre – BH)
- Adesivos “Fixa” ou “Ar” em carros de suspensão rebaixada fixa ou a ar (Vítor Alves)
- Capa para o farol, farol de milha, farol de neblina, farol no retrovisor, andar com os piscas acesos, pára-lamas mais largos, flâmula de fogo saindo da caixa de roda, blower de plástico, portas soldadas para se entrar pela janela, redinha no lugar dos vidros das janelas, capa de metal para imitar freio a disco, engate sem ter o que puxar, brake light flash, néon nos pára-choques, brake light lâmpada de natal, rebaixar, roda tala larga, aerofólio, escape chupa cabra, néon embaixo do assoalho, banco concha, pedal colado em cima do outro, adesivo tribal na coluna traseira, Insulfilm, faixa espelhada na parte de cima do pára-brisa, adesivo Powered by Turbo no pára-brisa, tampão de couro com iniciais do nome da pessoa, carpete estilizado, ponteira de escape cromada, borrachão, estribo, soleira, buzina tipo transatlântico, volante de cerejeira, manopla de câmbio com siri, cromada ou com néon (que tem um fio que liga na tomada de celular do carro), ventiladorzinho, rádio gaveta, benjamim para ligar vários acessórios, adesivo na lanterna para achar que é Mustang, teto solar adaptado, conta-giros despertador, porta-malas trio elétrico, néon no painel, rack de teto, aerofólio nos pára-brisas, capa de couro na frente do capô, grade do motor tipo galinheiro, símbolo do carro brake light, espelhos azulado, tampa do tanque cromada, controle remoto no volante, trava multi-lock, alarme com controle remoto, buzina do pica-pau, "Oh, Suzana" e outras do tipo, balãozinho que acende no retrovisor, anteninha no teto, palheta dupla, capa de bolinha de madeira no banco, bola de tênis do engate, antena de rádio-amador, espuminha Pioneer no cinto de segurança,
borboleta de câmbio de F-1 para tocar buzina, escapamentos laterais de plástico, tampa na ponta do escapamento igual trator, quebra-mato, engate com cabeça de cavalo (Fábio Alexandre)
- Manopla do câmbio com o caranguejo e os volantes Panther minúsculos que para esterçar o caboclo chegava a levantar do assento, fileira de CD no pára-brisa e no vidro traseiro pra "atrapalhar radar"; inverter a seta traseira com a lanterna e luz de freio, roda "Cruz de Malta" (Sandoval Quaresma)
- Adesivo cowgirl cowboy (Bruno de Toledo)
- Adesivo na tampa do porta-malas com a sigla de país (Anônimo)
- Tampa traseira de picape forrada de adesivos relativos à moda country/rodeios/sertanejo (Anônimo)
- “LED pingo nos esguichadores de água, andar à noite só com isso ligado (Bruno)
- Rádio transsceptor PX, comunicação entre carros (Marcos)
- Adesivo na traseira "Fui" ou então "Voltei" (Michael)

Depois, enquanto eu compilava a relação, fui lembrando de mais alguns, como:

- Farol “Tremendão” para Fusca e DKW-Vemag, uma unidade com farol sealed beam inserido num enorme aro cromado com lanterna na parte inferior (foto de abertura)
- Em carros de tração dianteira, colocar rodas mais largas atrás, mais em Gol e Kadett
- Colocar roda de Gol em Fiat, apesar da furação diferente (Gol 4 x 100 mm, Fiat 4 x 98 mm)
- Passar as rodas traseiras para a dianteira para que se sujem de pó de pastilha também e pareça que o carro tem freios a disco nas quatro rodas (vi um vizinho fazer isso)
- Luz colocada no vidro traseiro em forma de semáforo que acendia o verde quando se acelerava, o amarelo, quando se tirava o pé e vermelho, quando se freiava
- Adesivo no vidro traseiro “Não estudo em nenhuma faculdade”
- Adesivo na lateral que dizia “Surfin’ makes the Best lovers” (O surfe produz os melhores amantes)
- Plaquinha imantada no painel dizendo "Não corra, papai"
- Pedal de acelerador de Kombi "Pata-pata" que era uma planta pé estiizada

Um dos anônimos falou em emblema Audi em Brasilia e Chevette e me veio uma história incrível. Meu irmão era representante de Peças e Acessórios da Fiat e visitava rotineiramente as concessionárias. Numa visita, viu no mostruáro de peças emblemas Audi e, claro, perguntou ao chefe de peças por que aquilo. "Esse símbolo dos Jogos Olímpicos vende muito, seu Ronald!"...

