28 de março de 2010

FOCUS, PARATI. FOCUS.



Há algumas semanas (aqui), o Marco Antônio Oliveira (MAO) atendeu a um pedido do leitor Marlos Dantas e contou a estória de sua Parati Turbo, com pintura sem cor (preto, como ensina a Ótica), um carro funerário miniatura com secador de cabelo (turbo) no motor. A parte mais incrível da história, para mim, foi imaginá-lo saindo da loja dos Ford e indo para a dos VW, segundo o MAO, movido pela emoção, e não pela razão. Para mim, é mais ou menos como sair de um parque de diversões e entrar em um velório. Isso em 2002, quando não havia ainda a menor probabilidade de se deparar com um Touareg.
Como poderia alguém de nosso tipo, entusiasta por carros, achar que um Focus é uma compra menos emotiva, mais lógica que uma peruinha Parati? Justo o Focus, projetado por entusiastas!
A perua Parati só vende para quem é fanático por VW, e sabemos que fanatismo de qualquer tipo desconhece a razão. Ou para algum cliente distraído, alheio às opções do mercado.
Sempre foi um carro que cumpre a função de transporte apenas, sem empolgações, como quase todo VW continua sempre sendo, com exceções notáveis, a maior delas o Touareg, aquele Porsche Cayenne disfarçado com a marca do carro do povo, um carro em que eu teria prazer de gastar meu dinheiro.
Parati, esse Volkswagen velhinho, bem velhinho, que pouco vende há vários anos, deixou de ser o modelo mais vendido da categoria, depois que a Fiat trabalhou o Palio Weekend para valer, outro carro que não tem nada notável, mas é administrado por um marketing e um departamento de estilo dos mais competentes, que atuam para chamar a atenção do consumidor.
Volkswagens feitos no Brasil são carros resistentes, não há dúvida. A VW experimenta suas evoluções na rua, já que não tem campo de provas, e isso dá uma dimensão exata da pauleira que são ruas e estradas brasileiras. Testar nas ruas e estradas, ou no que se parecem com estradas, permite encontrar falhas de projeto rapidamente.
Me lembro dos primeiros Gols a água sendo testados abertamente em bairros próximos à Via Anchieta, antes do lançamento. A carroceria já era conhecida, mas bastava escutar o motor para ver que era "de Passat", como dizíamos na época de adolescentes. A caminho do colégio técnico, os vi quase diariamente por vários meses. Trafegando em ruas horrorosas, cheias de buracos e remendos, os motoristas de teste não aliviavam o pé.
Por essa afamada confiabilidade e durabilidade, os VW possuem o famigerado "valor de revenda", considerado o melhor de todos entre os nacionais. Os ladrões de carros também sabem disso, e Parati foi um dos carros mais sinistrados por muito tempo. As seguradoras também sabem, e uns cinco anos pagando seguro de Parati dava para comprar outra nova (exagerando). Aliás, algum ladrão de carros poderia me explicar por que se rouba tanto VW? Se eles não quebram, quem compra as peças?
Sabendo que não se desenvolve Volkswagens em ambientes artificiais e controlados como pistas de provas, como explicar o defeito crônico da polia variadora de fase que afligiu praticamente todos os carros  turbo produzidos? O que pode ter ocorrido para uma fábrica desse porte e história lançar um carro com defeito?
Na minha opinião, apenas a vontade de faturar alto o mais rápido possível, e tão alto que pagava facilmente as trocas em garantia, de uma, duas ou mais polias. Depois de finda a garantia, o dono que se vire, ora!
Fez bem o MAO de vender logo o carro. Matou a vontade do brinquedo e depois comprou um carro de verdade. Bela evolução pessoal.
JJ

94 comentários:

  1. Sandoval Quaresma27/03/10 23:33

    mais um post no gancho alheio...
    que vc não gosta de VW já sabemos, Juvenal fieteiro.

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  2. Juargenu Simbetlink27/03/10 23:43

    Muito feio Juvenal, destilar esse desgosto por Volkswagem dessa forma, ainda mais para um jornalista que se encontra no seu degrau profissional.


    Parati nunca foi um carro 100% racional, sempre teve o problema do motor longitudinal, mas superava isso com suas virtudes comportamento dinmico notável, tipicamente germanico, sempre funcionou bem, bons motores, boa direção, bons frios, boa suspensao, um carro que sempre foi bom de guiar, mesmo com ergonomia de trator.

    um carro tao bom que nem o motor 1.0 turbo tira sua fama de carro valente, robusto e confiavel!

    Nao tem como comparar o que cada carro represetou para sua época, VW PArati era o topo do topo em sua epoca e nao faz feio ainda hojem, a VW poderia muito bem modernizar, mas nçao quer. O Focus nem sonha em ter a mesma posição de produto da Parati, jamais, sempre será um Ford de manutenlção cara, facilmente esquecido em poucos anos

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  3. Fala Juvenal! chatão como sempre! só andando no vácuo hein!
    ainda bem que sua opinião aqui é tão importante quanto a do nosso presidente nas questões de paz no Oriente Médio...

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  4. Inácio Aparecido de Jesus28/03/10 00:00

    vamos ver até quando vai essa farra da Fiat, com essa linha tranqueira de 15 anos atrás com mais plastica e maquiagem na cara que a Tônia Carrero.
    simplesmente não há comparação entre o comportamento dinâmico, tão valorizado por vocês dito AutoEntusiastas, de uma Palio Weekend com o de uma Parati. a Palio é boba, passarinha e traciona mal, pela menor bobagem já canta pneu. suspensão mais mole que o braço da Suzana Vieira. tão mole quanto os miolos do autor deste.

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  5. Como se diz por aí... apzeiro é como barata!

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  6. Chatus Bionicus28/03/10 00:10

    Juargenu... (nick difícil hein)

    Qual problema do motor longitudinal?
    então bmw tb não é racional?
    porque a honda quando lançou um sedan pra concorrer com as BMW (honda verno), colocou um motor 5 cilindros longitudinal nele? usando tração dianteira?

    Motor longitudinal não é "tudo de ruim" como nos querem enfiar goela a baixo, ele priveligia a distribuição de peso longitudinal (uma parati 1.8 tem 56% do peso na dianteira)e lateralmente, tem arvores de direção praticamente simétricas sem usar nenhum artifício, é mais fácil de mexer etc... longitudinal não tem apenas as desvantagens clichê "diminui o espaço interno" e "tem maior perda", ele também tem vantagens.

    Juvenal, volkswagen velório?
    aposto que vc nunca guiou a parati turbo a qual vc criticou, nem um gol em versão esportiva, e também não deve ter guiado um golf gti...

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  7. Jacinto K. Godoy Rêgo28/03/10 00:31

    Este comentário foi removido por um administrador do blog.

