Google+

24 de fevereiro de 2009

LAMBORGHINI - LP e SUPERLEGGERA



Não é de hoje que vejo os nomes dos Lamborghinis Murciélago e Gallardo seguidos das designações LP640 e LP560, respectivamente. Os números correspondem a potência em hp e LP são as iniciais de longitudinale posteriore, ou seja, longitudinal traseiro.

Além dessa designação, em 2008 o Gallardo ganhou uma versão chamada Superleggera. A palavra de origem italiana nos leva a acreditar que significa superligeiro. Puro engano: significa superleve. O Gallardo Superleggera teve uma redução de 100 kg (nos Estados Unidos foram 70 kg) com o uso de fibra de carbono em diversos componentes e alguns vidros substituídos por policarbonato. Além disso o V10 de 5,0 l teve um aumento de 10 hp na potência máxima, atingindo 530 hp (537 cv) a 8.000 rpm.

Superleggera

A designação Superleggera foi criada na Itália, em meados dos anos 30, pelo encarroçador (coachbuider, em inglês) Carrozzeria Touring. Era usada para identificar os modelos construídos com estrutura tubular que seguiam as formas da carroceria onde eram fixados painéis de alumínio, dando sua forma final. Essa estrutura tubular era feita com tudos de pequeno diâmetro e não suportava a fixação das suspensões, o que a distigue das chamadas spaceframes (estruturas tubulares que servem também de chassis).



Alguns modelos Superleggera são: Aston Martin DB 4 e 5, Alfa 8C 2900, alguns Ferraris, Lamborghini 350GTV, BMW 328 e Pegaso Z-102.


Em 2008 a Carrozzeria Touring Superleggera apresentou o protótipo A8GCS Berlinetta. O lindo modelo usa uma plataforma Maserati e ensaia uma volta do encarroçador fazendo modelos limitados para os colecionadores endinheirados.

Um comentário:

  1. Paulo,
    Boa, Superleggera é o mesmo caso do Citroën 11 Légère, 11 Leve, não 11 Ligeiro. Esses falsos cognatos só servem para atrapalhar...

    ResponderExcluir

Olá AUTOentusiasta, seu comentário é sempre bem-vindo! De preferência, identifique-se ao comentar.
Atenção: comentários contendo ofensas pessoais, a marcas, a fabricantes isoladamente e/ou em conjunto, a nacionalidade de veículos, bem como questionando práticas comerciais lícitas e margens de lucro aceitáveis nas quais este blog não interfere, bem como o uso de palavras de baixo calão e a exposição de outros leitores ao ridículo, não serão publicados. O AUTOentusiastas se reserva o direito de editar os comentários sem declinar motivo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...