BS

93 comentários:

  1. Pedro Bergamaschi05/01/12 12:20

    É melhor acreditar que são os aros Olimpícos mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Boa Tarde, tem mais: passar atravessado em quebra-molas, já vi indivíduo fazendo isso com uma F-1000. Acredite se quiser.

    ResponderExcluir
  3. Adesivos da Vide Bula, "Poucos me Revestem", "Não me inveje, trabalhe", "Rastreado por fofoqueiros", "Como estou dirigindo? Disque 0-800 e F*...", um moleque urinando na marca da fábrica rival ou na tampa do tanque... Putz. Aqui em BH tinha um da Casa e Tinta (uma casinha vermelha) que TODOMUNDO tinha na traseira do carro, chegou a vender até em banca de revista! Motoboys adoravam colocar um Patolino no para-lama traseiro das CG's, até algum ter a idéia de colocar o Eufrazino com a inscrição "Caça aos Patos". Felizmente muita coisa não pegou por muito tempo. Eu só aderi basicamente aos baixos (não socados) e a turminha dos Rats, pois cansei de polir carro pra ser arranhado por amigos do alheio.

    ResponderExcluir
  4. A calota é uma dessas modinhas.

    - Tirar as calotas e ficarem os aros pretos aparentes (Anônimo)

    Prefiro isso do que a calota, seja lá qual for a cor do aro, calotinha não tem condição, peça plástica sobre a roda pra ficar mais "bonito", não tem função, só atrapalha.

    ResponderExcluir
  5. tem ainda o adesivo de "BEBÊ A BORDO", inclusive com o nome da criança. uma bela sopa para gente mal intencionada...

    ResponderExcluir
  6. Sandoval Quaresma05/01/12 13:07

    Fixar a placa dianteira em um dos extremos do para-choque

    ResponderExcluir
  7. Década de 60 ou 70: aquele adesivo transparente que imitava uma rajada de tiros de metralhadora no vidro traseiro. Foi substituído a partir da década de 90 por furos de verdade!

    ResponderExcluir
  8. Sandoval Quaresma05/01/12 13:08

    Adesivo "Destrua as ondas, não as praias"

    ResponderExcluir
  9. Década de 60: moldura cromada ou niquelada para as placas.

    ResponderExcluir
  10. Sandoval Quaresma05/01/12 13:14

    - Uno antigo com a frente baixa dos mais novos
    - Para-choques totais envolventes nos VW água de antes de 87.
    - roda de aço Mangels Off Road com 3 furos pros corcéis / del reys
    - Fusca com aro 14 de Brasília
    - Passat com aro 14 de Variantão
    - Lanterna traseira do Voyage frente chinesa nos mais antigos e no chevete, a lanterna traseira trapézio nos de antes de 87/88

    ResponderExcluir
  11. Sandoval Quaresma05/01/12 13:18

    - imitação de antena de teto;
    - lanternas "Altezza" com as partes que acendem adaptadas de lanternas de ônibus / carretas;
    - faróis lisos de superfície complexa pra carros antigos
    - magnetizador de combustível (um íma fajuto dentro de uma caixinha de plástico fixada com braçadeira na linha de combustível antes dos bicos) que prometia "alinhar os íons da gasolina" melhorando a queima e trazendo até 20% de economia

    ResponderExcluir
  12. Esqueceram da meia feminina no farol para parecer "fume". Minha turma costumava apontar e dizer que o cara atropelou uma prostituta :)

    ResponderExcluir
  13. Sandoval Quaresma05/01/12 13:24

    - instalar mais 2 lâmpadas de lanterna / luz de freio e mais 1 para a seta e fazer também a seta "meia luz" gols quadrados de 87 pra frente;
    - ponteira de escapamento cromada com saída falsa redonda mas com abertura na parte inferior
    - bola de engate com uma luz de freio no meio

    e tá bom por enquanto que já xaropiei demais.