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  8. É, acho que o JJ pegou um pouco pesado.
    Mas uma coisa todos temos que reconhecer: o Focus é MUITO, mas MUITO, mas MUUUUUITO mais carro.
    Isto não faz da Paramim um carro ruim, muito pelo contrário, trata-se de um belo carro, muito estável e robusto. Entendo as razões do MAO para tê-la comprado, mas é realmente lamentável que a VW tenha feito um variador de fase tão tosco. Queimou um ótimo produto por pouca coisa. Serve para mostrar qual é o tipo de respeito ao consumidor que a VW tem (ou seja, nenhum). Mas infelizmente todos os outros fabricantes encontram-se na mesma vala comum.

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  9. Incrível como o que eu escrevi é realidade: os fanáticos por VW são isso mesmo, fanáticos.

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  10. Sandoval, todos os textos que escrevo a respeito dos assuntos que o MAO lança no blog, são discutidos entre eu e ele antes de abrirmos aos leitores. Não se incomode, pois entre eu e ele não há desentendimentos nem falta de respeito.

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  11. Juargenu,
    se você ler o texto com atenção, vai ver que em nenhuma linha disse que desgosto de Volkswagen.

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  12. Seu Buce,
    bom ver que eu animo você a comentar meus textos. Apareça sempre, mas também para comentar positivamente.

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  13. Inácio,
    a Palio Weekend melhorou muito, mas era relamente ruim há alguns anos, concordo contigo.

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  14. Juargenu Simbetlink28/03/10 02:04

    Juvenal eh isso mesmo! O seu desgosto por VW estah nas entrelinhas, está implicito, oculto e isso não eh conduta de bom entusiasta.


    Admirador dos suecos Saab, ficaria voce surpreso com a quantidade de admiradores VW em Suecia, sao muito comuns ali, fazendo frente a VOlvos e Saaabs. São carros parelhos, muito FWD, muito turbo, soluções bem comuns a Audi VW Saab e VOlvo

    Quer comparar Parati com Focus, otimo, aproveite e compare tambem Marajó, Panorama e Belina, projetos contemporâneos, qual deles foi bom ao ponto de durar maus de 3 décadas? Chegará a uma conclusão óbvia demais para ser publicada.

    Sobre sua pergunta "VW dura tanto, nao quebra, entao quem compra peças", compram peças todos aqueles que possuem carros de outras marcas, carros fora de série, embarcações, aeronaves e tudo onde se possa colocar um motor, se coloca um motor VW, estah aih a explicacao Juvenal! Mecanica VW é boa em tudo entao se coloca em tudo, de jeeps, buggies, triciclos, gaiolas, Pumas e tudo o que corre por ai e fica bom de 4 cilindros.

    nao tem torcida, o que eh bom de idolatra e poto final

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  15. Juargenu Simbetlink28/03/10 02:06

    Chatus Bonicius


    Corcel tambem tinha motor longitudinal e era uma merda.

    existe um abismo enorme entre um Corcel e um Audi A4. Nao conheço Honda Verno, deve ser um meio termo entre Corcel e audi A4

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  16. Juargenu Simbetlink28/03/10 02:11

    Juvenal uma Parati eh um carro 500mil vezes mais entusiasta que um Palio Weekend

    Parati: direção precisa, otima modulação dos freios, comandos de peso correto transmitem boa interface entre homem e maquina

    Palio WK: direção lenta e sem comunicacao, freio ON/OFF (nao tem modulahcao), anestesiado em tudo, horrivel, bom produtom, bom preço, mas noa tem comparacao com Parati em prazer ao volante

    Palio WEKK boa era aqela 1997 com o motor italiano 1.6 16V de 106 cavalos, versao Stile, era o demohnio em forma de carro, mas soh tinha motor, mais nada

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  17. Difícil comparar carros tão distintos como a Parati e o Focus. É aquela coisa: sujeito vai na loja, se apaixona pelo carro e sabe que precisa levá-lo para casa mesmo sabendo que talvez o modelos de outra marca possa ser melhor em uma coisa ou outra.

    Pessoalmente creio que um entusiasta por automóveis é aquele que gosta de um determinado modelo APESAR de seus defeitos, coisa emocional que não dá pra colocar no papel ou explicar racionalmente (palavra de quem vai num encontro de Gurgel amanhã).

    Tacar fogo nessa fogueira é que nem discutir religião ou futebol.

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  18. Gilberto Carvalho28/03/10 03:30

    Oi boa noite. Eu tirei carteira de motorista recentemente meu pai tem um Focus, meu sonho é ir para a faculdade (na realidade meu sonho mesmo é um Agile) com ele mas minha mãe falo que se for para eu ir para a faculdade é para pedir o carro do meu avo (ele tadinho não pode mais dirigir) meu pai fala que é melhor eu andar com o Focus do que destruir o carro do meu avo (tudo bem que eu bati na balissa no teste da auto escola mas eu não dirijo tao mal assim). O carro do meu avo é uma Parati eu não sei o ano mas deve ser de 1970 eu tenho vergonha de andar com ele. Eu li todos os comentários e agora eu estou com mais medo ainda. Sera que por ela ser tão velha não corro risco de pagar o maior mico com ela estragando na porta da faculdade? Meu primo sempre fala para meu avo que quer a Parati, meu tio também fala que quer a parati mas meu avo não vende e não faz absolutamente nada. Eu não sei como alguém pode gostar de algo tão velho, mas ele sempre diz que é um dos melhores carros feitos no brasil para se dirigir. Diz que tem um tal de distribuição de peso e a sensação de dirigir é digna de esportivos e todo o projeto é derivado da Audi.
    Meu primo fala que vai colocar um tal de kit mortadela e ser feliz. Fora os vizinhos do prédio do meu avo que sempre querem compra-la. O que eu não entendo é como pode ter tanta gente atras de um carro velho. Alguém pode me ajudar?

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  19. Este comentário foi removido pelo autor.

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  20. eu apenas não li o comentário do Gilberto, não é possível...
    Meu amigo, um conselho, compre um fiat palio, vc vai adorar, é o carro mais não entusiástico que eu conheço, consegue perder pro celta.
    _________



    Dentre todos os que comentaram aqui, o mais fanático foi o criador do post haha.

    ja dizia o dicionário:

    fanático
    adj. s. m.
    adj. s. m.
    1. Diz-se da pessoa animada por um zelo excessivo por uma religião ou uma opinião.
    2. Que se julga inspirado.
    3. Fig. Loucamente apaixonado; desvairado

    Juvenal é fanático pelo Focus como já sabemos. Então não adianta vir ninguém aqui querendo destacar as tantas qualidades da linha gol, e nem falar que não tem como comparar tais carros que contam com plataformas e projetos tão distintos...

    Queria ver é se um focus 1.6 daria conta da tal parati turbo numa pista como interlagos ou curitiba.

    saudações;
    Dener

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  21. "Volkswagens feitos no Brasil são carros resistentes, não há dúvida."

    Já foram, no passado. Hoje não são mais, basta ver a nova linha gol/voyage e seus vários problemas (motor, carroceria, freios, rolamentos etc.). Acabamentos então nem se fala, há muito que a qualidade desses carros despencou ladeira abaixo. Em tempo: não odeio a vw, já tive um das antigas e gostei, mas hoje não teria novamente, é muito pouca qualidade para tanto dinheiro desembolsado. O mito de vw indestrutível e confiável é hoje só ilusão mesmo. Mas como por aqui no nosso país o que vale é o pensamento de manada e o apego ao passado, as vendas continuam em alta...

