google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 4WS - AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

4WS

Não vou entrar muito no mérito, pois já foi publicado aqui antes. Fato é que, enquanto revirava meus arquivos procurando algumas fotos para publicar aqui, cruzei com a imagem abaixo.

Aos olhos de engenheiros, é auto-explicativa, mas qualquer um pensando um pouquinho mais vê logo a engenhosidade da Honda em criar tal conjunto mecânico. Isso aí é a "caixa" de direção do eixo traseiro do Honda Prelude 4WS. O único sistema mecânico de esterçamento traseiro existente. No link acima é possível ver o funcionamento perfeitamente num vídeo.

Um post meio perdido, mas que sei que alguns apreciam algumas pitadas técnicas de vez em quando.

5 comentários :

  1. Eu acho que o grande problema disso é que a maioria desses sistemas tornam o comportamento do carro um tanto quanto imprevisível e, pior ainda, não o deixam necessariamente mais rápido.

    As últimas gerações do Nissan GT-R tinham um sistema de esterçamento traseiro altamente complexo regulado por um milhão de chips e que... era desativado nos carros de competição e muitos dos proprietários desses carros fizeram o mesmo!

    A Citroen tem o sistema de buchas que permitem esterçamento do eixo traseiro, é o CATT. O problema dele é deixar o comportamento do carro muito errático numa saída de traseira. O eixo traseiro esterçante acaba amplificando o input do motorista que tenta corrigir a situação e o resultado é que o carro chicoteia em pêndulo na mão de 99% dos motoristas, mesmo que muitos deles saibam controlar uma saída de traseira.

    Tenho o mesmo medo em relação a esse sistema da Honda. Ele esterça junto com as rodas dianteiras até um certo ponto e depois esterça ao contrário! Isso deve ser muito "errado" pra uma pilotagem mais forte e talvez ainda pior para um motorista comum que é pego numa situação adversa!

    A Renault agora tentou de novo, com uma nova tecnologia... É esperar para ver!

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  2. Vários fabricantes tentaram desenvolver um sistema 4WS mas esbarraram sempre na complexidade e no performance. Houveram hidráulicos, eletrônicos e barra de conexão mas nada funcionou a contento. No entanto, este sistema da HONDA é muito simples e funcional (Tal qual o comando VTEC). No início do esterço as rodas traseiras acompanham as dianteiras (para manobras leves como o início de uma ultrapassagem) mas a partir de um determinado ponto giram ao contrário (para manobras como retorno em uma rua estreita). Se voce observar bem no primeiro caso há até uma ajuda na estabilidade em manobras rápidas haja visto que a traseira ajuda na manobra e não só acompanha a dianteira. Banzai Honda!!!

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  3. Vejam o Prelude em ação aqui: http://autoentusiastas.blogspot.com/2008/10/salo-2006-renault-fluence.html

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  4. É um sistema muito bem pensado do ponto de vista mecânico. Simples, mas capaz de alterar o sentido de esterçamento das rodas traseiras em função do quanto se vira o volante. Se funciona bem na prática para andar rápido, aí já é outra história e não tenho fundamento algum para dizer se é bom ou ruim. Porém, como bom "Neanderthal" que sou para automóveis, ainda prefiro esterçamento somente nas rodas dianteiras, deixando a tração nas traseiras, de onde jamais deveriam ter saído (salvo em pequenos compactos de até 4 metros de comprimento e sem pretensões de "diversão").

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  5. Apesar de ser bem tradicional quando se trata de automóveis, tenho que admitir que os japas são realmente bons em desenvolver novas tecnologias sendo que, na maioria das vezes, estes asiáticos são discriminados e incompreendidos pelos entusiastas. Mas algumas vezes, eles passam dos limites e fazem por merecer a censura por nós ocidentais.

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