    ResponderExcluir
  14. Gol 1986 hoje em dia com o adesivo "não me inveje; trabalhe"...

    (juro que já vi)

    ResponderExcluir
  15. Esqueceram dos Bancos PROCAR para fusca. Hoje o mais díficil é encontrar fusca com banco original;

    Trocar paralamas traseiros dos fuscas para parecerem mais novos;

    Sds,

    Cristiano Zank.

    ResponderExcluir
  16. Eu pensei que aqueles faróis do Fusca eram originais...

    ResponderExcluir
  17. Bob;

    Não tinha lido este post porque estava fora. mas vai umas contribuições:

    - Transformar Gol a "ar" em gol "a água" apenas mudando os farois (decada de 80/90)

    - Adesivo "Nois capota mas num breca" ou "aqui só entra avião" (atualidade)

    - Colocar bagageiros tipo Quantum em Marajó Variant, Brasilia, Caravan, Gol, Fiat Uno, etc.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  18. Mister Fórmula Finesse05/01/12 13:43

    Lista dos horrores!!

    GM

    P.s: Omega GLS com as identificações do CD também é um "crássico"...

    ResponderExcluir
  19. Sandoval Quaresma, essa configuração das luzes do Gol são dos GTS e GTi, nas demais versões são três lâmpadas, uma para cada função, acho estranho aquela baita lanterna com "gomos inúteis", o meu 1000 acende todas :)

    ResponderExcluir
  20. Sandoval Quaresma05/01/12 14:07

    Vinicius Monteiro, os gols GTS/GTI acendiam 2 lanternas de freio e 2 de seta. Mas o xique era fazer 3 de freio e a seta com meia-luz também. com freio acionado e dando a seta, todo o resto piscava junto pq a elétrica não dava conta de tanta lâmpada ligada ao mesmo tempo.

    ResponderExcluir
  21. banco de motorista com a capa de bolinhas de madeira

    ResponderExcluir
  22. E o dono de Opala (básico) que colava os frisos do Diplomata nas laterais, para fazer um upgrade no possante?

    ResponderExcluir
  23. Fusca com frente imitando Rolls-Royce.

    Adesivo nos Fuscas onde se lia: "Meu outro carro é um Rolls-Royce".

    E não é que no final das contas a VW comprou a RR? LOL...

    ResponderExcluir
  24. Anônimo 5/1 14:09
    Em breva saírá aqui no AE história completa desse fato.

    ResponderExcluir
  25. VW comprou a Bentley, a RR é da BMW

    ResponderExcluir
  26. O PESSOAL COLAVA O ADESIVO DOS PRIMEIROS GOL 1000 EM CARROS 1.8 , TURBO ETC..

    ResponderExcluir
  27. Bem, seria mais viável criar um blog só para os modismos!
    Por falar em adesivos e em Brasília, quando eu era criança(!) tinha um vizinho cuja mãe tinha uma Brasília, às sextas-feiras ele arrancava os "copos" pretos das rodas (para ficar mais esportiva) e colocava 5 sacos de cimento no porta-malas para rebaixar a frente. E na traseira tinha um adesivo: "não faça de seu carro uma arma, a vítima pode ser você".
    ...