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  22. jUVENAL tu tá certo a VW vive de fama conquistada quando não tinha concorrentes
    Para mim hoje é a pior montadora brasileira com produtos defasados e mal acabados foi por isso que a FIAT se criou,ou seja jogando no erro do adversário e outras tambem como a Honda que vende o tal do FIT por uma fortuna e todo mundo compra

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  23. Gilberto Carvalho... Ridículo mesmo é o seu comentário. Carro velho, novo, forte ou fraco não importa para um admirador de automóveis, basta apenas estar conservado e bem cuidado.
    Indiretamente o seu pai deu um toque para você: seja mais maduro na sua vida, arrume um trabalho ou estágio e dê o melhor de sí na faculdade que provavelmente ele irá te dar este Focus ou coisa mais nova.

    Agora o Juvenal pegou pesado sim, mas o que ele falou da VW também é verdade. Os vw atuais estão sem sal, e sem açúcar também. Cadê a linha GTI? Golf e Polo GT? Se eu espirrar na frente de um Golf comum eu tenho certeza que vai ficar mais bonito que o Golf GT.

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  24. Àcho engraçado como o pessoal critica os Recalls da VW, poxa, a partir do momento em que uma empresa assume uma falha perante a mídia, temos que assumir que ela está assumindo seus erros, antigamente os carros saiam com gdes defeitos de fabricação (Falo sobre todas as marcas, inclusive VW) e nada era feito pelo consumidor.

    Agora feio mesmo é uma montadora fabricar um carro assasino, que "gospe"as rodas por causa de uma economia porca e tem que ser parada atráves de uma intervenção Estatal, pois não é a primeira vez que a empresa Italiana tem gdes problemas com a justiça (Motores Fire fundiam com 20.000 kms. e a fabrica NUNCA assumiu a culpa) situação que nunca aconteçeu em nosso país, e o mais engraçado é que os Recalls do Gol foram mto mais atacados.

    Mtos me atacarão me chamando de APzeiro, mas já adianto que tenho um Velho Honda Civic 1993, excelente carro por sinal, mas como um amante de carros e frequentador de oficinas desde meus 15 anis de idade eu acho incomparável um carro alemão com um carro Italiano e quem aqui tem um certo grau de conhecimento sabe o que eu estou falando, logo logo estarei ouvindo aqui que Linea é melhor do que Jetta e por ai vai :(

    Os carros de hoje no geral são nivelados por bxo e hoje estamos cheio de porcarias rodando pelas ruas, (inclusive VW) agora voltando ao assunto, achei ridicula a comparação com todo o respeito ao reporter conceituado e entusiasta que aqui escreve.

    Focus pertence a uma outra categoria, é um outro projeto, mto mais moderno por sinal, isto é verdade e tem um público totalmente diferente ao da PArati, carro morto pela propria VW em virtude da Spacefox.

    O Focus tem gde defeitos tambem, quem já teve Focus pode aqui relatar seus defeitos de cx. de direçao com poucos kms. rodados onde o custo de conserto ultrapassa os tres mil reais, sem falar a falta de peças e os preços abusivos cobrados pelas peças, falo isso pois meu sogro tem mecanica a mais de trinta anos e toda a vez que encosta um Focus na oficina ele não dá previsão de entrega do carro pela falta de peças, lógico que todos os carros nacionais tem gdes defeitos e este não faz do Focus um carro ruim, mas tambem não faz dele um dos melhores do mundo.

    Espero ter sido claro no meu longo texto e peço desculpas se ofendi alguem, ;-)

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  25. O AutoEntusiastas é, na minha opinião, a mais agradável leitura automobilística da atualidade. O clima entre os autores parece ser dos melhores: grandes amigos que por (muitas) vezes discordam diametralmente de assuntos. É um lugar livre, onde os renomados escritores podem de fato manifestar sua opinião sem necessidade de ser absolutamente isento. Em qualquer grupo de amigos sempre vai haver o Fiatista, o que acha que Fiat é porcaria, o que odeia VW, etc. Isso é saudável e divertido.

    Uma pena que não é todo mundo que tem inteligência (e senso de humor) pra entender isso e encarar como uma característica de cada um - e não um agressivo ataque àquela marca querida, que deve ser rebatido imediatamente! E aí a área de comentários vem ficar inabitável, como sempre.

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  26. Cidadão, não é atoa que vc é um "inconformado por vocação",
    no mínimo, vc tem que ser um sitiante só pra plantar abobrinhas pois é a unica coisa que vc sabe falar...

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  27. Ontem fui na Ford Fênix aqui de Belém/PA, a procura de um Ford Ka. Mas o que me encantou mesmo foi o Ford Focus, modelo antigo, 0Km exposto. Era o último do estoque, disse o vendedor. Era vermelho, lindo. Completo. R$39.000.

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  28. Escorteiro28/03/10 10:53

    A Ford sempre esteve a frente das outras marcas. Foi assim com o Escort XR3, com o Escort Zetec e continua sendo assim com o Focus.
    Simples assim.

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  29. Juvenal,cabe lembrar que o MAO comprou a Parati em 2002,a G3 ainda era "nova" no mercado,tinha um motor muito bom e era melhor que concorrentes.Vamos andar em uma Palio Wekkend 2002 e em uma Parati 2002,a diferença entre elas é absurda.A Parati conserva as caracteristicas de suspensão do Gol,é um carro mais firme.A Palio sempre foi molenga.

    Mas chegando nos dias atuais,a Parati realmente não passa do que você disse.Um carro ultrapassado e caro.A Palio,embora também seja ultrapassada e tenha a mesma idade da Parati,conseguiu se "maquiar" e ainda ser atraente para quem deseja carregar a familia+bagagem.Mas ainda continua molenga....

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  30. Parabéns pelo artigo; agora eu entendo porque a VW cobra tão caro nos carros que produz: por causa de consumidores fanáticos, que existem até nop meio dos leitores de um site de auto entusiastas!. A Parati não tem e nunca teve nada de excepcional... Fez sucesso enquanto não tinha concorrentes. Mesmo a Weekend, que também nada tem de excepcional, foi suficiente para destronar a peruinha da VW...
    Outra coisa: Parati usa palataforma de carro pequeno e pé-de-boi. Focus usa plataforma de carro médio, das mais desenvolvidas. Comparar carro médio com pequeno já é injusto, mas comparar Focus e Parati chega a ser cruel.

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  31. MAO,

    Qual era, em 2002, a diferença de preço entre a Parati que vc comprou e um Focus com os mesmos equipamentos?

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  32. Esse Gilberto Carvalho ta de piada ne?

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  33. Gilberto Carvalho,

    Espero que seu comentário tenha sido algum tipo de piada sem graça e que todos seus erros de português tenham sido propositais.

    Caso contrário, seu maior problema nem é o gosto para carros, mas fica a dica: saia da faculdade, volte para a quinta série e aprenda a escrever.

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  34. Gente,

    Discutir marcas de carro é que nem discutir futebol, política ou religião. ;-)

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  35. APzeiros ficam todos LOUCOS quando ouvem algo ruim dos VW. Huahuauha!

    Não tenho nada contra, muito menos a favor dos VW. Já tive, tenho e provavelmente terei. Assim como já tive e tenho problemas com meus VW. Todas as marcas são muito equivalentes hoje em dia.

    Eu não sei onde o pessoal tira que Ford tem manutenção cara. Meus Ka 1.6 e Focus Duratech, nunca deram dores de cabeça maiores. Em compesação, tive um Santana 14 anos atrás que valha me Deus. Era pior que Fiat 147 1978.

    Meu irmão pegou um Gol 1.0 completo. O carro tem 22.000km. Já bate toda a forração interna. Além dos problemas mecânicos que todos conhecem.

    Sei lá... Comprar uma Parati (plataforma desenvolvida para ser barata no .br) com uma plataforma Volvo, é muita sacanagem ao meu ver. Vamos comparar um Vette ou Stang com um Lobini, então. Não dá, né?

    Assim como muitos, já tive Parati. E minha conclusão, é que o carro é uma merdia mesmo. Está mais do que na merdia dos pequenos nacionais. Sem conforto, sem suspensão, com manutenção constante (1.0s 16V), com um seguro exorbitante e bom de revenda.

    Brasileiro gosta de ser enganado mesmo. Por isso que continua achando Gol o supra-sumo em termos de veículo... Assim como a carrocinha Weekend "todo terreno".

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  36. acostumados?

    Não sou mto fã de VW, gosto mais dos Fiats, mas não sou um fanático que não reconhece os defeitos dos modelos italianos e das virtudes das outras marcas, não compraria alguns VW's e acabou, não ficaria botando na cabeça dos outros que só se deve comprar Fiats e talz, cada um com a sua opinião em relação a que carro comprar, até pq o $ não é meu! rs

    Como já disseram aí em cima, falar de marcas num blog automobilístico é igual falar de time de futebol em bar, só dá discussão, quebra-quebra, baixaria e não leva a lugar nenhum!

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  37. Em algum canto do mundo (ou vários) deve ter uma igreja, templo, ou algo do gênero, aonde os adoradores de VW se reunem para falar mal, principalmente, de fiat, já que falar bem de VW está dificil...

    []'s

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  38. O motor AP é tão bom que até a VW tirou ele de linha ahuahuahaua... Apzeiro é fogo... parecem até que ganham da VW pra ficar falando asneira por aí.

    JJ, sobre o problema do variador de fases, não é exclusividade da VW, várias empresas já tiveram problemas com sistema semelhante, acredito que a peça não recebeu o reforço necessário, principalmente considerando que o brasileiro em geral troca óleo por quilometragem, manda completar com qquer um em posto e reclama do preço do óleo, além de outros absurdos que vemos por aí.

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  39. Putz, este post dá muito pano pra manga.

    Entendi as razões do autor, em parte existe muita verdade aí. Interessante foram as cutucadas discretas aos fanáticos! hahaha

    O Focus de entrada na época não era lá essas coisas em estímulo visual. Calotas 14' não ajudam nada no visual!

    Já a Parati vinha com um visual bem interessante, assim como foi até um tempo atrás com as Surf e Track&Field. Sem contar a mecânica mais elaborada, que à época ainda era interessante.

    Talvez tenha sido esse o estímulo emocional na compra.

    Hoje, VW não é mais sinônimo de emoção e nem de confiabilidade.

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  40. Artur.Y,

    Quer emoção? Pois encha bem os pneus ( são Pirelli...) de uma Saveiro 2010 Trooper e faça curvas, muitas delas,e com empenho.

    Vais sair com um sorriso no rosto, em que peque o desempenho pífio do " novo" motor 1.6

    O chassis é muito bem elaborado,a receita e o tempero final.

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  41. hahaha..

    Emoção visual, calma... A mesma que um CrossFox (e cia) faz pelo dono, se é que me entende. ;)

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  42. Gilberto meu filho,
    seu comentário foi hilário. Chamei todos aqui em casa para ler o que voce escreveu!
    Você tem um dom, viu?
    Juvenal, no fundo mesmo era isso que voce queria, né...voce adora uma polêmica!

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  43. CHICO RULEZ!

    VOCÊ CAPTOU MUITO BEM O ESPÍRITO DO POST E DO BLOG!

    UM ABRAÇO
    PK

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  44. PARA QUEM CONHECE O JJ PESSOALMENTE COMO EU, ESSE POST ATÉ QUE FOI BEM LEVE...

    SÃO POUCAS AS PESSOAS QUE FALA O QUE ACHAM ASSIM, SEM LERO LERO, DIRETAMENTE.

    JJ É ISSO, AME OU ODEIE!

    PK

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  45. Chico Rulez,
    você entendeu perfeitamente o espírito do meu texto, parabéns.

    Paulo Keller,
    caro administrador, muito obrigado.
    Um tremendo abraço.

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  46. APzeiro é ducacete mesmo, é igual barata, se mexer logo aparece um monte pra incomodar.
    VW não tem nada demais em relação aos concorrentes, está no mesmo nível. Aliás, está um nível abaixo, já que ela (e a GM) insistem em vender velharias por aqui.
    Não por acaso, as duas marcas que mais fanáticos tem "neste país". Fanatismo só atrapalha mesmo...

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  47. Rafael Guersoni28/03/10 21:44

    Olha, eu tenho uma parati e realmente ela parece alguma coisa sobre rodas! Nunca dirigi um Focus, mas tenho a impressão de que deve ser bem melhor mesmo. A parati não passa de um gol espichado. Não concordo com o que o seu Buce tinha falado! rs Também acho que a decisão pela parati foi uma bobeira!

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  48. JJ,
    Juargenu e Chatus Bionicus (rs*) já falaram em grande parte o que eu queria falar... vou tentar não ser redundante, mas...

    Este seu post foi simplesmente RIDÍCULO, não condiz com o padrão do AE e "tá na cara" que o fez só pra tacar fogo aqui... tá carente de atenção ou o quÊ?