    ResponderExcluir
  28. Os modismos da década de 70 eram os mais legais (e bregas). Os Fuscas eram os mais mexidos (pudera, só tinha Fusca rodando). Meu pai já saia da concessionária com faróis bi-iodo amarelos, calhas e logo colocava escapamento Kadron de saída lateral, além do som ficar legal, não pegava em valetas como o original.
    Até aí eram mudanças funcionais, de alguma utilidade, agora quando se partia para o interior do carro a coisa começava a desandar.
    Meu pai nunca alterou a originalidade do interior de seus Fuscas, mas à época era um tal de porta-treco de bambu, bola de câmbio, capa de banco, tweeter prá tudo quando era lado, e o pior e mais brega de todos, vidro do velocímetro e marcador de gasolina em forma de bolha, Putz era de doer.

    ResponderExcluir
  29. Bancos quase deitados, somente luzes de setas ligadas, adesivo de pintura fosca, rodas cromadas 42 polegas, reboque sem uso, adesivo família feliz - sempre com atualidade.

    Dezenas de pares de auto falantes 6x9 Pioneer junto com duzias de amplificadores Pyramidi "1000W", toca MD Sony, kit turbo Larus - Anos 90

    Naftalina no tanque de combustível, gasolina de aviação e carburadores Webers 44 - anos 70/80

    Bancos, volante, manopla de cambio, freios de mão, painel de Omega Digital em kadette. Anos 90

    Kit 1.7L de Pumas com PT em fuscas e Brasílias - Anos 80

    Para choques de Gol G4 no G3 e painel de G3 no G4 - Anos 2000

    Interior caramelo no Golf GTi mk4 importado em Golf GTi mk4 nacional - Anos 2000

    Kit "aerodinâmicos" Tunning feito a mão ou com "especialista" em fibra, portas tipo tesouras (Lamborghini), faróis e lanternas Altezza, Neons, Kit Nitro, rodas TSW, pinturas de cores berrantes ou camaleões - Final 90 para 2000.

    ResponderExcluir
  30. Aqui no Paraná o pessoal costumava deixar os espelhos laterais externos "caídos", colocar volantes minísculos e reclinar os encostos dos bancos quase todo para trás e ficar curvado dirigindo o carro numa posição horrível...

    ResponderExcluir
  31. Aléssio Marinho05/01/12 16:01

    Pena que esqueceram dos clássicos dos clássicos:

    Manopla de Câmbio transparente com Caranguejo;
    Rede em miniatura pendurada na vigia;
    Pelúcia colorida no painel e no porta pacotes traseiro.

    Modas que se foram:
    Rádio PX com antena de 4 m de comprimento e molão;
    Capa de tecido sobre o painel para não rachar (Passat, opala)
    Apara barro(é assim que se escreve?) nos paralamas;
    Cortar a carroceria de Opala, Caravan, Galaxie, Belina, etc e transformar em picape, em uma oficina de fundo de quintal.

    ResponderExcluir
  32. Anônimo 05/01/12 15:06,

    Você está correto, a Bentley é da VW e a RR da BMW.
    Só que quando a VW venceu o leilão, ela pensava que estava levando as duas marcas e se danou. Embora depois do imbróglio, ela disse que só tinha interesse mesmo pela Bentley.

    ResponderExcluir
  33. Manter o carro totalmente original, como saiu da fábrica, não admitindo sobretapete nem outros acessórios do mercado alternativo. Os adeptos mais extremistas só confiam a manutenção à rede de concessionárias da marca, e só admitem peças de reposição originais, aquelas que ostentam o logo da "montadora" na embalagem, rejeitando produtos considerados "de segunda", mesmo que sejam de marcas como Bosch, NGK, ACDelco, etc. Essa modinha é de lascar.

    ResponderExcluir
  34. O cambio de caranguejo foi citado 2 vezes, seu Aléssio. preguiça de ler, sô!

    ResponderExcluir
  35. Retrovisores externos caídos, muito bem lembrado!

    ResponderExcluir
  36. Vidro "Bolha"

    ResponderExcluir
  37. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  38. Esses faróis "tremendão", sempre achei muito feios, parece que o fusca fica com olheiras!!!

    Aliás, só o Fusca já dava uma bela coleção de modismos: Além dos botões e bolas de câmbio de siri e das prateleiras de cana-da-índia ("quebra-canela"), também tinha uma época em que era comum colocarem uns protetores de inox na parte da baixo do para-lama, perto do estribo, para proteger de pedras. Também havia um enfeite cromado que colocavam na entrada de ar do motor ("dentadura-de-baiano"), o que era de gosto meio duvidoso.

    ResponderExcluir
  39. Não era siri na manopla do câmbio... não faz muito tempo eu vi um fusca com uma manopla de câmbio dessas e na verdade era um desenho do signo de câncer (um caranguejo). Aí eu me dei conta que devem existir dessas monoplas de todos os signos, imaginem só....

    ResponderExcluir
  40. Antônio Filho,

    a VW brasileira chegou a fazer Golfs GTI geração 4 com interior caramelo. pararam por volta de 2000, 2001.

    ResponderExcluir
  41. -Fechar as grelhas(entradas de ar) para não entrar folhas.
    -Mãozinha abanando no vidro traseiro.
    -Gato com luz de freio vermelha nos olhos, também no vidro traseiro.

    Martim

    ResponderExcluir
  42. tirar as lanternas dos Fuscas dos paralamas e colocá-las no parachoque;

    colocar tampa de tanque de RD 350 em Fusca;

    espelho retrovisor interno com 50 cm de largura;

    cobertura imitando madeira na parte de trás das Kombis p/ cobrir a saliência do estepe e "melhorar" a aparência;

    colocar os bancos traseiros das Kombis um de frente p/ o outro;

    colocar rodas de aço preta modelo "bolinha" em todo tipo de carro, até em Del Rey/Corcel que originalmente eram 3 furos;

    colocar letreiro VW atual em Brasilia/Passat;

    gratinha dourada em Chevette;

    bancos de Corsa com encosto de cabeça vazado em todo tipo de carro, principalmente em Fusca;

    putz, é mta coisa..umas interessantes, como tala mais larga em Opala anos 70 por exemplo, outras bizarras ao extremo...

    ResponderExcluir
  43. corrigindo: GRAVATINHA dourada em Chevette

    ResponderExcluir
  44. Como puderam se esquecer do mundialmente famoso cachorrinho que balança a cabeça?
    Nos carros do meu avô sempre tinha isso e a bola de sirí.

    ResponderExcluir
  45. Sigmund Freud05/01/12 20:22

    Prezado Bob,

    Ofereço consulta grátis ao seu vizinho que trocava rodas de seu eixo, pra parecer ter freio a disco traseiro.

    ResponderExcluir
  46. Olá pessoal,lembram da moda do painel de neon lembro do passat pointer do meu tio isso em 94 vinha com esse painel e lâmpadas fluorescentes com reator e tudo instaladas embaixo do carro... passar ou melhor lambusar o carro por dentro com silicone rs, e a ultima alguém já jogou óleo de ríceno (cerca de 5ml) no tanque do carro pra deixar o bixo mais "lubrificado" valeu!

    BrunoEvertonSQ_Macapá-AP

    ResponderExcluir
  47. Fui mencionado em um post, lembrarei disso para a posteridade... rsrsrs

    ResponderExcluir
  48. Carlos Cwb05/01/12 21:46

    Adesivo com a frase:

    "Só dou carona pra quem dá pra mim"

    E um outro adesivo:

    "NUNSIRRITE"

    Rodaram muito aqui em Curitiba nos anos 90...

    ResponderExcluir
  49. Alguém já deve ter relatado, mas tem essa moda daquele adesivo "O" (Oakley?) no vidro de trás.
    E Fusca com roda de Brasília não é bobeira, pelo menos pra mim.

    João Paulo

    ResponderExcluir
  50. É verdade Anônimo das 16h32, no início dos anos 80 surgiram os retrovisores "flag" ou "bandeirinha" (aqueles pretos de Gol BX e Passat, o pessoal trocava o retrovisor "raquete" cromado dos Fuscas pelos pretos e deixava caídos, apontando para baixo.