    As pessoas que não gostam de VW
    por alguma razão (rs*) costumam tachar os que gostam de APzeiros fanáticos, como se não existisse fanáticos por Ford (os mais fanáticos sem dúvida, o Fórum FordHP chega a ser hilário!), por GM (até os compreendo... é a paixão dos caras) e por Fiat que desde o Marea não estusiasma mais em nada! Tomara que melhore com os novos motores, apesar das graves mancadas, tenho um carinho pela Fiat, pois meu primeiro carro foi um Uno, que me deixou saudades.

    kkkk... Dizer que o Focus é melhor que a Parati, ok! Baita comparação descabida... Agora querer defender a tosca Palio Weekend frente à Parati... isso me lembrou uma vez voltando da praia, estava eu na serrinha de Maresias com uma Parati Turbo, enquanto estava subindo ultrapassei uma Weekend, o coitado "se doeu" e tentou me buscar, isso que eu não estava correndo, apenas estava fazendo minha viagem na velocidade de costume ("de boa"), mas o assovio da pequena turbina incomodou demais o rapaz... Resumindo, ele "fez que fez" até que conseguiu colar no meu carro, eu ainda com mentalidade de molecão aumentei um pouco ritmo, resultado... em duas ou três curvas, o cara não conseguiu segurar a Weekend e graças à terra fofa que colocaram justamente para este tipo de "motorista", o mané não capotou ribanceira abaixo. Depois eu, já nem tanto moleque, fiquei com sentimento de remorso, pois sabia que o cara não poderia me acompanhar e achei minha atitude boba, por ter respondido à provocação e estragado o passeio alheio. Será que foi o JJ? rs*

    Voltando ao carro, ao meu ver não tem cabimento pichar um carro, que por muito tempo foi referência no mercado nacional pela sua ótima distribuição de peso e se não me engano, a melhor em aceleração lateral até a chegada do Astra. Um mito para os surfistas, incrível a ligação que tinha este carro com o pessoal que pegava onda... Era "o carro do surfe". Quem é ou foi do meio sabe o que estou falando, isto renderia um bom post, algum surfista entre os colunistas?

    Anônimo, você teve uma Parati 1.0 16v, ou seja, você não teve uma Parati! Não estou falando da turbo, que isso fique claro! Apesar do problema crônico da VVT, eu considero a versão turbo uma obra de engenharia, levando-se em conta a época e por se tratar de um motor 1.0 tão empolgante. Neste projeto, alguma coisa com certeza a VW aprendeu para aplicar no futuro com a tendência de "downsizing".

    Juargenu, aquele motor 1.6 16v Fiat era bem legal mesmo, mas melhor ainda no Palio, porque na Weekend, na época eu tinha um Gol GL AP 1.8 MI!!! que cansou de atropelar estas weekends... rs*

    kkkkk... muito bom esse Gilberto... kkkk... o cara tem talento!

    Dener,
    Não sei não... na pista fica complicado "chutar", vale pedir uma simulação no BCWS?
    Na rua... foram tantos Astras 2.0 que eu "escovei", que eu aposto "ALL IN" na Parati.

    Homem-Baile... só te falo uma coisa... Bella Roba o Marea também! Bella Roba!!! rs*

    JJ, acho que você vai gostar deste video... rs*
    http://www.youtube.com/watch?v=-08Ks3H_eZ0

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  49. Fabio,
    voce escreve bastante, mas me leu sem atenção.
    Nunca tive Fiat Weekend, e espero nunca ter, assim como Parati. Assim, não fui eu que saí da pista atrás de você. Nunca fiz dessas para provar alguma coisa, mesmo porque lugar de acelerar forte é em pista de corrida.
    E me parece que você considera "melhor" apenas um carro mais rápido e veloz, sem considerar todas as outras características. Se fosse assim, o Veyron seria o melhor do mundo, e não é.
    Continue nos lendo, mas preste um pouco mais de atenção ao texto.

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  50. Post mais mequetrefe este não?

    Independente das opiniões e gostos de cada um, queria entender pra que serviu isso, pois não acrescentou nenhuma informação relevante ou trouxe conhecimento ao desavisado leitor.

    Gosto é que nem bunda, cada um tem o seu/sua, e não adianta malhar o outro por isso, pois nada irá mudar, além do nível de stress, claro.

    Uma amiga minha veio me pedir conselhos de que carro ela deveria comprar, pois estava cansada do Corsa Millenium dela, e as opções eram: Sandero Stepway, EcAsport, Crossfox e new Fit.

    Ao invés de desfiar horas e horas detalhes de cada carro e empurrar o meu gosto pessoal, simplesmente perguntei se ela compra sapatos sem experimentar, ou seja, que fizesse um test-drive em cada opção e elegesse o mais adequado.

    Enfim, ganhou o New Fit seguido do Crossfox e a EcaSport na lanterna...

    Eu teria feito a mesma escolha se meu bolso permitisse, mas hoje fico com meu Idea Elx que tá bom...

    PS: Sou apzeiro também!!!!!!! hehehe

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  51. Fabio,
    acabei de ver o video que voce recomendou.
    Nao achei graça.

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  52. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

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  53. Juvenal,

    Por favor não se ofenda, mas eu acho que inclusive eu dei até atenção demais para o seu post.

    Sobre a Weekend, foi só uma brincadeira em relação ao seu post, pois a impressão que se tem é que você odeia a Parati...

    Quanto ao vídeo, a brincadeira entre os "APzeiros" e amantes de Marea é algo muito comum na internet. Você não achou graça? Eu também não vi graça nenhuma no seu post. Eu acreditava que post de teor provocativo não partiria de nenhum autor do AE.

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  54. Estou rindo mais com os comentários do que com o post.

    Sempre que falam mal de VW "neste país" sempre aparece um monte de chato pra falar que é provocação.
    Francamente viu?

    Concordo com o PietroCF (é o Pix do Preparados?) deve existir uma "Igreja Universal do Santo AP".

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  55. confesso que entro no blog, motivado pelos links postados em nosso fórum, pelo nosso amigo Marlos,

    Mas sempre é muito bom acessar e ler os textos, e ainda mais fantástico quando lemos um texto assim, acaba não sendo tão técnico (ou nada) mas é gostoso de ler, porque mostra o que uma turma de amigos pode ser, de fato, nos faz pensar que essa turma é tão amiga que se relacionam com respeito, amizade, e porque não, zoação, pois é impossível todos terem os mesmos gostos e convicções, uns apaixonados por determinadas marcas, modelos, outros aversos a uma ou outra, mas ainda assim amigos...

    parece com nosso fórum, que apesar de sermos todos Escorteiros, amamos carros e isso é o que importa, lá, apesar de ser em tese um fórum para proprietários de Escort, proprietários de outros carros são muitissimos bem vindos.

    abraços

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  56. Matou a charada, Fábio... Tenho um Marea 2.4 e sonho acordado em trocá-lo por uma Parati... Um dia eu chego lá... RISOS! Por enquanto, para ir matando meu desejo por andar de VW, vou curtindo e aos poucos melhorando meu velho sedan 1300.

    Juvenal, concordo: o que faz um carro melhor não é apenas potência - sábias palavras! Várias vezes (e com vários carros diferentes) levei pau de Corsa 1.0 "turbo", Gol caixa "mexido", etc - o cara se esgoelando sabe lá deus com quantos quilos na turbina. Esses carrinhos 1.0 mexidos podem até ficar rápidos, mas não deixam de ser tranqueiras!

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  57. Bom dia Juvenal!
    ainda aguardo uma oportunidade de lhe fazer um comentário positivo!
    um abraço!

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  58. JJ,

    Repito: a Parati era um carro muito legal, faltando apenas mais cuidado na execução para torná-la realmente memorável.

    MAO

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  59. Caramba, engraçado ver a ritmo que as pessoas impõe aos comentários...

    Nem sei como o JJ libera esses comentários, não agregam a nada o post e ainda incitam velocidade em lugares proibidos, disputas de rua e só mostram o perfil do dono de um carro que o seguro é caro justamente por causa do perfil de seus donos.

    JJ, você tá certo em expor sua opinião, to cansado já de gente que engole a opinião dos outros só pra se passar de bonzinho. Parabéns pelo post!

    Sobre o Focus e Parati, claro, covardia comparar um com o outro. A parati está na entrada dos modelos da volks, é um gol espichado apenas, mesmo com todo o kit felicidade (turbo) e mimos visuais, não deixa de ser uma parati. O Focus, ao contrário, mesmo que sendo o 1.6 Zetec com poucos opcionais, etc., está um nível acima. Se for comparar com o que existe hoje na Volks, poderíamos compará-lo a um Polo, mas nunca a uma Parati.

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  60. NOSSA...

    É POR ISSHO QUE COM A GRANA DE UMA PARATI 2002 OU DE UM FOCUS EU COMPRO UM DART V8.

    BEBE
    NAO CURVA BEM
    NAO FREIA DIREITO
    TEM AR E DH

    E É GARANTIA DE MUITA DIVERSAO

    AGORA PODEMOS ENCERRAR O TOPICO E IRMOS TOMAR UMA CERVEJA?

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  61. Homem-baile, a Parati é turbo original...

    Aliás, anda mais que qualquer 1.0 com kit... e se vc anda tomando escovada de Corsinha 1.0 com kit, seu Marea deve estar com algum problema...

    Sds

    ResponderExcluir
  62. Perfeito o comentário do Chico Rulez.

    No Brasil atual, com a grosseria e falta de educação que grassam por todos os cantos, emitir uma opinião sobre qualquer coisa virou ofensa pior que xingar a mãe.

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  63. Mister Fórmula Finesse29/03/10 11:52

    Entre uma Parati Turbo e um Focus 1.6, ambos zero km e na época em questão, claramente eu ficaria com a Parati.

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  64. Perfeitos os ultimos comentarios, a semana começou bem !
    O Italo pegou na veia. Emitir opinião está cada vez mais difícil, todo mundo que não concorda com algumas coisas ditas "unânimes" é tido como "do contra". Chato demais isso.

    ResponderExcluir
  65. Fábio, Parati turbo é original... Originalmente problemática!

    O Marea tá ótimo, redondo que só. Acontece que tem uma pancada de carro 1.0 turbo rodando bem acima de 1kg e obtendo mais de 150 CV... Num carro leve como o Corsa ou Celta, com 1,2 kg os 0-100 km/h já chegam nos 8 ou 8,5 segundos. Não que eu fique rachando na rua (odeio correr acompanhado e tenho mais o que fazer), mas não lhe parece óbvio que os 160 CV do Marea (ou os 145 cv do Duratec ou os 110 cv da Parati Turbo) são insuficientes para acompanhar esses bólidos de pobre, normalmente dirigidos por gente de pouco juízo???

    Por fim, uma curiosidade: você anda de que, Fábio?

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  66. Paulo Botelho29/03/10 13:17

    Juvenal, pare de choradeira. aliás como vários aqui, que se acham pessoas educadas e inteligentes, porque nunca batem de frente com a opinião de quem posta nesse blog, dizem amém a tudo. vc vem aqui e indiretamente diz que quem tem VW não é evoluído e quer confete??
    E o que dizer desse tal de Chico Rulez, que aqui se faz de santo, mas lá no sitezinho dele, dá uma de machão machista (é redundância mesmo, de propósito) e gosta de aparecer de humorista nas costas do povão do xuning. é o famoso FAÇA O QUE EU DIGO, MAS NÃO FAÇA O QUE EU FAÇO.

    ResponderExcluir
  67. Vamos lá:

    - Parati: Oriunda da familia GOl (projeto de 1978);

    - Palio Weekend: oriunda do projeto 178, para o terceiro mundo (1995);

    - Agile: Plataforma do Corsa 1994;

    - Vectra: Plataforma do Astra 1998, com motor do Monza 1982;

    E por aí vai. Quando teremos - à excessão dos japoneses e Koreanos (apesar da CAOA) - bons projetos nacionais para discutirmos ?

    ResponderExcluir
  68. O FABIO anda de FOX, todo final de semana ele pede pra levar a mãe e a irmã pro shopping,cabeleireiro e pra manicure.

    Seu sonho é ter um supra-sumo da modernidade, o Polo sem "tanquinho". Ou então comprar um caixote igual ao do amigo dele e disputar a F1 desse ano com seu APtresquilimeinaturbina.

    ResponderExcluir
  69. Concordo Paulo Botelho!
    Eu tinha "ignorado" estes posts, mas com certeza o que você falou também é o pensamento de muitos aqui.

    Homem-Baile,
    Eu tive uma Parati Turbo! (112cvs) PUTA DUM CARRO!!! 1,4 bar no pico de pressão (original!)
    Único problema... foi roubada assim como várias outras e nem na minha mão estava... pqp!
    Então não venha me falar "com toda a propriedade" de alguém que não teve o carro!
    Carro 1.0 com 1,2 bar é comum? carro 1.0 abre o bico original, vai aguentar pressão?
    Acho q vc foi presenteado com alguém que estava rodando na sua semana de glória... pq o carro com certeza não passou da primeira semana... ou muito mais provável que o Corsinha que escovou teu Marea (rs*) era 1.6.
    Já andei em Corsa 1.0 estrangulado de pressão, mal consegue dar calor num Astra 2.0.
    Já o Gol/Parati Turbo original era equipado com radiador de óleo, intercooler, injetores auxiliares de óleo, pistões forjados com saia grafitada entre outros recursos que colocaram este motor no topo do mundo em potência específica!
    Procure se informar... não saia vomitando tudo o que você pensa que o carro foi...
    Este motor com um remapeamento de injeção passava os 160cvs facilmente, por isso em tantos o sistema VVT abriu o bico, muitos mexeram na eletrônica deste carro e depois o projeto que não prestou. Não estou isentando a VW, o problema realmente existiu, mas mantendo o carro original e fazendo as trocas de óleo como se deve, o carro não abria o bico tão fácil não... Carro turbo exige mais manutenção, isto não é novidade para ninguém aqui. Os fanáticos por 5Tech são os primeiros a falar sobre manutenção quando alguém critica o Marea, o motor VW 1.0 (EA-111) versão turbo entra na mesma situação, não era uma carro como outros VW que muitos rodam o dobro do que devia com o mesmo óleo e não dá nada...

    Meu carro? VW Polo E-Flex, PQ? Vai muito bem, obrigado!

    Pessoal do AE, nada sobre a venda da Volvo? acredito que todos seus leitores estão interessados na visão de vocês sobre este assunto.

    Sds

    ResponderExcluir
  70. Fábio, quanto a seu carro, curiosidade apenas. Tirando os importados, acho seu carro a melhor oferta da VWB, ainda que a um custo-benefício por demais discutível. De todo modo, um bom carro.