    ResponderExcluir
  51. ... E Bob, abre o olho porque já estão começando a inventar moda nova! Tem coisa aí que nunca se viu! Abraços.

    ResponderExcluir
  52. - Antena longa com a ponta presa no para-choque traseiro.

    Richard

    ResponderExcluir
  53. Luiz Dranger05/01/12 22:39

    Veja Bob, no meu tempo, o Fusca não tinha nada disso. Só um motorzão 1800cc com 2 Weber 40 PII, um comando bravo, e acelerava como até hoje seria difícil de bater. Mas parava nos 160km/h. Era muito divertido. Agora, os acessórios do post nem me lembro.
    Abração, Luiz

    ResponderExcluir
  54. Já mencionaram estes abaixo? Se já, desconsiderem:
    -Capas de retrovisores e maçanetas externas "cromadas". Lindo demais?!
    -Maçanetas internas "cromadas", em carros que originalmente as tinham em plástico preto...
    -Palhetas dos limpadores de parabrisas do tipo uniwiper, uniblade e similares, em carros mais antigos. Essas até eu coloquei.. Hahaha...

    ResponderExcluir
  55. Até agora não vi niguém comentar da moda de todo VW, e também carros de outra marca, usarem rodas Orbital.

    Teve a moda também da roda do Audi A8, aquela que parece um ralo, rodas calcinha, rodas Boca de Fogão (E essa no aro 15 fica bonita em Chevette!), as Pingo D'Agua sem calotinha também já foram "cool", afinal, qualquer roda 14 no começo da década de 90 era sucesso.

    ResponderExcluir
  56. Marcelo Junji05/01/12 23:42

    Moda chique dos chiques; comprar carros da Hyundai.

    ResponderExcluir
  57. Lorenzo Frigerio05/01/12 23:48

    E o adesivo "Ein Herz für Kinder" (anos 80/90)?
    E o adesivo da Porsche na janela traseira dos Passat TS 1978 verde mantiqueira metálico?

    ResponderExcluir
  58. Alguns: adesivo da Hello Kitty, adesivo de marca de roupas de surf (mesmo para quem não era surfista), adesivo de banda de micareta (durou pouco tempo), som Pioneer "golfinho" (foi febre e roubavam muito) e manopla do câmbio com led que fica piscando.

    Uma moda mais recente que começou com o Cross Fox é de aumentar a altura dos carros. Acho que essa não falaram mas fez pouco sucesso e tem diminuído.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tinha também aqueles carros com adesivo de radio FM,principalmente aqueles da Jovem Pan e tinha aquele do bonequinho mijando no escudo do time e com o dedão no alto(o meu pai teve um Gol com esse adesivo la em 2000)

      Excluir
    2. tinha também aqueles carros com adesivo de radio FM,principalmente aqueles da Jovem Pan e tinha aquele do bonequinho mijando no escudo do time e com o dedão no alto(o meu pai teve um Gol com esse adesivo la em 2000)

      Excluir
  59. PALHETAS DUPLAS NO LIMPADOR DE PARABRISAS

    ResponderExcluir
  60. Década de 70: tinta spay amarela para os faróis, imitando luz de neblina.

    ResponderExcluir
  61. Esta é mais moderna, em carros de menina usar uma cabeça de Minie ou algo parecido na ponta da antena de teto.

    ResponderExcluir
  62. E aqueles adesivos imitando um band-aid, que o pessoal colocava em cima de alguma batida na lataria. Lembram?

    ResponderExcluir
  63. Acredito que ninguém tenha comentado...
    A moda de pendurar um par de dados - de plástico ou pelúcia - no retrovisor interno. Sempre que vejo tenho vontade de peguntar ao condutor: Tem dado no carro?

    ResponderExcluir
  64. Marco Brito06/01/12 11:05

    ... e nos anos 60, quando enchiam o "bacalhau" do fusca (triangulo entre o para-lama dianteiro e a porta) com adesivos tipo STP, Molycote, Wins e por ai vai.
    Rodas 5,5 polegadas na trazeira dos fuscas com banda cromada e miolo pintado na cor do carro.