    Voltando aos 1.0 com turbo pós-fábrica e muitos quilos: eu não falei que são duráveis. Mas que eles andam forte, andam... Tem GM VHT 1.0 com quase 250 CV por aí. Basta dar um gúgou para achar essa e outras aberrações.

    Quanto à Parati Turbo: você acha um puta dum carro, eu acho um puta dum motor. E só. Só. Realmente, era um motor com muita tecnologia e cuja performance estava pau a pau com o 2.0 VW. Mas ele merecia o cofre de um Polo ou de um Golf, isto sim. Afinal de contas, acredito que eu e você concordamos que um carro não é apenas um motor com uma carroceria pendurada, certo?

    Realmente, estou falando de um carro que não tive - aliás, graças a deus não tive e jamais teria. Mas, voltando a vomitar o pouco que sei em minha vã ignorância, falo com o conhecimento de causa de dois amigos que embarcaram nessa (um Gol turbo e uma Parati turbo) e que acabaram com os carros, ainda na garantia, encostados por semanas nas concessionárias por conta da válvula VVT (descartável nesses carros, pelo que consta). Mas enfim, gosto é gosto, respeito os apaixonados por Paratis, só não entendo como a ÓBVIA constatação do Juvenal (a de que o Focus é um carro superior à Parati) possa gerar tanta controvérsia. Ou alguém em são consciência acha mesmo que uma reles Parati possa se comparar a um Focus?

    ResponderExcluir
  71. Homem-baile,

    Fiz a busca...
    Vc viu que este Corsa 1.0 com 245cv é recordista da categoria 1.0 turbo (conforme descrição)... kkkk... eu nem sabia da existência desta categoria sem sentido...
    Um carro 1.0 com kit simples fica longe disso... já um 1.6 chega fácil sem maiores alterações.

    Quanto á comparação do Juvenal... "Up" nos comentários... falei que a comparação não tinha cabimento e o problema não foi a comparação, foi a forma com que o JJ quis ridicularizar este carro. Estamos no AE, além do vovô do Gilberto (rs*), muito provavelmente existem outros aqui que têm "xodó" pela peruinha.

    Quanto ao Marea, eu brinquei com a frase "Bella Roba", mas é um baita carro! Um amigo tinha uma turbo com kit de óxido nitroso, aquilo era realmente um bólido!

    Sds

    ResponderExcluir
  72. Mister Fórmula Finesse29/03/10 18:07

    Em priscas eras a parati GLS 1.8 simplesmente aterrorizava o "esportivo" ford XR3, isto apenas para colocar a questão que "tudo é relativo"....

    Claro que o Focus hoje é melhor, estranho se não seria, mas a Parati já teve os seus bons momentos sim, ignorar isso é errado. Se a parati hoje é uma criatura cansada esperando apenas a aposentadoria, isso não tira o mérito de um passado de certa forma grandioso.

    Como não gostar da versão Gti duas portas com o motor oriundo do Audi na década de 90? a esportiva GlS já citada que podia dar calor nos ditos verdadeiros esportivos? Ou dessa corajosa versão turbo que era algog realmente divertido de dirigir?

    O focus pode e é melhor, mas sempre foi um excelente projeto mas sempre burocrático e demasia, ao menos aqui no Brasil.

    Em 2002 eu não teria dúvidas entre uma Crossover turbinada e um anônimo e pragmático Focus 1.6...

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  73. George Barack29/03/10 20:21

    mas em 2002 seria um focus 1.8, correto? o mesmo do escort zetec? esse escort ia de 0 a 100 apenas com primeira e segunda, não era qualquer carro que fazia isso na época...

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  74. Um Dois Três de Oliveira Quatro29/03/10 20:32

    carro só de motor era aquele uno turbo, caro Homem-(leva)-Baile.
    a propósito, teu pai também tem Fiat?

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  75. O pessoal lembra muito da Parati GLS ou da GTI 16v, mas esquece que o modelo que vendia mesmo era a CL, pelaona, sem o mínimo de conforto e equipamentos e de "brinde" um aquecedor que nunca podia ser desligado...
    Não tem como compara-la ao Focus. É um carro muito mais sofisticado e de uma categoria superior. Mas faltou a ele uma versão mais esportiva, que pudesse tirar proveito de do chassi muito para bem acertado e servir de icone para o modelo.

    ResponderExcluir
  76. O Corsa de 245 cv é um foguete, mas continua sendo um Corsa... E como eu falo, carro não é só motor.De todo modo, qualquer carro que faça 0-100 em 10 segundos e que seja capaz de uns 190 km/h de máxima (que nunca vou alcançar) tem desempenho mais que suficiente pra minha necessidade. Claro que além disso é preciso espaço, conforto, acabamento, e que o bicho seja seguro e gostoso de guiar.

    1234, meu pai não tem carro, pois não dirige... Mas eu gosto muito de Uno, já tivemos alguns, e o Turbo era um carro bem legal. Aliás, o Uno Turbo que ue jamais compraria seria os primeiros, que não tinham ar, inconcebível para meu uso. Por sinal eu tinha preferência por Fiats (tivemos Uno, Tempra, Tipo e Palio), mas dessa época sobrou na garagem apenas o Marea... A linha atual da Fiat não me anima muito. Aliás, a seu tempo, o Tempra 16v foi um dos carros que tive que eu mais gostei. Vamos ver se os Tritecs me reconquistam...

    ResponderExcluir
  77. Finesse,
    Não era dar calor não!!! A Paratosa GLS sacudia o XR3 mesmo... um grande amigo tinha uma Parati dessa... eita época boa!

    Parati! Quem teve sabe! Principalmente, quem frequentava o litoral norte de São Paulo na época que ainda dava pra andar mais forte, porque hoje é trânsito intenso todo final de semana... que chegue o inverno!!!

    George,
    Sem menosprezar o Focus 1.8 16v, ótimo carro! Mas a Parati 1.0 turbo chegava antes nos 100km/h, mesmo com duas trocas.
    Escutei uma vez na VW, que a Parati recebeu uma calibração mais forte na tentativa de igualar o desempenho do Gol, devido ao peso obviamente, porém a Parati acabou ficando mais forte. Acho que não é lenda, pois quem me falou isso trabalhava na ala 17 da Anchieta. Lembro que eles tinham um Gol com os mapas alterados, que subia a rampa da 17 "destracionando" tudo, era bem engraçado, a frente do carro apontava para o céu, pois a suspensão não havia sido projetada para aquela potência. Aliás, mesmo original, a frente já subia mais do que devia.