    ResponderExcluir
  65. Marco Brito06/01/12 11:07

    Ah! Faltou o TKR máscara preta e o escapamento Kadron.

    ResponderExcluir
  66. adesivo da Jevem Pan "ja fui assaltado"

    adesivo do baby da Familia Dinossauro "nao é a mamae"

    saia lateral tipo BMW em Gol quadrado e derivados

    passar bombril nos emblemas de Opala Diplomata 90-92 para ficar tudo preto

    Disqueteira via FM no porta-malas

    ResponderExcluir
  67. Adesivo de um emorme conta giros colado no vidro trazeiro.

    ResponderExcluir
  68. Encontramos várias destas aberrações em carros parados em postos de gasolina, tocando funk forró ou "pagode-romântico" a toda altura e um punhado de bêbados (homens e mulheres) em torno deles.

    ResponderExcluir
  69. Sem contar, que nos Fuscas com amortecedor de Chevette na frente, rodas de Brasilia, escapamento de Puma, espelho tipo BMW, volante hiper-mega pequeno, cortavam a alavanca de câmbio. Quando o cara ia trocar de marchar, tinha que ficar todo torto.

    Sem contas os upgrades de modelos/anos entre os modelos. O cara comprava um Gol BX (1984-1986), e colocava tudo do GT/GTS. Meu tio caiu nessa, coitado, comprou todo feliz um Chevette SL, e quando fui "explorar" o carro, era um L (1985).

    Colocar insulfilm verde claro em vidro branco, para "valorizar" o carro.

    A famosa lâmpada do "Paraguai", com uma luz meio azulada, que cegava quem estivesse na frente.

    Buzina "Mercedes" (bi bi).

    Por enquanto lembrei de mais esses.

    Abração

    Alvaro
    www.gasolinanosangue.blogspot.com

    ResponderExcluir
  70. Caro Álvaro,
    Não existe Gol BX 1984. Apenas 85 e 86.

    ResponderExcluir
  71. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  72. Anônimo das 15:09hs.

    Existe Gol BX 1984 sim. Nesse ano a VW começou a fabricar a linha L/LS com o motor refrigerado a água. E a linha BX ficou com o motor refrigerado a ar.

    Segue um link, com o anuncio de um. Veja o print da tela do IPVA.

    http://carros.trovit.com.br/index.php/cod.frame/url.http%253A%252F%252Fcarro.mercadolivre.com.br%252FMLB-216765023-vendo-gol-bx-16-ou-troco-por-fusca-no-mesmo-estado--_JM/id_ad.5S1U1ZurA1k/type./what.volkswagen%20gol%20bx%201984/pos.1/org.1/pop.1/publisher_id./referer_id.1/t.1#

    Valeu

    ResponderExcluir
  73. Marcelo Junji (05/01/12 23:42), da Kia também. Kkk...

    ResponderExcluir
  74. Lembrei do adesivo "ESPORTE NÃO É DROGA, PRATIQUE".

    Também lembrei de outros dois, lá do fundo do baú: o incompreensível "EMBALO MEIA NOITE - PSICODÉLICO" e o sinistro "SCUDERIE LE COQ".

    ResponderExcluir
  75. Aquelas capas de banco cheias de bolinha(pra massagear enquanto dirige), calotas cromadas, envelopar carros (moderna), maverick com lanterna de mustang, opala com terceira lanterna redonda (tipo impala).

    Acho que pendurar dados no retrovisor tem algo a ver com a cultura hot rod...

    ResponderExcluir
  76. Não sei como é q ninguém lembrou dakeles protetores de chave cromado nas portas dos carros, para não arranhar a msm.

    ResponderExcluir
  77. Opala preto com adesivo de arma escrito "Segurado por PT-380"

    ResponderExcluir
  78. Pisca, realmente ninguém lembrou dessa. Além dos cromados tinha também desses protetores com símbolo da fabricante. Entre os anos 80 e 90 foram muito populares e era algo útil na época (já que quase nenhum carro tinha abertura por controle remoto).