    Homem-baile,
    Você pode não gostar do carro Parati, mas o Marea não acompanha a Parati em curva... hehehe

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  78. Eduardo Martins29/03/10 22:08

    Olha, sou proprietário de um Gol 1.o 16v Turbo 2001/2001 original (desde novo). O carro está com 122.000 km e até agora não tive problemas com a turbina ou com o comando ou etc.... O motor é ótimo e dura!! O segredo foi antecipar as trocas de óleo e filtro (5000km religiosamente) e usar uma especificação um pouco mais "fina" 10w40. Resolvido. O problema é o motorista que quer arrepiar com o carro,modifica tudo e economiza com a manutenção.
    Mas voltando ao assunto original do post, O Focus na minha opinião é mais estável e confortável, acabamento muito superior (já dirigi vários). Projeto mais novo..sem comparação. Agora a Parati/Gol dá mais prazer p/quem gosta de acelerar sem frescura.....Ná epoca o design da linha Gol/Parati/Saveiro (G3) causou certo furor... Usava itens comuns ao Golf (vide o lindo painel, retrovisores..).
    Questão de gosto,estilo......respeito a opinião de cada um.
    Abs a todos

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  79. Homem-baile, vc teve Uno turbo? este foi um belo exemplo de carro divertido da Fiat! o carrinho era um capeta! Um amigo que teve esse carro na época, posteriormente achou outro à venda em perfeitas condições, saudosista pagou um valor acima da tabela, revisou e na sequência roubaram... puts! o carro era sem detalhes!

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  80. George Barack29/03/10 23:11

    Fabio, do Focus tudo bem, mas o Escort acho difícil, no máximo pau-a-pau.
    Primeira = 70
    Segunda = 110

    O maldito escort que tive não tinha conta-giros, não sei a quantos RPM corta, mas pela barulheira deve ser quase 7k.

    esse é um exemplo de carro-motor. andava que era um capeta, mas dava medo em curva, acima de 160 há "upforce" e não freiava em linha reta. Acabamento ford não existia, esfarelava tudo. Meu primeiro e ultimo Ford. Mas suas acelerações eram memoráveis.

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  81. Uno Turbo? Quem me dera! Foram um Mille ELX, um Mille EP e um Mille Fire da primeira leva. Tirando o EP que negociei logo que tirei, carros que faziam curva com pneus finos, eram gostosos de guiar e que davam absolutamente nada de manutenção. Por sinal, da linha atual, ainda acho o Mille o Fiat mais honesto de todos.
    E - pra não dizer que eu não falei das flores - tive Voyage 20 anos atrás, o que não deixa de ser o sedan da Parati.

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  82. Me desculpem, mas ford é nota zero em emoção. Focus = emoção?!? focus = 100% razão. Assim como o resto dos ford a venda. Nada de atrativo, carros razoaveis, e com preço bom chegam a ser interessantes. E só. Nada de design ousado, nada de equipamentos únicos, nada de motor potente.. Talvez dê pra citar a suspensão multi-link, mas isso realmente pra mim não faz falta. Não sou fanático por nenhuma marca, reconheço que cada uma tem qualidades e defeitos, mas a ford passa longe de quesitos emocionais.

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  83. Não posso opiniar sobre os veículos Ford, pois foram poucas as oportunidades de dirigí-los. Mas quando penso no mercado hoje, a minha primeira opção de compra é o novo Focus. Quando dirigi um Focus 2.0 Zetec automático minha impressão foi muito boa, ótimo comportamento dinâmico e talz.
    Quando fiz o test drive do Novo Focus automático gasolina, achei o desempenho muito fraco para rodar no trânsito, mas como a minha opção de compra é pelo câmbio manual, não descartei o carro.
    Porém hoje eu fiz uma viagem de 400km com um Fiesta Sedan 1.6 flex e a minha dúvida sobre a Ford aumentou. Apesar deste carro ter uma estabilidade boa, para quem está acostumado com VW, achei a suspensão muito molenga.
    O escalonamento do câmbio é excelente, porém os engates são brochantes.
    Motor com muita disposição em alta o zetec rocam. O VHT é mais esperto em baixa, mas não "cresce" como o concorrente, então dependendo do uso, as opiniões podem divergir, eu rodo mais na cidade, então o VHT me agrada mais. Ahhh... e o ronco do VW também me agrada mais, passa mais esportividade.
    Quanto ao design, eu praticamente ogerizo o Fiesta (externo e interno).
    Eu li em um post mais antigo, alguém falando que o Polo é todo borrachudo, que bobagem, a comunicação veículo/"piloto" dos VWs é diferencial em relação à Ford com certeza!
    Os pedais são pequenos (talvez pelo espaço)e eu estranhei muito o acionamento também (talvez seja questão de costume).
    Além de não ter espaço para descansar o pé esquerdo, que para uma pessoa de 1,90m se torna um grande desconforto.

    Farei um novo test drive do Focus, mas desta vez com câmbio manual. Tomara que os engates sejam melhores.

    Homem-Baile,
    Eu tive um CS 1.5 i.e., azuzim, com rack e pneus aquatred...
    O Uno era muito bom de fazer curva mesmo.

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  84. Report - viagem retorno

    Cheguei a conclusão que mesmo num regime de rpm mais alto... o VW VHT apavora o Zetec Rocam...

    Achei o Fiesta realmente decepcionante... desculpem Fordistas, mas esta é a minha opinião.

    E olha que o ritmo da viagem foi forte heim! deu pra ter uma boa idéia do que o carro pode ou não proporcionar.

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  85. Esse é um dos post com maior número de bobagens comentadas até agora. Quase não lí nenhum comentário objetivo, só do tipo " VW é melhor porque acho que é" e ponto...

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  86. Olha o Fordista seu doeu... kkkkk

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  87. Impressionante a necessidade que muita gente tem de ofender. Coisa desagradável.

    Chico Rulez, vc captou perfeitamente o que é este blog. Obrigado pelo elogio.

    MAO

    ResponderExcluir
  88. Alexei,

    A Parati era mais cara, não me lembro exatamente quanto, mas era como 29 mil pelo Focus, 32-33 pela Parati.

    MAO

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  89. Mister Finesse,

    Eu também, rsrsrsrs. Mas repare que em 2002 o Focus era 1,8 litro Zetec, DOHC 16 válvulas.

    E digo mais: se a Parati não fosse tão malfeita, ainda faria o mesmo.

    Mas como SE meu vô fosse mulher seria minha vó...

    MAO

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  90. Como disse o MAO, tem gente que tem necessidade de ofender os outros, né Fabio?
    Deve ser alguma coisa relacionada à autoestima. Ou a falta dela.

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  91. jj aposto que tenho a metade de sua idade mas não preciso ter tal para saber da pista de teste da vw na alemanha. vai lá no orkut e procura veron bugatti. vw na veia.

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  92. Tenho uma Parati Turbo 16V 2002, e faz quatro anos que está com barulho de catraca na polia VVT. Não há nenhum problema nisso, anda normalmente. E com dez anos de uso, nas viagens, deixa muito carro novo para trás, principalmente nas subidas. Só vendo a parati se for para comprar um carro de porta-mala grande, completo, e motor 2.0 ou superior, caso contrário não compensa.

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  93. tenho uma parati 2002, pequei a pouco tempo de um senhor, pessoal,... ninguém fala mal de carro algum mas quando falam mal de algum carro é gol e parati pra atacar, o carro é uma explosão, andei com quatro amigos e não senti falta de motor, o carro não é mil maravilhas mas é muito melhor q carro aos quais passe fortunas apenas pelo status, tenho uma e aprovo , além de seu design ser bem atual ela chama atenção por onde passa, estou satisfeito...

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