    Uma outra comum hoje em dia: trocar tudo quanto é LED do carro por um de cor azul, incluindo aí luzes da placa traseira e pisca do alarme. Alguns também trocam as luzes internas por LED branco.

    ResponderExcluir
  79. dados pendurados no retrovisor significa que gosta de racha.

    ResponderExcluir
  80. Quando eu tinha uns 4 anos meu pai comprou um gol 83 "a ar" que tinha um caranguejo na manopla.

    ResponderExcluir
  81. A luz interna por led branco eu também troquei e não me arrependo. Ficou muito melhor.

    ResponderExcluir
  82. A luz interna por led branco eu também troquei e não me arrependo. Ficou muito melhor.

    ResponderExcluir
  83. Adesivo: "Toca-fitas roubado - agora só ouço a Rádio Cidade". Foi febre em São Paulo no auge dos tempos de roubo dos equipamentos.

    ResponderExcluir
  84. Gustavo Cristofolini09/01/12 13:44

    Lembrei de uma. Lembram que instalavam um disco metálico nas rodas traseiras para fazer parecer um disco de freio?

    http://loja.bunnitu.com.br/loja/produto-120910-2516-difusor_para_roda_cromado_para_imitar_freio_a_disco_ventilado_tipo_vw_w_ford

    ResponderExcluir
  85. "Bigodinho" do Novo Palio na tampa do porta-malas..modinha recente. Já vi em Prisma, Classic e outros.

    ResponderExcluir
  86. Uma parede de "cornetas" em cima do porta malas, visível do lado de fora do carro, adesivo vinil preto fosco cobrindo teto e capô do carro, rodas 17 para cima em carros mil, película no carro todo, andar com o som mais rachado do mundo (só se ouve grave mas não se sabe o que diabos está tocando). Parar em frente de bares, abrir o porta mala, colocar um somzão alto e beber, andar sempre com APENAS os faróis de milha acesos, tocar músicos do estilo "sou rapariguero" ou "hoje vou no cabaré" (aqui no nordeste). Usar escapamento "esportivo".Luizinhas azuis dentro do faról ( alguns mais pobres colocam película em cima do farol ).também tem aquelas "asinhas" que colocam no símbolo da VW heheheh maçanetas cromadas tbm

    ResponderExcluir
  87. Um motorista de ônibus urbano colocou uma manopla de plástico com umas flores e quando pisava no freio acendia uma luz, eu tinha um fusca 64 e colocava as rodas traseiras ao contrário só para parecerem mais largas e depois colocava aquelas calotas de galaxie "nossa mais que coisa horrível"

    ResponderExcluir
  88. Lembrei-me de mais algumas pérolas....luz de freio interna no vidro traseiro, console de teto, cortininha de crochê no vidro dianteiro,na época, muito comum em ônibus, rebaixar as lentes do pisca dianteiro do fusca.' Poxa que mau gosto hein"

    ResponderExcluir
  89. Faltou o adesivo "fogo na bomba" hahaha

    ResponderExcluir
  90. Adesivo dos Vagabond's, com dois aliens fazendo **, tinha de varios tamanhos, ate alguns ocupando tampas de Saveiros ou Paratis quadradas da devada de 90 :P

    ResponderExcluir

Olá AUTOentusiasta, seu comentário é sempre bem-vindo! De preferência, identifique-se ao comentar.
Atenção: comentários contendo ofensas pessoais, a marcas, a fabricantes isoladamente e/ou em conjunto, a nacionalidade de veículos, bem como questionando práticas comerciais lícitas e margens de lucro aceitáveis nas quais este blog não interfere, bem como o uso de palavras de baixo calão e a exposição de outros leitores ao ridículo, não serão publicados. O AUTOentusiastas se reserva o direito de editar os comentários sem declinar motivo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...